Ubuntu 17.10 – 5 novas funcionalidades
A 13 de Abril de 2017, a Canonical, empresa que suporta e atualiza o Sistema Operativo Ubuntu (distribuição de Linux) lançou a versão 17.04 (“Zesty Zapus”) do Sistema Operativo. Desde então, os utilizadores têm esperado ansiosamente pela versão 17.10 (“Artful Aardvark”).
Segundo os rumores que têm circulado pela Internet, a nova versão chegará ao público recheada de novidades a 19 de outubro de 2017 e hoje damos-lhe a conhecer 5 das funcionalidades esperadas mais interessantes.
1. “Wayland” está a caminho com a versão 17.10
Wayland é um novo Protocolo que permite fazer composição de imagem a três dimensões (3D) e irá substituir o Protocolo X.org que, até então, utilizava apenas uma extensão que permitia este tipo de operações. Esta nova ferramenta assume que um Ambiente de Trabalho em 3D está a ser utilizado, não necessitando assim de transferir estas capacidades para uma Framework em 2D. No entanto, o Protocolo X não será posto de lado, será mantido por razões de compatibilidade para versões mais antigas do Ubuntu.
Para descansar os nossos leitores, foi assegurado que não será necessário fazer rewrite a quaisquer Drivers de vídeo. Esta ferramenta será opção Padrão no Ubuntu 17.10.
2. GNOME será opção Padrão
GNOME (acrónimo para GNU Network Object Model Environment) é um projeto de software livre que dá ênfase à simplicidade e usabilidade a nível de Ambiente de Trabalho. Ubuntu 17.10 irá usar GNOME como opção padrão para o Ambiente de Trabalho. Já é utilizado em várias distribuições de Linux como, por exemplo, Fedora e segundo os rumores mencionados acima deverá estar incluído na atualização de outubro do Ubuntu.
3. Os botões de controlo de janela passarão para a direita
No Ubuntu 17.10 os botões de controlo de janela passarão novamente para a direita. Digo “novamente” porque foram movidos pela primeira vez para a esquerda em 2010. Sendo que o Unity não será a Opção Padrão a nível de Ambiente de Trabalho na nova versão de Ubuntu, não há nenhuma razão aparente para que continuem onde estão. No entanto, quem realmente prefere os botões de controlo de janela à esquerda poderá movê-los facilmente.
4. A versão 17.10 do Ubuntu terá uma Dock
Dado que GNOME será a opção padrão na versão 17.10 do Ubuntu, o Unity deixará de ser usado. Mas a Canonical não pretende atirar milhões de utilizadores de Ubuntu para o desconhecido. Por isso, será incluída uma Dock para substituir o “Launcher” a que os utilizadores estão habituados.
Esperemos que todos os utilizadores se consigam adaptar facilmente a esta mudança que, sem dúvida, irá alterar a forma de utilização do sistema operativo.
5. Melhor suporte para colunas Bluetooth
Atualmente, usar colunas emparelhadas por Bluetooth causa um certo incómodo aos utilizadores porque, de cada vez que se utilizam, é necessário ir às definições e mudar a fonte de áudio. Mas isso vai mudar com a chegada da próxima atualização. A partir de outubro, a mudança será feita de forma automática quando se liga a coluna.
Conclusão
Nem todas as alterações serão do agrado dos utilizadores mas é necessário acreditar que, de alguma forma, as mudanças irão melhorar a experiência de utilização do Ubuntu. Pessoalmente, aguardo com expectativa a chegada do GNOME ao Ubuntu. No entanto, estou receoso quanto à nova Dock. Em outubro será possível analisar e tirar conclusões relativamente a todas as mudanças.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, tudo que modificaram nos últimos anos é revertido.
Finalmente. Volta natty narwhal!
Depois de tanto tempo sem novidades no Ubuntu, a noticia é muito boa, me agradou, usava tanto o Unity quanto o gnome, ambos são boas interfaces, mais acho o gnome melhor, interface clean, acho que o sistema ficará um pouco mais leve com o gnome no lugar do unity, sou de usar só versões LTS, mais essa eu vou testar e gostando deixarei como sistema principal até chegar a próxima LTS em 2018, quanto ao wayland aí eu já não sei, não sei se estará tão estável assim, mais ainda bem que poderemos escolher entre usar ele é o xorg, vamos aguardar pra ver.
Ainda bem que gostou da Notícia. As novidades não devem terminar por aqui! Abraço
“Mas”. Escreve-se “mas”. “Mais” tem um significado completamente diferente.
Que porcaria de upgrades.
Gnome-shell é mau e dá direito a incompatibilidades, descontinuarem o unity é mau!.
Adicionarem mais “extensões” como essa Dock que deve ser a cairo-dock ou uma versão dela é mau e traz instabilidade e descentralização.
Ubuntu ? what’s wrong with you ?
lembro quando trocaram do gnome 2 para o Unity, muita gente reclamou, o mesmo vai acontecer agora do unity pro gnome Shell, sei que a mudança é difícil uma vez que já estávamos acostumados ao Unity, mais o Unity dava MTU problema, vários bugs, eu até gostava da interface, já estava acostumado, mais as vezes era difícil devido aos erros, vamos dar uma chance ao Ubuntu 17.10, sei que problemas podem acontecer mais é normal de qualquer distro, o difícil mesmo e pensar em tudo que aconteceu com a canonical dando fim ao Unity 7, 8, myr, Ubuntu Phone, vamos ver o que vai acontecer agora juntos a equipe do gnome, eu tenho esperanças de uma boa distro.
Está gente se não for igual, reclama sempre.
Eu instalava xubuntu e depois usava openbox. muito rapido e fixe para fazer configurações.
Ja usei fluxbox, mas para ter os temas gtk, era uma confusão
Só é pena que abandonem o unity quando já se tornava usável. Já devia ter sido abandonado há muito tempo.
Tenho um PC com ubuntu gnome a funcionar às mil maravilhas. :/
Este Ubuntu com roupagem Windows… Interessante
Queres Dizer… este Windows, com roupagem kde 4?
LOL
Lol!!!
Nada a ver!
Também utilizei ambos, unity e gnome, e atualmente o gnome é a melhor opção. O unity pode ser melhorado e não deve ser deixado de lado.
Uso o ubunto por causa da base e da grande comunidade, mas a interface eu mesmo configuro com open box, tinti 2 e conky
Eu, gosto do MIR e windows mobile. hi,hi,
MS love Mir.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mir_(servidor_gr%C3%A1fico)
O Ubuntu já foi melhor. Essa “feature ” de botar os botões da esquerda para a direita é incrível (risos).
Pessoalmente, sou da opinião que, nas principais distribuições ubuntu deveria existir uma harmonia neste tipo de comando; básicamente, ou são à direita ou à esquerda.
Quanto mais “novidades” mais certeza de que XUbuntu é melhor opção.
Profissionalmente utilizamos os 2 e normalmente o xubuntu instala-se em postos mais antigos ou naqueles onde se quer que o utilizador produza, produza, produza! O ubuntu é para os portáteis, porque, a malta gosta de mostrar que tem um SO com estilo e design moderno.
O Mint é a distribuição Linux mais competente faz tempo, simples, estável. Não tentaram reinventar a roda.