Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) beta final disponível
Depois da disponibilização da beta1 no inicio de Setembro, a Canonical anunciou agora o Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) beta final (ou beta 2). Esta versão está disponível para Desktop, Server, Cloud, e produtos core e inclui algumas novidades muito interessantes, das quais se destaca o novo serviço Smart Scopes.
A versão final do Ubuntu 13.10 Saucy Salamander está prevista para dia 17 de Outubro deste ano. Enquanto isso, a Canonical vai lançando as versões Alpha e beta para que os utilizadores dêem também o seu feedback relativamente ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido e que apresentem sugestões.
Como referido a ‘flagship feature’ desta beta final do Ubuntu é o novo serviço Smart Scopes. O utilizador tem assim à disposição uma ferramenta que permite encontrar tudo e mais alguma coisa relacionado com uma keywork (ex. Pplware, Firefox, Chrome).
Xmir
Tal como já é sabido, o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander virá com o MIR – um novo servidor gráfico, desenvolvido pela Canonical, desenhado para ser rápido, eficiente e transversal a várias versões do Ubuntu (ex. Ubuntu para smartphones/ tablets, desktops, TV, etc). O Mir será o substituto do X-Window e X.org e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical).
No entanto, o Gnome 3.10 já traz suporte experimental para o Wayland.
Unity 7
Além desta novidade, esta versão do Ubuntu 13.10 inclui também o Unity 7 (tal como na versão beta 1) com suporte para o Smart Scopes - a funcionalidade que foi removida do Ubuntu 13.04 mas que regressará com o Ubuntu 13.10.
Melhorias ao nível do Desktop
Esta versão inclui também uma nova applet para alterar entre layout de teclados.
Ao nível da interface em si, há pequenas alterações que quase passam despercebidas ao utilizador…um novo ícones para o Apport, pequenas alterações gráficas no gestor de ficheiros e estão também disponíveis 18 novos wallpapers.
De acordo com os testes que realizamos, verificamos que esta versão, tal como a versão beta 1, está muito fluida. Experimentem numa máquina de testes ou virtualizem o sistema e testem as novas características….este Ubuntu 13.10 promete! Não esquecer, 17 de Outubro é o dia!
Download: Ubuntu 13.10 Homepage:Ubuntu
Este artigo tem mais de um ano
Continuo a utilizar a versão estável o Ubuntu 12.04.
+1
Também prefiro o 12.04, tive muitas chatices com o 13.04, sendo uma delas a impossibilidade de o meu disco externo ser reconhecido (e algumas pens), um bug que considero inadmissível.
Isto sim… arte
Eu ando com o KDE, mas até prefiro o GNOME ao Unity. A gestão de desktops virtuais do Unity é ridícula comparada com a do GNOME e KDE. Por alguma razão agora vem desligada por default. É basicamente o único grande defeito que aponto ao Unity.
Se corrigirem até sou capaz de voltar a mudar… até lá é Kubuntu ou até talvez Ubuntu GNOME porque até começo a gostar de como o GNOME está a ficar.
desde que experimentei não quis outra coisa =)
Versão “Cloud”???
Saucy deve vir da “Sauganhada” que é o Unity