PplWare Mobile

Ubuntu 13.04 Raring Ringtail – Desktop Perfeito (I)


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Henrique says:

    Cliente de BitTorrent para ubuntu não consegui encontrar, vocês podem indicar-me um ?

    Obrigado.

  2. El Lentinho says:

    Bom dia!

    Será que já é possível instalar este novo Ubuntu no Samsung Series 5 sem grandes riscos de dar cabo do PC ou da bateria durar alguns minutos ainda?

    Comprei este pc e infelizmente tive de largar o ubuntu…

    Obrigado pela ajuda!

  3. Olá, por acaso este Ubuntu já resolve os problemas com drivers da ATI? É que ainda hoje tentei instalar o 12.10 no meu PC Desktop e simplesmente não consegui instalar as drivers da série ATI HD 4xxxx.

  4. E por que says:

    Não fazes uma distro já toda kitada e ser só instalar ” já sei que não é bem assim e também nada facil , … eu não o sei fazer pelo menos por agora … Ainda dei poucas voltas no linux … dai o “pedido” .

    Parabéns
    PPlware

    😉

  5. The STK says:

    <>

    Então é para instalar e depois remover?
    Penso que o texto deveria estar mais claro, para quem se inicia no Ubuntu (talvez deveria estar “se quiser remover o Java 7…”

    • The STK says:

      Da maneira que está parece um passo obrigatório e quem não souber pensa estar a remover o instalador apenas.

      • renato oliveira says:

        boas
        eu sou novo ubuntu e fikei com essa duvia
        nesta ultima parte
        .3) Remover o Oracle Java 7, :
        sudo apt-get remove oracle-java7-installer

        è para remover que ja vem instalado ou è para remover
        se der algum confelito

        • Pedro Reis says:

          O 3º passo é SÓ se quiserem desinstalar, não é necessário. Não haverá conflitos pois fizerem purge ao Openjdk que é a única coisa que poderia haver problema (penso eu).

          Cumps

        • The STK says:

          Daí eu dizer para clarificarem, essa dúvidas são normais da maneira que está explicado.
          1º – Basicamente faz purge ao openjdk (desinstala completo)
          2º – Instalar o Oracle Java 7
          3º passo só fazer se quiser desinstalar o Java por completo do sistema

  6. dbrenha says:

    ainda é necessário instalar o medibuntu? já não instalo desde a vesão 11.10 e nunca tive problemas de codecs, só activo os codecs de terceiros na instalação. e o openjdk funciona bastante bem comigo. quanto ao ubuntu tweak pelo que sei o criador abandonou o projecto, não tem versão nova desde dezembro 2012, por isso não sei se é boa ideia promover o projecto, para quem se fica pelo unity experimentem o unity tweak tool que está no USC apartir desta versão.

    • Fernando Andrade says:

      o autor do ubuntu tweak ja ta outra vez a trabalhar nele, tem um post sobre isso algures no omgUbuntu acho que foi um mal entendido na altura…

      a menos que eu tenha percebido errado 😛

      btw também uso o openjdk, e prefiro usar o open nunca me falhou, também o considero mais seguro, mas isso sou eu 😛

  7. Pedro Reis says:

    Na instalação do Google Chrome (não sei se já está corrigido), mas pacotes em falta para instalar e temos de instalar os pacotes antes de instalar o Chrome. Outra hipótese é instalar o Chromium (sudo apt-get install chromium-browser). É algo que deviam dizer à malta, pois o Chrome é dos browsers mais utilizados e o pessoal por vezes não sabe/lembra-se do Chromium.

    Também não percebo o porquê da adiciona do PPA para o VLC se o 13.04 tem a ultima versão e irá ter durante uns belos tempos (e o VLC não tem uma versão nova todas as semanas/meses). Basta só um “sudo apt-get install vlc” e fica-se com a ultima versão.

    • Fernando Andrade says:

      quanto ao crome basta fazer o download do .deb na pagina do google, não tive de instalar mai nada la em casa :/

      • Pedro Reis says:

        No 13.04 não tiveste problemas? Um colega meu teve e tive de lhe andar a instalar dependências… Mas já foi há uns belos tempos. Provavelmente já corrigiram, eu uso o Chromium por isso não tenho desses problemas.
        Obrigado pela correcção então!
        Cumps

        • Fernando Andrade says:

          pois eu tb ainda não usei muito o 13.04… pode ser só deste… no 12.04 ta tudo ok neste aspecto, mas também o 13.04 só sai esta semana 😛

  8. Pedro Pinho says:

    Penso que também seja uma boa sugestão colocar o after install no tópico.

    https://pplware.sapo.pt/linux/depois-de-instalar-o-ubuntu-o-que-fazer/

    Cumpr..

  9. wellington says:

    a melhor parceria p quem baixa arquivos via torrent no ubuntu, seria usar torrent search + transmission(ou outro de sua preferencia). não tem nada melhor. o torrent search faz a busca em varios sites de torrent e mostra seeds e tudo. instale no seu ubuntu.
    sobre a materia, achei muito fraca. o ubuntu 13.04 ta perfeito, muito rapido e estavel. melhor seria se mostrassem dicas e programas com maior possibilidade de uso. nunca usei filezila nem o conky e tenho certeza que muita gnt aqui não usa nem tem necessidade.

  10. Pedro Ferreira says:

    Nem por acaso, ontem recebi um email de um site que acompanho, cujo conteúdo é mesmo o que fazer depois de uma instalação do Ubuntu. Basicamente é um .deb que instala logo uma série de aplicações:

    http://tuxapuntes.com/ubuntu-after-install/

    Abraço!

  11. Micael Vinhas says:

    Boas,

    Tenho uma dúvida: tenho o Ubuntu 12.10 instalado via Wubi, será que dá para fazer o update para a versão 13.04 via o atual Ubuntu instalado?

    • JP (djlinux) says:

      Olá,

      Sim dá, podes passar do 12.10 para o 13.04, basta ires as configurações das actualizações e alterar onde diz “Avisar-me de uma nova versão do Ubuntu” altera para “Para qualquer versão”…

      Antes de fazeres a actualização faz um Backup para ficares seguro se algo correr mal… Mas se tiveres possibilidade instala o 13.04 via DVD ou Pen, é mais seguro…

      • Micael Vinhas says:

        Boas,

        Obrigado pela resposta.

        Sim, eu sei disso, inclusive já atualizei do 12.04 para o 12.10 da maneira como explicas, o problema é que agora falam que a release 13.04 não suporta wubi, e eu tenho o meu Ubuntu instalado através desse programa.

        Não é que esse tipo de instalação fosse a minha primeira opção, mas sempre que o tentava instalar de raiz bloqueava, talvez porque o meu disco está num formato “dinâmico”, como o Windows lhe chama.

        Será que fazendo um simples update para a versão 13.04 ele funciona na mesma, mesmo sabendo que foi instalado primariamente pelo Windows?

        • JP (djlinux) says:

          Ai é que a porca torce o rabo ( lol )…

          Vou te ser sincero, nunca usei o Wubi, mas em principio não deve interferir com nada.

          Calculo que assim que o Ubuntu fique instalado que o Wubi já não faça grande coisa, ou mesmo durante a utilização do Ubuntu, nas actualizações, etc… Alguma coisa que o Wubi tenha deixado para trás deve desaparecer. Mas isto sou eu a pensar alto. É melhor te informares melhor, sorry.

  12. Tiago Oliveira says:

    Penso que seria util o dropbox e o guake

  13. Jorge says:

    Boa noite.
    Duas discordâncias relativas à lista de dicas:
    7) Instalar o LAMP deverá ser para fazer um servidor ou para desenvolver. Para o comum dos mortais parece-me demasiado
    8) Esta é de fan boy, eu sei, mas … Skype para quê? O Hangout do G+ faz tudo e não tem instalação

    Cumprs

  14. Tiago Delgado says:

    Boas, tenho um Toshiba Satellite P850-31N, que já vem com o windows 8 e meti lhe tambem o Ubuntu 12.04 mas no ubuntu só tenho net por cabo por wireless não dá nada. Alguém sabe como resolver ou algum programa que actualize drivers para o linux?
    Cumps

    • paulo g. says:

      Só se actualizares o kernel pode ser que tenhas sorte, se for um pc novo, ou então o fabricante tenha um driver, que ainda é mais raro.

  15. João says:

    Boas,

    Esta versão do Ubuntu já dá para instalar sem problemas num Samsung ultrabook série 5?

    Já li aqui num comentário que basta desactivar o secure boot na bios. Isto não vai ter implicações no boot do windows?

    Pretendo manter os dois SO’s para já.

    Cumps,
    João

  16. paulo g. says:

    Para correr programas do windows bebam um pouco de vinho:
    sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install wine1.5′.

  17. André Silva says:

    Boas,

    eu instalei o novo Ubuntu e gostava de mudar o ambiente gráfico para o KDE(para experimentar), a questão é que após fazer a instalação dos ficheiros não vejo como faço a mudança, ou então fiz mal a instalação alguém me ajuda?

    • Pedro Labutes says:

      Ainda ando a gatinhar no linux. Também instalei o KDE. Para pô-lo a funcionar selecciono-o na caixa de password, depois de arrancar o pc. A opção escolhida fica activa por defeito em cada boot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.