PplWare Mobile

Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot – Calendário e rumores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Tony Silva says:

    Se esses rumores se confirmarem será uma mais valia.
    Detesto o evolution.

    Unity 2D como default já deveria ser nesta versão.

    • André Meireles says:

      Será que fui o único que, ao fazer o upgrade, me foi instalado automaticamente a versão 2D e 3D do Unity? É que, a meu ver (e pelo menos no meu pc :P), nesta versão já foi default incluirem o Unity 2D/3D e o Gnome, esse sim que sairá na próxima distribuição!

  2. Kingdra says:

    Pergunta o que querem dizer com o O interface Unity 2D virá instalado por omissão?

  3. João Dias says:

    O LightDM como substituição é uma excelente notícia.
    Usar HTML5 e CSS3 para modificar o início de sessão é, finalmente, algo realmente livre.

    Isto porque, passo a publicidade, estou a fazer um projecto de final de curso de uma distro baseada no Ubuntu 10.10 para uma distribuição dedicada ao ensino superior. Modificar o GDM 2.30 foi o cabo dos trabalhos – basicamente, é impossível. Tive que reverter para o GDM 2.20 para poder fazer alterações.

    Ficou assim:
    http://youtu.be/tIFx0CWOhGQ?hd=1
    (ouvir com headphones)

    aaahhh, se isto tivesse vindo mais cedo 🙂

    Anyway, optámos também por não utilizar o 11.04 pelos inúmeros problemas que ainda há com drivers e performance, pelo que o 10.10 é uma solução muito mais estável.

    • Glink says:

      eu curtia entrar numa cena dessas, vou ter de tirar outra Licenciatura para puder meter-me nessas aventuras (como deve de ser, caso contrario nunca fica acabado 😛 )

    • Guilherme de Sousa says:

      Projecto interessante João Dias 😉 pena a base que estão a utilizar.. acho que seria melhor basearem-se em algo mais simples tipo debian ou até mesmo archlinux, mas não deixa de ser uma excelente ideia.

      O desenvolvimento de uma distribuição para o ensino superior, é possivelmente uma das poucas áreas não assim tão exploradas, e que tem pano para mangas no que toca a escolha de boas aplicações.

      Relativamente ao login manager podiam ter optado também pelo slim que também faz um bom trabalho.

      cumps

      • Guilherme de Sousa says:

        Esqueci-me de um ponto que me parece bastante importante. Não sei se a universidade que frequentas possui eduroam (wifi). Se sim já te deves ter deparado com a instabilidade do networkmanager gerir estas redes. Mesmo que na tua faculdade funcione razoavelmente bem, não te esqueças que apesar da eduroam estar estendida a um numero muito grande de universidades, nem todas utilizam a mesma configuração, logo não quer dizer que por na tua funcionar vá funcionar em todas.

        Como solução tens o wicd que é uma excelente alternativa e bastante mais configurável até que o networkmanager. Tens a possibilidade até de correr scripts aquando de te ligares a uma determinada rede (quem sabe pode dar para fazer umas brincadeiras engraçadas).

        cumps

    • H. Crespo says:

      Assim que tiver pronta, chuta pra gente experimentar (; és o Paulo Trezentos aqui da zona =P

  4. phixie says:

    Vou esperar pela 12.04, só “papo” LTS… 😉

    • Jose says:

      Estava a ver que nunca mais se viam livre do Firefox.

      • Jonas says:

        Quem te ouvir ainda pensa que o firefox é um mau browser..

        • Carlos Nascimento says:

          Quem “ouve” este um comentário destes nem pensa…. segue em frente e nem olha para o lado…

          No ubuntu 10.04 que uso (só LTS como já disse) uso o firefox nativo (actualizado para o 4.0) e o chromium. Espero que se o chromium passar a vir nativo dê para instalar o firefox, tal como agora se instala o Chromium.

        • Jose says:

          Gostos são gosto, para mim é mau.

          Firefox é como um camião numa auto-estrada, pesado e lento.

          É a minha opinião, venha o Chromium, prefiro ele.

          • Carlos Nascimento says:

            Como já disse, podes usa-lo, pouco importa se vem nativo ou não, basta adicionar o repositório.

          • RCS says:

            É mais uma auto caravana. Porque as possibilidade que ele proporciona são muitas.

          • Jonas says:

            Lol deves ter usado o 2.0 sem tweaks…

          • H. Crespo says:

            O chromium ainda tem muitos issues… se bem que te dou razao quando dizes que FF4 é muito pesado, já o tenho desde o FF4b1 e não tem aligeirado… mas o chromium… olha a mim tira-me do sério as cenas que tem com porcarias da Adobe…

    • Carlos Nascimento says:

      Concordo perfeitamente, só uso Long Term Suport, por isso me mantenho com a 10.04.
      Há quem goste de novidade…. eu prefiro estabilidade e fiabilidade.

      Mesmo assim exoerimentei o 11.04 noutra maquina e não gostei do Unity, nem sei se algum dia me venho a habituar aquilo.

  5. Hugo says:

    Sistema operativo da liberdade que instalei o mousepad do portatil nao funciona. Demora uma eternidade so para fazer log in… e mesmo assim nem sequer arranca como deve ser numa maquina que tem so 6 anos… e chamam isto o SO da liberdade… da liberdade e o Debian, Mint, e outros.. o Ubuntu ja foi o da liberdade… todas as actualizacoes estao sempre a mudar uma porcaria qualquer. Primeiro o firefox vinha por dfeito agora e o “chromo” do google 9que detesto). Desde que os pacotes estejam prontos para descarregar tudo ok.. mas fazer estas porcarias por defeito… ah e ainda o tal unity que nem sequer gosto daquilo. Usei durante uns minutos e foi so bugs… Ubuntu ja foi bom agora venha o proximo

    • Jose says:

      O Chromium não pertence a Google.

      O Google Chrome, que pertence a Google, e tem como base o Chromium, é a unica coisa em comum.

      • Guilherme de Sousa says:

        A palavra ‘pertence’ é tricky.

        Se com pertence quiseres dizer “propriedade de” então tens razao; caso contrário estas errado pois o Chromium é desenvolvido pela google.

        cumps

  6. Pedro says:

    Espero que esta versão não seja tão lenta no startup…

  7. Alucard says:

    Acho mal se trocarem o Firefox pelo Chromium. Utilizo três browsers (Firefox, Opera e Chromium), mas o principal ainda continua a ser o Firefox. O Chromium é bom, mas falta-lhe muita coisa e não se integra lá muito bem com o ambiente gráfico em Linux.
    Já trocarem Evolution pelo Thunderbird, acho que é uma decisão acertada. Este último pode não ter suporte para Exchange, mas a grande maioria dos utilizadores comuns não precisam disso.
    Contudo, isso são só os defaults. Facílimos de trocar caso queiramos. Ou mesmo se nos der na telha, mudar de distribuição. Liberdade de escolha é isso.

  8. eu says:

    trocar o firefox pelo chromium? grande erro

  9. Antonio says:

    Com isto tudo só espero que apareça um Gubuntu, porque é muito bonito isso tudo, mas do gnome não se devem livrar por enquanto, devido às aplicações presentes. E alguém me diz como está o 11.04, ainda não tive tempo de testar (instalar nativamente). O kubuntu testei e para mim continua inutil para uso diário e em produção, tem potencial, mas isso já o tem desde a versão 4.0.
    Viva o velhinho gnome. Do gnome3 só quero mesmo a actualização das aplicações como o fantástico Gedit, o Empathy, etc.

  10. bernardo says:

    boas, quanto a essas trocas.. bem eles la sabem o porque disso mas como é habito no ubuntu facilmente trocamos para o que quermos, no caso do ff.. Agora quando ao 11.04 gostaria de saber qual é o problema que ele tem com o acer 5732z que nao da imagem :X logo nao consigo testar ainda..so perder tempo mas penso que vou ficar pelo 10.10 uns tempitos ainda

    • Joratis says:

      Não dá imagem com o Gnome clássico? Ou só com o Unity?
      O Unity ainda está muito crú, ainda não funciona em todas as placas gráficas (das nvidia pelo menos)

      • bernardo says:

        Simplesmente eu instalo o ubuntu e nao da imagem de nada LLOL da akele som tipo tambor quando acede ao ecra de login mas eu nao vejo nada logo nao posso mudar nada… é estranho

  11. Drived says:

    Estava com esperança que se livrassem do Unity… acho-o pesado e confuso. Mas enfim, talvez o problema esteja em mim…

    • André Meireles says:

      Tinha essa ideia a início tb, mas ao fim de uma semana (e com uma actualização de kernel) já não quero outra coisa, responde muito melhor, já não está tão lenta e só é pena mesmo que não consiga minimizar as janelas abertas clicando no botão do Unity!

      Mas tb pode ser de mim, pois mesmo no Windows tenho a barra do menu iniciar na mesma posição que a do Unity, logo não estranhei assim tanto…

  12. Serva says:

    Boas ,

    Mais 1 que não gosta de Unity e vai ficar pela versão 10,10 , o 11,04 está mal acabado muitos erros ainda, é uma confusão completa um péssimo trabalho da Canonical , atenção que já experimentei a sheel e da Gnome no beta do Fedora 15 e é horrivel também , nada customizavel assim como o Unity , ẽ uma pena a Gnome ter riscado por completo o plano de desenvvimento e reescrever tudo de base , está muito pouco madura e para maquinas de produção é um desastre tanto uma como a outra .

    Outra asneira foi a decisão acerca do Firefox ser substituido pelo Chromium , claro que poderemos instalar certamente o Firefox , não concordo quem diz que o firefox se arrasta é falso mesmo com muitos suplementos , claro que quanto menos suplementos mais rápido fica , aqui no pplware já houve um post acerca do desempenhos dos browsers o Chrome era o mais rápido mas o Firefox não ficou muito atrás , o que se passa com o Chrome e que tem ainda poucas extensões e existem páginas que não trabalha correctamente , para mim será até prova em contrario o Firefox o meu browser predefino ou eventualmente o Opera mas numca o Chrome .

    Cmprimentos a todos

    Serva

    • Hugo says:

      Uma miseria… A Canonical que nao se porte vai ver o tombo que o Ubuntu vai dar. Pelo que vejo nao sou o unico a ter migrado. paciencia. Invocacao sim… coisas em cima do joelho nao. Para isso ja chega o governo Portugues

    • Jonas says:

      Concordo plenamente!

    • Carlos Nascimento says:

      Subscrevo e assino.

      Não tenho muita experiencia em Ubuntu/linux, mas da pouca que tenho não estou a gostar do rumo que as coisas estão a levar.

    • H. Crespo says:

      Dá sempre para ficar com o Mint… até ver onde é que o Gnome3 vai parar… Pessoalmente também não gosto muito do Fedora, mas quem já se amanha com Linux e gosta mais de Gnome + deb + apt-get vá para Debian depressa… O ubuntu tá a começar a ficar tipo winVista com umas visualizações todas fancy e pouco mais…

  13. Deckard says:

    Sinceramente já uso o 11.04 desde a beta e não tive problema nenhum. Evolution sempre trabalhou bem axo sim que falta uma sincronização com os calendarios online, axo que o thunderbird só com complementos!
    Agora o Ubuntu está bastante parecido à VW, é o que eles querem ou mudas. E por falar em mudar, muito se tem falado no Ubuntu, mas não existirá um sabor em Portugal? Estava previsto no mes passado a Caixa Mágica mudar para base Debian até à data nada se sabe. Aguém tem alguma info sobre este tema?

  14. André says:

    É, infelizmente… por causas dessas mudanças vou para o debian. Será que a canonical não percebe que é complicado mudar tão drasticamente?

  15. Pelo que pude ver nos comentários persiste a confusão de que o unity seja 2D ou 3D é uma interface gráfica, o que nunca foi verdade, pois o unity é um shell para a interface gnome, tanto que na versão 11.10 do ubuntu este shell vai funcionar tendo por base o gnome3 e não o gnome2 como na versão 11.04, e vai ter por default ou seja ele vai iniciar por omissão no shell unity 2D, o que no meu ver já deveria ter sido feito na versão 11.04.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.