PplWare Mobile

Ubuntu 11.10 – Flash, Java, codecs, MP3..tudo a funcionar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. lion says:

    estou a usar o Mac OS X Lion 10.7.2 (iATKOS L2)e estou muito feliz ! tudo funciona a 100% !
    gnu/linux para mim morreu!
    Mac OS X Lion:
    muito rápido,lindo,excelentes apps,etc.
    ubuntu:
    bugs,feio,lento,apps ?
    bom ano de 2012 !

  2. cc says:

    é um fail que a comunidade linux não implemente os gráficos alternáveis, já se passaram versões e versões e versões. enfim.

  3. camurso_ says:

    Permitam-me aproveitar e colocar uma questão para quem sabe.
    Porque razão é que o meu Ubuntu tem velocidades no wi-fi tão baixas? O único SO que instalo no portátil e consigo fazer actualizações que me demorem menos de 4 horas, para já, é o Commodore OS. Em Ubuntus, Mints e afins, só consigo velocidades na ordem dos bytes/s.

    Será problemas de drivers da placa? Se sim, porquê só em sistemas baseados no ubuntu?

  4. Pedro Coelho says:

    Boas

    A maior parte dos problemas que os sistemas operativos têm com drivers devem-se aos fabricantes e não aos sistemas operativos em si.
    Neste caso os sistemas Linux são os parentes pobres e o Windows o parente rico. Claro que isso tem a ver com a quota de mercado, é pouco rentável estar a desenvolver para Linux devido aos seus 2% no mercado de desktop.
    Por isso, penso que ao invés de deitar abaixo algo que não é criado por empresas tecnologicamente avançadas e de fartos recursos, devemos é admirar o esforço de pequenos grupos de individuos que tentam manter o Linux tecnologicamente actual, e em algumas situações até conseguem ir mais à frente. Lembram-se do USB3? e o Compiz? Nem o Windows, nem o Lion conseguem algo do género.

    Também não se devem esquecer, que quer a Microsoft, como a Apple utilizam o Linux como base experimental de muita tecnologia antes de colocarem nos seus respectivos OS.

    Fiquem bem e em vez de dizer mal deste ou daquele OS, deveriam tirar partido do que cada um tem de melhor.

    Pedro Coelho

  5. santos says:

    Boa tarde, se não me levarem a mal gostava de deixar aqui um dúvida. Não estou a tentar instalar o ubuntu mas o linux mint. E estou a ter um erro relacionado com a placa wireless. Aparece-me o ecrã das drivers adicionais faço activar (broadcom wireless..qualquer coisa) mas dá erro. No jockey.log aparece algo como “BroadcomWLHandler enabled(): kmod disabled, bcm43xx: blacklisted, b43: enabled, b43legacy: enabled”.

    Gosto de ver aqui artigos sobre linux continuem o bom trabalho 😉

    Obrigado

  6. serva says:

    Boa tarde ,

    Um dos aspectos que poderia ser melhorado é sem dúvida o Look que é nativo de cada distribuição , a situação de qualquer das formas não é grave para distribuições que possibilitam customização de tudo , coisa que o Itackos , leia-se hackintosh para PCs , não te permite fazer @Lion , mas se avalias um SO só pelo Look vais no caminho errado .

    Ainda no último dia do ano passado escrevi um post em que dizia que os sistemas que tinham o Unix como base eram sem dúvidas os mais estáveis de todos , e claro que tem de se incluir o MACOSX , agora Lion dúvido que tenhas tudo mesmo a funcionar como deve de ser , eu já ando a bater com a cabeça a muito tempo para conseguir ter o SO a uns 90% , mas com muito suor , e depois se não sabes ficas a saber , lamento mas o teu hackintosh nunca terá a mesma performance que uma maquina nativa permite .

    O Linux que também é baseado em Unix , tem essa estabilidade e sabes que mais tem o melhor dos 2 mundos estavel e gratuito e cada vez melhor , nunca eu vi tantos sitios sobre Linux na Internet como agora , é espantoso a dimensão desta comunidade e a velocidade que os mesmos fazem acontecer .

    Para quem quer um interface toda xpto têm o Kubuntu que está fantastico e tem uma comunidade cada vez maior por este Mundo fora a programar , fica aqui um Link para se ver o espirito que existe :

    http://dot.kde.org/2012/01/01/time-celebration-48-release-parties

    A distribuição UBUNTU vai ter de rever as suas perioridades sobe pena de lhe acontecer o que aconteceu a Nokia e ficar relegada para o meio da tabela , quando liderava a muito pouco tempo , eu ainda tenho o Ubuntu 11,10 instalado na minha maquina de testes , mas de facto não compreendo a razão de term complicado toda a interface obrigando a mais clics que na versão Gnome 2.3 , depois existem falta de programadores para darem suporte ao Unity e a própria Gnome Shell 3 , porque está tudo na expectativa porque todos sabemos que assim certamente não irá ficar e or isso não investem o seu tempo para programar algo que ainda não atingiu a sua maturidade nem sabemos se irá continuar .

    De qualquer das formas estão a aparecer mais e mais Distros cheias de qualidade , uma delas curiosamente chama-se Unity Linux , mas como é obvio não tem nada a ver com a interface gráfica do Ubuntu .

    O Ano passado foram dados passos importantissimos na estabilidade deste SO e todos os dias existem novas aplicações em areas aonde o Linux tinha alguma falta de aplicações , refiro-me como exemplo ao autocad , hoje até existe uma distribuição dedicada a area da Arquitectura /Engenharia com todas as ferramentas que o Mundo Open Source consegue oferecer nessa area .

    O SO não é perfeito existem configurações de pcs que as drives não funcionam convenientemente , é um facto há que admiti-lo , neste momento as gráficas onboard da Intel são as que mais problemas provocam , espera-se para breve um novo Kernel para dar suporte as mesmas ,mas temos de dizer a verdade na Microsoft também acontece muito disto e por vezes os dispositivos USB que ligas nem sempre conseguem carregar os controladores , por isso talvez até seja mais fácil tentarmos junto dos foruns , existem muitos em Ligua Portuguesa do Brasil , a darem imensas dicas e solucionar os problemas com que nos deparamos .

    Cumprimentos

    Serva

    • Pensamento Positivo says:

      Boa noite!…

      Embora infelizmente ainda não seja utilizador regular, pois por diversos motivos acabei por ainda nem comprar a máquina nova e a velha não suporta o 3d de que necessito para as ampliaçções, concordo com o que nos diz.

      Depois há uma coisa curiosa de que me tenho dado conta: O tal de “Unity” que vem com o Ubuntu e de que, genéricamente, parece que ninguém gosta, parece ter sido a “pica” que faltava para despoletar todo um novo mundo de inovações que, se bem aproveitadas, a seu tempo, só vão beneficiar o utilizador final. Imaginem que agora até o pessoal do Mint vai desenhar a sua própria Shell (ou um DE completo “forkado” do G3, não percebi muito bem…) de nome Cinnamom (http://blog.linuxmint.com/?p=1910) porque não se revêem em nenhuma das existentes! Vêem aí tempos interessantes!…

      E tenham uma boa noite!…

  7. serva says:

    Boa noite ,
    Car @santos , faz o seguinte desabilita no icone do Wireles clickando em cima e irá abrir várias opçẽs de liga ção por VPN por RJ45 e por Wireless , depois de ters o menu aberto deabilita a ligação a Internet , após o SO acusar que não existe qualquer ligação voltas a clikar e habilitas só a rede Wireless , provavelmente este pequeno truque vai-te resolver o teu problema .

    Um abraço

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  8. serva says:

    Desculpem os erros estou a trabalhar a 14 horas seguidas já nem o monitor vejo em condições .

    Cumprimentos

    Serva

  9. serva says:

    Bom dia

    Caro @Pensamento Positivo , é tudo isso que dizes o Mundo Linux está em ebulição a Mint percebeu imediatamente que a versão 12 da sua Distro tinha sido um fiasco , misturaram duas interfaces e não resultou , inclusive acabou por trazer factores de instabilidade ao SO , se não tiveres cuidado desconfiguras tudo , só que a Mint respondeu imediatamente e está a trabalhar a sua própria interface gráfica , vamos ver até que ponto conseguem mobilizar programadores para criarem-se os pacotes de customização que são uma marca do Linux desde praticamente os primeiros anos da sua existência .

    Para esclarecer , existe o Gnome 3 , que é adoptado por várias distribuições e que gere a semelhança do explorer no Windows o ambiente de trabalho , e existe a Gnome shell 3 , que essa sim é uma interface gráfica , mas a gestão é sempre feita nos casos aonde existe o Gnome 3 , a Gnome Shell limita-se a proporcionar-nos a interface gráfica ( não sei se fui claro ) , fica aqui um Link que dá para entender um pouco melhor a fork usada no Mint 12 , mas que na minha opinião só gerou instabilidades .

    http://en.wikipedia.org/wiki/Controversy_over_GNOME_3

    Para mim o Dolphin no Kde ou mesmo o Rekong , estão bem mais estáveis que o Gnome 3 , mas isso também é dito pela própria equipa da Gnome que diz e correctamente que o Gnome 3 é muito jovem e que vão ser necessários alguns anos até o mesmo estar estável , de notar ainda que Linus Torvalds disse claramente que o Gnome 3 é lixo .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • Pensamento Positivo says:

      Entendido. Gnome 3 é a base, as “shells” são uma camada que, sobre a base nos permite “ver”, digamos, a base.

      Muito obrigado pela boa escrita e capacidade de síntese! Já pensou em escrever um livro? Não especificamente sobre Linux, um qualquer livro sobre qualquer assunto!… Penso que todos gostariamos de o ler!…

      Entretanto deixo-lhe só uma pequena sugestão, uma vez que já vi que percebe bem do assunto e gosta de ajudar. Uma das coisas que me tem deixado de pé atrás com o Linux, e penso quee a muita gente é o facto de, ser tudo muito bonito quando se lêm sites como este… Mas depois há coisas mesmo daquelas muito básicas, daquelas mesmo ao nível do ensino pré-escolar que nós não sabemos fazer. Dou alguns exemplos: Gravar um ficheiro de texto no HDD sem ir para pastas “proibidas”, imprimir um ficheiro, mandar ler um DVD… Talvez fosse um bom começo e uma boa promoção para o Linux termos qualquer coisa como, na sequência dos “comandos linux para tótós”, virmos a ter uma “escolinha primária do Linux” onde seriam dadas matérias como as que citei para que qualquer pessoa absolutamente leiga em Sistemas Operativos se possa aperceber que afinal todos os utilizadores são bem-vindos a mais esta plataforma!…

      E tenham uma boa noite!!!…

  10. Alex17 says:

    Muito Util.

  11. Rui "ALL" Sousa says:

    No dia em q eu instalar o Ubuntu e ele detectar “by default” a minha placa wireless penso em instala-lo!

  12. Campachi says:

    :~$ history | fgrep install

    ubuntu-restricted-addons gnome-session-fallback gnome-shell gecko-mediaplayer gnome-mplayer ia32-libs wireshark trash-cli seahorse-plugins psi-plus psi-plus-plugins libqca2-plugin-gnupg libreoffice-l10n-pt-br myspell-pt-br aspell-pt-br build-essential dkms virtualbox-4.1 cups-pdf elinks gdebi vim p7zip mencoder ffmpeg unrar nautilus-open-terminal gedit-plugins pidgin pidgin-plugin-pack

    :~$ uname -a
    Linux oneiric 3.0.0-14-generic #23-Ubuntu SMP Mon Nov 21 20:28:43 UTC 2011 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux

    :~)

  13. serva says:

    Caro @Pensamento Positivo ,

    Boa noite , muito obrigado pelas tuas palavras , quanto a questão que me colocas ela é extremamente simples de explicar a saber :

    Em Linux tens a tua pasta home que está criada por defeito , estão criadas dentro dessa pasta home várias subpastas , como música , video ,downloads , publico , documentos etc , mas podes criar muito mais .

    Existem aplicações por exemplo de torrents que criam imediatamente uma pasta na tua Home , o Qbittorent é um deles , é similar ao popular Utorrent do Windows .

    Podes criar dentro da tua home todas as pastas que desejares , e quando vais salvar um documento o processo não é muito diferente do que existe no Windows , quando quiseres salvar um documento ou optas pela pasta que vem por defeito (documentos) ou crias uma outra ,o processo de criação de pastas é exactamente igual ao Windows , após criares a pasta das um nome como fazes no Windows , queres mudar o nome dessa pasta é igualmente igual ao Windows assim como a sua gravação ao clicares com o rato vão-te aparecer as opções aonde guardar , escolhes home e imediatamente te aparecem as subpastas criadas , escolhes a que queres e o titulo que queres dar ao documento exactamente como no Windows .

    A grande vantagem desta pasta Home é que tudo o que importa para ti está nessa pasta , não fica no directório dos disco C ou D , quanto porventura , quiseres fazer uma instalação limpa de outra distribuição Linux ou mesmo instares outro SO ,Mac ou Windows , a única coisa que te vai interessar é fazeres o backup dessa pasta Home.

    Outra coisa muito interessante no Linux que me fez desde o inicio nunca perder nenhuns dados , imagina por qualquer razão o sistema não faz boot e mesmo recorrendo ao modo de recuperação e fazeres tudo o que é possível através da consola não consegues mesmo iniciar o SO , não tens problemas , introduzes um disco da distribuição que estás a usar e corres só em Live não instalas no HDD , quase todas as Distros têm essa opção ou de intalares no HDD ou de experimentares correndo no modo Live e assente só na memoria Ram não introduzindo qualquer alteração ao SO que está instalado , quando o Ambiente de trabalho abrir na sessão Live tens acesso a tudo o que está no HDD , e depois é só teres mesmo ou um disco externo para aonde possas passar a informação ou outro HDD que tenhas instalado na maquina , acredita que quando usava Windows foi também na pior altura das viroses fartei-me de perder informação , com Linux estou sempre tranquilo .

    Outra vantagem desta pasta HOME no caso da interface KDE quando abres o Dolphin (igual ao explorer do Windows) , tens do teu lado direito a tua pasta Home e os vários HDDs instalados na maquina , existe 2 opções fantásticas uma que é a de pré visualizares as subpastas esta existe também em Windows , mas a segunda não existe e dá um grande jeito , ou seja divides a janela do Dolphin em 2 , e o que podes fazer com isto ? … bom se queres mover ficheiros que estejam na tua Home para outro disco ou para uma pen , seleccionas na primeira janela a pasta música e na segunda o dispositivo para aonde vais querer passar o ficheiro que como disse pode ser outro HDD ou um disco externo ou mesmo uma pen , ou seja no meu caso tenho 5 Hdds sata na maquina e anda a passear alegremente pelo meu computador , só para finalizar esta mudança de ficheiros pode ser ou definitiva ou seja se escolheres mover para o ficheiro transitará por completo para o dispositivo de recepção , se escolheres copiar , fica como é evidente nos 2 .

    Ficava aqui a escrever a noite toda sobre as vantagens e a facilidade de usar Linux , só para te dar mais um exemplo , as Distro já vêm com programas de gravação de Cds /Dvds/Blurays no KDE nativamente vem instalado o K3b que em tudo é semelhante ao Nero com menos funções , por exemplo não tem player de vídeo nem de áudio , porque existem programas que também vêm instalados que servem essas funções e é extremamente leve ao contrário do Nero que é pesado e pagas uns € valentes para teres um programa pesado que supostamente só deveria gravar mas que depois faz mais mil e uma coisa e que só complica e provoca conflitos com outras aplicações mais especificas para lerem áudio ou vídeo .

    Penso que uma das formas de poderes avaliar uma distribuição Linux seria ou correres em Live ou instalares numa maquina virtual gratuita como o Virtualbox .

    Algo que queiras ver esclarecido estou ao inteiro dispor .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    p.s – a esta hora já estou mais para lá do que para cá se alguma coisa não estiver perceptivel peço desde já desculpa .

    Serva

  14. serva says:

    Boa tarde ,

    @Pensamento positivo , no meio do Post esqui-me de frisar uma das tuas perguntas acerca de ler um DVD ou um CD , o Linux vem instalado nativamente com programas que lêem DVDs e CDs , quanto introduzes um CD vazio aparece no canto inferior direito uma notificação tipo a que o MSN tem e que te sugere imediatamente qual a aplicação que deves usar , se fores gravar no caso do KDE irá aparecer a opção abrir com o K3b , quanto introduzes um DVD/CD já com conteúdo , por exemplo música ou vídeo a sugestão será as aplicações que vêm predefinidas pela Distro para lerem esse tipo de ficheiro , e isso depende muita da distribuição que escolhes porque existem dezenas de players de música e outras tantas para leres vídeo .

    Portanto até isso é muito fácil , e intuitivo , atenção que podes em qualquer altura alterares as predefinições que vêm por defeito , se encontrares melhor é mesmo só predefinires que por exemplo para ler vídeo queres o VLC e para audio o Audacious .

    A parte da instalação de novas aplicações é outra situação que teremos de desmistificar quanto ao seu grau de complexidade , exemplo tanto o VLC como o Audacious , não vêm instalados por defeito, a não ser na Ultimate edition 3.0 , então como proceder , tens duas formas , a gráfica ou a de comandos por consola .

    A gráfica é muito simples , basta encontrares o programa responsável pelas aplicações no caso do Kubuntu chama-se gestor de pacotes Muon , e basta digitares VLC , irá aparecer essa aplicação e só tens de dar o comando instalar , e depois nem necessitas de reiniciar , no Kubuntu no menu iniciar que se encontra na barra de ferramentas no lado esquerdo a semelhança do Windows 7 vais encontrar as aplicações organizadas , no caso do VLC , estará no separador multimédia , se quizeres enviar para o teu ambiente de trabalho basta arrastares o ícone para aonde queres que le fique depois tens uma serie de configurações possíveis para esses icons inclusive tornares os mesmos com uma dimensão gigante , na parte da consola , para instalares por comandos no caso do Kubuntu terias de abrir a consola e escreveres os seguintes comando sudo(poderes de administrador) (espaço) apt-get (espaço) -f ( este F vai-te instalar o pacote que é assim que se chama em Linux as aplicações criando todas as livrarias necessárias e satisfazer desta forma as dependências da mesma ) (espaço) install (espaço) VLC , dás enter e será pedida a tua senha de administrador que durante a instalação inseriste , e o pacote começa a instalar dando toda a informação do que está a conter e de todas as livrarias que estão a ser instaladas .

    Resumindo o comando ficaria neste formato para perceberes o que escrevi em cima :

    sudo apt-get -f install vlc

    No caso do Audacious o comando ficaria desta forma :

    sudo apt-get -f install audacious

    Estes foram comandos fáceis , por vezes como já reparaste são um pouco mais complicados , mas existem outros 2 comandos super fáceis e úteis que ao executa-los muitas vezes podes verificar que existem alguns problemas que te são indicados pela consola e que são pedidos para serem corrigidos indicando ela própria o comando a usar para corrigir o problema , a consola é algo muito poderoso no Linux e quando se sabe dar uso a ela é fantástico , os comandos que te falava são os seguintes :

    sudo apt-get -f update ( vai verificar com a introdução do -f , se tens algum pacote que não está devidamente instalado , e simultaneamente lê todos os pacotes (aplicações) que tens instaladas e caso existam actualizações prepara para o comando seguinte :

    sudo apt-get -f upgrade , com este comando o sistema instalará todas as actualizações das aplicações que tenhas inclusive de Kernel .

    Imagina que uma actualização correu mal e que ficaste a meio ou porque ficaste sem bateria no portátil ou outra qualquer , ara corrigires essa falha terias de escrever o seguinte comando :

    sudo apt-get –configure -a

    E a actualização terminaria e o sistema ficava actualizado correctamente sem constrangimentos , atenção que a própria consola dá indicação quando fizeres sudo apt-get -f update , o que é uma vantagem .

    Mas não liguemos o complicometro , porque como disse tudo pode ser feito graficamente através dos gestor de actualizações .

    Já vai longo o post , estou sempre ao dispor para esclarecer o que for necessário desde que o saiba , porque uma coisa que aprendi é que todos os dias aprendo mais qualquer coisa .

    Um grande abraço

    Serva

  15. serva says:

    Correcção ao seguinte comando que deverá ler-se desta forma :

    sudo apt-get –configure -a

    As minhas desculpas

    Serva

  16. serva says:

    Bom ,não sei porque carga de agua os dois traços de menos que eu escrevo antes do configure não aparecem como escrevo , mas deves considerar antes do configure dois traços de menos .

    Fica para outra oportunidade ensinar a incluir fontes que te permitirão teres sempre as tuas aplicações actualizadas .

    Cumprimentos

    Serva

  17. Pensamento Positivo says:

    Muito obrigado eu pela ajuda!… Penso que é de grande valor e que com pequenos ajustes valeria bem um artigo com honras de primeira página para os muitos não técnicos que por aqui passam pelo pplware!…

    E não me leve a mal, mas muitas vezes quando vou por esses sites fora, parece que a generalidade de quem por lá escreve julga que todos os utilizadores são tão experts como eles!… Fico feliz por estar aqui uma boa excepção.

    Só tenho para já mais uma dúvida… E a impressora?…

    Mais uma vez muito obrigado!…

  18. serva says:

    Boa noite ,

    Caro @Pensamento Positivo , esqueci-me também de dizer que as actualizações são automáticas, das aplicações e de segurança e mesmo do kernel és notificado pelo sistema que existem actualizações , a pré configuração vem para seres notificado mas que não instale nada automaticamente, mas podes mudar todos esses parâmetros .

    Quanto a questão das impressoras , o Linux tem uma vasta biblioteca de Hardware , porque só desta forma pode correr em tantas plataformas , tenho 3 impressoras multifunções em casa uma da HP Photosmarth , outra da Lexmark também um multifunções já velhinho e com poucos DPIs de , e tenho a impressora que está ligada em rede uma Epson que tem ligação wireless .

    Posso.te dizer que em nenhuma delas tive problemas para que o Linux detectasse .

    A Lexmark que era do meu filho mais novo só trabalhava com o XP , quando apareceu o Vista mesmo descarregando as drives foi impossível fazê-la funcionar e com o Windows 7 exactamente o mesmo , em Linux funciona é fraquita mas como os consumíveis consigo barato recarregando , vou usando na minha maquina de testes a HP é usada só para fotografias a Epson é pau para toda a obra , toda a gente imprime para lá .

    Depois se quiseres usar o Scanner , existe no gestor de aplicações oficias um programa muito simples que se chama Skanlite , e que te permite alterares vários factores após ou antes da digitalização .

    O comando de impressão é exactamente igual ao Windows mandas imprimir e sujem-te as diversas impressoras que tens ligadas no meu caso tenho a HP , tenho a Epson e tenho a impressora virtual para os PDFs .

    Espero ter esclarecido , sempre que precisares dispõe .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  19. Pensamento Positivo says:

    Muito obrigado!… 🙂

  20. serva says:

    Sempre ao dispor ,

    Uma outra questão que também e importante em Linux quando estas a instalar o SO deverás ter (não é obrigatorio) todos os perifericos ligados ao PC incluindo a Impressora , desta forma todos os dispositivos durante a instalação serão devidamente reconhecidos .

    Desejo-te um ano e espero que possas comprar a tua maquina o mais rápido possivel .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  21. serva says:

    queria dizer um bom Ano de 2012

    Cumprimentos

    Serva

  22. EuSouEu says:

    Já tentei de tudo para por um JAVA a funcionar no meu Ubuntu 11.10 sistema operativo este de que gosto imenso, mas não consigo. Pacotes da SUN_JAVA não há no Repositório o JAVA do Pinguim não funciona, enfim… não é por isso que vou deixar de utilizar Ubuntu mas gostava que a maquina funciona-se a 100%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.