Ubuntu 11.04 – Como usar o interface clássico (Gnome) ?
Na sequência dos artigos que temos produzido sobre o novo Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, alguns utilizadores têm questionado como voltar a usar o interface clássico. Apesar de pessoalmente achar o Unity um interface bonito e em algumas situações funcional, acredito também (tal como já referi num artigo anterior aqui) que ao fim de algum tempo o utilizador se “canse” e mude de interface.
O Ubuntu 11.04 Natty permite aos utilizadores a escolha do interface que pretendem (ex. Gnome, Unity). No entanto, de acordo com as informações publicadas por Mark Shuttleworth aqui, o Ubuntu 11.10 (Oneiric) já não disponibilizará esta opção.
We made very good progress on a11y in Natty, but will miss the goal of perfect a11y. We'll nail it in Oneiric. That's OK, because we have the Classic desktop fallback in Natty, but will not in Oneiric.
Como voltar a usar o Gnome no Ubuntu 11.04?
O processo é bastante simples e o utilizador não precisa de instalar ou configurar nada. Para usar o Gnome como interface basta, no menu de login, escolher a opção Ubuntu Classic como mostra a figura seguinte.
Depois de feita a escolha e efectuada a autenticação com sucesso, o interface apresentado será o Gnome.
Fácil não é? São estes pequenos pormenores e simplicidade que as vezes de um sistema operativo, um excelente sistema operativo. Já agora, na janela de login podem também escolher o idioma do sistema.
Artigos sobre o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal
Este artigo tem mais de um ano
Bem porreiro, mesmo que nao tivesse 2 ambientes graficos com um simples comando ficava resolvido
Linux = simplicidade (em algumas coisas) 🙂
Isso só serve mesmo para esta versão, porque quando sair a final já não vai haver essa opção.
O que vi dizerem é que tirarão essa opção no 11.10
viste ou ouviste 🙂
Primeiro estranhei… e ainda estranho mas vou ser mais teimoso e hei-de habituar-me.
Mas tenho pena que se estejam, cada vez mais, a colar ao Mac, primeiro foram os botões do lado esquerdo agora a barra de ferramentas.
Julgo que o Ubuntu vale mais que isto, mas é apenas a minha modesta opinião.
Como “emigrante” vindo do Windows também estranhei os botões do lado esquerdo, mas isso resolve-se facilmente no “gconf”.
Tenho de dar razão ao Olly. A evolução da interface do Ubuntu parece ter pouco de original e mais uma colagem ao Mac.E mesmo que não fosse, não gosto do Unity.
Vou dar uma oportunidade ao Gnome 3 com a sua shell inovadora, tem potencial para revolucionar mas talvez não me consiga habituar a ela, visto que parece ser a mudança mais radical da década em interfaces gráficas. E caso isso aconteça digo adeus ao Gnome de vez e vou para KDE. Agora Unity é que não.
Boas ,
Eu também não gosto do Unity , só veio complicar , agora já não se trata de Bugs , trata-se de facto de uma interface pouco limpa e que gera pouca empatia com o utilizador , enquanto houver a opção para o Ubuntu clássico será o meu sistema a partir da distribuição que segundo se consta será a 11,10 em que não mais poderemos fazer essa opção migrrei para outra distribuição é isto que o software livre tem de bom .
Cumprimentos
La’ irei eu mudar para o Fedora em definitivo. Gostei tanto do Ubuntu 10.10… Oh well…
Dou o benefício da dúvida a este Unity, mas até agora não estou convencido. Acho Gnome 2 ou KDE muito mais intuitivos.
Agora um off-topic: existe maneira de minimizar uma janela sem ser através dos botões de controlo ou teclas de atalho? Tipo, através dos botões da barra do Unity, como no AWN? Thanks
Tive a espera ate release da versao final e acabei de instalar.Tou muito desiludido com o unity é mesmo uma lastima pra quem quer rapidez e fluidez.Ja sinto falta do gnome e apesar de estar a usar o classic mesmo assim tem bugs nas janelas desaparecem os botoes de fechar e minimizar apos ter isntalado o compiz e o emerald
Enfim que desilusao….
Sou usuário do Ubuntu desde o 8.04, a cada lançamento eu eu ficava mais animado com o Ubuntu. Minha curiosidade em relação ao Unity se transformou em decepção em poucos minutos de uso. Ensino minha mãe a usar computador a algum tempo, no Ubuntu 10.04, ela ficou simplesmente perdida no Unity. Na empresa em que trabalho é utilizado o 10.04 e dos usuarios que testei, nenhum se deu bem com o Unity, aqui na empresa vamos utilizar o 10.04 até expirar o LTS, se o Ubuntu insistir nesse Unity, vou migrar as maquinas da empresa para Mandriva ou Fedora…
Uso o ubuntu desde a versão 7.04, tanto em casa como também na empresa (140 unidades) e usamos a versão 9.10 por ser mais facil de configurar e de interatividade com o usuário (principalmente aquele que rejeitam o Linux), Nas versões 10.04 e 10.10 problemas de configuração e autenticação com servidores através do likewise-open, nos fez aguardar com ansiedade pelo 11.04, mas com o Unity as coisas pioraram, é muito dificil encontrar um aplicativo ou utilitário para ajustar em maneira que o usuário possa utilizar amigavelmente, lamento, já estamos estudando outras distribuições caso o maravilhoso Ubuntu adote como única opção o Unity.
Nunca tive problemas com ubuntu, agora tenho removemram algum pacote do X e simplesmente a maquina não tem tela de logon fica tudo preto, só texto ora não encontro o X11 pra configurar, ficou uma M…..
porque nao perguntam para a comunidade , exemplos de autoritarismo temos no sistema de janelas, e suas pressoes com fabricantes e drivers, mas nunca vi isso no linux. será que terei de mudar para o kubuntu, ou posso instalar um gnome via central de programas ? Se for assim ainda vale a pena.