PplWare Mobile

Tutorial Raspberry Pi – Sistema de notificação do twitter com LED

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Teixeira says:

    Keep them coming!

  2. Patrício Rosa says:

    Como o LED acenderá por pouco tempo, este não vai queimar…
    So se estivesse muito tempo ligado directo sem resistência é que queimava…

    • pixar says:

      A questão nem é tanto proteger o LED. Um LED de auto brilho aguenta bem os 3,3V mesmo sem resistência (máx 3,4V). Mesmo que queime, são 20 ou 30 cêntimos. Nada de grave!
      A questão é mesmo proteger a saída GPIO. Não conheço a corrente máxima admitida por cada pino da saída (é uma questão de ver o datasheet), mas o consumo de corrente de um LED destes polarizado com 3,3V deve andar pelos 20mA. Se ultrapassar o valor admitido pelo RPi, podemos ter chamusco. Com a resistência, que até pode ter um valor um pouco menor, 100 ou 150 Ohms, já limita bastante a corrente. Claro que temos menos brilho.

    • Pedro Gonçalves says:

      Queimaria?
      Uma led branca/azul tem um Vd mair que 3.3v, por isso nao é necessário nenhuma resistencia

  3. João Ribas says:

    Muito bom, estava à espera de um tutorial para brincar com a GPIO!!!

    Já agora, nota de preguiçoso, os comandos serem selecionáveis (sem ser em imagem) é que era ehehe Mas pronto, assim obriga a teclar o código e obriga a tentar prestar atenção sem ser COPY&PASTE.

    Obrigado,
    Ribas

  4. João Carreira says:

    Antes de mais parabéns pelo tutorial, é bastante útil para os entusiastas de tecnologia que querem começar a brincar um pouco com a electrónica.
    Falando agora do pequeno script, não percebo qual o motivo da criação da variável “turl”, ela nunca é usada no código a não ser na declaração. Da mesma forma que não percebo também o import da biblioteca json, não consigo perceber onde é usada.
    Não sou programador de Python e portanto posso estar em erro, mas o código até parece ser simples de perceber.

    • Bruno Santos says:

      Tens toda a razão.

      Na altura nem me apercebi. Não são utilizadas. Podes comentar ou remover.

      No entanto, sem experimentar não faço ideia – não sei se as funções twitter_results e statuses.home_timeline() usam ou não as funções de json internamente e requerem que sejam importadas . Só testando.

      Abraco

  5. Francisco Filipe says:

    Olá, tenho visto os tutoriais do Pplware sobre o Raspberry e tenho adorado. Queria saber onde posso comprar um Raspberry?

  6. Fernando says:

    Em primeiro lugar gostava de dar os parabéns ao autor do artigo e à iniciativa de colocar artigos criativos baseados no Raspberry.

    Aproveito já agora, para fazer uma pequena correcção. Tenho visto sucessivamente o termo renderizar aqui em artigos, esse termo não existe em português (não sei se existe em PT-BR), a tradução certa de rendering é render (sinónimo de produzir)

  7. tchessetiger says:

    Não dá para fazer tambem para o facebook em vez do twitter?

    Onde se pode comprar esses 2 cabos que ligam do raspberry pi ao led?

    Cumps

    • Bruno Santos says:

      Ola !

      Esses cabos foram comprados na inmotion.pt, mas qualquer loja de eletronica deverá ter. São chamadas jumper wires ! (depois tens varios – macho-macho, femea-macho, femea-femea : os que estão a ligar o raspberry ao LED)

      Abraco

    • pixar says:

      Podes comprar ou ir à sucata de casa buscar. Para quem gosta de inventar, pode tirá-los de um velho PC das fichas de ligação da motherboard ao painel frontal. No LED pode-se soldar com estanho.

  8. Carvalho says:

    Alguem me sabe dizer se esta pequena bomba desbloqueia canais de tv 🙂

    Ou foruns onde possa aprender mais alguma coisa

    • lageli says:

      O Rpi desbloquear .. não desbloqueia nada que eu saiba.. mas serve com media center (Openelec de preferência um recente com o libRTMP já actualizado) e com addon pra TV Portuguesa para ver tv em streaming (Plugin para ver canais portugueses no XBMC com relativa boa qualidade), e o addon navi-x tem centenas de canais mundiais.. o DevilSport..
      http://fightnightaddons.atwebpages.com/

  9. Nuno Mendes says:

    Olá, obrigado por mais este artigo, devo estar a receber o meu primeiro raspberry esta semana, vou utiliza-lo com raspbmc, e posteriormente estou a pensar em adquirir outro para aprender mais de linux, etc, isto claro quando tiver mais tempo livre. Era interessante a criação de uma area de “investigação ou e-learning de raspberry”. um abraço

  10. Filipe Rodrigues says:

    Tutorials do raspberry são sempre bem-vindos!

  11. Pedro says:

    Bruno Santos,
    a loja onde comprou os componentes inmotion é de confiança?

    Obrigado

    • Bruno Santos says:

      Ola Pedro.

      Ate hoje, nunca falhou. E ja gastei lá bom dinheiro com os componentes para o Arduino. As encomendas, em 3 dias estão no destino – Muito bom. e o melhor de tudo é Portuguesa ! Eu recomendo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.