TOP 5 – Soluções de NAS gratuitas para Linux
Os serviços de armazenamento na cloud vieram revolucionar a forma como guardamos a nossa informação digital. Actualmente são vários os serviços que oferecem gratuitamente uns bons GBs, mas há sempre quem opte, pelas mais diversas razões, ter o seu próprio serviço.
Uma das melhores formas para fazer backup dos seus conteúdos é ter um Network Attached Storage (NAS). Hoje apresentamos 5 soluções para Linux para esse efeito.
1) Nas4Free
O projecto Nas4Free tem com principal objectivo criar uma NAS (Network-Attached Storage) com todos os serviços que o utilizador necessita. Assim como o FreeNAS, o Nas4Free é uma excelente opção para quem pretender, por exemplo, montar e administrar um autêntico servidor de partilha de ficheiros.
2) OpenMediaVault
O OpenMediaVault é uma solução out-of-the-box muito semelhante ao FreeNAS, que assenta no Linux Debian. Esta plataforma webased foi desenhada para ambientes domésticos e pequenas empresas, e suporta um conjunto de serviços dos quais se destacam o SSH,(S)FTP, SMB/CIFS, DAAP media server, RSync, BitTorrent…entre outros.
3) FreeNAS
O FreeNAS é uma solução gratuita e livre de servidor NAS (Network Attached Storage) baseada no FreeBSD. Suporta diversos protocolos e serviços de comunicação como: NFS, CIFS, AFP, FTP e TFTP, autenticação local de utilizadores, suporte a RAID (0,1,5), e com uma interface de gestão via browser.
Na prática, com o FreeNAS, podemos ter o nosso próprio servidor de armazenamento, centralizado, e ainda uma interface de gestão web para efectuar todas as configurações e gestão dos mais diversos serviços.
4) Rockstor
O Rockstor é um servidor NAS baseado no CentOS com o poder do BTRFS (B-tree file system). Tal como outras soluções existentes neste segmento, o Rockstor tem uma interface de gestão bastante em organizada e fluída, que permite gerir e monitorizar todos os recursos. Esta solução de NAS tem suporte para vários tipos de protocolo, como por exemplo Samba/CIFS, NFS, etc.
5) Openfiler
O Openfiler é outra solução de NAS com uma boa interface de gestão web. O Openfiler tem suporte para iSCSI, NIS, LDAP, Active Directory, Snapshots e muitas outras funcionalidades.
Como viram são várias as soluções gratuitas que existem para NAS. Agora só precisam de ter o hardware necessário, este especial discos para armazenamento e se possível um bom processador. Depois a instalação do serviço do NAS é algo bastante simples e rápido.
Este artigo tem mais de um ano
O 1 e 3 não são Linux, são FreeBSD!
Exato, inclusive o Nas4Free nasceu depois que o FreeNAS foi vendido. Antes o FreeNAS tinha uma interface mais parecida com o Nas4Free. Hoje eu prefiro o Nas4Free, acho bem mais fácil de usar.
Testei o OpenMediaVault há uns meses, e está bem melhor que no início do projeto, mas ainda tem que evoluir muito para chegar perto do FreeNAS e Nas4Free.
O Openfiler eu nem consegui instalar, dava erro direto.
Esse rockstor eu ainda não conhecia, vou testar algum dia.
FreeNAS x Nas4Free
Comparison – http://www.freenas.org/freenas-vs-nas4free/
Excelente comparativo.
Mas que raio de resposta….
Ambos teem o unix como pai e ambos seguem as especificacoes posix.
Queres diferenciar irmaos filhos do mesmo pai para que?
Linux não tem unix como base. não partilha código algum do unix ou bsd. foi criado do 0 com arquitetura posix.
Linux is based on Minix
Offtopic: um NAS razoável a bom preço? 😉
Isto.
https://www.ixsystems.com/freenas-mini/ experimenta dar uma vista de olhos… Talvez não seja o mais baratinho mas é o que é mais garantido! E dependendo do que queres sempre podes deixar um pedido com o teu “problema” que eles “cozinham” um solução à medida.
Agora se queres ‘fazer’ um NAS, procura por algumas boards que vêm com processador (normalmente) são baratas e é só adicionar RAM e DISCOS. Mas não esperes ter a mesma performance que um construído à medida.
Também tens alguns discos externos que têm funções de NAS embora normalmente não sejam backups muito fiáveis visto que não têm redundância.
Pedro S.: DLINK 320L recomendo
Qnap
Algum recomendado para Raspberry Pi ?
https://pimylifeup.com/raspberry-pi-nas/
xpenology?
+1 mas não se enquadra no tema, o DSM não é free.
onde posso adquirir um nas como na primeira imagem?
O NethServer não conta?
Ja foi falado por aqui: http://www.wdc.com/PT/products/products.aspx?id=1140
Tbm e uma alternativa ?
Opinioes …
Hp Microserver G8
open media vault é muito bom.
nao necessita de grande hardware para correr e é bastante estavel e rapido.
reinstalei varias vezes o sistema, para testar falha de hardware, e todas as vezes consegui sem problema nenhum fazer com que o raid5 voltasse a montar, em hardware diferente. ate funcionou num eeepc 1001ha com os 3 discos ligados por usb.
todas as vezes eu corria o sistema numa pen de 4gb.
deixo aqui a dica para o dsim da synology. existe uma “port” chamada xpenoboot (http://xpenology.me/).
acho muito interessante estavel e rapido.
testei num p4 e correu super bem. o único problema que eu encontro tem a ver com compatibilidade de hardware ao nivel das controladoras sata e sas. seja como for muito interessante.
ambas as soluçoes tambem foram testadas num micro server da hp e foi top.
Falam tanto de ZFS mas mesmo com 8GB no Pentium G4560 abre menos rápido que no Core2duo 5200 com nas4free 11 32bits com UFS.
Muito boa sua publicação, eu vou usar Rockstor porque tenho mais afinidade com o Centos.