Top 5 – Fantásticos players de áudio para o seu GNU/Linux
Quando se fala em players de áudio para PC a lista de aplicações é bem extensa! Recentemente apresentamos aqui uma lista para os utilizadores com Windows 10 e hoje sugerimos 5 fantásticos players de áudio para o seu GNU/Linux.
Vamos conhecê-los.
Como se costuma dizer, players de áudio para GNU/Linux são "aos pontapés", no entanto há alguns que se destacam pelas funcionalidades que oferecem e também por serem projetos já bastante populares entre os utilizadores. Aqui ficam 5 sugestões.
Clementine
Clementine é um player multimédia multi-plataforma. Tem como fonte de inspiração o Amarok, e oferece uma interface simples para pesquisa e reprodução das suas músicas.
Este player multimédia, permite de forma rápida, mesmo muito rápida, fazer uma pesquisa e reprodução da biblioteca de músicas que tenhamos apontado. Permite ouvir as rádios Last.fm, SomaFM, Magnatune, Jamendo e Icecast.
Das muitas funcionalidades que oferece, destacamos:
- Equalizador integrado
- Interface personalizável
- Controlo remoto via Android app
- Suporte para Tags, para uma melhor organização dos conteúdos
- Fácil de criar playlists
- Suporte para serviços como o Spotify, Last.fm e outros...
Rhythmbox
O Rhythmbox é o player predefinido para distribuições que trazem o GNOME como ambiente gráfico por omissão. Este player tem uma interface mais moderna que o Clementine apesar de ser bastante minimalista. Em termos de funcionalidades o Rhythmbox é bastante completo:
Funcionalidades:
- Suporte para plugins, que permitem novas funcionalidades (ex.DAAP Music Sharing, FM Radio, etc)
- Suporte para o serviço Soundcloud
- web remote control
- Descoberta da capa do álbum
VLC Media Player
O popular VLC é daqueles players que tem suporte para quase todos os formatos. Apesar de estar normalmente associado à reprodução de vídeo, a verdade é que o VLC é também um fantástico player de áudio.
Ouvir música no VLC é tão simples como arrastar os ficheiros de musica para cima da interface do player! Destaque ainda para o facto de ter suporte para a reprodução de áudio via streaming, como rádios online, etc.
Audacious
Para quem procura um player minimalista, o Audacious é sem dúvida uma excelente opção. As funcionalidades que disponibiliza chegam perfeitamente para ter um player completo e até traz um equalizador integrado.
Este player traz ainda uma funcionalidade que permite agendar uma determinada música (ou conjunto de músicas) para que seja reproduzida a uma determinada hora.
Spotify
Atualmente quem não conhece o Spotify? Este é o mais famoso serviço de streaming de áudio do mundo e felizmente tem suporte para Linux (podem ver aqui como proceder à instalação). A interface do Spotify é bastante user-friendly e moderna. O Spotify tem um serviço de subscrição mas podem também usar a versão gratuita.
E são estas as nossas sugestões de players Linux para 2017. Como referimos, para Linux o que não faltam são players de áudio e por isso estamos sempre abertos às vossas sugestões.
Este artigo tem mais de um ano
“Lollypop” também é uma opção simples e efectiva.
Clementine
Obrigado 🙂
Cantata, player elegante e cheio de recursos.
Saudades do KDE.
Recenetemente começei a usar o mpd, e fiz um pequeno keybinding para arrancar um terminal e correr logo o ncmpcpp e devo dizer que estou bastante satisfeito.
Obrigado pelas dicas.
… Podes escrever em portugues?
Amarok
Qmmp
Gostei do tema da foto de capa da matéria. Gostaria de saber qual é. Abraços, Joel, Brasil
QMplay2 – permite ver videos 360º.
Gmusicbrowser, seguramente o mais completo de todos.
Gosto do Audacious e do Deadbeef, são simples, minimalistas, e caso queira complementar o uso, tem vários plugins. São o equivalente ao Foobar200 para Linux.
Quem gostava/gosta do Winamp, tem o QMMP. Bom também. Suporta skins do Winamp, assim como o Adacious.
Não é GNU/Linux
Apenas Linux.
Linux não propriedade da GNU.
*É o nome oficial é Linux, como vocês inventa moda!
GNU/LINUX é a junção de dois projetos onde GNU e o conjunto de programas que forma o sistema operacional, e o LINUX que é (apenas) o kernel!
Esse povo do open source junto do linus que inventou moda de chamar só LINUX.
Não vejo ninguém tratar o seu automóvel apenas pelo nome do motor.
Logo o sistema operacional é GNU, o kernel é LINUX, ou tu chama de GNU ou de GNU/LINUX,
LINUX não é é FREE SOFTWARE, pois o mesmo possui blobs, para ser considerado um sistema livre, apenas usando o kernel LINUX-LIBRE