PplWare Mobile

TOP 5 – Ferramentas para clonar discos


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. V@mpyro says:

    Porque é que o Acronis True Image não está aqui?

  2. alforreca says:

    adicionem o AOMEI Backupper, um dos melhores que tenho usado nos últimos anos

    • Manuel Silva says:

      Usei há 2 dias para clonar discos por usb 3… Foi razoavelmente rápido.

      Não volto a usar outro se puder usar a mesma técnica em Windows.

      No Linux uso o GParted para copiar partições entre discos diferentes. Faço uso do Ubuntu, por exemplo, para outras tarefas enquanto “duplico” partições.

    • jml says:

      incrivel mas é mesmo verdade. AOMEI backupper
      gr´tis e funciona, clona o win 8.1 incluindo a
      partição “sistema reservado”, nem todos conseguem fazê-lo
      corretamente. Parabéns pela dica

  3. Vitor Gomes says:

    E o Shadow Protect?

  4. João Ramiro says:

    E como se pode clonar para um disco físico o disco de uma máquina virtual? Seria um tema interessante 🙂

    • Marco Nunes says:

      Simples :p
      1.º tens de criar um disco virtual em vhd.
      2.º Na Gestão de computadores, vais na barra direita e escolhes Mais ações -> Expor VHD.
      3.º Depois podes usar o ghost32 para clonar.

      Tenho feito assim, e comigo resulta 🙂

      Fica a dica.

    • Gerardo says:

      Disk2vhd da Microsoft (Sysinternals)

      Já consegui fazer boot de algumas máquinas físicas no virtualbox. Normalmente depois de criares o disco virtual a máquina virtual não arranca, mas com umas correcções do boot e afinações nos parâmetros da máquina virtual chegas lá.

    • edisson says:

      João, me parece que a ultima versão do Clonezilla tem essa capacidade a que tu se refere. Recentemente usei o EaseUs para clonar o hd do meu notebook, foi o unico que encontrei com a capacidade de reconhecer discos instalados em uma gaveta usb, tentei com o Clonezilla e o HDClone, mas não foi possível com eles.

    • Rui Castro says:

      A nova versão do Clonezilla já faz isso, podes utilizar no Virtualbox:

      “A testing program “ocs-img-2-vdk” was added. It can be used to convert Clonezilla image as virtual disk file (qcow2 and vmdk) via KVM. To use it, qemu-utils and qemu-kvm packages are required.”

      http://clonezilla.org/downloads/stable/release-notes.php

  5. Joao says:

    Uma duvida, qual destes softwares o ideal para SSD’s, e já agora como fazer uma imagem do tipo a dos fabricantes usam como cd recovery, já com a chave do windows activa, sem ter de o fazer sempre que cada vez que se repoem esse backup (pergunto isto porque usei o redo e acontece-me sempre isso).

  6. Backupper says:

    “E como se pode clonar para um disco físico o disco de uma máquina virtual?”

    E se tentasses correr uma das ferramentas descritas acima como livecd dentro de um gestor de máquinas virtuais onde está o HDD virtual que pretendes clonar?

  7. Gerardo says:

    Com o clonezilla faz-se tudo. Então clonagem através da rede é um mimo. Não ter de andar a abrir PC’s poupa imenso trabalho. Numa escola onde os PC’s eram todos iguais, actualizai um para o windows 7, fiz todas as actualizações do windows e dos restantes programas, e depois foi só clonar esta máquina para outras 50, eu e um cdzinho do hiren, foi limpinho. Nem o facto da rede ter autenticação 801.x foi problema.

    • rijocumo says:

      Gerardo, apenas utilizo o ghost e nunca utilizei o clonezilla por isso a questão pode ser óbvia!
      O clone por rede, em redes com autenticação 802.1x é um processo pacífico? Pode descrever sumariamente como fez?

  8. PAULO SILVA says:

    Boas. Gostaria de saber quais destes programas servem para clonar os discos no mac os x

    Obrigado

    • Sponetinho says:

      O Mac OSX já vem com programa próprio: O TimeMachine. Nada mais simples sobretudo para aceder.

      • Rui Castro says:

        atenção clonar um disco não é a mesma coisa que fazer backup dos dados.

        Ao clonar um disco estás a copiar tudo, ex: sectores, partições, diferentes sistemas de ficheiros misturados, etc… Ou seja ate podes fazer recuperação de ficheiros sobre o resultado de uma clonagem e não consegues fazer isso com um backup de dados.

    • Rui Castro says:

      Clonezilla faz clonagem de discos formatados em HFS+ como tambem vários outros formatos

    • PV says:

      O próprio sistema operativo tem essas ferramentas, no Disk Utility.

  9. Gomes says:

    Ora viva a todos, já que este assunto veio aqui “à baila” aproveito para deixar aqui a minha duvida, tenho uma máquina antiga com windows 98 e queria criar uma imagem do disco para outro e tê-lo guardado para caso o 1º avarie. Tendo em conta o SO. qual destes programas será capaz de fazer o serviço?

    Agradeço desde já a ajuda.

    • Rui Castro says:

      Qualquer um que arranque com um sistema operativo à parte. Podes utilizar o Clonezilla, arrancas com um CD ou USB e faz a imagem.

      Clonar um disco não se instala nenhum software para o fazer. Não confundir fazer backup dos ficheiros.

  10. ElectroescadaS says:

    Saudações.

    Das soluções apresentadas ainda só experimentei o EaseUS Todo Backup com a vantagem (não sei se qualquer programa do género o faz) de clonar discos com capacidades diferentes e em Windows. Será que os outros programas também funcionam bem em discos de capacidades diferentes?

  11. Francisco says:

    Boas a todos

    Gosto muito do Easeus mas até hoje nenhum bateu o “dd”

    Obg

  12. Rui Castro says:

    Gosto muito do Clnezilla mas tem desvantagens:

    Ele não faz resize da imagem para por num disco mais pequeno. O Ghost faz isto automaticamente. Mas é possível fazer no Clonezilla, primeiro fazer um defrag do disco (desligar swap file, system recovery e arrancar em safe mode), depois usar um software para reduzir a partição que vai fazer a imagem (podem usar do próprio Windows ou um qualquer tipo o Gparted) e só depois é que se usa o Clonezilla (devem escolher modo advance e escolher a aplicação DD). Depois claro, de por a imagem num novo disco, terá de aumentar a partição (de acordo com o novo tamanho do disco). No entanto qualquer programa que reduz a partição (ate o Ghost) está dependente do ultimo ficheiro no disco. O mais chato é os ficheiros do MBR, são muito difíceis de mover.

    Outra desvantagens, com o GHost podem abrir a imagem diretamente como se fosse um ZIP (com o Ghost Explorer). No Clonezilla terá de passar um processo de conversão para o tornar numa verdadeira imagem e este processo pode demorar horas, só para o abrir e tirar um ficheiro.

    De resto é um tank de guerra 🙂

  13. Rui Oliveira says:

    Falta o simples DD (linux users know what I’m talkin’ about)

  14. João Silva says:

    Eu ao nível doméstico uso a versão gratuita do Macrium Reflect (para ter acesso à versão gratuita é necessário pesquisar por Macrium Reflect Free, caso contrário “nicles”).

    Agora para um nível empresarial, a elite das elites é o Shadow Protect. É caro, mas vale o preço. Imaginem um servidor cuja placa-mãe avaria e não há hardware semelhante para subtituir. Não há problema, se se tiver uma cópia integral do sistema efetuada com o Shadow Protect, esta pode ser instalada em hardware diferente. Já tive oportunidade de testar e evita muitas dores de cabeça.

  15. Ricardo Silva says:

    Atenção que alguns softwares não suportam o sistema de ficheiros ext4… Para isso pode-se e deve-se usar o Ghost4Linux!

    Já agora, uso do Symanthec Ghost com o Hiren’s boot 9.6 quando ainda era gratuito 🙂

  16. NT says:

    Boas,

    Já agora alguma solução para clonar um disco com o Windows 8 ou 8.1 e da partição OEM? É que gostava de passar de um HDD ‘normal’ para um SSD e ainda não consegui encontrar maneira. O problema é que a partição OEM ou de recuperação não dá para ‘guardar’ e voltar a instalar 🙁

  17. rmcrys says:

    Pergunta estranha:

    o meu pc tem uma “BIOS” UEFI, já ouvi que parte do software UEFI está no disco duro. É verdade? Ou posso trocar de SSD e apenas clonar as particöes Windows?

  18. Andre Ribeiro says:

    Acronis, do melhor!

  19. higuita says:

    Geralmente uso o clonezilla, mas quando usava windows, usava o driver snapshot… um dos pontos fortes é poder fazer a imagem com o sistema em funcionamento (usando o shadow copy), poder montar as imagens e aceder a elas sem problemas e finalmente, o backup incremental, onde ele vai copias as alterações que existem desde do ultimo snapshot… o que o torna óptimo para backups e clones rapidos (preparar o clone na vespera, fazer um incremental na altura)

    http://www.drivesnapshot.de/en/

    • higuita says:

      Já agora, o mais próximo que tenho em linux do drive snapshot é o mondo rescue, faz a imagem com o sistema a funcionar (mas db devem estar paradas), pode-se gravar um CD/DVD e depois arrancar com ele para repor o sistema

  20. Andreia Santos says:

    Lancei o windows 8.1 Enterprise dentro duma partição externa de 32gb usando o win to usb,e este teve um desempenho fabuloso.Tudo ficou 5* e a pen funciona com as mesmas estrelas. Instalei os programas que quis + todas as updates. Reiniciei rodando hirens boot cd 15.2.Utilizei o partition magic e copiei a citada partição para uma pen de 64gb. Reiniciei e a pen não rodou a cópia.Apareceu uma mensage do género; “a unidade de recuperação não está presente”. Reiniciei com o disco externo ligado(local onde está o original criado pelo win to sb),seleccionei a pendrive e …pasme-se,esta arrancou sem erros e com tudo o que eu tenho no original.Bom,digam-me p.f o que está errado,pois a cópia só roda se o original estiver ligado ao pc.Seja,existe dependência.Então algo não foi copiado… bootsect,ou..ou… Uma luzinha p.f.,estou mesmo a zeros… Obrigada

    • Andreia Santos says:

      Em todos os passos que de,e em cima descritos,eu quis LITERALMENTE copiar uma partição inteira,óbvio com o SO incluído,e OBRIGATORIAMENTE com boot nessa partição.O resultado foi este em cima narrado.

  21. Andreia Santos says:

    Quanto mais conheço Windows,mais gosto de Linux.
    Este é o rosto do erro:
    Recuperação
    O PC necessita de ser reparado
    Um dispositivo necessário não está ligado ou está inacessível
    Ao premir F8:
    Não foi possível carregar a aplicação ou sistema operativo,porque falta um ficheiro necessário ou contém erros.
    Ficheiro \windows\sistem32\winload.exe
    Código de erro 0x000000e

    Foi uma cópia imperfeita.Não foi atribuida uma letra de partição no acto.A ferramenta de reparação só reconhece a versão do windows em C,não a Enterprise na pen 64gb.Todavia não vou desistir ainda desta coisa.

    • rmcrys says:

      Isso não tem nada haver com o Windows e sim com o programa de clone. Eu já fiz varios clones desde Windows XP e Windows 7 (8.1 ainda não) e quando não funcionava, era sempre devido a erros de clonagem, e quando os settings estavam correctos, funcionava 5 estrelas. NOTA: clonar de HDD para SSD nem sempre dá bons resultados devido ao tipo de formatação de sectores, a aplicação de clonagem tem que ter isso em atenção.

  22. Andreia Santos says:

    Tenho quase a certeza que o 8.1 cria uma partição oculta de aproximadamente 200 Mb.O EaseUS identifica uma assim…
    Já experimentei todos os do Hirens boot 15.2 + todos aqui enunciados + outros não aqui citados.Nenhum funciona.
    “erro por redundãncia ciclíca” / “unable to write data” / etc.
    Falamos de clonar/copiar partição de disco ext para pen usb 64 Gb,e arrancar por esta normalmente.Ou seja,esta tem de ser bootável pois disco ext contém 8.1 Enterprise.
    Bom..eu em ambiente de trabalho ubuntu acedi à cópia e eliminei a pasta Windows.Depois fui ao original e copiei pasta Windows para a cópia.Reiniciei no original,utilizei bootice para o MBR da cópia.Reiniciei pela cópia. O SO agora roda,contudo instável.
    Ainda procuro outras soluções mais lúcidas e estáveis.

  23. Pedro Marques says:

    frog… Dá para criar imagem e posteriormente repor imagem por rede…

  24. rsfgouveia says:

    Bom dia,

    Pretendo fazer o seguinte:
    Clona um disco que está montado numa máquina antiga (Pentium4);
    Esse clone é para montar numa outra máquina mais recente (Core2Duo);
    Os fabricantes das duas máquinas são diferentes;
    Ao fazer boot com o clone na segunda máquina, não terei problemas?

    Obrigado.

  25. Hugo Oliveira says:

    Para mim também Acronis!!! Não percebo porqu enão está neste Top.

  26. Redin says:

    Agora que estamos na era do Windows 8 que trouxe para o mundo do Windows o sistema de boot GPT, não me parece que exista para já qualquer tipo de software (que eu conheça, claro) que permita fazer clone aos discos, já que o secureboot marca o seu serial. Se fizerem uma imagem para aproveitar num acidente em que o disco queime ou avarie, nenhuma imagem vai conseguir repor porque para o secureboot não é o mesmo disco.
    Gostaria de ser contrariado porque assim teria uma resposta válida e ficaria mais contente.

  27. Marlo sandrei says:

    Meu pc tem um HD de 160 Gb e comprei um de 750Gb.
    Como fazer a copia de um para o outro sem alterar nada no meu sistema.
    So pra constar o de 160gb e particionado

    O que fazer para ter uma copia perfeita?

  28. Marlo sandrei says:

    Tem um outro caso aqui.
    tenho um HD de 250 gb e desejo clonar o sistema dele para um de 160 gb
    o que fazer?
    Qual programa devo usar?

  29. Nádia Sofia says:

    Olá malta, instalei o trial do EaseUS Todo Backup (era o que tinha o design mais apelativo e pareceu-me fácil de usar). Estou a clonar neste momento o meu disco interno mas não selecionei todas as partições, escolhi apenas a do OS e ficheiros.
    Vou conseguir recuperar o windows só com esta partição, caso não me safe a formatá-lo? E ao fazer o clone para o disco externo apaga os ficheiros que já lá estão ?
    Tenho várias dúvidas pois é a primeira vez que faço algo deste género.
    Aguardo a vossa ajuda 🙂

  30. Aleixo says:

    Óla bom dia..!
    Pretendo clonar o meu HD onde esta instalado o SO xp qual deles se aconsrlha por favor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.