O Ano de 2012 foi um sem duvida um ano em grande para o mundo GNU/Linux. Foram muitas as novidades apresentadas, perspectivas de crescimento, expansão para o segmento móvel e a aposta por parte da Valve fez com que o Linux ganhasse finalmente a vertente de gaming. Apesar de algumas apostas menos felizes por parte da Canonical, o Ubuntu é sem duvida uma das distribuições mais populares e mais impulsionadoras (a nível doméstico) do GNU/Linux. Hoje, tendo como base as aplicações que analisamos ao longo do ano, deixamos aqui um TOP 10 das melhores, em 2012, para Ubuntu.
Steam Linux
Até agora, o gaming no Linux era o problema do ovo e da galinha: Não havia jogadores no Linux porque não havia jogos para Linux! As grandes empresas de jogos nunca viram certamente no Linux características e “publico” suficiente para investir…mas, adivinham-se tempos de (grande) mudança. A Valve, empresa criadora de vários jogos de sucesso, como é o caso do Counter-Strike ou Team Fortress, e líder em serviços online de distribuição de jogos, como é o caso da Steam (mais de 50 milhões de contas e mais de 2 mil jogos) disponibilizou agora oficialmente o Steam (ver aqui) para todos os utilizadores do Linux.
Diabetes Tracker – Registar a diabetes no Ubuntu
Diabetes Tracker é uma aplicação extremamente útil que permite registar, gerir e observar os níveis de açúcar no sangue (num determinado período de tempo). A interface da aplicação é muito simples e intuitiva, bastando apenas ao utilizador indicar qual o período actual (data/hora) de registo e nível de glicose.
Cuttlefish – Automação de tarefas no Linux ao estilo do IFTTT
Cuttlefish é uma ferramenta excelente que nos permite realizar uma série de acções, com base em eventos que vão acontecendo no sistema. Alterar a configuração de um proxy, mudar a impressora pré-definida quando estamos ligados à rede wireless de casa, desbloquear / bloquear o PC quando ligamos um dispositivo USB, mudar o wallpaper a uma determinada hora, executar uma aplicação aquando de um evento, etc etc.
Conky – Informações do sistema no Desktop
O Conky disponibiliza mais de 300 objectos que permitem monitorizar os mais diversos recursos e apresentar as mais diversas informações. Podemos por exemplo obter:
- Várias informações sobre o sistema
- uname
- uptime
- Uso do CPU
- Uso da memória
- Uso do Disco
- Apresentação dos processos em tempo real com o TOP
- Monitorização das interfaces de rede
- Suporte para os protocolos POP e IMAP
- Suporte para os player mais populares (MPD, XMMS2, BMPx, Audacious)
- Suporte para a linguagem de programação LUA
EverPad – Um cliente do Evernote para Ubuntu
O Everpad é uma aplicação que integra com a popular plataforma de notas Evernote. Este cliente integra também com o Unity e já consegue tirar partido da funcionalidade Unity Previews. Tal como o nome indica, esta funcionalidade permite o preview da informação contida numa nota, incluindo o preview de ficheiros audio, de imagens, etc.
O Everpad suporta:
- Notas
- Tags
- Notebooks
- Sítios
Format Junkie – Conversão entre formatos no Linux
O Format Junkie é uma excelente e simples ferramenta de conversão de formatos audio e video. Apresenta uma interface bastante bem organizada e intuitiva, sendo assim muito simples aos utilizadores converterem para os formatos que pretendem.
Principais funcionalidades:
- Conversão entre os seguintes formatos se imagem:
- jpg, png, ico, bmp, svg, tif, pcx, pdf, tga, pnm
- Conversão entre os seguintes formatos de audio
- mp3, mp2, wav, ogg, wma, flac, m4r, m4a and aac
- Conversão entre os seguintes formatos de video
- avi, ogv, vob, mp4, vob, flv, 3gp, mpg, mkv, wmv
- Codificação de legendas no próprio .avi
- Criação de imagens .iso, selecionando apenas os ficheiros a incluir
PdfTools – Faça o que quiser com os seus PDFs
O Nautilus é o gestor de ficheiros que vem predefinido no Ubuntu e outras distribuições Gnome-based. De forma a dotá-lo de mais funcionalidade, melhorar e simplificar o interface, há muitos addons que se podem encontrar gratuitamente na Internet. Um desses addons é o PdfTools que permite as mais diversas funcionalidades, das quais destacamos:
- Rotação das páginas
- Remover páginas
- Juntar ficheiros PDF
- Extrair texto
- Dividir PDFs
i-Nex – Um clone para Linux do CPU-Z
Quanto pretendemos saber qual o hardware da nossa máquina raramente necessitamos de a abrir e verificar quais os componente que fazem parte da mesma. Por outro lado, em alguma situações, abrir a máquina significa perdemos a garantia e não vale a pensa arriscar.
Para saber comodamente qual o hardware da sua máquina, estão disponíveis várias aplicações para o efeito e para os mais diversos sistemas operativos. Uma dessas aplicações é o i-Nex.
i-Nex é uma ferramenta que disponibiliza ao utilizar, através de um interface gráfico, informações detalhadas sobre o hardware do nosso sistema.
Gnome-Pie 0.5 – Um laucher fantástico para o Gnome
O Gnome-Pie foi desenvolvido por Simon Schneegans e segundo o próprio autor “esta aplicação foi inspirada no no add-on O-Pie que foi desenvolvido para o jogo Word of Warcraft”. O Gnome-Pie é um excelente laucher para Gnome, que permite dispor as aplicações no desktop tendo associado um conjunto de efeitos fantásticos.
Komodo Edit – Alternativa ao Notepad++ para Linux
O Komodo Edit é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.
Estas são algumas das aplicações para Ubuntu que analisamos em 2012. Certamente haverão outras aplicações do mesmo calibre e com a mesma utilidade, que são uma “must have” nos vossos sistemas.
Qual o vosso TOP 10?