Tirar o máximo partido do Totem
O primeiro contacto que os utilizadores que vêm do Windows têm com o Totem, e utilizam uma distribuição de Linux como o Ubuntu, é a de um reprodutor de vídeos, que devido à sua interface com o utilizador, geralmente provoca a sensação de retrocesso aos tempos do Media Player 6. Se por um lado tem um aspecto tradicional, por outro o Reprodutor de Filmes Totem, é um verdadeiro canivete suíço a nível de funcionalidades.
Visualização de Videos do YouTube. E de conteúdos da BBC
É possível por exemplo, visualizar vídeos do YouTube, e conteúdos gratuitos da estação britânica da televisão BBC dentro do Reprodutor de Filmes Totem. Para isso é necessário instalar o pacote gstreamer0.10-plugins-ugly. Como já é normal usa-se o Gestor de Pacotes Synaptic para tratar da tarefa de descarregar e instalar essa funcionalidade por nós. Indo portanto ao Sistema > Administração > Gestor de pacotes Synaptic, e procurando por gstreamer0.10-plugins-ugly e depois de marcar para instalação, e aplicar as alterações, o pacote será descarregado e instalado.
Depois de se lançar o Totem através de Aplicações > Som e Vídeo> Reprodutor de Filmes, é fácil activar o suporte para videos YouTube. No menu Editar > Plugins, pode-se já seleccionar os dois plugins que vão ser usados, “Navegador Youtube”, e “BBC Content Viewer”
Para aceder por exemplo à funcionalidade do YouTube , tem que se clicar no painel lateral do totem onde aparece a dropdown “Lista de Reprodução” e seleccionar o plugin Youtube.
Depois de pesquisar pelo vídeo a visualizar, é apresentada uma lista com os resultados da procura, e outra lista com os vídeos relacionados com o que foi procurado (tal como acontece no YouTube). Para reproduzir o vídeo é preciso fazer duplo clique da “thumbnail” do filme correspondente na lista de resultados de procura
Quanto a visualizar o conteúdo Gratuito da BBC o processo de selecção é o mesmo, no menu lateral é seleccionado o item BBC, e aparecerá uma lista de vídeos que será catalogada por categorias, expandindo existe a lista de programas associados a essa categoria , e expandindo ainda mais tem-se acesso a cada emissão desse programa. Isto é muito útil no caso de alguma série em que não tenha sido possível se ter visto o episódio anterior, podendo facilmente recuperá-lo.
Visualização de Legendas no Totem.
Esta dica é muito útil para todos os adeptos de séries televisivas, ou filmes, que descarregam na Internet e que juntamente com estes vêm legendas. Apesar de passar despercebido para muitos o Totem traz suporte nativo de legendas de extensão .srt ou .sub.
O único critério para que sejam reconhecidas é que tenham o mesmo nome que o ficheiro de vídeo a reproduzir. No entanto, esta funcionalidade vem desactivada por defeito, para ser activada ao menu Editar > Preferências, é necessário seleccionar a opção “Ler automaticamente o ficheiro de legendas ao ler o filme”.
NOTA: Este artigo foi escrito por Rui Oliveira para o Pplware.
Licença: GPL Sistemas Operativos: Linux/Unix Homepage: Totem
Este artigo tem mais de um ano
Well done Rui Oliveira
Artigos do Linux são sp bem vindos 🙂
Bom artigo!
Tenho ainda um problema com o totem! Esse requisito de que as legendas tem que ter o mesmo nome que o vídeo faz com que não consiga ter várias traduções, porque normalmente acrescento no final por exemplo *.pt.srt a indicar a língua.
É possível resolver esta limitação (sem ter que estar a mudar constantemente os nomes 🙂 )?
(#offtopic e desculpem o doublepost :()
Para a malta que usa a distribuição Debian, existe algum fórum de suporte ou wiki como o que existe para o ubuntu ou o gentoo, que são muito bons?
Onde vão para tirar as vossas duvidas?
Obrigado.
@souza
Não te sei responder porque nunca testei mas podes tentar meter esses ficheiros, e dentro do totem ir a Ver > Legendas e ver se lá aparece as várias legendas, eu duvido que apareça, mas é uma questão de se testar.
MPLAYER
Vou aproveitar este artigo sobre software para linux, para indicar uma nova distribuicao brasileira que comecei hj a testar,chama-se Metamorphose, http://metamorphoselinux.net/ , a iso é um pouco grande mas pareceme que vale a pena, numa analise muito curtinha do k ja vi, n vem com o fantastico instalador do ubuntu, mas é facil instalar,so temos que criar as particoes com o gparted,depois quando iniciamos configuramos tudo com 2 ou 3 clicks.Tras compiz e beryl entre muitos outros utilitarios,para kem n esta habituado um senao talvez seja vir com o KDE 3.5 e n trazer o gnome mas nd como instalarem com o apt-get.De resto ainda n consegui ver muita coisa kd souber mais sou capaz de fazer uma posta aki para o pessoal do pplware se eles n fizerem primeiro 😛
@Shogun
Podes sempre fazer uma descrição mais pormenorizada dessa distribuição, na secção de GNU/Linux do Forum do pplware ( forum.pplware.com ) 😉
instalei o ubuntu 8.10 num velho sistema 800mhz e quando tentava fazer playback dum video em fullscreen com o totem a reprodução dava-se aos soluços e com algumas falhas.
Pensando que seria o hardware que não era capaz fiz um upgrade ao ao sistema: AMD LE-1600 2.2 GHz 1MB, MB ASUS M3A78-EMH HDMI e 2GB de memória, no entanto o problema mantem-se
@andre henriques
cria um novo tópico com o teu problema no forum do pplware na secção Gnu\Linux, com detalhes do hardware, e uma descrição o mais detalhada possível.
Aiii que adoro a interface prática (ao contrário do Windows Media Player a partir do 8 ou lá o que foi) e o facto de dar tudo lá (todo e qualquer ficheiro) 🙂
André o problema tem a ver somente com as definições que estás a utilizar para visionar o teu ambiente de trabalho. Para alterares as definições, tens que alterar no -Sistema -Aparência e na aparência deixas activa a primeira opção julgo que assim já consegues viosionar bem os teus vídeos.
Não é possível visualizar os vídeos do Youtube através dele. Diz que não existem o plug-in e ao instalar o plug-in continua não funcionando.
@Ricardo
Se estás a usar o Ubuntu 8.04 actualiza para o 8.10. A minha review foi feita ao 8.10, deves-te certificar que tens o pacote gstreamer0.10-plugins-ugly, instalado.
Adoro o totem mas desde que passei a usar o compiz ele não roda as legendas direito, fica dando uma paradinha. Só acontece com ele pois estei o keffeine e o mplayer. Uso o ubuntu 8.04 com o totem que veio com ele. O que posso fazer?