Tiny Core 7: Para o PC que não aguenta com o Windows 10
No mundo Linux existem distribuições para todos os gostos e necessidades. Para quem tem PCs mais antigos existem várias distribuições concebidas especialmente para correr em hardware legacy.
Para quem precisa de uma distribuição GNU/Linux leve, que não ocupe muito espaço em disco e que funcione perfeitamente na sua máquina antiga, a nossa sugestão de hoje vai para o Tiny Core.
Necessitando apenas de 16 MB, o Tiny Core Linux é uma das distribuição mas pequenas, que traz consigo as aplicações essenciais para um funcionamento básico do sistema.
O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.
Quem pretender experimentar o Tiny Core Linux tem à disposição três diferentes cores, ou seja, 3 configurações/versões diferentes:
- Core (16 MB) – Tiny Core Linux apenas com CLI
- TinyCore Pure (24 MB) – Inclui ambiente gráfico e suporte para ligações à rede por cabo
- CorePlus (106 MB) – Inclui ambiente gráfico e além do suporte para ligações à rede por cabo inclui também suporte para ligações wireless;
Principais novidades do Tiny Core 7
Esta última versão do Tiny Core inclui algumas novidades das quais se destacam:
- kernel 4.2.9
- glibc 2.22
- GCC 5.2.0
- X.Org 7.7
Apesar de não ser a distribuição mais bonita e que garante a melhor experiência ao utilizador, o Tiny Core é provavelmente uma das distribuições mais fluidas que já experimentamos. Experimentem e digam de vossa justiça o que acharam!
Que outra distro Linux trocariam pelo Windows 10?
Este artigo tem mais de um ano
bem tentam vender linux mas eu so windows e office piratas e sao o melhor.
Cada um escolhe e corre os riscos que quer 😉
Não te preocupes que não preso
Comentário estúpido por dois motivos. Tentam vender? A grande maioria das distribuições Linux não são pagas. Mas tu escolhes o que é pago e não pagas. É o melhor mesmo! Melhor melhor era nao falares do que nao sabes 😀
Realmente,isto deve ser algum tipo de penitência,ou acham que podem ditar tendências.
Mais fluída? Não admira… é extremamente limitada…
Para máquinas antigas, lubuntu corre 5*.
Para máquinas dos últimos 7-8 anos, o Windows 10 está porreiro. Alternativamente tem sempre o ubuntu (trocando o ambiente gráfico) ou outra distro mais conhecida e com bom suporte.
“Para máquinas antigas, lubuntu corre 5*”. …., o Mint Rosa .. corre muito muito melhor , tenho experiência em varias maquinas que tenho andado a brincar .. o MX Linux só o testei na virtual box mas gostei muito do seu desempenho .. o lubuntu para maquina antigas “dual core e pentium M” .. engasga-se muito , já o tive em varias maquinas e desisti …
Nunca trocaria o Windows 10 se um determinado hardware tivesse potência suficiente. Em todo o caso seria Lubuntu
A pergunta final não está ao contrário? É mesmo “Que outra distro Linux trocariam pelo Windows 10?” que queriam perguntar?
Sim, que outras distribuições Linux aconselhariam para abandonar o Windows 10 (numa máquina antiga).
Então deveria ser: “trocariam o Windows 10 por qual distribuição de Linux?”. O sujeito ali não está em consonância com o verbo. É uma sugestão, não costumo ser picuinhas com o Português mas sou defensor da Língua. Bom fim de semana.
Caro senhor Paulo F. , defensor da Língua :
“Que”, quando utilizado em frases interrogativas também pode ser designado como pronome interrogativo. Alem disso, pode haver sujeito indeterminado mas subentendido no meio da frase.
Assim, no meu modesto entender, a interrogação “Que outra distro Linux trocariam pelo Windows 10?” está tão perfeita quanto a sua. O sujeito indeterminado mas subentendido antes de “trocariam” é “vocês”. A diferença é apenas o estilo do autor.
Quererá obrigar um distinto informático como o Sr. Pedro Pinto a digitar palavras desnecessárias ou dispensáveis ?
Caro O Reles
No meu modesto entender, “… trocariam pelo Windows 10” indica que vamos deixar algo para ficar com o Windows 10, o que não vai de encontro ao objectivo do artigo, pelo que a frase não está correcta.
A ideia é trocar o Windows 10 por uma distro Linux, e não trocar uma distro Linux pelo Windows 10.
Uso Manjaro e Arch e para mim não há melhor.
Será que corre no raspberry pi 2 ?
Penso que seja apenas para arquitetura x86, mas se houver para ARM deve correr 5*
http://lmgtfy.com/?q=tiny+core+linux+raspberry+pi
um dos resultados:
http://tinycorelinux.net/7.x/armv6/releases/RPi/
YEAH …
Mas que raio tem o windows 10 a ver com isto? Se o pc não aguenta com o windows 10 que fique com o windows que tem. Este sistema não parece sistema para substituir qualquer windows recente…
Tb achei uma péssima escolha de titulo, é uma distro interessante mas nunca trocaria o windows 10 por isto. Se eu quiser um SO mais leve ia para o lubuntu.
2016 – E ainda temos títulos como esse!
“Que outra distro Linux trocariam pelo Windows 10?”
Ubuntu é óptima para trocar pelo Windows 10. Mint também. Debian. openSUSE… tantas. O Windows 10, de facto, substitui todas. Mas que pergunta é esta? É assim que andam a ensinar os alunos do nosso país?
isto só pode ser uma piada, se não aguenta o w10, que fique no Windows XP que é muito melhor e completo para máquinas bem antigas.
Achas que realmente o Windows XP é muito melhor para máquinas antigas? Um sistema operativo caducado, sem suporte e com inúmeras vulnerabilidades? Linux pode nem ter a quantidade de programas que Windows tem mas tem segurança e suporte coisa que o Windows XP não tem.
mais um SO k não serve pra nada…
Ubuntu é exelente, eu uso já a algum tempo. Agora trocar o Windows 10 é difícil esse sistema operacional da Microsoft está fantástico, rápido, estável e com todos apps e jogos compatíveis. Agora se fosse o caso de uma máquina com hardware limitado eu instalaria o lubuntu sem dúvida.
Qualquer distro Linux substitui o windows (qualquer versão) , e em qualquer hardware, novo ou antigo. Fato!!!!!!!!
“Fato!!!!!!!!”
isso depende..
Eu gosto mais de andar de calças de ganga do que de fato.
Por isso é uma FACTO que raramente andarei de FATO, por imposição própria!!
O Mini-Portátil Sony Vaio VGN-P11Z/R ficou catita com o Lubuntu. Vinha com o vista e depois teve o windows 7 profissional. O Linux é o sistema operativo que põe esta maquina mais rápida. É este o computador que pode ser visto neste url
http://www.notebookcheck.info/Analise-do-Mini-Portatil-Sony-Vaio-VGN-P11Z-R.16621.0.html
Para o pc que não aguenta com o Win10 mais vale continuar com o 7
Jamais trocaria meu SO, PCLinuxos BR (lxde) pelo windows ou outro sistema operativo. A 4 anos sem problemas sem virus sem ataque ou outro coisa. 100% beleza e rápido com o libreoffice 5.1
resposta á pergunta: para um computador fraquinho, qualquer distro Linux que aceitasse apps Windows.
Anda tudo tão preocupado com a pergunta e a encher isto de spam, porque não spuortam a ideia de existir outros SO’s que poderão substituir o Windows.
Eu uso Windows (embora tenha também um pc com Ubuntu) porque infelizmente a maioria das empresas o usa Microsoft e também o jogos e tal. Agora dizerem que Linux não presta é o mesmo admitirem que são fracos em inteligência (quem escreve tais comentários).
Aos spamers deixem-se de tretas e façam comentários construtivos… não gostam de Linux, pá mudem de canal.
A sério!!!
Tenho uma maquina com windows 10 instalado e tinha um DELL mini 9 arrumado e resolvi aventurar-me no mundo linux no DELL. Para a maquina em questão, pesquisei alguns artigos e resolvi instalar a ultima versão do LUBUNTU.
Posso vos dizer que apesar de não perceber rigorosamente nada de linux, estou a adorar a experiencia. Obrigado a pplware pelos artigos que publicam, foi a partir de um artigo vosso que me lancei nesta aventura.
Eu tenho o Elementary.io no meu netbook e flui lindamente