Quantcast
PplWare Mobile

Televisão com Firmware Linux actualizável!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. João says:

    Bem, apesar de ser um risco, é algo bastante interessante… estar a aceder directamente via WiFi aos conteúdos multimédia disponíveis no nosso pc.

  2. chicosoft says:

    Eu sou um dos que vai testar certamente… o firmware da samsung é muito limitado

  3. pph says:

    Já por la andei..ainda não vi benefícios que compensem o risco de trocar o firmware. Por outro lado tentei abrir o telnet com a aplicação que eles la tem, e não funcionou.

    Mas acho que a coisa vai andar para a frente e vai de facto haver novidades que irão valer a pena.

  4. Nelson Neves says:

    Acompanhei a discução inicial antes da criação do projecto SamyGo e fiquei deveras impressionado com o que 1/2 duzia de curiosos do mundo linux conseguiram descobrir! Tenho uma NAS drive onde costumo partilhar pela rede fotos/mp3/divx e acho triste comprar uma TV de alta gama e ter de andar a copiar filmes para a pen drive para poder utilizar o media center embebido na TV (maps de rede por NFS e SMB não são suportados pela firmware original, uma pena!). A partir dos tweaks apresentados no projecto SamyGo será possivel ver filmes a partir da NAS drive ou duma pasta partilhada num PC, sem ter de recorrer a um servidor auxiliar de DLNA). Um projecto deveras interessante!

    Acesso por telnet ou controlo remoto por porta serie tb promete! (pelo menos as alterações a efectuar ao firmware original são minimas).

  5. Ezequiel (Brasil) says:

    Esta possibilidade de fazer um upgrade no firmware de qualquer dispositivo eletrônico é muito bem vindo. Atualmente é possível melhorar os telefones celulares, máquinas fotográficas, dvd playes e agora os televisores. Eu já tinha testado uma modificação de firmware em uma câmera Canon e achei muito interessante os novos recursos disponibilizado pelo novo firmware. Em televisores acredito que isto poderá ser muito mais interessante.

    • point says:

      pois.. o problema é ter tomates para actualizar o firmware de uma televisão de 1500€> com um firmware não-oficial, que pode danificar permanentemente o dispositivo… (já para os oficiais sabe deus..)

      • Nelson Neves says:

        Tb concordo, isto não é uma coisa que se faça sem alguma ponderação, aliás o aviso está latente no site do projecto! A coisa tem de ser bem estudada e ter sempre planos de recuperação! É um risco enorme, que poderá só compensar qd o nivel de funcionalidades extras for realmente apetecivel!

        Quem anda nestas andanças à mais tempo é mais o bichinho da costumização a falar mais alto, com linux então torna a coisa mais apetecivel!

        Eu já costumizei algumas NAS drives com diferentes versões de linux, depois de abrir o sistema é muito reconfortante poder fazer coisas espetaculares apenas com alguns scripts e muita imaginação!

  6. CarlosMC says:

    Falando de firmware, alguém tem o Zon Hub – parece que usa linux (Foomatic…)? Que tal é?
    http://www.zon.pt/zonhub/

    • Guilherme de Sousa says:

      consultei agr o link e olhei para aquilo e fiquei tipo ‘:|’.. fui ler as caracteristicas apresentadas a espera de algo do outro mundo, mas afinal é apenas um router como mts outros de €100 q andam prai.. so q com uma box futurista LOL.

      basicamente tem wireless N ao contrario dos outros q eles usavam(e andavam a vender mesmo a quem tinha fibra o q é estupidamente ridiculo pois limitam a velocidade), e tem duas portas USB, em q podes ligar impressora e disco externo..
      linux num router, para mim é dd-wrt q é o q uso.

      cumps[]

  7. fabio says:

    cool. isto deve ser utilizado nos primeiros 15 dias k compram a tv, pork s correr mal. basta levar a loja k sao obrigados a trocar logo sem mandar pra garantia. logo n ve k foi violada =)

  8. mmick says:

    Eu tenho uma Philips 42″ e eles actualizam o FW quase todos os meses. Havia a versão “USB” e a versão Multimedia “USB” e “RJ45”, diferindo as duas no DLNA, internet e pouco mais (o hardware é o mesmo, só falta soldar uma porta RJ45 e conseguir meter o software da versão superior) mas custava mais 200eur.
    Pessoalmente penso que no estado actual é preferível comprar ou construir um Media Center pelo mesmo valor (eu tenho um mini-PC que demora uns 20 segundos a arranjar desde carregar o botão, Core 2 Duo, 2Gb RAM, saída HDMI 1080p) do que andar a brincar com uma TV de 1000eur e mais de 40 polegadas.
    O ideal será manter o FW original ou comprar uma TV que já tenha aquilo que querem, de outro modo aconselho a não brincarem com o fogo já que a maior parte dos construtores de TVs conseguem ver logo se foi adulterada.

  9. Jonathan says:

    E para Philips não há nada?

  10. JPereke says:

    A minha Samsung já dá para ir buscar os filmes, musica, fotos ao pc por wireless.

  11. Nuno José says:

    Pra quando um ubuntu ou chrome os numa TV ?????

  12. Daniel Coelho says:

    NINGUEM PARA O LINUX!
    NINGUEM PARA O LINUX!
    NINGUEM PARA O LINUX!
    OH EH OH!!!!!!

  13. fabio says:

    ViajantE kuando falo sei o que digo! E SIM sao obrigados de lei a trocar logo. N vais é dizer que trocast o firmware logico! imagina que compras a tv hoje, xegas a casa nao dá, vais tar 3meses a espera que a componham na garantia? logico que nao, dao t logo outra! e ja fiz isso, no meu caso com 2psps, no tempo que os downgrades ainda eram um bocado problematicos e nao houve problema nenhum, trocaram na hora!

    n falem a sorte tá!

    • point says:

      por causa dos chicos espertos como tu é que quelquer dia os consumidores não tem direitos nenhuns…

    • S Miranda says:

      Não sejas tão arrogante.
      Essa dos “15dias” é apenas para compras online e situações do genero,em que não podes ver presencialmente o equipamento que compras.

      Deves ter tido sorte na loja que foste, não tavam para se chatear com mais um chico esperto.

      • Nelson Neves says:

        Já tenho feito entregas dentro dos 15 dias e costumam ligar o equipamento para se assegurarem que está tudo em ordem! Ora, se flashares a TV com um firmware não valido tás feito, o serviço de imagem da TV pode não arrancar e a TV deixa de dar imagem!!! Logo, não se fiem nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.