SystemRescueCD 2.4.0 – O Linux que ‘salva’ o Windows
Foi anunciado recentemente a versão 2.4.0 do SystemRescueCD, criado por François Dupoux. O SystemRescueCd é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e utiliza o Xfce como desktop padrão), que corre através do leitor de CD/DVD ou dispositivo USB e que permite a reparação do sistema e recuperar os dados depois de o sistema ter “emperrado”. Esta nova versão traz um conjunto de utilitários e métodos de gestão de dados, assim como a gestão/edição de partições no disco rígido.
Esta ferramenta dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar editar partições no disco. Contém imensas ferramentas do sistema (parted, partimage, fstools, …) e ferramentas básicas (editores, ferramentas de rede…).
Principais novidades do SystemRescueCD 2.4.0
- kernel standard actualizado para a versão 3.0.8 (rescuecd + rescue64)
- Kernel Alternativo actualizado para a versão 3.1.0 (altker32 + altker64)
- Actualização do mozilla-firefox para a versão 7.0.1
- Actualização do xorg-server para a versão 1.10.4 ((graphical server e drivers)
Veja todas as novidades aqui
É bastante fácil de usar o SystemRescueCD, bastar colocar num CD ou PensUSB (Veja aqui como fazer) e escolher uma das opções de arranque disponibilizadas.
O kernel suporta a maior parte das partições de ficheiros (Ext2, Ext3 e Ext4, ReiserFS, XFS, JFS, VFAT, NTFS, ISO9660 e btrfs), assim como sistemas de ficheiros de rede (samba e nfs). Veja aqui as ferramentas existentes.
O SystemRescueCD é sem duvida uma ferramenta fantástica para usar quando o sistema “emperra” e queremos por exemplo resgatar todos os dados do disco. É simples de executar, rápido e traz consigo ferramentas fantásticas. Experimentem!
Licença:GPL
Sistemas Operativos: Linux/Windows/Mac/Solaris
Download: SystemRescueCd 2.4.0 [350 MB]
Homepage: SystemRescueCd
Este artigo tem mais de um ano
O Hirens é muito melhor.
http://www.hirensbootcd.org/
Completamente de acordo, e por falar dele saiu esta semana a versão 15.
Sim, esse também é bom
Só o existir desta ferramenta a correr em linux apenas apartir do cd nos faz perceber o quanto o windows é ridiculo.
As incoerências….
Isso não é verdade. O windows tb há portable.
sim claro, mete lá um windows “completo” a correr todo em memória e que te permita correr aplicações na boa sem ser preciso instalar nada em HDD.
*facepalm*
Só não corres o Windows apartir de um CD inteiramente em memória e 100% funcional por questões da própria segurança do Windows (vai pesquisar sobre NTFS security e descobres alguns dos motivos), mas diga-se que consegues fazer live CD’s muito utilizáveis e só não instalas programas pela maneira como o software para Windows é tipicamente feito, porque (quase) tudo o que seja openSource podes editar o código e consegues correr sem grandes necessidades de instalação e até em Portable sendo totalmente funcional em live CD’s com Windows.
Mas se pesquisares um pouco antes de falar talvez não sejas tão incoerente e percebas que só não existe porque não há necessidade, quando há já existem excelentes versões como o Hiren para tudo e mais alguma coisa (costumo ter sempre um ISO dele aqui pelo disco) 😉
e como e k poes em causa a segurança se corres tudo a partir do cd e da ram?…
seja como for ha varias hipoteses, erd commander por exemplo, e outros, tanto em microshit como em linux.
Tem lá calma com os comentários, senão começa aqui o circo.
O Windows não é ridículo: Mas realmente, o Windows já poderia ter uma própria ferramenta de LiveCD como existe nas distribuições Linux.
A microsoft tem uma ferramenta live CD para reparar o Windows 😉
@João Dias?? és o mesmo que comentaste no site do blogZONBOX?? Só por curioidade..
Não percebi qual a inovação, acesso e controlo do disco não é o que qualquer live-cd/usb linux faz?