PplWare Mobile

Slax 9.4 – O Linux para o seu PC que já tem ferrugem

Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

23 Respostas

  1. Hugo Gomes says:

    Sim senhora algo a ver como deve ser

  2. Jose Baptista says:

    Podia chamar-se Linux “WD40” para rusty PC . Bom FDS pois bem merecem…. Boa Páscoa para P.Pinto e todos, com muita saúde.

  3. arc says:

    eheh…adoro a parte do “ferrugem”!

  4. arc says:

    P Pinto, talvez seja um preciosismo meu, mas não faz mais sentido, falar no caso desta distribuição como sendo uma distribuição Linux.

    De facto, esta distribuição, como muitas mais distribuições de Linux hoje em dia, não seguem mais à risca as recomendações da GNU/Foundation.

  5. arc says:

    E bom feriado a todos e uma Santa Pascoa também.

  6. jaugusto says:

    Isto é daquelas que se pode usar numa pen, mas primeiro é complicada, segundo está a trabalhar como “root” o que não se faz, terceiro o WM -fluxbox – é horrivel.
    Desenferrugem com um wattos, ou qq desktop ambiente do tipo lxde.
    Por módulos existe o porteus linux, ou então se eu instalar debian netinstall e escolher apenas lxde minimal X11…

    • arc says:

      @jaugusto, o Fluxbox como qualquer outro *box, é fácil de configurar para quem sabe, como penso que seja o seu caso. Até ícones dá para colocar no Desktop Menu. Mas isso é para quem quer.

      Pois, como eu entendo essa do Debian netinstall, é o meu método favorito de instalação, mas também isso não e para os utilizadores mais comuns infelizmente.

  7. Rogério Fernandes says:

    Se alguém do pplware ou que esteja pelo site me souber responder:
    Qual a melhor distribuição Linux, com um visual bonito e parecido ao Windows 10 que recomendam? E que seja leve?
    E que aplicações Open Source recomendam, para visualização de fotos e de video, edição de vídeo, visualizador de pdf, etc ?(tanto para Linux como para Windows?)

    • Dandan says:

      A única distro que conheço que supre seus desejos é Zorin Lite.
      – Visual bonito
      – É parecido com o Windows 10 – especialmente o menu iniciar + taskbar
      – É leve

      Quanto as aplicações eu não sei, geralmente as aplicações que uso no Linux não existem pra Windows ou vice-versa. Nunca fui a fundo pesquisar se há um alternative de alguma aplicação no Linux para Windows.
      Como visualizador de imagem eu gosto do eog (Eye of Gnome), visualização de vídeo você quis dizer “reprodutor”? Um que é famoso e que eu sei que existe tanto no Windows quanto no Linux é o VLC. Edição de vídeos existem vários, desde os mais simples que se equiparam ao Windows Maker aos mais completos como Adobe Premiere, Vegas. O mais famoso e que existe pra Windows também é o Kdenlive. Há também o Lightworks, Openshot, Pitivi… Visualizador de PDF eu gosto do Evince, mas há diversos, entre eles um que existe tanto pra Windows quanto pra Linux que se destaca é o Foxit Reader.

      Espero que isso tenha ajudado em algo.

      • Dandan says:

        Só pra avisar, o Zorin Lite não é pago com aparenta, apenas o Zorin Lite Ultimate. Na página do Zorin não terá botão de download, irá aparecer que você deve pagar em “Pay what you want” para obter, mas se você colocar no valor 0 (zero) irá aparecer o botão de download.

        A distro é baseada no Xfce e não no Gnome como a versão Zorin OS Core ou Zorin OS Ultimate (paga). Se você deseja um visual bonito, leve e algo parecido com o Windows, o Zorin Lite é a melhor opção sem dúvidas!

        https://zorinos.com/download/lite/

        • arc says:

          Nem mais @Dandan, existem algumas distros hoje em dia que colocam a opção de ser enviado um contributo monetário para o desenvolvedor da distribuição, como forma de contribuir ajudando a continuar o desenvolvimento. No entanto, NÃO é obrigatório doar.

          • Dandan says:

            O problema é que nem todos percebem isso e acabam não instalando distros pois acham que são pagas. Elementary é um exemplo disso.

  8. Amilcar Alho says:

    E um próximo tutorial em como o instalar no disco…?! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.