Ubuntu 11.04 – Saiba como ocultar a barra lateral do Unity
Quando instalei pela primeira vez o Ubuntu 11.04 com o Unity, pensei de imediato que a barra lateral talvez tivesse as mesmas funcionalidades que a barra do Windows. O utilizador podia adicionar facilmente programas, definir onde a barra deveria aparecer (esquerda, direita, topo, fundo) e também definir como auto-ocultar tal barra.
Como no Windows costumo usar sempre a opção auto ocultar da barra, onde definir essa opção na barra do Unity?
Como já podemos comprovar num artigo anterior , oU nity disponibiliza algumas funcionalidades interessantes (como por exemplo o suporte a quicklists). Para quem pretender definir a opção de auto ocultar (Auto-hide) deve seguir os seguintes passos.
Passo 1 – Vamos abrir o Ubuntu Software Center e mandamos procurar por Compiz. Como resultado dessa pesquisa vamos instalar o pacote “Advanced Desktop Effects Settings (ccsm)”
Passo 2 – Depois de instalado, mandamos executar o ccsm (CompizConfig Settings Manager)
Passo 3 – Já dentro do CompizConfig Settings Manager, escolhemos no menu do lado esquerdo Desktop e em seguida damos um clique em Ubuntu Unity Plugin
Passo 4 – Nas opções disponibilizadas, procuramos por Hide Launcher e definimos a opção Autohide.
E está feito. Como podemos ver pela imagem inicial, a barra lateral fica oculta e cada vez que passamos o rato no canto lateral superior direito, a barra fica novamente disponível para o utilizador.
Alguém conhece outras dicas para o Unity?
O que já falamos sobre o Ubuntu 11.04?
- Ubuntu 11.04 – Teste aplicações antes de instalar
- Como testar o Gnome 3 no Ubuntu 11.04?
- MintMenu – O menu do Mint já disponível para Ubuntu 11.04
- E depois de sair o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal…
- Algumas dicas para o novo Ubuntu 11.04 Natty
- Como instalar o Ubuntu 11.04 – Natty Narwhal
- Ubuntu 11.04 Natty Narwhal no VirtualBox com Unity
- Ubuntu 11.04 – Primeiro comando a executar …
- Ubuntu 11.04 – Faça uma limpeza após actualizar …
- Ubuntu 11.04 Natty Narwhal – Instale o Ubuntu Tweak
- Ubuntu 11.04 – Como usar o interface clássico (Gnome) ?
- Como actualizar o Ubuntu 10.10 para a versão 11.04?
- Ubuntu 11.04 Natty – Mude o IP e o nome do sistema
- Ubuntu 11.04 – Partilhe facilmente a sua Home Folder
- CreBS – Wallpapers rotativos no Ubuntu 11.04
- Ubuntu 11.04 Natty Narwhal disponível para download
- Ubuntu 11.04 – Instale o ambiente gráfico KDE
Este artigo tem mais de um ano
Não esquecer, que o OpenSuse também se rendeu ao Unity 🙂
Rendeu?! O que eu vejo é um mero membro da comunidade a portar a Unity shell para os repositórios da distribuição. Uma mera opção, não significa que será default. Para já, o OpenSuse ainda usa o Gnome 2.3, mas tudo indica que na próxima versão venha com o Gnome 3 e respectiva shell. Não deixa de ser uma boa iniciativa, quanto mais escolha melhor e estranho seria se no mundo do Linux, o Unity fosse exclusivo do Ubuntu.
Por acaso, ando cada vez mais a gostar do que vejo do OpenSuse, um dia instalo mesmo como S0 principal.
Uma duvida…. para quê isso? eu uso o Ubunto 11.04 desde a versão Alpha 3, já a instalei umas 5 vezes e a minha barra lateral por defeito tem o autohide :S
Se calhar é mesmo defeito 🙂
Como assim?
Pergunto pois as indicações do artigo parece serem boas pois parece ter algumas opções engraçadas, mas julguei que não houvesse problemas com o ocultar da barra, ou então que fosse uma opção por defeito… :S
No meu Unity, a barra lateral só tem autohide quando tenho uma janela maximizada. Pelo que percebi, a dica faz com que o autohide funcione sempre.
Exacto é mesmo isso. Mesmo sem janelas a barra está oculta.
Está certo, foi essa a minha confusão 😉
Uma funcionalidade que estava habituado no Gnome era o botão para selecionar o speedstep do processador (o que dá bastante jeito com o aproximar do Verão). Para colocar a mesma funcionalidade no Unity segui as indicações deste site: http://www.ubuntugeek.com/indicator-cpufreq-cpu-frequency-indicator-ppa-installation-instructions-included.html
No entanto, este ícone não aparece automaticamente após o inicio da sessão. Para isso adicionei nas “Aplicações de Arranque” o comando “indicator-cpufreq”.
Quanto a quicklists, encontrei algumas muito úteis aqui: http://maketecheasier.com/8-really-useful-ubuntu-unity-quicklists/2011/05/07/
Boas pessoal..deixei de utilizar o Ubuntu por vários motivos um deles foi o desempenho, neste momento estou a utilizar o pinguy 11.04 e só posso dizer muito bem dele. muito rápido mesmo a processar.
Mesmo assim ainda vou testar o Arch Linux estive a ler muitos reviews e gostei, dá é algum trabalho a instalar.
Boas,
E podes dar um exemplo dessa falha de desempenho? em que tarefas etc?
Cumps
Boas, tudo, é lento, gasta mais bateria, vem com unity sim eu sei que dá para tirar, mas sinceramente o Ubuntu desiludiu-me muito.
@Daniel
eu tenho um asus eeepc 1000he e até á versão 10.04 qualquer versão do Ubuntu(remix, notebook, desktop etc) voava no asus, desde que o Unity apareceu que o asus ficou lento a responder a comandos, para quem usa o Ubuntu 1 vez por ano não nota diferença mas para quem usa todos os dias a diferença nota-se e muito, o abrir do software center demora muito mais tempo, abrir o browser a mesma coisa, o cursor nota-se que está mais lento e demora a catch-up os movimentos do dedo na trackpad, mesmo escondedo a barra ou desisntalando-a como eu fiz não resolve nada, tenho os drivers actualizados tudo como deve ser.
Voltei para o Windows até o Ubuntu melhorar, um dia destes irei testar o Lubuntu:
http://lubuntu.net/tags/light-ubuntu
Alguém usa o unity por livre e espontanea vontade?
Após o upgrade para do 10.10 para 11.04 fui “obrigado” a mudar para kde por unity ter problemas em “activar” o driver na minha nvidia GeForce 8800 GT ( driver installed but not in use) o que tornava o meu quad-core com uma placa gráfica bem decente, num 486…ou pior… no windows vista!
O kde não é perfeito, de longe, mas foi o que melhor funcionou ( nem o gnome estava a funcionar correctamente , só o gnome-classic e mesmo assim, mal ) para o uso que lhe dou: trabalho.
Eu tenho instalado o Ubuntu 11.04 mas tenho a versão clássica. Não me adaptei ao Unity. O Gnome funciona correctamente. :-)))
Boa noite. Sou novato nestas andanças do Linux (Ubuntu neste caso) mas, para além da barra lateral, para mim detestável, diga-se, com esta versão 11,04 não consigo colocar ícones e pastas no ambiente de trabalho (dá-me sempre erros) e os ícones perderam a função de aumentar e diminuir. Isto é mesmo assim ou poderá ser algum bug? Na instalação não deu erros nenhuns. Entretanto a versão 10 funcionava às mil maravilhas.
Bem hajam!
Isso mesmo!!! Bahh Ubuntu 11.04 Desktop detestei o Unity … prefiro muitoo mais o Gnome,
Para desativar o unity:
http://ubuntued.info/como-desligar-o-unity-do-ubuntu-11-04-natty-narwhal
ou até a versao 10 era show de bola. Ainda tem também as opções do bom e velho debian. Ainda estou a testar com mais calma o centOS e o fedora … mas falta tempoooo..rs..
JP
O teste que fiz com a nova versão, deixou-me muito triste, o Unity é detestável.
Muito Joao Paulo pelo link
http://ubuntued.info/como-desligar-o-unity-do-ubuntu-11-04-natty-narwhal
Alguém consegue me explicar o motivo deste menu travar e não esconder de vez em quando?
Isso atrapalha a visualização dos softwares, me forçando a redzir o tamanho da janela até que volte ao normal (em meia hora).
Valeu a dica.. – Ubuntu 12.04
a dica funciona no UBUNTU 12.04 Valeu.
Muito obrigado pela dica! no ubuntu 12.04 ja vem instalado este plugin fica la no compiz e é so seguir o passo a passo do nosso amigo. Obrigado mesmo!