Sabia que é possível entrar no Ubuntu sem password?
Aprenda a desactivar a conta guest
Certamente muitos utilizadores do Ubuntu nunca se aperceberam que é possível entrar no Ubuntu sem password. Falha de segurança?… Não! É apenas uma forma “diferente” de entrar no sistema. Tal acesso é possível porque o Ubuntu traz, por omissão, activa a conta guest que permite a qualquer utilizador entrar no sistema sem a necessidade de introduzir a password. Esta conta tem privilégios limitadíssimos e toda a informação gerada na sessão é eliminada após um reboot.
Mas para quem não pretende que esta conta esteja activa no sistema, hoje ensinamos a desactivar a mesma.
Ta como referido, a conta guest permite-ne aceder ao sistema mas não nos dá acesso à informação pessoal de outras contas (pelo menos, até agora não há informações que tal seja possível). O utilizador pode usar esta conta para permitir, por exemplo, que um amigo aceda à Internet, para fazer algumas experiências, etc. De salientar também que a informação que guardamos nesse sessão, em modo guest, desaparece assim que fizermos reboot ao sistema.
Mas como desactivar a conta guest?
Para desactivar a conta guest, basta que sigam o seguintes passos:
Passo 1 – Aceder ao sistema com a nossa conta, abrir o terminal e editar o ficheiro lightdm.conf
sudo nano /etc/lightdm/lightdm.conf |
e acrescentar a linha seguinte, tal como mostra a figura seguinte:
allow-guest=false |
Depois de alterado o ficheiro basta que gravem usando as teclas CTRL + X. (Nota: caso pretendam, podem usar um editor de ficheiros gráfico).
Passo 2 – Depois da alteração, devem reiniciar o gestor de logins Lightdm, usando o comando
sudo restart lightdm |
Como podem ver, depois de reiniciar o Lightdm a conta Guest já não se encontra disponível.
Feita a configuração anterior, fica a falta definir que não é possível logins remotos com a conta Guest. Para isso, basta editar novamente o mesmo ficheiro e acrescentar a linha
greeter-show-remote-login=false |
Não se esqueçam de reiniciar o Lightdm ou reiniciar o sistema.
Desactivar a conta guest é um processo relativamente simples. Para quem a privacidade é levada muito a sério e não vê a necessidade de ter esta funcionalidade activa, então nada melhor que proceder à sua desactivação. Caso procedam à desactivação da conta guest e posteriormente pretendam activar a mesma, basta remover as duas linhas adicionadas no ficheiro lightdm.conf e reiniciar o Lightdm.
Este artigo tem mais de um ano
UBUNTU UBUNTU!!!! Porque nao suportas a 100% minha 7970m???
PORQUE???????? 🙁
Não estás a ver isso ao contrario? porque é que a AMD não suporta Ubuntu? Regra geral entre AMD e Nvidia, no mundo linux Nvidia funciona melhor.
por isso é que para mim amd/ati deixou de fazer parte da minha vida…
AMD Has Massive Radeon Patch Set – Power Management!
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=MTM5NjE
portugues á parte, sim, é isso :p
Mesmo problema aqui, mas com uma 2400 HD…
De todas as distribuições que exprimentei, as com melhor suporte / performance para a minha gráfica só mesmo o Ubuntu 12.04 LTS e elementaryOS.
Update! ja tenho a 7970m a bombar!!!!
segui as instrucoes deste link http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Raring_Installation_Guide
Queres fazer artigo?
Bom , o título é que nos faz pensar: “LOL? Quem não sabia…” Algo mais direto talvez ficasse melhor. Só a comentar. Bom tutorial !
na verdade, é possível entrar em quase todos os sistemas sem password, e não me estou a referir à conta de convidado, mas sim entrar como “super user”. Para isso basta ter acesso directo à máquina e alguns conhecimentos.
Obviamente que isso não dá acesso a tudo, pois há dados que poderão estar protegidos por passwords originais dos utilizadores, mas dá acesso a muita coisa
Uma máquina com acesso directo *nunca* é segura. Basta um LiveCD/Pen e pronto, acesso a tudo 🙂
não digas “nunca” é segura! depende do que querem aceder e da máquina
Se mantiver a configuração inicial, sim, será fácil passar as barreiras de segurança!
Mas é possível alterar a configuração e melhorar a segurança. Encriptar o disco, mais password de firmware tornam o sistema quase impenetrável
Encriptar o disco sim… password de firmware? É tirar a pilha ou fazer reset à BIOS no belo do jumper.
isso vai depender da máquina! Há muitas máquinas sem BIOS.
Num Mac ou advinhas a password ou tentas substituir um chip difícil de arranjar no mercado!
Se entras como super user, estas a entrar com um utilizador que requer password. Agora que digas que podes aceder a informação de outros utilizadores desde aí é outra história. xD
pesquisa um pouco sobre como fazer reset a passwords nos vários sistemas
Até no redhat é possivel aceder como root sem saber a password….
Pedro deixa-me dar os parabéns por estares sempre a usar a palavra omissão em vez de por defeito que fica bem melhor. A ver se o pessoal se habitua. Se calhar sempre a usaste mas como nos últimos dias tiveste de a usar várias vezes, reparei.
bis!
E eu sei uma maneira de mudar a password de qualquer user, inclusive root, sem a saber… só precisam de fazer boot para a linha de comandos
Pois, está aqui a “formula” 🙂
https://pplware.sapo.pt/linux/truque-esqueceu-se-da-password-de-acesso-ao-seu-linux/
Eu sabia…
Bem supondo que isto existe desde 9.04 ( comecei a trabalhar com esta e mantive-a durante anos), pode representar uma falha de segurança.
No windows xp pro, a conta guest vinha sem senha e muitas vezes vinha sem password no Administrador ou Administrator ( dependendo da língua).
a conta root não está ativa por defeito no ubunto.
sudo -i
sudo passwd root
nos velhos bons tempos, os noobs instalavam o red hat e debians sem pass para o root. e depois iam para o irc gabar-se….. lol
é só no ubuntu ou é em todos os sistemas linux?
Tirando a parte de que precisas de uma pen para guardar tudo o k fizeres na conta de convidado, ate a acho util para “desenrascar”