PplWare Mobile

Raspberry Pi preparado para sequestrar Drones da Amazon


Autor: Pedro Pinto


  1. Tiago says:

    Esse titulo é falso >.>
    Segundo o que eu li ele “sequestra” drones dentro de uma gama de endereços MAC tenho a certeza que a amazon nao vai estar a usar essa gama de endereços, só que forem estupidos >.>

    • Pedro Pinto says:

      :)…Não é a Amazon que escolhe os MAC address dos Drones.

      • Carlos says:

        Estas convicto disso?

        • Pedro Pinto says:

          Sim, claro. Não estou a ver a Amazon a produzir hardware a este nível

          • Tiago says:

            claro que nao e amazon a escolher os macs, mas tambem quem os produzir nao vai produzir de modo a serem inseguros para a empresa.
            Tenho a certeza que o sinal ira esta protegido (nunca 100%) mas nao ao ponto de deixarem um sinal wifi ligado ao ponto de ser facil a sua captura.
            Duvido muito que o drone ira com o wifi ligado, muito provavel ira ja com a rota preconfigurada guiando-se so com ajuda do gps, nao necessitanto de estar com o sinal WIFI ligado durante a viagem.
            Continua a dizer que este tituo e falso e deviam de mudar.

    • FXX says:

      É mais fácil mandar-lhe um tiro ou atirarem com qualquer coisa para ele vir para ao chão 🙂

    • rui costa says:

      Os endereços MAC são sequenciais e os 1os octets são dados por empresa que cria o hardware, é normal que se souberes a gama de endereços facilmente fazes um script para isso.
      A segurança tem de vir do software e não do “esconderes” ou não o MAC. Um MAC é sempre igual, composto por 6 octetos ( 2 pares hexadecimais ), na pior das hipoteces fazes brute force (2^4)^6 = 16.777.216, é rápido a processar 🙂 (isto para todos os que existem)

  2. Ricardo says:

    Resgatar não é a palavra mais certa?

  3. Valente says:

    E vai começar a guerra dos Drones. 🙂 🙂 🙂

  4. Yuri says:

    Pelo que eu vi os drones que serão utilizados pela Amazon estão sendo desenvolvidos pela própria empresa, e não tem nenhuma relação com o Parrot AR Drone. Inclusive o drone da Amazon é um octacoptéro, já o Parrot é um quadcoptéro.

  5. lmx says:

    humm..

    se os equipamentos usarem um standard normalizado …ai sim, mas não me parece que a amazon vá usar este tipo de dispositivos…

    Estão demasiado inseridos na sociedade, para puderem ser utilizados neste tipo de coisas…

    Reparei que o mac é 48bits…pode ser 802.11??
    Eu nunca implementaria nada que fosse para controlo usando este standard…é demasiado inseguro…

    Não sabemos mais nada, sobre o sistema de radio…isto é uma expeculação de alguém que quer ter um emprego na Empresa…e por ai acho correcto!!Mas presumo que a amazon nunca iria usar equipamentos destes…

    Existem modulos de rádio, que teem id unico,e essa info pode ser passada no payload da trama, se esta for encriptada…

    No destino podemos apenas obdecer a determinado mac, com determinado ID…enquanto que os macs ficam conhecidos publicamente, o id como é enviado no payload, encriptado, tornasse mais dificil descubrir…no entanto analizando o protocolo com equipamento identico…e vendo que o payload segue determinada padrão, ou determinada zona que embor possa variar o seu indeice é a mesma no paylod…tornarse-á mais facil descubrir…

    Mas 802.11 é que nunca…porque é um protocolo que gasta imensa largura de banda, e é preciso muito poder de processamento para este protocolo…mais vale algo tipo 802.15.4, ou então o europeu nordic…

    cmps

    • Diogo says:

      Não estou dentro dos detalhes dessa especificação, quando a ideia do id/token é boa, podem utilizar tipo uma rsa id, mas se utilizarem um iv aleatorio em cada comunicação nao conseguem descobrir o id, so depois de muitas horas de processamento.

      • lmx says:

        sim existem equipamentos que teem id unico 😉

        muitos oferecem uma eproom interna para qualquer um puder gerar um id…mas outros trazem mesmo um endereço fisico unico de 64 bits…

        funcionando como uma espécie de MAC64, mas este não vai nos campos de controlo da trama ;)…no entanto podemos envia-lo no payload da trama(na verdadeira mensagem) encriptado ou não 😉

        ou pudemos gerar um token, baseado por exemplo, na hora+id+…. que tornará muito complicado descobrir qual o id do equipamento que se anuncia ao receptor 😉

        se utilizarmos um MCU que já traga aes128 embutido no hardware, é portanto uma coisa simples 😉

        cmps

  6. IR says:

    vai haver muito menino q vai ficar sem drones neste natal lol

  7. á tuga mesmo says:

    uma espingarda nao faria um trabalho mais rapido? lol

  8. Rui Miguel Teixeira Marques says:

    Onde é que posso ver e encomendar drones?

  9. JJ says:

    Acho essa situação não é assim tão fácil…
    Alias, se fosse assim tão fácil, até os drones militares eram facilmente roubados.

    Certamente a Amazon deverá estar a desenvolver protocolos e sistemas de segurança que irão certamente proteger dessas situações.

    Logo Amazon que é uma empresa que nasceu quase ao mesmo tempo que a Internet, já deverá ter este tipo de coisas bem estudadas.

    • lmx says:

      boas…

      A esse nível, não é difícil, porque o que falas é de tecnologia militar a ser capturada por países…e um pais tem muitos recursos…não se torna muito difícil…

      Vê o caso do Irão, que já capturou uma data deles 😀

      Analisando o protocolo, e gerando sinais , vais confundir o drone todo…as tantas os sinais que geras são muito mais fortes que os do emissor, até ao ponto que os teus prevalecem…mas para isso tudo é preciso recursos…

      Aqui em concreto falamos de apenas um ou dois gatos pingados a usar a tecnologia que se vende nas lojas…é mais complicado de facto 😉

      por acaso li um artigo em que um reporter se infiltrou como trabalhador da Amazon UK…e depois disse que a amazon escraviza os empregados ingleses, tratando-os muito mal…

  10. António says:

    Esta questão dos drones só serviu para pôr meio mundo a falar da Amazon! Publicidade gratuita! Pessoalmente não acredito que tal venha a acontecer a breve trecho, pelo menos da forma como tem sido indicada a sua utilização, quer por razões técnicas quer por segurança. Mas hoje em dia qualquer texto com a palavra “drone” pelo meio torna-se automaticamente viral. Infelizmente hoje em dia as notícias sobre tecnologia são muito mais publicidade do que sobre questões de tecnologia.

    • lmx says:

      pois a amazon conseguiu de facto publicidade grátis…

      mas acho isto uma grande solução…imagina isto a funcionar dentro dos armazéns gigantes que a Amazon tem…é um luxo.
      num minuto vais de uma ponta a outra…e os trabalhadores podem ficar apenas a arrumar as encomendas 😉

      mais qualidade de vida…mas também há a parte pior…menos trabalho pouco qualificado, embora que por outro lado aumenta o trabalho qualificado…

      cmps

  11. Rui Pt. says:

    Hoje é o sequestro por wifi, amanhã poderá ser mesmo sequestro físico.

    Mas o sequestro mais assustador, e provável, é o vizinho, ou alguém a passar, que vê o drone a descer para largar a encomenda e de seguida aproveita para a “sequestrar”.

  12. Fabricante says:

    E eu quando vender os meus Galos de Barcelos pela internet também os posso pôr a voar nessas coisas dos drones?

  13. Louceiro says:

    Acho que já vi um filme da entrega de um exemplar de louça de cerâmica das Caldas… 🙂

  14. Bruce says:

    Imaginem um destes drones carregar uma bomba e pousar em cima do carro do primeiro ministro…

    Imaginem…

  15. Winkey says:

    “Raptar o Drone da Amazon fazendo com que este deixe de ter comunicação com o dispositivo que o estiver a controlar no momento.”

    A comunicação entre um Drome e seu Operador não tem uma só forma, e a tecnologia para isso não esta no tempo das cavernas para que seja usada a wifi para isso.
    E as leis por lá não ficam no papel como muitos países.
    Se isso realmente for a acontecer, vai ser tão seguro quanto a andar em um Helicóptero ou avião.
    Eu que não sou ninguém, poderia criar uma comunicação que não tivesse interferência entre my e o drome.

  16. VRF says:

    E aqui vamos nós para mais uma guerra mundial! 😀

  17. Xulapa says:

    Sistema seguro é sistema desligado!

  18. Valente says:

    Já que estamos a falar de Drones que tal comentar o caso do Drone comandado do Nevada que matou ultimamente o chefe dos talibãs no Afeganistão. 🙂 🙂 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.