Raspberry Pi: Aprenda a mudar as credenciais de acesso
Ter um Raspberry Pi não é apenas ligá-lo à rede e começar a instalar software! Primeiro é preciso garantir a máxima segurança do equipamento, de forma a que ninguém consiga aceder ao mesmo ou infitrar-se na nossa rede.
Hoje vamos ensinar como podem facilmente mudar as credenciais de acesso a este pequeno mas poderoso equipamento. Veja aqui a nossa promoção (agora com o Pipplware 6).
Por omissão o Raspberry Pi vem com o username pi e password raspberry. Isto significa que quem não alterar as credenciais de acesso ao mini PC está sujeito a ver o Raspberry Pi invadido por terceiros. Hoje vamos ensinar como podemos mudar a password do Raspberry Pi e também criar um novo super utilizador para substituir o utilizador pi.
Como mudar a password do Raspberry Pi ?
Mudar a password que vem por omissão no Raspberry Pi é algo bastante simples. Para tal basta executar o comando sudo raspi-config e depois escolher a opção Change User Password. Será solicitado ao utilizador que introduza uma nova password e confirme a mesma.
Outra das formas de alterar a password é usando o comando sudo passwd
Como criar um novo utilizador?
Alterar apenas a password significa que, ao nível da segurança das credenciais, apenas alteramos 50%. O ideal mesmo é criar uma nova conta de acesso e eliminar o utilizador pi.
Para criarem um novo utilizador com os privilégios do utilizador pi devem executar o seguinte comando:
sudo useradd -m ppinto -G sudo |
Para mudar a password basta que usem o comando sudo passwd <utilizador>
Uma vez criado um novo utilizador é possível removerem o utilizador pi. Para isso basta que usem o comando:
sudo deluser pi |
Este último passo é opcional. Caso mantenham o utilizador pi, definam uma password forte. Se ainda não tinha mudado as credenciais do seu RPI, aqui tem uma boa oportunidade.
Este artigo tem mais de um ano
Não há nomes de utilizador e senhas por omissão. Se estivessem omitidos não estavam lá. Há é nomes de utilizador e senhas pré-definidos.
Desde que não seja “por defeito” ta tudo bem. Mas poer omissão está correto, ora espreita aqui:
por omissão
• De acordo com uma configuração predefinida, por ausência de acção ou de intervenção de um utilizador ou agente; como opção seleccionada automaticamente salvo se for indicada outra
“omissão”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/omiss%C3%A3o [consultado em 13-06-2017].
Por defeito também. Se procurares também encontras.
A utilização ou não já é connosco.
Mas isso é errado
Errado não é, pelo menos pela Priberam não é.
Podemos é não concordar.
O que a Priberam faz é outro problema. Em vez de orientar o uso da língua portuguesa, nomeadamente a na área informática (mas imagino que não apenas), deixa-se levar pelas traduções de pessoas que não são tradutores, não têm que o ser, nem se interessam por isso – aqueles que lidam com os termos directamente em inglês e os transpõem para português sem se interessarem pela língua portuguesa, interessando-se apenas pela informática. Há muitas coisas a funcionar mal no nosso país (assim como nos outros – não pensemos que temos o “privilégio”) e, infelizmente, a Priberam também é uma delas, nalguns pontos.
Está tudo “correcto”. É só a malta querer e esteja correcto… e está correcto. O que a citação começa por dizer é: “De acordo com uma configuração predefinida”. Não há nenhuma omissão, há apenas um funcionamento automático pré-definido.
Evidentemente, “por defeito” é bem pior. Na verdade, se quisessemos ir por aí, até teríamos que dizer era “por virtude”. As traduções “óbivias” muitas vezes de óbvio têm pouco.
Correcção à gralha “querer e esteja correcto”.
Pretendia escrever “querer que esteja correcto”.
Obrigado. Muito útil. Vou fazer, pois sou dos tais que ás vezes esqueço-me de mudar.
Pode-se desativar a conta do usuário pi, ao invés de excluir.
$ sudo passwd -l -d pi
-l trava a conta
-d apaga a senha
só tenho o libreelec instalado, tenho que mudar alguma coisa?
como mudo a pass?
tambem gostaria de saber como mudar com o libreelec instalado. Obrigado
Parece que…não dá!
“It is not possible to change the password (without recompiling the distro with a different one) because the password file is contained inside the read-only squashfs SYSTEM file (the read-only part is the challenge). Instead of changing the password there are two main options: a) You can enable/disable SSH easily within the Kodi GUI, so only enable it when really needed (by default it is disabled) and then disable it again when done, or b) Create and push an SSH public key to the box, then disable SSH password authentication in the settings add-on. If you’re going to use SSH regularly the second option is best as SSH keys offer much better protection than passwords.”
Olá boa tarde. Em boa hora surgiu este artigo pois tenho uma questão relativa a credenciais mas desta feita para o vnc que vem instalado na distrp pipplware. Então como fazer para colocar um user e password o acesso via vnc?
Muito obrigado e continuação de bons tutoriais
Carlos
O user/password do VNC são os mesmos que o user/password do sistema. Ao mudares isso também mudas os do VNC. Mais info:
http://pipplware.pplware.pt/wiki/security/
Se estás a falar do RealVNC, podes mudar a password com o comando:
vncpasswd
Poderia informar se neste cenário tenho que mudar tb .. tenho no raspberrypi3 o recalbox e o kodi instalado.. sempre quando ligo.. já entra de imediato no recalbox .. e pelo controle entro no kodi onde o mesmo já acessa a internet.