Quer privacidade? Deixe o Windows ou o macOS e use o Tails (2)
Nos últimos meses temos vindo a apresentar, com maior detalhe, algumas distribuições GNU Linux com o objetivo de dar a conhecer o potencial de cada uma delas. Começámos pelo Manjaro, depois o Mint e o Deepin e recentemente apresentamos com mais detalhe o popular Ubuntu.
Hoje vamos ensinar, passo a passo, como podem executar o Linux Tails a partir do VirtualBox.
O Tails (The Amnesic Incognito Live System) é uma distribuição Linux baseada em Debian, cujo principal objetivo é garantir o anonimato do utilizador, sem deixar rasto, enquanto este navega na Internet. Esta distribuição traz já várias aplicações para a Internet, que incluem um browser, cliente de IRC, cliente de e-mail, cliente de instant messenger, entre outros.
Como executar o Linux Tails?
Pré-Requisitos
Para a elaboração deste tutorial criamos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 10 GB
- Memória RAM: 2 GB
Para executarem o Linux Tails a partir do VirtualBox o processo é relativamente simples. Depois de iniciarem a máquina virtual e indicarem a ISO, devem selecionar a opção Tails.
Em seguida devem indicar o Idioma e Região. Caso pretendam definir uma password ou proceder a configurações de rede carreguem no botão '+'. Para executar o Tails carreguem em Iniciar Tails.
Não precisa de fazer mais nada, pois bastam estes passos para que tenha o Tails em execução no Virtualbox. Ao contrário de outras distribuições, o Tails é uma distribuição puramente Live. Além do Virtualbox, o utilizador pode facilmente criar uma Pen USB com este sistema usando, por exemplo, o Rufus.
Num próximo tutorial vamos mostrar quais as ferramentas principais que estão disponíveis neste sistema.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
@Pplware convem indicar que o Tails pode ser usado numa VM para experimentar, no entanto correr numa VM tem algumas implicações
https://tails.boum.org/doc/advanced_topics/virtualization/virtualbox/index.en.html
https://tails.boum.org/doc/advanced_topics/virtualization/index.en.html#security
De resto tudo impec! =)
Quer o melhor sistema operacional deixe o windows e o resto do linux e fique com o Deepin.
Agora falando sério, o Deepin esta impossível instalar, não passa do momento em que formata a partição e começa a instalar aparece o uma quadro manda a gente tirar foto e mandar o erro para eles “GT código”.
Tá difícil até fazer download pelo portal oficial da china, lava dias kkkkkk para terminar. O resto da mirror dá erro e não instala. Tens alguma solução?
Digo QT código
Esses titulos……tsc tsc tsc
fedora 29 saiu ontem:
getfedora.org
Mais do mesmo, a aparência continua sendo a ordinária do Gnome Vanilla + Adwaita.
Pelo que sei, não de deve instalar o Tails… Aliás ele até dava um aviso quando se utilizava uma máquina virtual que a privacidade estava comprometida…
O Tails é uma distro para utilizar numa “Live Pen” e quando se tira a pen da porta USB ele “subscreve” toda a informação da a memória ram por dados “random” para ser impossível retirar info dela…
Não existe sistema que garanta privacidade se utilizar o mesmo computador, placa de rede com a mesma internet que usa diariamente. Igual se rodar em USB, porque todo o hardware continua o igual. Se quer segurança fique entre as ovelhas e jamais saberão que és um lobo.
Macchanger pá fazer spoofing do mac address mas acho que o tails já tem essa opção embutida. Ou então compra uma antena usb
Heads e Whonix trazem ainda uma maior privacidade.
#FikDik
Quer privacidade não use redes sociais, não compre pela internet, não use Google.