Quanto tempo aguenta o seu portátil com Ubuntu?
Aprenda a aumentar a autonomia da bateria do seu portátil
Apesar da evolução tecnológica, as baterias que fornecem energia aos dispositivos continuam a ser o “elo mais fraco” de todos os periféricos (talvez seja importante abrir uma excepção para a fantástica bateria do iPad).
É verdade que hoje em dia há também mais recursos (ex. Wireless,Bluetooth, etc) a consumir energia mas, mesmo assim, era interessante que as baterias de hoje garantissem mais autonomia. Não havendo bateria, podemos sempre nós optimizar o nosso sistema. Para quem usa Ubuntu ou derivados, vamos o Laptop-mode-tools.
Todos nós sabemos que a autonomia de uma bateria está normalmente associada à gestão que o sistema operativo/utilizador faz dela. Actualmente os sistemas operativos já possuem ferramentas para realizar essa gestão, no entanto há algumas funcionalidades extra que podemos activar.
Laptop-mode-tools é uma ferramenta que permite aumentar a autonomia da bateria do nosso equipamento com Linux. Na prática, ao instalarmos o Laptop-mode-tools podemos alterar alguns parâmetros directamente no kernel, como é o caso da funcionalidade Laptop Mode. Para facilitar a acção do utilizador, esta última versão vem com uma versão gráfica.
Como instalar o Laptop-mode-tools?
Antes de instalar o Laptop-mode-tools, deverá remover o TLP caso o tenha instalado no sistema. A última versão do Laptop-mode-tools pode ser instalado via PPA que é gentilmente disponibilizado pelo site WebUpd8. Para instalar basta correr os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/unstable sudo apt-get update sudo apt-get install laptop-mode-tools |
Para iniciar o modo gráfico do Laptop-mode-tools basta executar o comando
gksu lmt-config-gui |
Dentro da interface poderá proceder a activação/desactivação de um conjunto de módulos (associados à placa gráfica, disco, USB etc) que permitirão aumentar a autonomia da bateria. E está feito…simples, rápido e, segundo os testes realizados, muito bons resultados.
Em média, qual a autonomia da bateria do vosso portátil?
Este artigo tem mais de um ano
Consigo 4h +-. Apenas com o bumblebee instalado. Vamos la experimentar isto!!
Muito bom já que um dos pontos fracos do Linux é a sua autonomia.
Parabéns.
pontos fracos??!
eu em relação ao windows consigo logo + 1h30 a 2h… com o elementaryOS….
Vou experimentar e comparar!!
True…consigo quase o dobro da autonomia no ubuntu do que no windows (se bem que a minha bateria está “mais pra lá do que pra cá” visto que tem 3 anos)
sim, pontos fracos, a meu ver é um ponto fraco , com ubuntu ou ubuntu-based distribuições perco autonomia, o que aguentava mais tempo era com ubuntu 12.04.3 com unity-2D .
Sem nada instalado consigo cerca de 4h (ubuntu 13.10) com a luminosidade a baixo de metade … Com isto ainda não testei xD
No MBP o OSX aguenta muito mais que em Ubuntu, logo mais fraco ou não é relativo.. De Windows para Linux é uma melhoria, de OSX para Linux não (estamos a falar em termos de bateria)
Ubuntu Gnome 13.10, e aguenta cerca de 5h 😀
As minhas baterias aguentaram sempre muito mais tempo com Windows do que com Linux. Há pessoas que dizem o contrário – NÃO ME INTERESSA. Essa é a experiência delas, e esta é a minha.
Outra coisa, usar Windows e Linux com bateria, alternadamente, em dual boot, deixa a bateria completamente descalibrada ao fim de poucas utilizações.
Gostei do software e tentei instalar mas deu erro: Talves seja por causa do kernel k atualizei?
…
Setting up laptop-mode-tools (1.64-1~webupd8~raring2) …
Error for wireless request “Set Power Management” (8B2C) :
SET failed on device wlan0 ; Invalid argument.
Failed.
* Laptop mode
enabled, not active
SETTING OF KERNEL PARAMETER FAILED: echo ondemand \> /sys/devices/system/cpu/cpu0/cpufreq/scaling_governor
SETTING OF KERNEL PARAMETER FAILED: echo ondemand \> /sys/devices/system/cpu/cpu1/cpufreq/scaling_governor
Setting up sdparm (1.07-1) …
Processing triggers for ureadahead …
Boas, alguém sabe como meter o ubuntu a funcionar correctamente com duas gráficas? (intel hd4000 + ati hd6550), algumas ferramentas dizem que tenho uma ati hd5650 outras dizem ati hd6550… já tentei varias vezes e nunca consegui, é que só me falta isso para passar a ter o meu laptop com o ubuntu e largar o windows. é que sem ter isto a funcionar, não consigo ligar o pc a monitores e/ou projectores, para lém de que aquece muito e faz muito barulho, e na bios não consigo forçar a utilização só de uma das gráficas :\
boas…
não pesquisei…de certeza que existem mais que uma solução…
Um desenrasque é desactivar uma das graficas…
http://www.noobslab.com/2013/10/enable-laptop-mode-and-other-tweaks-to.html
secção Dual GPU Tweak:
usando esse programa em java…nunca tive maquinas com 2 graficas…talvez a proxima…
Boas! se tiveres o ubuntu 13.10 basta instalares os softwares de proprietário. Podes usar o seguinte comando:
sudo apt-get install fglrx fglrx-pxpress
depois é só fazeres reiniciar o pc. Podes escolher qual das gráficas queres que fique a funcionar no amd catalyst control center.
Caso tenhas uma distribuição mais antiga, o melhor tutorial que conheço é este
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1930450&page=82
este é para o ubuntu 13.04 mas na primeira página da conversa do forum tens o procedimento para o 12.04 e 12.10.
Espero que ajude!
Abraço
Existe alguma alternativa ou software semelhante para quem usa Windows?
Sim, Macbook Air 😉
7 a 9 horas de trabalho diário sem ligar o transformador.
Concordo com o Rui especialmente se usas ferramentas da Adobe.
Pergunta idiota… O que é que a Adobe tem a ver com o Mac Air e a autonomia de trabalho?
Nada, foi só um exemplo dado mas ter algo para usar After Effects, Premiere, Photoshop e qualque outro da marca o Mac é melhor do que o Windows devido à autonomia maximizada e maior estabilidade do sistema 🙂
umas impressionantes 3:20 horas com o Ubuntu 13.10
Eu devo ser a única pessoa neste país que nunca conseguiu mais autonomia em Linux. No Windows consigo sempre bastante mais tempo, vá-se lá saber porquê. Até com o Bublebee instalado e o wifi/bluetooth desligado, Ubuntu tem menos autonomia que no Windows. Enfim…
Também dá para responder ao Antartico.
Esse é o problema de comprar um computador com o ‘autocolante’ do Windows.
É por isso que gostava de meter as mãos num system76 ou similar. 🙂 Infelizmente não temos isso nas lojas 🙁
Já somos 2 e no windows consigo temperaturas mais baixas já no ubuntu aquece nas horas.
isso acontece porque não tens os drivers correctos, porque as temperaturas deviam ser semelhantes
Já eu é o mesmo no Mint 16 as temperaturas vão aos 70 full load e rondam os 55 em ambiente desktop, coisa que no windows estavam sempre mais baixas conseguia mesmo em modo eco temp de 40. Existe algum modo eco que possa por no Mint? Uso um Toshiba NB-520 1.5Ghz com 2Gb DDR
quem tem gráficas da AMD não consegue tal feito a não ser que desactive a gráfica
Eu temperaturas não chego a notar grande diferença, agora nunca consegui mais autonomia. Já tive várias distros diferentes, diferentes configurações, drivers, tudo. Não consigo bater a autonomia do Windows.
A meu ver a comunidade do Linux/Ubuntu etc. devia de dar um pouco mais de foque no desenvolvimento do controlo de recursos.
Não tens gráficas hibridas? pode ser esse o problema. Em windows a gráfica de baixo consumo é que está ativada por definição. Só quando jogas é que muda. Em ubuntu o suporte ainda é fraco, e está sempre ligada a de alto consumo.
Pc’s Intel+nvidia ou intel+amd[ATI]
Eu uso o Xubuntu por o XFCE ser mais leve q
Eu uso o Xubuntu 13.10 64b por o XFCE ser mais leve que o Unity, mas consigo 6 horas no meu eee pc 1215B a navegar na net, 5 horas se tiver a programmar no netbeans, maquina virtual, firefox, thunderbird e workbench.
Que sortes, o meu em wind 2,5h em ubuntu na melhor das hipóteses 1,2h
faz um teste…
instala o powertop…e avalia onde estas a gastar mais 😉
http://www.linux.com/learn/tutorials/638380-powertop-finds-power-hogs-on-your-linux-pc
podes fazer ajustes e criar até bonitas paginas web, com todos os dados de uma forma bonitinha, para comparares os diversos workloads..
cmps
já vi que poucos sabem configurar as gráficas e mantêm as duas ligadas ao mesmo tempo o k provoca um dreno de energia brutal. vejam se têm duas graficas no portatil, eu tenho um asus com uma intel e uma nvidia usando apenas a intel a bateria dura me entre 4 a 5 horas no ubuntu, com a da nvidia a funcionar menos de duas horas, no windows 8 e no 7 nunca consegui chegar as 4. melhor alternativa a este programa é o tlp
essa é uma feramenta que no foturo substituirá o lmtools, a meu ver…
uma outra que já referenciei é o powertop, para detectar, quem e quanto está a ser gasro e algumas formas de corrigir isso…
Embora haja muita gente que não sabe configurar as gráficas, em que no caso em que falas te, de teres uma gráfica intel e outra nvidia necessitas do bumblebee.
Mas na maioria são logo levados ao engano assim que iniciam pela primeira vez o SO(linux)… Pois o gestor de hardware(drivers) aconselha-te a instalar uns drivers da nvidia que não são os correctos, e o que leva algumas vezes a a este erro “stopping system V runlevel compatibility”.
E que este conselho leva muita das vezes a utilizadores menos entendidos a desistirem de instalar o (linux), visto ser “estúpido” aconselharem-te uns drivers incorrectos, ou não!!
Andre, podes explicar como que metes apenas a intel a funcionar no ubuntu?
Eu tambem tenho INTEL+NVIDIA e tenho instalado no ubuntu 13.10 bumblebee + TLP mas mesmo assim a bateria so me dura no máximo 2 horas.
Já Agora que diferenças existem TLP vs Laptop-mode-tools?
Eu tenho um 870z5e que me dura cerca de 10 horas em utilização moderada, web browsing ,medium light e reprodução de video…
chego ao ubuntu já coloquei alguns tweaks mas fica sempre nas 5 horas :\ o que para mim é uma nódoa
O meu funciona por 8 horas, tenho Dell e ja testei em trabalho e este foi o maximo que aguentou.
pra quem tem debian jessie, qual é o procedimento?
eu acho que é o mesmo…
isntalas o laptop-mode-tools, configuras-o e depois verificas…
instala o powertop que dá muito geito, para perceber onde a tua maquina esta a drenar mais bateria… 😉
até hoje apenas no zorin OS 6 que consegui uma boa economia de energia. agora migrei pro debian e não consigo fazer minha bateria durar a mesma coisa
Qual a diferença entre TLP vs Laptop-mode-tools?
são duas ferramentas de gestão de energia, etc…
o LTP é muito mais dificil de configurar…mas pelo menos no passado tinha muito mais granularidade a nivel de configuração que o laptop-mode-tools…
A grande diferença é que o LTP, á partida te permite uma configuração melhor…mas muito penosa!!
Como configuração simples, o laptop mode-tools é bem fixe…
O LTP, acho que permite configurar por exemplo os varios modos de energia p-state dos micros intel, etc…mas não estou muito por dentro…
Eu para já não vou perder tempo com ele…alguém ha-de no futuro melhorar a forma como o configuramos…é que é muito parametro mesmo…mas podes sempre experimentar e ja vez a diferença…
Se tiveres um, não instales o outro e visse versa…porque alguns recursos são partilhados pelos dois e depois andam “ás turras” um com o outro…e da asneira…aliás se instalares um e depois tentares instalar o outro…em debian era suposto te perguntar se queres remover o outro programa…
Existe uma coisa chamada powersave para processadores Intel que serve para isso mesmo, a ultima versão ajuda na popança de energia na geração 6 e 7 dos cpu’s.
Desculpem a gralha é o powertop