Q4OS – Um distro Linux que se confunde com o Windows XP
O Windows XP “partiu” a 8 de Abril de 2014 mas a verdade é que continua a ser muito utilizado. De acordo com alguns estudos, o Windows XP ainda vai demorar cerca de 2 anos a desaparecer e nesse sentido é preciso encontrar uma boa alternativa.
O Pplware já deu a conhecer várias distribuições que podem bem ocupar o lugar do Windows XP. Hoje a nossa sugestão vai para a distro Q4OS.
Chama-se Q4OS e é uma distribuição Linux que se confunde facilmente com o Windows XP. Esta distribuição foi criada com o objectivo de ser rápida, funcional, mas ao mesmo tempo ser bastante simples de usar.
Além das características referidas, os responsáveis pela distribuição focaram-se também na segurança, fiabilidade e suporte aos mais diversos sistemas de terceiros.
Esta distribuição é baseada no Debian, tem poucas exigência ao nível de hardware e tem um conjunto de características que se adaptam a ambientes virtualizados.
Para quem procura uma boa alternativa Linux ao Windows, sem duvida que o Q4OS é uma óptima escolha. Toda a navegação no sistema é muito intuitiva e o sistema facilita as mais diversas acções do utilizador. Experimentem…não vão ficar desiludidos!
Download: Q4OS 64bits [309 MB] | i386 [331 MB]
Homepage: Q4OS
Este artigo tem mais de um ano
Vem com o Trinity. 😛 Um fork do kde 3.
https://www.trinitydesktop.org/
e ainda por cima baseada em Debian 😛
pois é…
Esta interface parece-me muito melhor 😛
Finalmente um kde com um sistema de menus simples 😛
Parece ser agradável…
cmps
Correção: Não é “Linux XP” no primeiro parágrafo, mas sim “Windows XP”
Boa. Correcção feita. Obrigado pelo reparo.
eh eh eh, eu avisei logo no título “Q4OS – Um distro Linux que se confunde com o Windows XP” 🙂
Boa tarde, no meu pc tenho instalado o Linux Mint. Será boa ideia trocar para este Q4OS?
Obrigada
Eu gostei bastante deste.
“,,,Sim o ambiente é muito engraçado, no entanto tem um problema em reconhecer as redes de wifi. E assim torna-se inútil…”; mais abaixo falam neste problema, o PEDRO, tb o notou? se sim como o resolveu ? ou n sera bem assim ?
grato
xi
Boas Zombie,
Testei em VirtualBox, não experimentei ligar a nenhuma rede wifi.
.
Atualmente o Linux Mint é o melhor…. a versão 17 esta rodando redondinha, estável e muito, muito rápida!!!
.
Boas, há em português? Dá para correr num portátil com um processador centrino a 1.6? Obrigado.
o mint ja n eh pa pcs antigos….ja exige 2g ram etc….| pcs com centrinos e 1g ram…fica apertado…,
Sim o ambiente é muito engraçado, no entanto tem um problema em reconhecer as redes de wifi. E assim torna-se inútil…
e n da pa resolver ?
Creio que este é o grande e grave problema do Linux, não ter uma “imagem” própria! Ou tenta ter uma interface igual ao iOS, ou ao XP ou ao WIn8.1….
Unity, Gnome, Openbox, XFCE, dizem-te alguma coisa…?!
XP pode até ser, mas iOS, Win8.1 ??? Até onde sei iOS e sistema de dispositivo embarcado. e Win8.1 ao meu ver é só uma interface embarcada integrada (e empurrada) a uma versão nova do Windows 7
alguém me pode ajudara configurar a rede por ethernet nesta distribuição?
Eu instalei esse linux no meu pc mas não consigo ativar o som eu tenho um asus x55u
Infelizmente não consigo fazê-lo ficar na linguagem ptbr.
Quando se faz uma reportagem, penso eu, deve-se mencionar se tal distribuição tem linguagem/idioma nativa.
Olá Tony. É possível que esta distribuição Linux não venha com o pacote de idioma pt-br instalado de base. No entanto, os ambientes de trabalho das distribuições costumam permitir instalar idiomas adicionais.
Experimenta o seguinte:
1. Abre o terminal e executa os seguintes comandos:
sudo apt-get update
sudo apt-get install tde-i18n-ptbr-trinity
2. Vai ao centro de controlo e seleciona a linguagem português do Brasil.
Em princípio resolve o problema. 😉
Já testei. É muito boa mesmo! Só encontrei dois problemas – não está à vista onde está a central de programas o que pode frustar os utilizadores do linux e baralhar os que não são já que não sabem como instalar e os icones podiam ser melhor desenhados.
Também é de sublinhar que o xp é usado muito por empresas por aceitar os softwares que eles usam. Não sei se este sistema com o wine iria abrir esses softwares corretamente lembrando que eles estão ligados a pequenas impressoras e máquinas fabris, eu sei porque já trabalhei muito… Gostei deste sistema, é 1000 melhor que o xubuntu (que para mim não vale nada o que prometem). Este sim é muito rápido e muito fácil de usar.
Uma dúvida – já tentei instalar o mega baixando o deb de um aplicativo. Ele não abre o centro de aplicações. Eu nem o encontro. Alguém sabe como resolver isto? Pelo que vi é o unico problema que tem. De resto parece ser genial.
Olá. Para instalar aplicações .deb com um duplo clique basta instalar o Gdebi. Esse aplicativo funciona como um instalador gráfico de pacotes .deb. Mas eu reconendo instalar o Kdpkg. Basicamente ele faz a mesma coisa que o Gdebi, mas só que de forma muito mais eficiente. Abra o Synaptic (se não tiver, instale. Abra um terminal e digite: sudo apt install synaptic) e pesquise por “kdpkg” sem as aspas e instale. Depois basta ir até onde está o pacote .deb, clicar sobre ele com o lado direito do mouse e depois em “Debian package Install”. O processo é automático.
Zorin 10 tem para tudo desktop antigo até ao computador mais avançado.
Não gostei!!! É uma imitação barata do Windows XP.