Puppy Linux 8.0: Se gosta de velocidade experimente esta distro
O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.
Recentemente foi lançado o Puppy Linux 8.0. Vamos conhecer as novidades.
O Puppy Linux é uma distribuição que foi desenvolvida por Barry Kauler em 2003. Esta distribuição Linux corre em qualquer máquina e traz já um conjunto de aplicações instaladas e ferramentas de gestão do próprio sistema.
Esta distribuição está disponível para máquinas com arquitetura de 32 bits e 64 bits e ocupa apenas 330 MB, incluindo:
- Gestor de janelas JWM
- Gestor de ficheiros ROX
- Browser Palemoon
- Claws como cliente de e-mail
- MPV media player
- Abiword como ferramenta de edição de texto
- Gnumeric (um estilo de Excel)
Esta nova versão é baseada no Ubuntu 18.04 Bionic Beaver e traz várias novidades, das quais se destacam o kernel 4.19.23 e atualizações de várias aplicações/ferramentas populares como é o caso do Palemoon, DeadBeef, quickpet, pburn, JWM, change_kernels, Gnumeric, AbiWord, MPV, Samba, jwmdesk, Geany, Simple Ccreen Recorder, mtPaint, dunst, Transmission, pkg, uget, osmo etc.
Vejam o Puppy Linux em ação
Para quem pretender colocar facilmente o Puppy numa PenUSB pode usar a ferramenta Lili USB Creator (veja aqui como fazer). Experimentem e estejam atentos ao desempenho do sistema que de facto impressiona.
Este artigo tem mais de um ano
Lá vou eu testar isto no meu velhinho Magalhães. Se consigo ter o Windows 10 também devo conseguir ter isto. Só é pena a placa gráfica ser de apenas 1024*762
…funciona
Pode não funcionar. O vídeo de teste (que foi feito numa CPU octa core com 16GB de memória RAM) menciona que é necessário um processador Core 2 Duo.
LOL Nonsense
Olá!
Tudo bom?
Qual é a sua placa de vídeo (modelo correto)?
Peppermint também é uma boa distro..
Absolutamente horrivel!!!
Se querem velocidade isso depende do que instalam, escolham um Desktop leve e programas que não sejam pesadões… qq distribuição tem versões minimal.
Ele usa jwm que é um WM.
Muito mais leve que qualquer DE.
É realmente muito feio. Mas os PC antigos precisam de alternativas, já que, por exemplo, a próxima distro do Lubuntu vai deixar de ter versão para 32 bits.
“próxima distro do Lubuntu”, a sério?! :O
Migro para o Debian, para poder manter a funcionar alguns “dinissauros”…! 😀
32 bits tá morrendo mesmo, em qualquer SO.
Tal qual foi o 16 bits.
É melhor aceitar.
Lubuntu novo vai usar o LXQt ao invés do LXDE. E o LXQt é sim mais pesado, não foi feito visando computadores da época dos dinossauros e sim computadores antigos da “nova geração”.
O Lubuntu actual (18:10) já usa LXQt e ainda tem versão para 32-bit. Há computadores antigos da nova geração que, apesar de suportarem 64-bits, correm melhor SO de 32-bits. O Lubuntu sempre foi o Ubuntu “lightweight”, agora vai ser só mais um *buntu. A questão é que, se eu tenho uma máquina boa, a que propósito hei-de instalar Lubuntu?
Queria ter sugestões de uso para aproveitar os 32 bits, como K62-500 com 256/512 Mb de memória. Sei que no uso diário, fica ruim… mas, poder aproveitar e colocar em locais, de atendimento ao público, como escrever textos, documentos, enviar e-mails, consultar algo… para não simplesmente, jogar no lixo ou reciclar… dar um uso, + nobre…
bem… com 16Gb de RAM existem poucos sistemas operativos que não sejam rápidos. Digam-me como se porta em um macbook 2008 (4.1) só com 2 GB de RAM e eu mudo logo!
Funciona bem num Mac mini de 2006 com um giga de ram, por isso…
Uso mint 19.1 nesse macbook e roda bem
Ótimo sistema operacional. Utilizo muito para fazer backup e remoção de vírus em manutenções.
+1
É bastante rápido sim senhor:
É uma distribuição Linux que corre inteiramente na ram, isso permite velocidades muito superiores em relação às distribuições que correm no disco.
É um estoiro, envergonha muita “gente” !
…é Ubuntu based, no thanks! Não sei se já fizeram, mas sugeria um Tutorial de instalação de Arch para o PESSOAL experimentar (sem ser em VM)
afinal já havia, sorry
Aprenda a instalar o novo ArchLinux passo a passo
Existe uma versão Slackware-based. Se és PRO, vais de SLACKWARE.
Mas vá lá, há outra opção, o Slitaz Linux.
Não sei até que ponto que o Slax será mais leve.
velocidade o Fedora Xfce live e veloz….. e o teste esta a ser feito em uma makina do seculo pasado. usb live sem corector ortogarfico Opps. PT…
https://fedoraproject.org/wiki/Test_Day:2019-03-26_Modularity_Test_Day
uname -a Linux localhost-live 5.0.0-300.fc30.i686 #1 SMP Mon Mar 4 22:47:53 UTC 2019 i686 i686 i386 GNU/Linux
cat /proc/cpuinfo
Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 3.40GHz
cat /proc/meminfo
MemTotal: 1536140 kB
Digita free -h ou free -p e mostra o uso de memória ram ao iniciar em cold boot.
O ruim do Fedora é usar codecs, drivers e programas proprietários.
free -h ou free -p ?
São comandos que devem ser postos no terminal quando você iniciar o computador pela primeira vez para assim vermos qual é o uso de memória ram.
Algumas distribuições é free -h, outras é free -p. Por exemplo, no Manjaro não aceita free -p.
Alguém pode me falar como ele colocou aquele status na lateral direita eu gostaria de aprender a fazer aquilo ou só me passar o nome do programa para eu procurar por favor 🙂
Procura por Conky config
obrigado 😀
Linux e sua mania de exigir máquinas pesadas para atividades simples… se não for pra programação o Linux é muito mal otinizado. Até o Windows consegue rodar a maioria dos programas e jogos atuais num setup medíocre. Enquanto isso no linux você precisa do triplo do hardware pra rodar a mesma coisa (não falo apenas sobre jogos)
Furada!!! O wifi não funciona com WPA2…
Como deixar a linguagem em português???? alguém sabe ou tem o pacote??? por favor ajude envie para meu e-mail ej.quintas@bol.com.br
Eu sempre gostei muito do Puppy Linux porque, para uso em live usb é o mais rápido que já vi. Obviamente muita gente sugere distros como o Mint ou o Linux Lite, mas em live até eles são bem ruins de usar, enquanto o Puppy voa, o que é muito útil para manutenção, como reparar tabela de partições no gparted, ou fazer backup de arquivos em uma máquina que não dá pra acessar o sistema original por alguma razão…