PinePhone: O smartphone open-source Linux está em pré-venda
Lembram-se do PineTime, o smartwatch Linux que custa apenas 25 dólares? A empresa PINE64 tem agora, em pré-venda, um smartphone Linux que custa apenas $149.99.
Conheça as características deste smartphone que promete agitar o mercado.
Depois de um período em que apenas esteve disponível aos programadores para avaliarem a segurança, o PinePhone entrou agora em pré-venda. Este smartphone open-source custa apenas $149.99 e tem um conjunto de especificações interessantes.
Batizada de "Brave Heart", esta primeira edição chega totalmente estável e estará disponível para todos os utilizadores.
Quais as especificações do PinePhone?
Antes de comprar este smartphone é importante que conheça as suas especificações. O PinePhone tem um ecrã de 5,95" HD IPS que garante uma resolução máxima de 1440×720 pixéis. O CPU é um ARM Cortex A-53 a 1,2 Ghz e a GPU é uma MALI-400. Este smartphone suporta várias distribuições Linux.
O PinePhone chega com 2GB de RAM e 16GB eMMC de memória interna. A câmara principal é de 5MP e a câmara de selfie é de 2MP. Podem conferir todas as especificações aqui.
Os responsáveis pelo produto já referiram que o equipamento vai ter suporte, em breve, para o KDE Plasma Mobile. O PinePhone pode mesmo suportar Ubuntu Touch.
Este é sem dúvida o equipamento ideal para gosta de ter um sistema verdadeiramente aberto. Além disso, está ainda disponível uma plataforma de desenvolvimento.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
….sem uma store…não vai longe
Sudo apt-get install …
Sudo apt-get install instagram facebook Linkin… Package not found
Para quê uma app se podes criar simplesmente um atalho para a página que pretendes e ainda por cima é mais rápido a abrir do que qualquer app.
yeep.
Os papuços têm sempre de sentir falta de apps que exigem ligação à net para refresh…
Muito gostam de outro man in the middle…
Esperem aí, não há nada de nenhuma marca qualquer que ela seja mais barato e com melhores specs?
Com estas specs está morto à partida…..
lol este produto tem um publico alvo logo não está nada morto a partida alias vai ter bastante sucesso com tem tido os outros produtos que eles tem lançado. As pessoas não conseguem ver além do umbigo depois dá nisto….
Por isso todos os linuxes para telemóvel falharam todos. Qual está activo e a ser vendido?
Se achas que 2GB de ram e 16 GB eMMC são boas, boa sorte. Nisto dá os fan de qualquer coisa. Se és tao red hat fan mete o cent os 8 a trabalhar….
E depois se os AOSP não têm hipótese sem os serviços Google quem quer uma coisa sem apps?
Para brincar pego no PI é é melhor….e mais versatile barato
Qual está ativo? Android, o sistema operacional dominante para smartphones 😉
Não sei como é que o Arch, Debian, Slackware ou até mesmo o Gentoo ainda rodam sem uma store.
Há gente que ainda não sabe o que é o Linux e o Open Source
e há gente que não sabe a diferença entre um pc e um telemóvel!
Pelo preço e as especificações, parece ser ótimo. Apenas o armazenamento (ou a falta deste) é que me deixa um pouco a hesitar. Para quem procura uma alternativa a Android ou iOS… está aqui uma e que poderá ter uma vida melhor que o Windows Phone.
Já é hora de quebrar a hegemonia das grandes empresas de internet. Um aparelho open source é importante e muito bem vindo. E por não estar em contato constante com a Google ou Apple, é provável que ele seja mais rápido.