pfSense: provavelmente a melhor firewall open source
Para quem necessitar de um router ou firewall pode simplesmente usar um PC e a distro FreeBSD pfSense. Sim, é verdade, esta super distribuição tem todas as funcionalidades que precisa.
Tudo o que é router ou firewall segue uma arquitetura semelhante à de um PC. Estes equipamentos ativos de uma rede de dados executam um conjunto diverso de funcionalidades baseadas em software (e também em hardware).
O pfSense é uma solução gratuita, baseada no FreeBSD, que permite transformar qualquer máquina num super e potente router/firewall. Esta plataforma é bastante popular e adaptável a qualquer cenário de rede de dados (ex. rede doméstica, rede empresarial, rede universitária, etc).
O projeto pfSense iniciou-se em 2004, como um fork do popular m0n0wal, tendo como principal objetivo transformar um simples PC ou uma máquina virtual num autêntico router/firewall, não dependendo de qualquer hardware específico.
O que pode fazer com o pfSense?
Firewall
- Filtragem por endereço IP de origem e destino, protocolo IP, porto de origem e destino para tráfego TCP e UDP
- Capaz de limitar as ligações simultâneas para cada regra
- pfSense permite filtrar ligações baseado no Sistema operativo que a iniciou.
- Opção para registar (log) o tráfego correspondente a cada regra.
- Política de routing altamente flexível, sendo possível selecionar ogateway associado com a regra (para balanceamento de carga, failover, múltiplas WAN, etc)
- Permite a criação de grupos de IPs, redes e portos e usá-los na criação de regras. Isso ajuda a simplificar as redes de firewall e torna-as de fácil compreensão, especialmente em ambientes com múltiplos IPs públicos e diversos servidores.
- Capacidade para operar em modo transparente na camada 2 – pode ligar interfaces em modo bridge e filtrar o tráfego entre elas, podendo configurar um firewall sem endereço IP
- Normalização de pacotes
Network Address Translation (NAT)
- Redirecionamento de portos, incluindo faixas e a utilização de múltiplos IPs públicos
- Redirecionamento 1:1 para o IP ou sub-redes inteiras
- NAT de saída
- Reflexão NAT
Balanceamento de carga
- Balanceamento de carga de saída – Balanceamento de carga de saída é utilizado com várias ligações WAN para fornecer balanceamento na carga e failover. O tráfego é direcionado para o gateway desejado ou uma pool de balanceamento de carga, configuração feita para cada regra de firewall
- Balanceamento de carga de entrada – Balanceamento de carga de entrada é usado para distribuir a carga entre vários servidores, isto é comum usado em servidores web, servidores de e-mail e outros. Os servidores que não respondem às solicitações ping ou ligações da porta TCP são removidos do pool.
VPN
- O pfSense oferece três tipos de ligações para VPN, IPsec, OpenVPN, e PPTP.
Servidor PPPoE
- O pfSense oferece um servidor PPPoE. Uma base de dados local pode ser usada, assim como RADIUS para autenticação com suporte opcional para accounting.
Gráficos RRD
Os gráficos pfSense RRD mantêm o histórico das informações sobre o seguinte:
- Utilização da CPU
- Throughput total
- Estados da firewall
- Throughput individual para todas as interfaces
- Taxa de pacotes por segundo de todas as interfaces
- Tempo de resposta a ping do(s) gateway(s) da interface WAN
- Filas de traffic shaper em sistemas com priorização de tráfego permitido
DNS Dinâmico
Um cliente DNS Dinâmico está incluído para que se possa registar o nosso endereço IP público com um número de serviços de DNA dinâmico:
- DynDNS
- DHS
- DyNS
- easyDNS
- No-IP
- ODS.org
- ZoneEdit
Captive Portal
O Captive Portal permite que se force a autenticação, ou o redirecionamento para uma página de acesso à rede. Isto é normalmente usado em redes com Hotspot, mas também é amplamente utilizado em redes corporativas como uma camada adicional de segurança em wireless e acesso à internet. DHCP Servidor e Relay.
- PfSense inclui também funcionalidades DHCP server e relay
Atualmente o pfSense vai na versão 2.7.2 e pode ser descarregado gratuitamente no link em baixo.
Uso à muito das free é The best!
Usas a nível profissional ou apenas recreativo/home?
PfSense uso como home_lab, no entanto para pequena empresa/serviço usaria sem problemas, chega e sobra.
Empresarial usamos FortiGate.
Hei-de adquirir um equipamento para começar a brincar com isso.
Empresarial também uso Fortigate, e não tem concorrência a sério pelo preço praticado.
Fortigate não tem comparação, sobretudo nos problemas de segurança recentes
Atenção, Pfsense não é uma distro Linux. O sistema operativo da appliance é o FreeBSD.
Por essa ordem de ideias, não havia distros.
Meu caro Pedro. O @Tone têm razão. A base do pfSense é FreeBSD. Ou seja, quanto muito pode chamar-se uma distro FreeBSD mas nunca uma distro Linux.
Saudações
Se assim for a base de pensamento, tens meia dúzia de distros. O resto é tudo a sua distro base.
Não percam tempo…depois leiam os textos pf: “O pfSense é uma solução gratuita, baseada no FreeBSD”.
Bom dia 🙂
leva lá a bicicleta….
Boas, penso que se estavam a referir à primeira frase do artigo
“Para quem necessitar de um router ou firewall pode simplesmente usar um PC e a distro Linux pfSense”
Existe opensense e a versão home da sophos que mete essas 2 a 1 canto
Opensource ou free não existe melhor que pfsense, opensense é gira para noobs, expert users fiquem-se por pfsense.
Usei muitos anos antes de ter appliances fortigate ou checkpoint em casa
O chekpoint é pago, não é? Sabes se têm assinaturas para clientes individuais?
appliance fisica com features que pagam subscrição.
claro, têm para qualquer cliente
Acho que deve analisar melhor a solução antes de classificar opnsense como sendo para noobs, demonstra muita falta de conhecimento e respeito já agora.
opnsense possui um core semelhante, com a vantagem de ter atualizações bem mais frequentes, a base freebsd é também mais recente.
Fui utilizador de pfsense durante vários anos e depois de observar a forma como ambos evoluíram, a mudança para opnsense foi óbvia.
Choca-me o facilitismo em como se usassocia o termo noob a algo em que não se domina verdadeiramente.
Sugiro que experimente opnsense mais a fundo.
Opensense tem menos flexibilidade, customizacao e plugins, é essencialmente concebida para se usar com GUI, se usas GUI és noob, what else?
Ai esta o expert toto do linux que pensa ser um expert na mao direita…linux não serve pa nada so mm para totos brincarem e depois se querem trabalhar ou jogar vao para windows ou mac
Linux não serve para nada, então porque é-o sistema operetivo da Internet. Para. Brincar, então o sistema financeiro que usa diariamente é uma brincadeira pois está suportado em 72% em Linux. Se não sabes pensar Apple, se tens vida própria e queres estar seguro Microsoft. Se queres estar seguro e não tens vida própria e gostas de usar a cabeça Linux.
Apple não deixa de ser um derivado do Unix como o Linux mas muito muito mesmo muito fechado
O único limite da estupidez é a ignorância
Oh senhor barão, realmente a estupidez humana é certa. Tens de ir urgentemente ao veterinário para ver se ele consegue limpar o teu cérebro devido às ideias de bosta que debitas. MAC é para burros que não sabem usar Windows, pois Linux está fora das tuas capacidades cerebrais, logo iria dar-te um nó a esse teu débil cabeço a que chamas de cérebro. Procura aprender antes de dizeres baboseiras
Mas tem limitações ou não …
Obrigado
Completamente
Pfsense vs Ipfire
Pplware, vão publicar algum tutorial de configuração?
Para mim, pfSense e Opnsense são as melhores
Iptables nu e cru!
Iptables é mais rápido mas menos seguro, já pra não falar nos bugs, útil para routers, pouco útil pra firewalls, aí pf é superior
Define “menos seguro”
primeiro um é bsd o outro unix, se isso não te diz nada é porque não percebes muito do assunto..
se queres saber mais é melhor aprofundares
Pedro Pinto, pfSense não é uma firewall, é um sistema operativo com uma firewall e um conjunto de software anexo para várias outras coisas, como por exemplo os gráficos que depois se vê, etc.
No FreeBSD existem nativamente 3 firewalls, como eles afirmam “FreeBSD has three firewalls built into the base system: PF, IPFW, and IPFILTER, also known as IPF.”
No Linux, as mais conhecidas são iptables (que deixou de ser a aconselhada) e a nftables que veio substituir precisamente a iptables.
Acho que confundiste os assuntos, e chamar firewalls a coisas que são um aglomerado de software, é como chamar utensílios de cozinha a um restaurante.
“pfSense® – World’s Most Trusted Open Source Firewall”.
🙂
Faz alguns anos que testei a pfsense e acabei por descartar por não incluir a funcionalidade de Internet Proxy. Acabei por apostar no IPFire que no geral muito me satisfaz, pela simplicidade de utilização, segurança e flexibilidade na configuração de regras da FW. Apesar da boa impressão que tenho da pfsense, pelo menos por agora manter-me-ei fiel à IPFire
Pfsense não é para noobs, podes ter proxy, tens de instalar o package squid