PplWare Mobile

PCLinuxOS: A distro que o pode fazer mudar para Linux


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Anderson Hendrix says:

    Gosto das Distro’s Linux mas não uso por causa do Adobe Photoshop, infelizmente o GIMP não me convence.

  2. OSVANDER says:

    Minha ex-distro, usei por mais de 3 anos, só tenho elogios por ela mas, a brasileira dirigida por agente smith.
    Foi uma pena eu sair mas, é a evolução. Passei para o linux Deepin e outro linux mint.
    Saudades do meu querido pclinuxos Br.

  3. Fernando Dantas says:

    Sempre é bom testar outras distros não baseadas em Debian e Ubuntu. A última vez que usei esta distro foi em 2010 e já na altura pareceu-me muito estável e bem polida

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Linux é horrível !! Comando para aqui,comando para ali,não dá.No Windows com um simples gesto do rato fazem-se coisas que no Linux demoram séculos a fazerem-se.Não compensa a mudança.Só mesmo para quem é fã,geek ou saudosista.As novas gerações então nem se fala !! Se lhes falarem de Linux nem sabem o que isso é.Mas é a pura verdade.Só quem anda na área das tecnologias é que percebe,os outros não e estão-se nas tintas.Infelizmente é a realidade.

    • nop90 says:

      A minha avó usa Linux, para e-mail, facebook e pouco mais. Não a considero geek, talvez o problema esteja do teu lado companheiro. Nem todos têm capacidade para mudar de hábitos e aprender coisas novas.

      • SANDOKAN 1513 says:

        “nop60”,ai a sua avó usa Linux num PC ?? Essa é boa !! Uma pessoa idosa,ora,ora.Há pessoal que é da área e vê-se negro em certas coisas e a sua avó é que ia utilizar o Linux ?? Quanto ao outro assunto o meu problema não está em mudar ou habituar-me ao Linux.É um sistema operativo muito difícil de usar,mas mesmo muito !! Mas você vê alguém no dia-a-dia utilizar Linux nos PC’s ?? Ou quase todos utilizam massificamente o Windows como sistema operativo ?? Por amor de Deus,sejamos realistas !! Num universo de 10 pessoas,8 utilizam Windows,1 utiliza o macOS e outro qualquer uma distribuição Linux.Se tanto,se tanto !! Não façam das pessoas parvas.Querem simples e directo usem Windows,querem ser geeks e saudosistas usem Linux.Tenho dito,meu caro.

        • SANDOKAN 1513 says:

          “nop90”,já agora,o seu ao seu dono.Peço desculpa. 🙂

        • Rui Gomes says:

          Atualiza-te!

        • Lucas says:

          Eu não percebo esse horror a5linh de comandos ou CLI! Fiz u. Artigo chamado CLI vs GUI para a faculdade e olha que no final do estudo ficou a ganhar o CLI ou terminal e por muitos de avanço! Eu crio uma série de pastas em Linux com “mkdir pics201{0..9}” para criar pastas de fotos de 2010 a 2019. Num piscar de olhos, e no directório em que as queira, basta especificar o path (absoluto ou relativo)… faz lá isso em GUI, faz lá isso em windows! Coitadinho… é que o Windows desinvestiu à muito na linha de comandos para ter um maior controle dos users do SO! E tu dizes-me “ah mas Windows tb tem terminal”, e eu respondo: “queres comparar o terminal Linux ao terminal Windows…mesmo???”
          Quem quer entender um sistema operativo usa linha de comandos essencialmente, e depois não usa um sistema operativo que tem proibições para tudo, usa Linux que o trata como adulto, livre e responsável.
          E eu uso Windows? Só mesmo para jogar!

        • osvander says:

          Mentira, num universo de 10 pessoas 4 usam linux e, linux é fácil demais de se usar só quem usa sabe. Quem só vive de Ruindows nunca saberá. Estas extremamente desatualizado cara!!!!

        • nop90 says:

          Companheiro, a minha avó nunca tinha tocado num PC antes, o que tiver à frente é o que vai aprender, seja win, *nix ou MacOS, entende?
          Agora, como bem disseram noutros comentários, isso é preguiça, falta de capacidades ou más experiências no passado. Para um uso casual e doméstico, qualquer um dos 3 grandes sistemas serve, até o ChromeOS.
          Com Synaptic, stores e outros tantos softwares que já vêm com o S.O. você não precisa do terminal/linha de comandos para nada, está simplesmente a ser teimoso ou troll, na pior das hipóteses, não tem capacidade de aprendizagem, mas isso eu perdoo porque não somos todos iguais, preguiça para aprender é não tem desculpa.
          Informe-se, actualize-se. A vinda do Windows 10 veio empurrar muito boa gente para o Linux e são sempre bem vindos, cada vez mais as distribuições estão user-friendly, precisamente para que pessoas como você não tenham de mexer no bicho papão, perdão, na linha de comandos.
          Aprendi MS-DOS há uns 15/18 anos, ainda me lembro perfeitamente do dir, cd .., move a.txt c:\, ren nome novo_nome, etc, etc, etc…. está a dizer-me que não aprende que sudo apt install firefox num instante?
          Aliás, espera, nem precisa, Firefox normalmente vem na maioria das distribuições, mais uma vantagem em relação ao Windows.
          No Linux tens praticamente tudo instalado por omissão, no Windows, abrir dezenas de sites, instalar tudo e mais alguma coisa, sabe-se lá quando é que os sites são de confiança ou não, etc, etc, etc…
          Mas continue a apregoar as maravilhas do Windows, quando a própria Microsoft já pensa em mudar para um kernel Linux…

      • Filipe Coelho says:

        Bem dito companheiro! Tinha um professor meu que dizia que os problemas num computador geralmente estão entre o ecrã e a cadeira.

        • nop90 says:

          Óbvio. Uma pessoa de idade que nunca usou PC, tanto lhe dá que seja A, B ou C, o que aprender é o que vai usar. A única diferença é a força de vontade em aprender, o jovem aí acima não tem vontade de aprender e experimentar, caso contrário saberia que disse uma grande barbaridade. Com Synaptic, stores e afins, quem faz uso casual e doméstico não precisa do terminal/linha de comandos para nada.

          • Thom G Santos says:

            “nop90” é imensamente divertido ver fanboys brigando por causa do Windows kkkkk eu tbm uso Windows 10 pra jogar no Steam e nos jogos do Xbox que são PlayAnyware. Mas meu SO casual é o Linux Mint. Aprendi a programar msdos tens uns 8 anos. E sem estudar nada para terminal Linux ainda acho ele extremamente mais fácil. Sem falar que depois que minha esposa descobriu uma cópia da “Google search” no terminal, onde vc digita o nome do programa que vc quer instalar e o o terminal diz: “Você quis dizer ‘isso’ ? Digite apt install ‘isso’ para instalar”
            Se eu tirar o Linux do Pc até ela me xinga kkkkk

    • Bill says:

      Risos, este é um exemplo claro de alguém totalmente desatualizado.

    • ADILSON BAPTISTA MOREIRA says:

      Não seja tão preguiçoso e mentiroso também né meu amigo, onde que tudo que se faz no Linux é a base de terminal? Sua smartv é a base de comandos? Seu smartphone com Android é tudo nos comandos também? Hoje uma grande parte das distros Linux não usam o terminal para instalações ou atualizações, pelo jeito acha que tudo é igual no arch Linux.

    • Marcelo Nascimento says:

      Pode dar um exemplo de um gesto no Windows que precise de comandos no Linux? Há anos não preciso do terminal, posso estar desatualizado…

    • Daniel Silva says:

      Relaxa galera, é só mais um pedido desinformado querendo pagar de intelectual dono da verdade… O Linux só tem muita documentação para terminal porque tem muita gente antiga de informática que acostumou com essa forma de trabalhar e continua a usar assim, mas o Linux é muito mais do que isso: Android é um Linux com gerenciador de pacotes próprio, qualquer Arcade portátil com Raspberry Pi é Linux Powered, imma pancada de servidores de internet rodam Linux. Só não se popularizou nos desktops por uma junção de fatores: pessoas como esse falastrão que não sabe do que está falando + um departamento de TI do governo vendido pra Microsoft que faz sites importantíssimos serem compatíveis apenas com Internet Explorer, o pior e mais inseguro navegador de internet existente!!!

    • Maurício Garrido says:

      Meu caro. Me diga o que é.mais fácil e pratico: um simples “sudo apt-get install qualquer-coisa” ou vários next, next e finish? Sem falar que com este comando vc não corre riscos de instalar aplicativos indesejados para os amantes do Windows desavisados que não gostam de ler ou se atualizar… Me faça uma garapa. Aposto que utiliza Windows piratão com seus velhos bugs. Vai estudar parceiro! Não sabe brincar, não desce pro play não.

    • LuisaTerminal says:

      Quando alguém fala que Linux precisa de terminal, eu já caio na risada… youtube.com/watch?v=c1NLbI5W30M

    • Joao says:

      Sei identificar uma pessoa retrógrada e não querendo insultar diretamente, só lhe tenho a dizer, pesquise mais um bocado, informe-se antes de dar qualquer que seja o trashtalk, qual é o problema de utilizar o ambiente Linux só que quem nunca mexeu em puro ano 2019 é que não sabe do que fala, com as mais variadas distribuições que são suitable para certo tipo de ações e para certo tipo de pessoas. Tem Linux à sua volta e nem se apercebe, hoje em dia até em Windows e já agora, acabe com a concepção que Linux é só comandos no terminal. Existem imensos sistema gráficos, é só procurar

    • Samuel says:

      Que desactualizado!! Comandos no Linux para tudo!! Deves ter utilizado um Linux de 1995. LOL

    • Jakim says:

      20 anos atrás poderia ser validado… Não é obrigatório gostar…
      E assim termina a reflexão sobre o artigo para passar á clubite

    • Sir Diglas says:

      Linux não e para preguiçosos analfabetos e pessoas leigas como são os usuários windows no linux o que vale a pena e sua liberdade segurança e aprendizado

    • Renato carrion says:

      Hoje Linux está muito fácil de se usar, em casa temos Linux mint e usam com certa facilidade.
      Comandos eu uso quando preciso fazer algo bem específico, pois do contrário tudo funciona a contento.

      • Daniel Silva says:

        Pois é!!! Acho que esse cara pensa que todo Linux é que nem o Gentoo, Linux from Scratch ou Arch Linux… A maioria hoje segue o bom e velho estilo Ubuntu, onde basta acessar a loja e clicar em baixar que o sistema faz tudo sozinho!!! Segue a lista: Ubuntu (e suas flavours), Debian, Deepin, Elementary… A lista continua, mas vou ficar um tempão escrevendo se for listar todas as distros…

    • Victor says:

      Lol, isso era antigamente, as distros modernas e user-friendly como o Mint e outras, a papa já vem toda feita, só precisa saber ler e usar o rato. Acede ao menu de aplicativos e clica para a abrir o que pretende, tal como no Windows. A grande diferença é que no Windows presisa de instalar uma pilha de aplicativos para os diferentes usos, enquanto que o Linux já instala por defeito todos os aplicativos necessários para o utilizador comum, como acontece tb com os sistemas MacOs

    • SauloSSs says:

      É verdade que o Windows é o sistema operacional mais usado, mas somente isso. Desde o 2010, não é necessário utilizar comandos para operação do Linix, utilizo o terminal porque é mais cômodo. O Linux é tão fácil para usar quanto o Windows, desde que você esteja disposto a aprender, como o “NOP90” disse que a avó utiliza, minha mãe teve contato com computadores em 2011, o Note tinha Windows e o PC da sala tinha Linux e ela preferia a máquina com Linux por ser mais rápida.

  5. LuisaTerminal says:

    Só o nome da distro já me deu nauseas

  6. Osvander says:

    Cambada de desatualizados, o Linux NÃO precisa da linha de comando pra nada. Eu sempre uso a synaptic.

  7. Bruno says:

    O problema do Linux não são as distros que além desta há várias interessantes. O problema é a falta de suporte de aplicações importantes para edição de imagem e vídeo, Nem falo no Photoshop que se tornou caríssimo, mas não haver Affinity para Linux é um problema e quem trabalha não quer estar dependente do Wine ou outros sistemas de virtuaização com as falhas conhecidas.
    Querem dar força a Linux, convençam os developers a criar bom software para Linux.

  8. WILIAN SAMUEL ALVES SOUZA says:

    Minha filha de 9 anos prefere o Linux no dualboot desde os 7 anos! Sem falar do Android…
    E agora que o Windows tem kernel Linux, como fica? Haha. É provável que futuramente a Microsoft substitua seu kernel pelo Linux.
    Deve ser um fanboy de 13 anos.

    • Bruno Couto says:

      O que é que isso tem a ver? Trabalho em UNIX há mais de 20 anos, é preciso saber o que se diz antes de abrir a boca para não cair no ridiculo.

  9. Gilvan Rodrigues Gonçalves says:

    Jesus… Quanta briga kkk Eu uso o Windows versão baixada em 19.06.2019 super top. Muitos recursos… Gosto demais do Linux mas concordo não haver alguns pacotes para profissionais, tipo o Office do Windows é e continua o mais amigável e organizado. Agora são opções diferentes para gostos diferentes. Não tenho nada contra um ou outro…

    • Daniel Silva says:

      O Linux está cheio de pacotes para profissionais!!! Só do Office tem uma enxurrada: WPS Office, Libre Office, Open Office, sem contar que se a pessoa realmente quiser muito rodar o Microsoft Office, consegue pelo PlayOnLinux, Wine ou CrossOver!!! O problema que todo mundo reclama sobre compatibilidade dos documentos gerados no Office da MS é culpa da própria MS, que fica adicionando códigos que evitam que outros programas abram seus documentos corretamente. E pior que isso, quando as empresas que fazem os outros pacotes Office conseguem compatibilizar seus programas com o código da Microsoft, a MS altera o código e quebra tudo de novo!!! Esse lenha lenha só vai acabar quando as pessoas podem a adotar formatos de documentos abertos, que não podem formatação entre programas. O mesmo ocorre com Photoshop, Corel Draw, entre outros programas: alternativas existem e são muito boas, basta ter paciência e bom senso pra saber que é um software diferente mas que faz a mesma coisa, então você precisa aprender a trabalhar com esse novo software, da mesma forma que você teve que aprender os outros um dia. Se você dirige um carro automático todo dia, não vai dirigir um carro manual exatamente da mesma forma, precisa se adaptar, e esse mesmo conceito de aplica a celulares, sistemas operacionais e programas diversos!!!

      • Daniel Silva says:

        Respondi e não prestei atenção no corretor ortográfico”consertando” coisas que não deveria
        Correções:
        “Esse LENHA LENHA só vai acabar quando as pessoas PODEM a adotar formatos de documentos abertos, que não PODEM formatação entre programas…” na verdade é “Esse LENGA LENGA só vai acabar quando as pessoas PASSAREM a adotar formatos de documentos abertos, que não PERDEM formatação entre programas…”

  10. Rui R. says:

    Trabalho com os 2 tipos de SO: Windows e Linux. Na minha opinião, ambos têm vantagens e desvantagens. Gostava de poder implementar uma rede com pcs em linux com gestão centralizada através de ad/gpos com a mesma facilidade com que o faço em windows. Gostava de poder ter o Outlook no Linux para usar o office 365. O windows numa rede corporativa ganha na integração e gestão centralizada no meu conhecimento.

  11. headbrother says:

    Como se fala o Ditado popular, para inglês vê !

  12. Hermínio Cerqueira says:

    Utilizei o PClinuxOS durante muitos anos mas a Versão de Junho de 2018 causou-me tantos problemas que definitivamente mudei-me para uma solução mais fiável o OpenSUse Leep 15.1 KDE 64 e estou muito mais satisfeito pois é uma Distro sólida 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.