PCLinuxOS – 3 novas versões de manutenção disponíveis
PCLinuxOS: MATE, LXDE e MiniKDE
Uma das distribuições preferidas dos utilizadores Linux é o PCLinuxOS, segundo alguns ranking publicados sobre as distribuições Linux mais populares. Esta distribuição, derivada do Mandrake, foi criada em 2003 por Texstar, um antigo colaborador da distribuição Mandrake que a criou com o objectivo de ser fácil de usar e que conseguisse tirar a melhor performance dos sistema.
O PCLinuxOS tem mais de 12.000 pacotes disponíveis nos repositórios e oferece suporte adicional para mais de 85 idiomas. Recentemente foram disponibilizadas 3 novas versões de manutenção disponíveis. Vamos conhecê-las.
O PCLinuxOS é uma distribuição Linux user-friendly, com suporte out-of-the-box para os mais diversos dispositivos de hardware e que tem usa como ambiente gráfico o KDE (apesar da comunidade ter disponibilizado versões com o LXDE e XFCE – ver aqui). Esta distribuição pode ser executada através de um Live-CD ou instalada nativamente e usa o Synaptic como gestor de software.
Durante as ultimas semanas, os responsáveis pelo projecto PCLinuxOS disponibilizaram 3 versões de manutenção:
PCLinuxOS-MATE 2013.0715
A versão PCLinuxOS-MATE 2013.0715, tal como o nome indica, vem com o ambiente gráfico Mate 1.6. Para quem não conhece, o Mate (que vem por omissão no Mint) é um fork do Gnome 2 e é compatível com o Gnome 3. Conheça aqui todas as características do Mate 1.6. Além do Mate, esta versão inclui também:
- Kernel 3.4.52
- Pulse Audio
- Ultimas versões do Firefox, Thunderbird, Pidgin, Great Little Radio Player, Simple Screen Recorder e Skype.
- Clementine e VLC
- Jogo PysolFC Solitare
Download: PCLinuxOS-MATE 2013.0715: 32 bits | 64 bits
PCLinuxOS-LXDE 2013.07
O PCLinuxOS-LXDE 2013.07 vem com o ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais, os objectivos que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.
Outras novidades:
- Kernel 3.4.52
- Painel para controlo do volume adicionado
- Pulse Audio activo por omissão
Download: PCLinuxOS-MATE 2013.0715: 32 bits | 64 bits
PCLinuxOS-KDE-MiniME 2013.07
O KDE é o principal rival do Gnome. Oferece uma interface bonita e atraente e em muitas situações muito mais funcional que o Gnome. O PCLinuxOS aposta muito neste ambiente de trabalho e o resultado final é simplesmente fabuloso.
Outras novidades:
- Kernel 3.4.52
- KDE 4.10.5
- Pulse Audio activo por omissão
O PCLinuxOS disponibiliza duas versões com o KDE: Uma versão Full e outra minimalista. Ambas as versões podem ser descarregadas aqui
Download: PCLinuxOS-KDE-MiniME 2013.07: 32 bits | 64 bits
E são estas as novidades que o projecto PCLinuxOS disponibilizou nas ultimas semanas. KDE para quem gosta de um ambiente gráfico funcional e bonito, MATE para quem gosta de um ambiente gráfico moderno e o LXDE para quem necessita de um ambiente gráfico minimalista.
Quem usa ou já usou o PCLinuxOS? Qual o vosso feedback desta distribuição?
Este artigo tem mais de um ano
Boas. Não consegui perceber o que são versões de ‘manutenção’. Alguém me pode explicar?
Cumps.
Actualizações. No entanto, lançaram tb a versão co XFCE e LXDE.
Pois eu tambem fiquei a espera de ser versao de manutencao, como um linux baseado para manutenção e testes para efetuarmos ao nosso computador.
Este Sistema operativo é rolling release, o que quer dizer que instalas uma vez e depois vais atualizando e mantendo sem ter de reinstalar de meio em meio ano para ter a ultima versão(o ubuntu e derivados também permite fazer upgrade, mas não é a mesma coisa,aconselho sempre a uma clean install).
Assim as roling releases tendem a lançar versões para para quem quiser instalar o OS pela primeira vez não ter de estar a instalar as atualizações desde a primeira versão (imagina ter de instalar 10 anos de atualizações se instalasses uma rolling release com 10 anos de idade 🙂 )
Pedro, sabes dizer quais as principais diferenças entre o KDE e o mini KDE?
Boas ! Não é MiniKDE, é MiniME. É o PCLinux quase sem programas. Ou seja, cada um instala apenas o que quer sem ter que levar com centenas de programas que nunca irá usar.
Poderemos, por exemplo, instalar o MiniME, instalar os programas que queremos e depois fazer a nossa própria versão do PCLinux OS.
Relembro que esta distribuição é uma rolling-distro e não é necessário constantes instalações. Eu já a uso à muitos anos e basicamente só fiz três instalações ! Quando a instalei pela primeira vez, quando mudei para o KDE4, e agora quando mudei de computador e aproveitei para instalar a versão de 64bits. Tudo simples e eficaz ! Basicamente mantive a minha partição/home e o resto foi canja !
Não, também não é miniME, é KDE-miniME.
No subtítulo está: PCLinuxOS: MATE, LXDE e MiniKDE
e na descrição está: PCLinuxOS-KDE-MiniME 2013.07
Só posso dizer uma coisa, é a melhor distro que utilizei até hoje. Para mim em Linux só existem 2 distros, Pclinuxos e as outras lool. Toadas as distros são boas e Windows igual, depende sempre da necessidade de cada utilizador. Se és um gamer, ou usas consolas ou Windows, se gostas de ir á net, word, downloads, musica, ver uns filmes então Linux é mais que suficiente e tens a vantagem de sem gratuito. Cumprimentos a todas as comunidades, o importante é existir variedade para que possamos escolher o que mais se aproxima das nossas necessidades.
Aqui consegui um link direto para o PCLinuxOS-KDE-MiniME 2013.07
http://linux.softpedia.com/progDownload/PCLinuxOS-MiniME-Download-11665.html
Boas
Eu quero fazer um mediacenter para os meus filmes, musica, series, fotos etc…
Esta versão parece ser simples de usar, mas ainda não sei qual vou instalar.
Marques; Se vc quer uma mediacenter terá q usar uma distro PCLINUXOS KDE4
Obrigado
Alguém me dá uma ajudinha, estou com problemas em coloca-lo numa pen…
É só fazer download pelo synaptic instalar o unibootin e usar para colocar numa pendrive
Meu sistema operacional é PCLinuxOS Br LXDE e uso a mais de 5 meses e não penso em mudar nada, adorei esta distro. Nota 10 p ela.
saudações
Não falam da espectacular (mas pesada) versão PCLINUXOS FullMonty Desktop?
Com tantas distros que já experimentei decidi uma vez mais “marrar” com o Pinguim e li algures que esta distro funciona muito bem em portáteis do e-escola nomeadamente o Fujitsu-Siemens V5515 até mesmo por causa do chip gráfico SIS 3 Mirage. Vai daí e instalei esta distro no portátil. Até aqui tudo bem mas pôr isto em Português e dizer ao sistema que estou em Portugal e quero isto em Português é que ainda não descobri. Vamos lá ver como isto corre…