Pplware

Os 50 locais onde não esperaria encontrar Linux – Parte V

Os “50 locais onde não esperaria encontrar Linux” é uma compilação de cinco artigos que despertou bastante interesse e mostrou até onde pode ir a importância e o poder do Sistema Operativo livre Linux.

Depois de termos repartido os 50 locais pela Parte I, Parte II, Parte III e Parte IV, hoje vamos mostrar os últimos 10 locais desta compilação que pretende e promete não ficar por aqui…

 

41. TOMMY HILFIGER

Segundo indica o artigo no Linux Journal, a empresa de moda Tommy Hilfiger escolheu uma nova estrutura para o seu negócio: e-OneGroup e Linux, no ano de 2001. Os representantes da empresa referem que esta alteração salvou, significativamente, a Tommy Hilfiger de tempo e de despesas e era a única solução comparativamente a outro sistema operativo.

 

42. VENDAS DA TOYOTA MOTOR

A Toyota teve um projecto piloto (de 30 exemplares) de um sistema Linux para ligar os concessionários Toyota às suas fábricas. O sistema era “um sistema de raiz baseado na Web e tinha 30 funções diferentes incluindo encomenda de peças, garantias, operações de venda e reparações”. Dado o sucesso desse projecto, a Toyota adoptou-o e fez chegar aos seus outros 1200 concessionários este sistema baseado em Linux.

 

43. TRAVELOCITY

A agência online de viagens Travelocity tem ao seu dispor um conjunto de servidores que trabalham com Linux. Segundo indica o artigo da Network World, a gestão da empresa ambicionava melhorar a flexibilidade e diminuir o tempo dispendido. Estas foram das principais razões para a implantação de Linux, que se mostrou a escolha mais vantajosa sobre as outra alternativas do mercado. Os gestores da empresa admitem também serem grandes fãs de sistemas open source, da partilha de propriedades, de custos e de colaboração e preferem usar software e ferramentas desenvolvidas por outras pessoas e, assim, aceder mais facilmente a essas mesmas ferramentas.

 

44. PLAYSTATION 3

Enquanto o Linux não vem pré-instalado na PlayStation 3, foi projectado de forma a possibilitar uma fácil instalação, e o artigo da Gamespot indicou em 2006 que a Terra Soft Solutions estava a colocar o Yellow Dog Linux 5.0 disponível para download para a PS3. Para a instalação desta distro é necessário um teclado, um cabo USB e um rato. O utilizador deverá ter o disco da PS3 particionado em duas partições, de forma a que o GameOS e Linux possam ser executados a partir do mesmo disco.

 

45. NETBOOKS

Também estes laptops em miniatura, designados Netbooks, que têm estado em voga nos últimos anos, são adeptos de Linux e vêm muitas vezes já com distribuições minimalistas como Xandros ou Linpus, optimizadas para funcionar de uma forma eficiente uma vez que os Netbooks são computadores com recursos limitados ao nível de espaço e preço. Apesar da grande maioria ainda ser vendido com o SO Windows instalado, eles são enviados com o Linux, e talvez seja onde mais acontece em massa, ao contrário de outros laptops.

 

46. ALGUNS MODELOS DELL

Nos últimos anos, essencialmente entre 2007 e 2008, distribuições Linux como Ubuntu colocaram a maior prioridade alguma vez aplicada na facilidade de utilização e nos esforços para angariar a parte do mercado detido pela Microsoft. Como consequência, grandes empresas como a Dell e outros fabricantes de PC em série, colocaram Ubuntu e outras distros Linux no pré-carregamento dos seus produtos.

 

47. ROBOAT ASV

O artigo da Linux Pro Magazine indica que o Roboat ASV é uma embarcação de pesquisa que se destina a recolher dados sobre a população de baleias do Pacífico e coopera com o departamento de biologia marinha da Oregon State University. Segundo o artigo, esta é uma embarcação movida pelo SO Linux. Este é um teste considerável de capacidades tecnológicas do Linux, uma vez que este género de actividade de pesquisa passou a abranger grandes áreas geográficas durante longos períodos de tempo e a baixos custos. Pode ser visto um vídeo acerca da actividade do Roboat ASV aqui.

 

48. IBM iDATAPLEX (CANADÁ)

O maior supercomputador do Canadá, o iDataPlex IBM, encontra-se alojado na Universidade de Toronto e é também suportado pelo SO Linux. Segundo a Globe and Mail, o custo maciço da máquina iDataPlex é de 50 milhões de dólares e tem tanto armazenamento como um depósito cheio de frigoríficos. Apresenta muitas tarefas de carácter exigente, como por exemplo, a execução de 300 triliões de cálculos por segundo, simulando o clima da Terra, daqui a 100 anos, em quatro dias e a ajudar os investigadores no estudo da radiação cósmica de fundo.

 

49. CERN

Já aqui tinhamos mencionado o CERN aquando a recriação do Big Bang e da questão da antigravidade. Hoje o assunto é Linux. O CERN utiliza o Scientific Linux em grande escala para aplicações de missão crítica. O Free Software Magazine indica que o SO Linux alimenta a máquina de 10 biliões de dólares, o LHC, Large Hadron Collider, responsável por fazer pesquisas subatómicas importantes. Foi também no CERN que o conhecido Tim Berners-Lee inventou o link hypertext, na década de 80, quando era funcionário da organização. O CERN corre também Linux nos seus 20.000 servidores internos.

 

50. ARQUIVO DA INTERNET

Este é um daqueles serviços que, provavelmente, grande parte dos internautas já usou: o WayBack Machine. É uma máquina do tempo da Internet e guarda o estado dos Websites em determinadas datas. Quem o usa está, inadvertidamente, a ser servido por centenas de servidores x86 a correr Linux.

 

51. ALGUNS SITES MICROSOFT

Eram só 50, sim, mas este quinquagésimo primeiro lugar é bastante especial uma vez que pertence à Microsoft. Também a gigante – senão a maior rival – da informática se rendeu à capacidade e competências do Linux. Conforme podem verificar no NetCraft, há vários sites com domínio da Microsoft a utilizar o Sistema Operativo Linux. Alguns desses sites são, por exemplo, o http://download.microsoft.com/ e o http://search.microsoft.com/.

 

E ficou assim completa uma compilação, não de 50, mas de 51 locais onde o Sistema Operativo Livre é o mais capaz de responder às necessidades existentes e também o que mais vantagens traz sobre outros sistemas existentes no mercado. O SO Linux conseguiu ser o preferido em importantes organizações como o CERN, o Departamento de Defesa da América, a FAA, o Parlamento Francês, o Governo Mexicano, a Google, IBM, CISCO, Wikipédia e até mesmo a própria Microsoft.

Esta foi uma compilação extensa mas acreditamos que o mundo Linux ainda tem muitas mais surpresas e estes 51 locais são apenas uma pequena parte de utilizadores.

Hoje temos duas questões:

De todos os locais apresentados, qual foi o que mais vos surpreendeu? E, em Portugal, onde seria mais pertinente colocar Linux, e porquê?

 

Artigos Relacionados

Exit mobile version