PplWare Mobile

OpenSuse 12.3 – Uma distribuição Linux de TOP

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alfonso says:

    Eu experimentei a versao live KDE,(que so consegui escrever na pen usb com o SUSE image writer; com LILI e afins deu erro),e de fato pela amostra esta excelente.Abraço

    • Pedro Pinto says:

      Estranho. O Lili não costuma falhar. Qual foi o erro?

      • Alfonso says:

        Bom,o processo de escrita foi finalizado, tanto no LILi como no universal usb installer, aparentemente td certo,mas no caso da instalaçao com lili chegou ao ecra de boas vindas,escolhi a opçao de prosseguir com live e na linha de comandos deu erro( algo como falha em escrever em MBR, sem certezas), na universal usb installer, nao chegou sequer ao ecra de boas vindas, a iso nao estava corrompida porque tentei varias diferentes, e repeti o processo varias vezes.
        Com o suse image writer foi a primeira.

        • Carlos Carvalho says:

          Boa noite tens de ter em conta um factor muito importante que é o montante de espaço que vais dedicar ao sistema permanente , o erro pode estar aí .

          Cumprimentos

          Carlos Carvalho

          • Alfonso says:

            Obg pelo feedback, depois de ter esmiuçado um pouco mais, cheguei a conclusão que o problema passava mesmo por ai, abraço.

  2. Luis says:

    nunca usei embora tenha testado outras distribuições, só não uso linux pelas ferramentas que uso e que não existe suporte mesmo com o wine.
    É de lamentar as empresas não oferecerem suporte para os demais S.O´s existentes, pois aí a competitividade e adesão seria enorme na comunidade.
    Sempre achei o linux uma grande aposta no mercado Open Source mas, que podemos fazer.

  3. KaiserSoze says:

    O Opensuse e uma das distros que experimento sempre e sinceramente e a que mais gosto pelo polimento e pelo detalhes que apresenta. No entanto ha sempre uma pequenina coisinha irritante que falha e que me faz nao manter a distro como SO principal no meu PC.

    A 12.3 pareceu-me uma das melhores e mais bonitas de sempre, no entanto… O som esta sempre a perder as definições…. O problema vinha da RC2 e passou para a final. Na RC2 ainda consegui arranjar, mas na final perdi a paciência, com imensa pena.

    Queria mesmo usar o Opensuse como Distro principal, mas como digo, ha sempre uma coisinha irritante que nao funciona e faz o utilizador perder 70% a arranjar o SO…

    • como eu te compreendo … para instalar o sistema optimos no ubuntu são duas linhas de comandos … no opensuse perdi dois dias … com isso e depois mesmo instalado o fan do meu pc estava sempre no máximo .. 😀

    • Carlos Carvalho says:

      Boa noite eu também tenho exactamente a tua opinião , já não é a primeira vez que tento e de facto existem sempre detalhes que me fazem não ficar a usar a distro .

      Cumprimentos

      Carlos Carvalho

    • Santos says:

      Eu idem!
      Gosto deste sistema, já o tive instalado 2 ou 3 vezes, mas também devido a faltar sempre algo, acabei por ir para o Caixa Mágica. À cerca de um ano tenho usado o CM, mas agora vou instalar o Mint KDE.
      Já me vi tentado a instalar de novo o Windows 7… mas quero continuar com Linux.

  4. JP (djlinux) says:

    Testado e aprovado, mas… Aparecem aplicações em duplicado no menu iniciar…Foi só comigo ou mais alguém teve esse pequeno “Bug” ?

    • WILL1AN says:

      Isso ocorre, pois o aplicativos pode pertencer a várias categorias, mas pode ser resolvido, clicando no menu com botão direito e “editar aplicativos” e posteriormente edite o menu do KDE, apagando os duplicados.

      • JP (djlinux) says:

        Não é bem isso, isso eu sei que pode acontecer, por exemplo como o Office Draw. O que me esta a acontecer é ter a mesma aplicação duas vezes repetidas no mesmo menu, por exemplo o Gimp esta duas vezes repetido no menu Gráficos, na Internet tenho o Feed Reader…

  5. luis says:

    tenho bootcamp no Mac com lion/Win8.Sempre que tento arrancar com a pen formatada com o lili nnca consigo fazer o boot… depois de seleccionar linux, arranca sempre o windows 8. Uso refit.

    Alguem sabe como contornar isto?

  6. cnavigator says:

    Sempre tive muita curiosidade pelo OpenSUSE, mas o comodismo e ultimamente a escassez de tempo fizeram-me ainda não explorar muito o Linux fora do Debian e seus derivados. No entanto esta famigerada distribuição parece ter tudo para ser adoptada como a principal nas nossas máquinas.

    Em outras notícias, o Ubuntu GNOME Remix (agora Ubuntu Gnome) é oficialmente parte da família Ubuntu.

    Já agora, agradecer ao pplware por esta contínua dedicação ao Linux, ainda há pouco tempo atrás fizeram a divulgação do LXPuppy que eu desconhecia por completo, mas que veio mesmo a calhar, com compatibilidade com os repositórios Ubuntu e interface LXDE, da qual sou adepto para deixar máquinas medianas a voar, tem dado imenso jeito 😛

  7. Gilberto Landim says:

    Gostei muito do artigo e aprendi bastante com os comentários.

    OpenSUSE é uma das “distros” que eu mais aprecio. A última “release” impressionou-me no desempenho da “web” e na ausência absoluta de travamento nas “n” tarefas que submeti este sistema operacional.

    Respeitando as opiniões de todos, agradeço a atenção, na expectativa de que tenham felizes dias!

  8. Rui Costa says:

    Trabalhei com o Suse, mais tarde Open Suse, desde 2001 a 2007 e raramente me deixou mal. Era uma distribuição muito completa e muito fácil de “pôr a trabalhar” mesmo a um nível profissional.

    A título de exemplo na empresa existiam cerca de 12 a 15 máquinas de desenvolvimento, entre portáteis e desktop’s, um servidor web (HTTP + POP + SMTP + IMAP) e todos os servidores dos clientes – que se bem me recordo chegaram a ser mais de 40 – estavam equipados com o Suse.
    Alguns clientes, além do ERP em plataforma Web que corria sobre Linux/Apache, tinham também postos de trabalho preparados por nós com o Suse.

    Tinhamos ainda, porque a net era lenta, uma máquina que todas as noites fazia automaticamente download das actualizações da Suse. Assim, no dia seguinte, para mantermos as máquinas actualizadas não necessitávamos de efectuar downloads para cada computador, as actualizações já estavam numa máquina da rede interna.

    Entre redes mais ou menos complexas, impressoras “esquisitas”, sistemas automáticos de backup (para tape, discos usb, máquinas remotas e DVD’s), bridge’s, máquinas com kernel recompilado, máquinas com Windows virtualizado e outras coisas mais, tudo funcionava sobre rodas. Os maiores “sustos” eram as avarias de hardware.

    Reconheço que recentemente me aconteceu conseguir configurar algum hardware mais facilmente no Ubuntu do que no Suse mas tirando isso…

  9. José Múrias says:

    Tenho a OpenSuse desde a versão 10.1 ou 10.2

    Gosto bastante a ponto de não querer mudar.
    Estava a ver que a pplware agora que anda a escrever mais sobre o linux não iria escrever nada sobre esta distribuição.

  10. diogo says:

    Eu já tinha usado a versão anterior e gostei muito mas motivos pessoais tive que desinstala. Tenho que testar esta nova, mas à primeira vista parece estar muito boa. Agora ,tenho uma duvida em relação ao grub. Eu cria fazer com que o grub reconhece-se um clone de uma partição com o windows xp. Isto é possivel de ser feito? E se sim como posso fazer?

  11. Rui Costa says:

    Já agora, quem quiser pode ir a http://susestudio.com/ e configurar um LiveCD à sua vontade, ou seleccionar de entre as configurações já existentes, executar “no browser” para verificar o resultado e só depois efectuar o download.

    Este é um serviço que ainda não encontrei em nenhuma outra distribuição.

  12. Lagafe says:

    Gosto imenso do OpenSUSE. Utilizo imensas vezes em máquina vritual. A única coisa que trava adotá-lo como sistema padrão são é ser RPM. A popularidade do Ubuntu e Mint fazem com que grande parte dos novos produtos apareçam em DEB e quando são em RPM muitas vezes são direcionados para o Fedora. Agora para quem não quer fazer muitas experiências e quiser uma distro sólida e estável não vejo melhor que o OpenSUSE. É realmente muito bom.

  13. Linux Fan says:

    Boas,

    Gosto sempre de esperimentar distribuições linux à medida que estas se vão tornando disponiveis por duas razões: Uma, pelo conhecimento e gosto por esperimentar o que se faz neste campo; duas, porque ainda não encontrei (até agora) uma distribuição que conseguisse por tudo a funcionar no meu SAMSUNG R580 (normalmente as drivers Wlan0)

    Disse até agora, porque finalmente, e com uma grande ajuda por parte deste OS, tenho as drivers a funcionar, com a mesma qualidade que tenho no Windows. Estou bastante feliz com esta distrubuição. O KDE 4.10 é bastante rápido, tudo detetado, as melhorias que este tráz fazem-se realmente notar. Utilizava Mint 14 KDE, mas esta distribuição é fantástica. Recomendo vivamente,

    Cumprimentos

  14. WILL1AN says:

    Uma melhoria que percebi, pelo menos no meu Desktop, é em relação ao boot que melhorou significativamente, já que na versão 12.2 durava cerca de 50 segundos ou mais, e na versão 12.3 dura apenas 22 segundo, e 35 seg para ficar pronto para uso após carregar o kde.
    era a única coisa que incomodava, pois nas outras distros linux era bem mais rápido o boot.

  15. monux says:

    Fiz a instalação e não consegui acessar outros 2 hds (ntfs).
    Procurei a solução em alguns foruns e não consegui resolver.
    Voltei para o Linux Mint Debian 🙂

  16. Humberto Franco says:

    Instalei no meu INSYS M76SU e a placa wifi não é reconhecida …. 🙁

    Quando uso sem instalar, a wifi funciona … instalo e deixa de ser reconhecida !!!

    Nunca tive este problema com outra distro …

  17. Paulo Guarnieri says:

    Que que essa droga tá fazendo aí?
    Uma vez eu fiquei uma semana baixando essa distribuição pra instalar no meu pc, pois tinha vários gigas, não lembro, digamos 7gigas de tamanho. Pensei, deve ter até torradeira nela. Resultado, quando instalei, fui ouvir uma música, deu um aviso: está faltando plugin não sei do que, clique aqui para procurar. Ficou o dia inteiro vasculhando a internet e não achou. Então vou assistir um vídeo, mesma coisa. Fui conectar o pendrive para fazer um trabalho, ele não abria, só montando partição, e vai saber os comandos. HD externo mesma coisa.
    Aí então, peguei um cdzinho do xp, 700mb, e pude ter um sistema operacional na máquina.

  18. Tiago says:

    Boa dia!!

    Instalei no notebook, estou gostando bastante, muito facil de usar, aposentei de vez o sistema operacioanl da microsoft.

  19. Murilo says:

    Estou usando há 2 meses e já cansei do openSUSE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.