Office no Linux? Aprenda a instalar o fantástico Freeoffice
A suite de produção da Microsoft é indiscutivelmente a melhor e a mais completa que existe no mercado. No entanto, existem vários projetos, inspirados no produto da Microsoft, que têm vindo a evoluir significativamente. Um dos projetos mais conhecidos é o LibreOffice, mas há muitos outros como é o caso do Freeoffice.
Saiba como instalar o Freeoffice no Linux.
Chama-se FreeOffice e é uma suite de produtividade desenvolvida pela empresa alemã SoftMaker. Esta suite incluiu uma alternativa gratuita ao Word, Excel e Powerpoint e, além disso, todos os documentos criados nesta plataforma são também compatíveis com o Office da Microsoft.
É verdade que o Freeoffice não é tão completo que o Office da Microsoft. No entanto, para as tarefas "normais"/básicas, o FreeOffice chega na perfeição. Em termos de interface, o FreeOffice oferece uma boa UI, muito semelhante ao Office da Microsoft.
Como instalar o FreeOffice no Linux?
Para instalar o FreeOffice no Linux deve começar por aceder ao site e proceder ao download do pacote respetivo para a sua distribuição. Vamos, por exemplo, considerar que têm como distribuição Linux o Ubuntu. Para outras distribuições, basta que carreguem no link adequado.
Para isso devem começar por obter o pacote e proceder à instalação no Ubuntu usando os seguintes comandos:
wget -c https://www.softmaker.net/down/softmaker-freeoffice-2018_934-01_amd64.deb -O softmaker-freeoffice.deb sudo dpkg -i softmaker-freeoffice.deb sudo apt -f install |
O Freeoffice traz consigo uma ferramenta tipo Word (TextMaker), uma tipo Excel (PlanMaker) e também uma ferramenta para apresentações (Presentations).
Para quem se queixa que para o Linux não existem boas plataformas de produtividade experimentem este Freeoffice... vão ficar surpreendidos.
O FreeOffice 2018 pode ser descarregado gratuitamente para Windows, Linux e MacOS – ver aqui. Existe ainda uma versão paga que inclui mais funcionalidades que a versão gratuita.
Este artigo tem mais de um ano
Noticias relevante a Microsoft vai portar o seu novo navegador web Edge para sistemas Linux .
Dell disponibiliza mais portáteis com Ubuntu .
Correcção: Vai portar para Chromium. Logo vai dar para MacOS para além de Linux. Mas continua a possuir modo de compatbilidade para browsers antigos. Ver se é desta que o IE morre de vez…
O IE morto? Nem diga isso aos IT da empresa onde trabalho que tanto gostam do Silverlight.
Se é da SoftMaker então é de aproveitar, usei o SoftMaker Office para Windows e a nível de compatibilidade de formatação (quando comparado com Libre Office e Open Office) foi o melhor que usei.
O problema não é a falta de funções, mas sim a compatibilidade com o Office da Microsoft. A grande maioria dos documentos feitos no Freeoffice apresentam problemas de formatação que demoram mais tempo a corrigir do que fazer de raiz.
… e porque é que se devia usar esta espécie de Office em vez do LibreOffice, OpenOffice, WPS Office… etc etc ?
Linux já pode usar Office 365; este free Office vem pré nstalado no manjaro por exemplo ; não é mau para o user casual
Hiri Snap?
somente via web, não é?
usei o freeoffice achei ele incrivelmente mais leve que o libreoffice
Alternativa: OnlyOffice, acho que tem melhor compatibildade de formato de texto Word.
O melhor que experimentei até agora foi o WPS Office.
Tem muita compatibilidade com o MS office.
Esse é muito pobre; não chega aos pés do LibreOffice.
O que é tipo… tipo isto, tipo aquilo? Tratem as coisas pelos nomes: Processador de Texto, Folha de Cálculo, Apresentações electrónicas, Base de Dados, Desenho Vectorial, Editor de fórmulas. Isto é o que o LibreOffice possui. O Correio electrónico pode ser feito muito bem pelo Thunderdird.