O Gutsy Gibbon chegou! * Ubuntu 7.10 Final *
Já está! Chegou finalmente o momento pelo qual todos nós esperamos durante seis longos meses: a versão 7.10 do Ubuntu, também conhecida como Gutsy Gibbon.
A mais usada das distribuições Linux consegue uma vez mais superar-se a si própria, trazendo até nós um produto ainda mais estável que o anterior, foram adicionadas novas funcionalidades, maior facilidade de utilização e um repositório recheado com as últimas versões do que de melhor se faz no mundo do software livre.
O que há de novo nesta versão:
- GNOME 2.20
- Compiz-Fusion activo por defeito
- Indexação e pesquisa de ficheiros
- Troca de utilizador mais fácil
- Ferramenta para instalação de plugins no Firefox
- Configurador gráfico para o X
- Instalação automática de impressoras (plug-and-play)
- Melhoramentos no gestor de drivers restritos
- Capacidade de ler e escrever em drives NTFS
- Melhor gestão de energia em portáteis
A partir de agora os próximos artigos feitos por mim relativos ao Ubuntu terão como base a versão 7.10 (Gutsy Gibbon), sejam eles guias, dicas ou até mesmo apresentação de software. Assim sendo, espero que façam o upgrade o mais depressa possível porque o Gutsy será a nossa matéria-prima durante os próximos seis meses.
NOTA: Não percam nos próximos dias o review que irei fazer desta versão. Fiquem atentos!
Licença: GPL Sistemas Operativos: GNU/Linux Download: Ubuntu 7.10 Final [696MB] Download: Kubuntu 7.10 Final [697MB] Download: Xubuntu 7.10 Final [566MB] Download: Edubuntu 7.10 Final [695MB] Homepage: Ubuntu
Download em tráfego nacional: Download (mirror 1): Ubuntu 7.10 Final [696MB] Download (mirror 2): Ubuntu 7.10 Final [696MB] Download (mirror 3): Ubuntu 7.10 Final [696MB] Download (mirror 1): Kubuntu 7.10 Final [697MB] Download (mirror 1): Edubuntu 7.10 Final [695MB]
Este artigo tem mais de um ano
Halleluja!!! 😛
epa velocidades muito baixinhas, mas para quem teve tanto tempo à espera…
É já logo à noite. Ubuntu e Kubuntu … e espero as versões originais 😉
Vamos ver se é tão estável quanto o anterior, pq qdo começam a lançar muitas versões se perdem um pouco
São optimas noticias….
mas há um tempo atraz fiz uma perguntinha sobre ubuntu, mas ninguem me respondeu 🙁
Tou a pensar instalar o ubuntu no meu portátil: P4 2.6GH 256MB, 20GB..
Kal a melhor distribuição de ubunto a usar??
Gracias!!!
————————–
http://www.sounatural.com
Espero que a estabilidade seja ponto forte desta versão bem como as ligações wireless, pois com a anterior, foi uma dor de cabeça … o meu portátil não gostou mesmo nada do Ubuntu. Espero os comentários dos utilizadores experientes para pensar se vale arriscar de novo.
@escriba666
As versões saem sempre de 6 em 6 meses.
Boas Malta…
Digam-me uma coisa…possso gravar isto num cd com o alcohol?
um abraço
A versão edubuntu também foi actualizada?
Já o estou a sacar.
Estou na faculdade a uma velocidade de 1,31Mbps !!! 😀
Estou mesmo ansioso por experimentar esta versão… Espero é que não me traga problemas de instalação com a minha ATI1600 como dava o Feisty.
Mais uma versão do mais usado software de linux o Ubuntu espero que eles tenham testado o sistema até à exaustão e que venha melhor que nunca 🙂
abraços
ate que enfim tive ate as tantas a espera mas o site nao esta actualizado e nao me lembrei a ir a releases.ubuntu.com :S pena a velocidade ser tao baixinha
força pplware!!
abraços
É a distribuição mais usada? Não sei porque mas tenho as minhas duvidas, tentei procurar por estatisticas mas não encontrei actualizadas.
CoolMaster
Eu já estava a usar a versão beta e apresentava-se bastante bom a nível de detecção de hardware
viva a todos
tandre
256 de ram… serve mas o ideal será 512
podes usar qualquer versao depende do ambiente grafico que prefiras gnome kde ou flux
prefiro o gnome
abraços
Ja tou a versão beta ate hoje claro, e não tive nenhum problema, as configuração da placa grafica foi um sonho muito mas muito mais facil do as anteriores, simplesmente UBUNTU lol….
Boas notícias sem dúvida.
Tenho um problema com a RC que espero ficar resolvida com a versão final.
Já agora explico aqui:
Tenho um desktop que está ligado por cabo a um Router Modem D-Link, a ligação à net é feita pelo dito cabo de rede, onde tenho instalado o windows e Ubuntu 7.10 RC.
No windows corre tudo bem, tenho IP fixo nas definições da rede sendo o meu IP a Máscara de Sub-rede e o Gateway , como disse atrás, funciona.
Na beta 7.10, primeiro tentei deixar ficar o modo de roaming activado, não funciona, depois tentei fixar o ip com as mesmas definições do windows (mesmo IP, máscara e gateway), também nada, tentei ainda o modo DHCP (sim, tenho o dhcp activado no router) mas o resultado foi o mesmo.
Os resultados são do mais estranho que já vi até hoje e não consigo encontrar uma explicação, segue-se uma descrição:
CONSIGO:
-“pingar” o router
– aceder à página de configuração do router
– “pingar” endereços www (www.google.pt ; https://pplware.sapo.pt ; etc)
– às vezes consigo aceder à página inicial do Firefox e fazer uma pesquisa mas assim que mostra os resultados da pesquisa, ao clicar nos links não consigo abrir as páginas, fica a tentar abrir até que dá erro de ligação.
– consegui por uma vez actualizar os pacotes após ter escolhido outro mirror
NÂO CONSIGO:
– basicamente aceder à net
– actualizar o Ubuntu (excepto uma vez)
– abrir uma página qq no Firefox
Nas definições de rede, tenho o IP atribuído e parece estar tudo bem, na consola ao escrever “ifconfig eth1” (entretanto como pensei que pudesse ser problemas com a placa de rede on-board meti-lhe outra placa de rede daí ser o eth1 e não o eth0) aparece o IP e tudo direitinho para a ligação mas abro o firefox e “puff” nada.
Desculpem o post comprido, mas alguém teve algum problema parecido?
Se puderem ajudar por favor façam-no para:
heldermartinho@gmail.com
Só uma duvida: onde é k o ubuntu é feito, em k paíz?
Maravilha.. obrigado pelos links.. veio a 700kb/s.. vou vêr como isto está.
CDzinho oficial devidamente pedido no site do ubuntu. Fico a aguardar que chegue a casa…
Logo já saco a iso para testar… mas a beta 5 quando a instalei até que já estava jeitosa!
Já estou a usar desde as 19 de ontem hehe. Já tinha sido lançado em alguns servidores a versão final, e saquei a 470 kb/s, não estava assim tão lento…
Devo dizer que está muito bom, já não tenho problemas em desmontar o meu disco externo da Lacie, que era o unico problema que tinha no feisty, e sempre a evoluir! Eu uso no laptop, ainda não notei diferenças no desempenho. O que mais gosto no gutsy por enquanto é o Screens and Graphics, agora já consigo ligar ao meu plasma por HDMI sem problemas 😀
Já adicionei os links oficiais para o Kubuntu, Xubuntu e Edubuntu. Mais tarde irei deixar-vos mais links de tráfego nacional para o Ubuntu e os seus derivados.
@Muleta Junior
Podes gravar o cd com qualquer software que tenhas, o que interessa é que consiga gravar cds 😉
@xptou
Sim, o Edubuntu também foi actualizado. Lá em cima já tens o link para o download.
@nrocha
Possivelmente irias dizer que a distro mais usada é o PCLinuxOS devido ao ranking do distrowatch, mas como deves saber ele baseia-se em visitas no dito site por isso o resultado é muito pouco fiável (basta veres a actividade nos fóruns do Ubuntu, openSUSE, Fedora e depois comparares com a do PCLinuxOS: o resultado é muito desequilibrado).
Daqui a 4 dias sairá o fluxbuntu, uma versão ainda não oficial, baseada em fluxbox, muito boa para pc’s antigos e que promete trazer uma maior funcionalidade para todos os níveis de utilizadores.
http://fluxbuntu.org/
Não há crise com a velocidade, estou aqui calmamente a roubar a net do meu vizinho que detesto e estou nos 700KB/s. mas sou um amigo a sério e cliquei no tráfego nacional.
Há gajos que fazem coisas porreiras, não há?
t@ndre:
256MB de RAM começa a ser pouco. Se pudesses fazer upgrade da RAM era perfeito. Isso para qualquer sistema operativo…
Utiliza o Ubuntu que usa o Gnome. É bastante diferente do Windows mas é simples de aprender. Mas se gostares do KDE então experimenta o Kubuntu. Podes sempre instalar o Ubuntu e depois adicionar o KDE e ficas com os dois.
O Xubuntu usa o XFCE que é mais leve para o sistema mas eu pessoalmente não gosto. Eu metia mais RAM no portátil e ficava com o Ubuntu.
Epá tanta versão…
Afinal que diferenças há em cada uma delas?
Bolas! Ainda não dá para fazer update directo pelo ubuntu!
Para ‘encomendar’ os cd’s do Ubuntu (sem qualquer tipo de custos):
https://shipit.ubuntu.com
to Nuno Amaral:
As principais diferenças nas versões estão relacionadas com o X ( ambiente gráfico ) que usam. Consequentemente isto implica pequenas diferenças de ferramentas mas com a mesma função. Cada ambiente gráfico tem as suas particularidades que os tornam únicos mas não há nada que não consigas fazer num e não faças noutro! Relativamente ao Edubuntu, talvez possua mais umas aplicações tendo em vista a educação.
Mas lê o comentário do Metro!
Os links das versões aqui colocadas são todas com live cd (arranca e corre do cd – com possibilidade de instalares em ambiente gráfico), que podes experimentar sem instalares.
Tenho que fazer o download da versão “alternate” por a minha gráfica não ser reconhecida logo na instalação e instalar em modo texto “linux vga=771”. Pelo menos nas versões anteriores foi sempre assim.
As versões Desktop são versões que correm directamente a partir do cdrom sem ser preciso instalar mas que precisam de mais de 256MB para conseguir instalar no disco.
As versões Alternate são versões só de instalação (não correm o Ubuntu a partir do cdrom) e servem para instalar em sistemas que tem mais de 256MB.
Eu tenho 256MB com 32MB partilhados com a placa gráfica e nunca tive problemas mas mesmo que tenham menos de 128MB, têm disponível as ver Xubuntu que é basicamente um ubuntu com um ambiente gráfico mais leve
Tal como o HMartinho, eu também não consigo aceder à net via wireless. Detecta tudo normalmente, mas a ligação não é feita.
A minha placa é uma Intel(R) PRO/Wireless 3945ABG Network Connection.
Qual a solução?
Se possivel gostaria que me enviassem uma resolução para nunuh.faria@gmail.com
Ou pelo menos que explicassem aqui como resolver.
Obrigado
Ja ca tenho… vou instalar logo a noite!!! 😀
Saquei com velocidade média de 1000KB/s através do mirror nacional 🙂
EU QUERO EXPERIMENTAR =D
Mas expliquem-me! Qual é a diferença entre Ubunto kubunto e Xubunto etc? Qual devo sacar e instalar?
Obrigado pela ajuda!
E um mirror nacional já há?
A ver se é desta que resolvem o problema dos “tty’s” que me deixavam instalar o Ubuntu mas não conseguia utiliza-lo porque dava sempre esse problema. Tinha que instalar pelo alternate cd.
para o toni almeida
http://wiki.ubuntu-br.org/GuiaIntrodutorio
abraços
Aconselham a instalar a versão 64 bits num portatil core 2 duo ?
Trará alguma vantagem em relação à versão 23 bits?
Incrível…
Depois de instalado, liguei a impressora e em menos de 30 segundos aparece um pop-up a dizer impressora pronta a funcionar! Ainda nem sei em que menu é que preciso de ir para instalar impressoras e já está pronto a funcionar!
Cool… Estava a usar o 7.04 e parece-me que o gnome 2.20 é ainda mais leve que o anterior …
Impecável.
Pessoal,
Dá para instalar no Ubuntu o Photoshop CS3, o DreamWeaverCS3, o Flash CS3, o Winamp, o Nero, Azureus?
Dá para instalar Jogos normalmente?
No passado experimentei o Ubuntu (3-4 anos) e não estava em Português de Camões, actualmente já fala e reconhece a nossa língua, a de Camões?
Cumprimentos.
Eu também já cheguei a experimentar uma versão live cd do ubunto e não tive muito sorte.
A razão desta situação prende-se com a minha tentativa não conseguida de aceder à net e a dificuldade em configurar a minha ligação sapo adsl.
Em contrapartida, cheguei a experimentar a versão linux caixa mágica e nem foi preciso fazer qualquer tipo de configuração. Gostei bastante desta.
Se alguém me explicar que passos devo efectuar para configurar uma ligação sapo adsl, eu agradeço. Pode ser que comece a interessar-me um pouco mais por linux.
Thanks…
Boas pessoal, eu sei que isto nao tem nada a ver com o topico, mas acontece que tenho um problema, apos uma conversaçao no messenger, esqueci-me de a gravar e nem tinha o messenger plus a gravar as conversas, alguem me sabe dizer como as recuperar?
Obrigado;)
@AIR
Qual é o equipamento que faz a ligação à internet? Modem ou router?
@Nuno Amaral
Esses programas à partida não vão funcionar ( Photoshop CS3, o DreamWeaverCS3, o Flash CS3) mas existem soluções gratuitas e legais que substituem facilmente esses programas. Os outros já existem…
Esta é, espero eu, a última vez que escrevo aqui… com o Kubuntu 7.04 😉 Vou instalar o 7.10 o mais rápido possível.
@Nuno Amaral
O Linux não é Windows, e por isso, programas do Windows não correm no Linux. Talvez alguns funcionem pelo Wine (camada de compatibilidade), mas há muitas alternativas por aí a esses.
@Xico Bandito
Se vires as indicações do estado das traduções irás ver que a língua de Camões já tem um suporte razoável de metade ou mais.
@AIR
Este Guia Tem tudo o que queiras saber sobre o Ubuntu.
Se quiseres saber como fazer o teu modem adsl funcionar podes ver este guia, mas eu sugeria-te comprares um router que são melhores.
@Sílvio Horta
O equipamento que utilizo para aceder à net é um modem thomson speedtouch 330.
A ligação que tenho é adsl a 8 Mbps da sapo.
Se me conseguires ajudar, agradeço.
@PTMblogger
Obrigado!
Vou dar uma vista de olhos. Espero encontrar o que procuro.
Estranhamente depois de instalar não há net para ninguém… nem em DHCP, nem com ip manual e respectivos dns da clix, nada!
Tou ligado por ethernet ao router da clix. Por norma basta so encaixar o cabo em qualquer que seja o PC e tenho logo net… alguém se deparou com algum problema deste estilo apos a instalaçao do ubuntu 7.10?
@ LemoN
Não sei se ajuda, mas costuma haver uma solução milagrosa quando, sem razão aparente, o router falha: desligar todos os equipamentos da corrente eléctrica, restabelecê-la de modo a que o router seja o primeiro a ser ligado.
Já estou a bombar no Gutsy. Ainda tenho muito de fazer pois fiz uma instalação limpa, mas está a ir bem.
O que achei estranho foi no Adept (estou a usar o Kubuntu) ter a opção para actualizar distro, e ter corrido com sucesso, eu indico já que não estava a usar a rc, mas a versão oficial no site deles disponível por um dos mirrors nacionais.
**SOLUÇÃO**
Já tenho net.
Abram o firefox e escrevam no endereço: about:config
depois activem a opção ipv6
reiniciem o firefox e já está.
espero que ajude alguém.
Eu mantenho-me no meu Fiel e excelente Mandriva, neste caso o 2008
Experimentei uma vez o ubuntu e nem se comparava, à cerca de um ano, no Mandriva detectava 95% de tudo e out-of-box e no ubuntu era ai uns 50%
E este que intalei à dias, é uma maravilha, já como era o 2007
Mas aproveitem este fds e instalar o linux.. já imagino muitas horas e entusiasmo.. 😉
Para os interessados fica aqui o link para o site do SO, baseado no BSD tal como o Mac OS X, PC-BSD:
http://www.pcbsd.org/
e aqui uma análise muito positiva deste SO:
http://www.extremetech.com/article2/0,1697,2199228,00.asp
@PTMblogger
Uma dúvida… os comandos que podem ser consultados no guia que me enviaste, funcionam para a versão live cd do Ubunto ou tenho de instalar o Ubunto no sistema?
Especialmente para os utilizadores do Windows, o que há de novo nesta versão do Ubuntu:
http://www.tgdaily.com/content/view/34423/118/
http://www.ubuntu.com/getubuntu/releasenotes/710tour
Já percebi o meu problema (acho eu)… não detecta a placa de rede? (a luz da placa não esta ligada a verde como era suposto)
Trata-se de um portátil toshiba satellite A60
Que cena… nas versões anteriores nunca tal me tinha acontecido…
O que há de novo no Kubuntu, Xubuntu, e Edubuntu, todos 7.10.
Família disfuncional chama-lhe o Lifehacker
http://lifehacker.com/software/linux/whats-new-in-the-other-buntus-312191.php
Olá! Instalei o ubuntu, mas não consigo por a resolução a 1440×900… como devo fazer?
Pronto, já dei com a coisa…
Quem se deparar com o mesmo problema que eu tive, a solução é fácil… iniciar o ubuntu sem o cabo de rede ethernet ligado… fazer o login e só aí ligar o cabo de rede… problema resolvido!
É hoje que vou experimentar o Linux!
People:
tenho dual-boot: XP e Vista
Não encontro um guia actual para multiboot XP + Vista + Ubuntu
Como posso fazer isso? É preciso reparar o “boot” depois de instalar o Ubuntu, ou nem por isso?
Que dicas conhecem para ter o mínimo de dores de cabeça ?
Desde agradeço a colaboração dos mais experientes!
XP + Vista + Ubuntu?!
Este homem é corajoso!
Talvez instalar XP numa partição, de seguida instalar Vista noutra. No fim é instalar o Ubuntu noutra e deixá-lo resolver os quebra-cabeças (de multiboot e de teres 3 SO’s…).
mt bom, eu utilizador de windows e curioso em relacao ao mundo linux, estou maravilhado…pena ter modem usb, senao isto ja estava aqui a bombar faz algum tempo…
Eu ja mandei via os cd’s à uma semanita. vou instalar quando isso chegar…cumps
Tenho exactamente as mesmas dúvidas que o dajosova, e tenho à minha frente a resposta do Paulo. O Ubuntu dá a opção de instalar na partição que eu quiser? Não formta partição nenhuma?
@Nelson N: o ideal é mesmo teres algum espaço não particionado no disco. 10 gb chega na boa. Depois na instalação do ubuntu escolhes a opção de instalar no espaço continuo do disco… não tem mesmo anda que saber. Vais ver que é simples!
@Paulo
Corajoso !!!??? 😀 eheheh
Talvez… ou nem por isso. Tendo em conta que só com o bichinho é que sabe bem aprender.
Só não tenho QUAD boot ( XP + Vista + Mac OS X + Ubuntu ) porque não tenho muito tempo.
Tentei há dias instalar o Tiger 10.5 mas os melhores tutoriais que encontrei não me ajudaram em pleno e cheguei à conclusão que para as minhas necessidades, o melhor era manter o XP e o Vista. Deixando o Mac OS X para quando comprar um Mac mesmo !!! Não concordam?
Afinal, o Windows corre bem nos novos mac’s 😉
P.S.: Entretanto já descobri uma série de coisas que não sabia acerca do Linux/Ubuntu.
O que me dizem desta informação?
“Step two: Partition your hard drive for Ubuntu
I recommend using your Ubuntu Live CD (you’ll need to download the ISO and burn it to a disk), which comes packaged with the same Gnome Partition Editor contained on the previously-mentioned GParted Live CD, to add your Ubuntu partitions. Once you’ve booted the Ubuntu Live CD, go to System -> Administration -> Gnome Partition Editor. You need to add two new partitions for Ubuntu. The first should be a minimum of 3GB and formatted using the EXT3 filesystem. The second partition is your Linux swap, which should be about 1GB.”
É mesmo necessário criar a tal segunda partição (Linux swap) de 1 GB? Como? e para que efeito ?
Obrigado pessoal 😉
Mais uma desilusão infelizmente 🙁
Instalei o Gutsy Gibbon mesmo agora e já detectei bugs
No adicionar/remover programas quando se abre actualiza a lista, mas quando se selecciona alguma coisa ele pede para actualizar a lista de novo e está sempre assim n deixa escolher nada.
Outro bug que já vem de todas as versões anteriores é para a minha placa wireless broadcom 43xx que ele detecta diz que não está instalada, mas nas versões anteriores bastava ir ao gestor de pacotes synaptic e por bcm 43 que aparecia logo, pois bem neste ele aparece um aviso dos controladores restritos a dizer que não está instalado para activar eu activo e diz que não é possivel nem aparece os pacotes em lado nenhum. Pois bem parece que existem mais bugs mas ainda não os descobri. Se alguem tiver solução para os meus problemas assim uma dica eu agradecia.
Resto de bom dia e parabéns ao Pplware um grande bolg mesmo 😉
Agora sim, vou aproveitar muito mais a experiência Linux, tenho finalmente os drivers dos dispositivos instalados.
Grande distro… estou á espera do teu review Rui Bras 😉
Começa mal o meu update…
o meu gestor de actualizações tem dado erro ultimamente ao procurar os pacotes de actualização do Wine…
E hoje antes de fazer a actualização tão esperada, fui actualizar tudo o que havia a actualizar antes se ir para o 7.10.
Os pacotes do Wine derem erro de novo.
No entanto resolvi correr na mesma o assistente de actualização do 7.10
Começou bem, downloads, etc… até que deu um erro dos pacotes do Wine e… desapareceu!
Tentei entrar de novo no assistente… e nada. Ecran turvo… “force quit”.
Reiniciei a maquina e primeira coisa que fiz, foi ir ao AutomatiX e desinstalar o Wine.
Depois tentei iniciar de novo o assistente de actualização…. e nada. Tudo turvo de novo… “force quit”.
Alguém me sabe dar umas “luzes” sobre o que fazer?
Thanks
Isto aqui é um repositório de erros e bugs do Ubuntu?
Ainda dizem mal do Windows…. coitaditos…
Quem quer trabalhar a sério tem de usar Windows.
@ Nuno Amaral
Pois, isso é a velha questão, windows é o sistema universal onde queremos fazer alguma coisa e sabemos logo o que usar, se bem que de vez em quando também me passo com o windows!
Em relação a este novo ubuntu, já o instalei, agora só com o tempo se ganha experiência.
“Quem quer trabalhar a sério tem de usar Windows.”
LOL! Na verdade, quem quer trabalho e passar horas a encontrar soluções usa mesmo Linux! Então o ubuntu é com cada uma! Alguém sabe de uma distro que funcione, mas funcione mesmo? Este ubuntu está a desiludir-me.
Coisas que não consigo fazer:
1 – gravar imagens para cd sem erros (uso sony DRU-700A)
2 – imprimir em formato A4 de modo a preencher a folha como deve ser (MP370)
3 – Por o som a funcionar à primeira (audigy SE)
4 – resolver a resolução do monitor correctamente e sem grande confusão (1440×900)
5 – Depois lembro-me de mais alguns 😀
@AIR
Podes experimentar no live cd para ver se a instalação corre sem problemas, mas como exige um reiniciar só podes ver resultados numa versão instalada do ubuntu. Eu nunca usei, abdiquei do meu speeedtouch e arranjei um router, e eu recomendo o mesmo para ti, mas é mais fácil se calhar fazer assim.
@ dajosova
Linux funciona com duas partições, pelo menos, sendo que uma aloja os ficheiros, normalmente EXT3, e outra, a swap, serve como memória virtual. Segundo li, deve ter o dobro do tamanho da memória ram instalada.
O particionador do ubuntu faz tudo de forma automática. Deve só ter cuidado para que o instalador não esteja a usar espaço já ocupado pelo windows. O melhor é usar o PQMagic, em windows, para criar espaço em disco não usado e, já no particionador do ubuntu, apontar a instalação para essa partição. Espero não ter complicado muito. 😀
Vou já sacar 😀
@Paulo
Nada de complicado… entendi perfeitamente. Obrigado!
Mas quando tentei instalar ( após ter criado uma partição Ext3 de 10GB e outra Linux Swap de 1GB – a propósito, talvez então seja melhor criar uma de swap de 2GB porque eu tenho 1 GB de RAM !!!?? ) não me deixou fazer a instalação manual.
Como me deu um aviso relacionado com as partições, eu ia optar pela opção automática ( por defeito ) que escolhe o disco inteiro para fazer a instalação, MAS como fiquei com receio de que formatasse a drive toda não avancei.
Alguém me sabe dizer qual das duas opções devo escolher? automático ou Manual ???
Obrigado.
Realmente, quando experimentei o Ubunto (versão anterior), não achei grande piada. Até fiquei desiludido.
No meu entender, qualquer software terá de ser cada vez mais user-friendly.
Usar um sistema operativo só por ser alternativo não tem lógica nenhuma.
Usar porque é mais seguro, tem toda a lógica. Muito sensato até.
Agora se um SO como o Ubunto e outras distro Linux, requerem que se saiba uma série de linhas de código para que tudo funcione, aí já não me parece bem. Pois afasta o utilizador comum de o usar.
Para saber linhas de código temos os programadores, os utilizadores só têm que saber utilizar o sistema, da forma correcta (preferencialmente).
Como o Ubunto exige uma série de configurações para que o hardware seja detectado… isso não me parece bem. Assim, há-de ser sempre alternativo.
Por questões profissionais tenho de usar o “cheio de complicações” Windows, mas gostava de poder usar Linux.
(apenas uma opinião) 🙂
Ok, bonito serviço. Fui fazer uma clean install do Ubuntu Gutsy e, tchran, fiquei sem ligação à Net. Voltei a instalar o Feisty como tinha antes (completamente funcional), e agora nem ele me deixa aceder à Internet. Uso um cable modem da Thomson (creio que a Netcabo ainda os distribui). Que fazer? Aqui no Windows consigo aceder perfeitamente à Net.
Google, para que te quero…
Oi! Gostaria de dar os parabéns ao pplware pelo excelente trabalho diariamente apresentado!
Recentemente, comecei a usar linux! Experimentei Ubuntu e Mint, tanto Gnome como KDE. Sinceramente, preferi o Mint ao Ubuntu! Por já trazer drivers instalados e outras ferramentas! Mas gostava de saber a opinião de alguém mais entendido que já tenha experimentado ambos!
Obrigado
Só para responder a uma pessoa…
Não acho que as velocidades estejam baixas, tenta sacar pelos mirrors nacionais e atinges velocidades como as minhas de 1,5mb por segundo ou mais…
Boas! Gostaria de dar os meus parabéns ao pplware e a toda esta comunidade que participa, em especial no linux.
Bem, eu uso linux desde alguns aninhos e posso dizer que o ubuntu é uma óptima distribuição, segura fiável e robusta com updates de 6 em 6 meses e tal como todas as distribuições possui uma comunidade sempre pronta a ajudar. Agora quem quiser a mesma qualidade sem se preocupar com codecs , instalação de flash em browsers e coisas destas… (sem ter de instalar ou de ir à net ver como se instala)pode sempre usar o linux mint . O mint possui a mesma base (ubuntu) mas com updates de 3 em 3 meses e já vem com wizards para instalação/gestão de software( ex:mintconfig e mintinstall) e melhor arrumação do menus. Mas no fundo são ambas o mesmo, apenas muda visual, experimentem… LINUX ROCKS!
Se quiser fazer dual boot, Vista + ubuntu, que espaço deve ter a partição para o ubuntu?
Obrigado
>>>>>>>>>>>>>>>> Sem saber como, de repente o meu boot do Ubntu ficou tipo “DOS” … o que fazer para recuperar o interface gráfico normal do Ubuntu 7.10 ???
Agradeço a ajuda possível !!!!!!!!!!!
Oi
dajosova
tenta na linha de comandos escrever o seguinte :
startx (enter) assim entra logo para o modo gráfico, se por acaso dê qualquer tipo de erro aconselho a reinstalares outra vez o ubuntu ou fazeres reboot no ubuntu e arrancares no gnub em modo de segurança, para corriguires as coisas.
Cumpr.
FT
Oi
a tuti pplwaremaniacs, sou batido no ubuntu e nao quero mais nenhuma distro, por mim estou satisfeitu, livrou-me de grandes dores de cabeça, especialmente da linha de prompt 🙂 mas dou maior enfase aos dispositivos de wireless que estão forte implementados e WPA encriptação incluida, muito bom mesmo. Tenho feito testes muitos bons.
Cumpr.
FT
Preciso que alguém me responda alugumas perguntas sobre gutsy gibbon.
Motivação da distribuição (Porque ela existe)
– Site da distribuição
– Origem (Exemplo: Inglaterra, França, Brasil, etc)
– Pessoa Responsável ou criadora da distribuição
– Empresa responsável pela distribuição e qual o suporte que é dado
– Versão
– Perfil de utilização
– Breve histórico
– Distribuição Mãe
– Vantagens e desvantagens
– Mecanismo de atualização utilizado
– Facilidades para instalação em massa