PplWare Mobile

Novo Driver da Nvidia duplica performance em Linux

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Marco says:

    O Windows nunca foi uma plataforma para jogos, há grandes perdas.
    É bom que outras empresas comecem a apostar em Linux.

    • Daiquiri says:

      LOL nota-se que nao sabes PATAVINA do que falas. O linux tem MUITAS mas MUITAS dificuldades em fazer som realtime, o DirectX é uma solução unica que o OpenGL passa a vida a suar para acompanhar e nem sequer queiras imaginar que grande parede é o X.org da forma como está feito.

      • Marco says:

        Mas aqui está uma prova de que o Linux supera o Windows em desempenho e que todos esses pronomes futuramente não passarão de recordações.

        • Pedro Nunes says:

          Enganaste
          Há uns tempos atrás podias mencionar nissso

          Actualmente o windows encontra-se severamente bem optimizado a termos de performance, preço/qualidade do tema visual que tem!

          Na questão do linux, o unity é o maior exterco que existe a termos de performance, e o KDE quando se desliga os efeitos e se vai jogar fica muito a par do windows.

          o problema na minha opinião sempre foi o drivers
          Agora o windows não ser uma plataforma para jogos estás redondamente enganado!
          Embora o OPENGL consiga fazer bem e melhor as coisas que existem no DX, o DX é muito mais facil de trabalhar e oferece melhor suporte aos developers!

          Quem começa agora a trabalhar em OPENGL depois de mexer em DX leva uma surra tão grande pelos queixos que fica logo a questionar-se se vale a pena ou não!
          O OPENGL não tem problema algum em acompanhar o DX, lá isso é verdade, mas a termos de facilidade de desenvolvimento é uma dor de cabeça das grandes e é ai que ele precisa de evoluir, ser mais friendly aos devs.

          • lmx says:

            será que o opengl não é user friendly?ou será que muita gente está é habituada a directx e por isso acha difícil a mudança…
            para isso o melhor é pegar em 2 gurus , um em directx e outro em opengl e troca-los de funções uns tempos e analisar posteriormente o que eles dizem…
            acho que irias mudar de opinião…
            O opengl dito por peritos no assunto é de longe melhor que o directx, o problema é que a M$ divulgou e lotou tanto pelo directx que se tornou um standard, o que dificulta a vida ao Opengl…
            Tem sido afirmado pelos engenheiros da NVidea e da Apple que de facto o opengl é muito superior…
            E aqui tens uma das provas…

            Steam existia a anos optimizado para windows e ao fazerem uma primeira versão para linux ultrapassaram completamente os FPS do windows…até eles estão admirados como é que uma plataforma optimizada há anos fica atrás de uma que tem uma versão beta pela primeira vez…

            cmps

          • FOXPT says:

            Linux não é para preguiçosos!

    • Chico Silva says:

      * – LOL- *

  2. António luis says:

    Finalmente. Já era mais que merecido.

    • Mesmo António, à anos que esperava esta reviravolta acontecer 😀 … Linux Users foram sempre ignorados e tratados como nerds ou geeks, 😀 afinal a verdade é que mesmo os que não eram e usavam linux viram sempre o potencial que o open source tinha 😀

  3. Pedro Santos says:

    Excelentes notícias! Apesar de não ter uma gráfica nvidia é sempre bom ver que agora com a chegada da Steam as empresas estão a apostar em melhorar as performances dos seus produtos no linux. Já li que as drivers têm bugs mas ao menos já é uma evolução consideravel!

  4. Marzkor says:

    E que diferença de performance. ATI ?

    Gostaria é que os grandes jogos fossem lançados para o linux como ASC:3, LOL, WOW, Crysis, etc. O que Valve tem ? Portal, e acho que é só, é que ja nem se aproveita o CS:GO.

  5. rafael says:

    Ora viva a todos.
    Permitam-me este off-topic mas já que se está falar de Linux…alguém aqui sabe se o soft. Sage Linha 50 “corre” ou é capaz de “correr” em Linux? Estiver a ver no site e parece que não…mas gostaria de saber a vossa opinão…

  6. Rik says:

    E as drivers ATI alguém sabe de alguma coisa nova?

  7. Emannxx says:

    Continuam a não suportar a tecnologia Optimus so… no thanks.

    • Claudio Duarte says:

      É uma vergonha que a maioria dos portáteis hoje em dia tenham gráficos alternáveis, sejam eles AMD/AMD, AMD/Intel ou Intel/Nvidia.

      Ao não suportarem a tecnologia dos gráficos alternáveis ou Optimus estão a verder mais do que o que ganham. Eu, por exemplo, nunca mais vou comprar um portátil com gráficos alternáveis, e vou fugir da AMD.

      • Emannxx says:

        Neste momento é complicado… qualquer portátil com uma Nvidia e um i3, i5 ou i7 trás também a intel agarrada… logicamente que os fabricantes activam a tecnologia optimus.

    • rand says:

      Usa o bumblebee

      • Emannxx says:

        Yah, certo, eu também usava (quando tinha ubuntu, até o Win8 ter saído)… só que, como é óbvio, não quero estar limitado a ter de usar só a Intel… ou ter de, manualmente, executar programas pelo terminal só para ter de usar a Nvidia.

  8. André Almeida says:

    Alguma sugestão para instalar isto?
    Tentei instalar e diz-me sempre que não posso pois estou a correr o X Server. Já desinstalei os drivers antigos, reiniciei a máquina e tudo continua igual, não consigo instalar estes novos drivers

    cumps

    • lmx says:

      entra em modo recovery, introduz a pass de root e corre o instalador…

      cmps

    • CMatomic says:

      boas .
      se tiveres utilizar o ubuntu existe um ppa ma ainda não tem a novas drivers beta
      https://launchpad.net/~ubuntu-x-swat/+archive/ppa

      para instalares manualmente as drivers binárias da nivida tens que instalar sem ambiente gráfico , para isso vais ter que trabalhar com terminal na totalidade , para isso carregas em Alt mais F1 (ou,F2,3,4,5,6)
      depois tens que parar o ambiente gráfico
      com os seguinte comando

      sudo /etc/init.d/gdm stop ( para o gnome 3 )
      sudo /etc/init.d/kdm stop ( para o KDE)
      sudo /etc/init.d/lightdm stop (para o ubuntu unity )

      depois executas o ficheiro de instalação
      segues as instruções
      e depois fazes reboot

      ao instalares esta driver do syte da Nivida sempre que o ubuntu fazer uma actualização ao kernel vais que ter instala de novo . com a driver instalada pelo ppa não há este tipo de incomodo.

      • lmx says:

        boas…
        não uso ubuntu há uns tempos…
        por exemplo no debian não chega trabalhar no run level 2(mo ubuntu 3)…tens que vir mesmo para o runlevel 1…dai ter referido acima arrancar em recovery mode…
        Depende sa Distro…debian 2-5 faz exactamente a mesma coisa…ja o ubuntu está melhor escalonado neste aspecto.

        cmps

      • André Almeida says:

        Problema: Depois de ter feito isto, não consigo entrar em modo gráfico. Instalei fiz reboot e não entra. Até fiz sudo /etc/init.d/lightdm start e depois mudei para o f8(salvo erro) e não consigo entrar em modo gráfico. Ajuda?

        cumps

    • JMCS says:

      Executa um “init 3”, instalar os mdrivers e depois um “init 5”.

  9. QUIM says:

    Uma simples questão:

    Porque é que testaram na versão x86 do Ubuntu, tendo o sistema mais do que 3GB de Memória RAM?

    • lmx says:

      boas…
      como os drivers nvidea são para 32 bits , eles preferiram lançar para 32 bits dai terem trabalhado sobre 32 bits, mas posteriormente, depois da casa arrumada, farão uma versão 64bits.

      cmps

    • Rascas says:

      Boa pergunta! Existem tb os drivers 310.14 64 bits. O gajo do phoronix fez uns “benchmarkings” de uns jogos no linux (64 bits) e a performance não sendo o dobro, o aumento é bastante considerável. Qnd tiver tempo vou instalar estes drivers e comparar a performance do unigine heaven (opengl claro) em linux e windows.

  10. Paulo Gonçalves says:

    Eram bom que agora as diversas distros aproveitassem este suporte que está a ser dado e considerassem nas suas instalações os sistemas com gráficas dedicadas, e que é tudo muito bonito mas para quem como eu é um principiante no mundo linux, instalar a grande maioria das distros no meu PC que tem
    uma gráfica nvidia é um verdadeiro pesadelo.

    • lmx says:

      boas Paulo…
      entre em modo recovery e corre o instalador…
      É quanto a mim o grande problema actual da Nvidea…o instalador da AMD funciona muito melhor neste aspecto.

      cmps

  11. R. Campachi says:

    A NVIDIA não é besta. Faz tanto parcerias com Steam (+Linux) como com a Microsoft (+Windows) e atua na área de dispositivos móveis com o Google (Tegra + Android). Além de trabalhar numa solução independente de sistemas…

    http://nvidianews.nvidia.com/Releases/NVIDIA-Powers-Amazing-Windows-8-Experiences-89d.aspx

    http://nvidianews.nvidia.com/Releases/NVIDIA-Tegra-3-Drives-Google-s-199-Nexus-7-Tablet-81d.aspx

    http://nvidianews.nvidia.com/Releases/NVIDIA-Unveils-Industry-s-First-Cloud-Based-GPU-That-Delivers-Workstation-Graphics-Capabilities-to-Any-Screen-893.aspx

    É a cor do $$$ quem dita os rumos…

  12. Nuno says:

    Grande noticia, só é pena não existir uma biblioteca de drivers para o utilizador do dia-a-dia, alguem que tem uma impressora X, ou uma pen Wireless norma N, que também nao é suportada… err, se nao fossem essas situaçoes todas eu mudava já hoje… Como preciso do PC para trabalho, e diversão, é me impossivel viver com o Linux no meu dia-a-dia, talvez quando existir um suporte REAL para todos os drivers, ou que exista um modo de compatibilidade de drivers, eu pense nisso “o modo existente não é compativel”

    • lmx says:

      boas..
      ás vezes compramos coisas que acabam por não ser suportadas…a mim já me aconteceu.
      No entanto tento sempre comprar coisas compatíveis…
      Eu tenho algumas pens wireless, uso todas, tenho impressora(ja tive outras) funciona que é uma maravilha, e o scanner incorporado…difitaliza que é um luxo, não consigo obter melhores resultados em windows…a não ser nos tinteiros…tenho impressão que os drivers para linux são mais golosos(pelo menos no passado eram).
      Graças a deus tudo funciona, não tenho o azar de precisar do windows para trabalhar…se precisa-se pois teria que rever opções.
      Mas a liberdade de escolher que programa usar, não ter que piratear nada,etc é uma coisa sem preço 😉

      cmps

      • Rui Quinteiro says:

        Por falar em imprimir; não consigo eliminar ficheiros que estão na lista de impressão. (uso Linux cm18).
        existe alguma forma de o fazer?

        Obrigado;

        Rui Quinteiro.

  13. Nuno says:

    Grande noticia, só é pena não existir uma biblioteca de drivers para o utilizador do dia-a-dia, alguem que tem uma impressora X, ou uma pen Wireless norma N, que também nao é suportada… err, se nao fossem essas situaçoes todas eu mudava já hoje… Como preciso do PC para trabalho, e diversão, é me impossivel viver com o Linux no meu dia-a-dia, talvez quando existir um suporte REAL para todos os drivers, ou que exista um modo de compatibilidade de drivers, eu pense nisso “o modo existente não é compativel”

  14. Gonçalo says:

    O OpenGL é o quê? E o DirectX é melhor porque quantos? Em que século, Multi-Verso, Realidade?

    Actualmente sou investigador em Computação Gráfica.
    Dizer isso é uma barbaridade a vários níveis:
    1-O OpenGL de topo é suportado a sério em Linux em Windows está atrasado porque eles desenvolvem o DirectX deles e pronto.
    2-O DirectX é quase uma componente core do Windows (apesar de em teoria ser um extra), e algo integrado é expectavel correr melhor que algo mais genérico (OpenCL nada a ver com APIs gráficas é um bom exemplo disto).
    3-O OpenGL é mais baixo nível e por tal mais complicado + tal como na guerra de linguagens de programação (ex: Java/C# vs C++) permite uma muito melhor otimização de desempenho. Mas dá mais trabalho! Qual é que é orientado a desempenho e qual é orientado a produtividade?
    4-Quem dos que fizerem esses comentários programou Shaders sobre DirectX e shaders em GL têm noção da diferença da dificuldade falta de documentação decente e gratuita inclusivé.
    5-Estudo jogos em Java usando JOGL portabilidade via DirectX desafio qualquer uma a dizer que o DirectX é melhor.

    Não os podem comparar! Mas se querem, tirem a industria dos jogos para Windows e XBox e falem só das demais industrias de jogos e digam quantos jogos são feitos para Android, iOS, MAC, e consolas com ditas linguagens próprias há custa de OpenGL ES (Atenção ao ES não confundir com o GL standard).
    As ferramentas de desenvolvimento não são user friendly (e ai sim é um muito bom argumento):
    1-Quantas usam ou usaram antes para comparar? (motores de jogos mais IDEs direi um total de 6 até hoje se tanto eu)
    2-Quantas empresas desenvolvem ferramentas para OpenGL se em Windows o padrão é DirectX?
    3-Quantas empresas vão desenvolver ferramentas para linux se estes têm uma cota reduzida de utilizadores comuns ?

    A sério todos têm direito a opinião, não quero tirar a validade a quem acha que tem razão (tenha ou não que comentou antes) mas se a derem ao menos dêm-lhe fundamento! A minha experiência em DirectX é tudo menos user friendly. Pelo contrário tirando o facto de ser Windows friendly, é menos intuitivo, mais redundante em algumas partes (ex: macros em C++ para cada coisa mais absurda que devia vir das bibliotecas directo). A ferramenta é melhor, respondo com o Flash era o standard para conteúdo multimédia na Web muito antes do WebGL, cheio de problemas o Flash mas “faziam-se” dos sites mais bonitos e ineficientes durante anos porque alguém sabia usar a ferramenta mas não percebia patavina do que está por detrás.

  15. mokito says:

    pode ser uma evolução mas continua o erro de após instalar o driver proprietário em linux (num Compaq cq61-100sp) ficar com 6 ecrã clones de resolução 640×640 salvo erro.

    a solução passa por editar o x.org ou algo parecido. ou seja tenho de usar o terminal e isso para alguém que da passos de bebe em linux não é a melhor ideia!

  16. Nuno says:

    De facto para mim é indispensável usar um pen com norma N, uma vez que tenho ligação 100mbps, e para usufrui de pelo menos 50mbps preciso de norma N, caso contrario so por RJ45. e um SO com suporte para tudo o que é periferico…simples…o windows, diz-me um componente para PC que nao tenha drivers para windows… NENHUM. Só por isso é que nao uso linux no meu dia a dia.

  17. Miguel says:

    Bem, agora so falta AMD Radeon fazer uns avanços nos driveres para Linux xD

  18. Tiago says:

    Já fiz a instalação do driver 310 no Ubuntu 11.10 e tá funcionando perfeitamente. Sempre fiz dual boot por causa dos jogos do windows, talvez esteja chegando a hora de abandonar o windows de vez. Só não fiz isso ainda por causa das tecnologias como DirectX que fazem uma diferença legal na hora da jogatina.

  19. Matheus says:

    E a AMD continua uma bosta. kkkkkkk, E com o anúncio que a série HD 2xxx 3xxx 4xxx não contará mais com atualizações de driver, me resta de esperança o driver Open-source que nem fica tão pra trás do fglrx (eu achei pelo menos até melhor em algumas coisas), o driver do Windows é bom, exceto no OpenGL, AMD é melhor que a nVidia até certo ponto, se a AMD, não melhorar, nVidia la vou eu, agora processador é AMD e não tem conversa, pra mim pelo menos…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.