Netrunner 12.12 – distro Linux elegante e recheada de software
Apresentação em vídeo por Carlos Carvalho da Comunidade Linux Pplware
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Hoje vamos conhecer a distribuição Netrunner.
Caros leitores do Pplware ,hoje apresentamos a distribuição Netrunner 12.12 esta é a primeira que é baseada no Kubuntu mais concretamente na 12.10 , é de facto a terceira edição desta distribuição que tem como patrocinador principal a empresa BlueSystems que actualmente também patrocina o Kubuntu e a Mint KDE .
Nesta terceira edição notam-se melhorias muito significativas nos consumos de recursos que esta distribuição até a sua versão 2 tinha , cheia de beleza , por muitos apelidada da mais bela distribuição de todas dentro da interface KDE , esta terceira edição não deixou os seus créditos por mãos alheias e produziu de facto a mais elegante das 3 já feitas por este grupo de programadores .
Com os repositórios ligados ao Kukuntu e com muitos dos conhecimentos partilhados quer pela equipa da Mint como do Kubuntu , esta distribuição não desilude e acaba por ser um mix das outras 2 , não podendo ser apelidada de mais um clone , aliás em declarações proferidas pela BlueSystems a personalidade das 3 distribuições será para manter existindo equipas de desenvolvimento separadas .
Recheada de software libertando o utilizador final desse ónus , com uma vertente toda ela virada para a Cloud e para as redes sociais , esta é de facto uma das distribuições que certamente nos próximos tempos iremos ouvir falar , é talvez a distribuição KDE que mais se aventura no Mundo da cloud , proporcionado aos seus utilizadores o seu próprio armazenamento na cloud com 5GB de espaço gratuito e com uma interface a todos os níveis muito bem conseguida é de facto um prazer trabalhar com esta distribuição .
Principais novidades do Netrunner 12.12
- GNU/Linux OS kernel-3.5
- KDE 4.9.3
- Firefox 17 (integração com o KDE )
- Thunderbird 17
- VLC 2.0.4
- LibreOffice 3.6.2
- Gimp 2.8
- Krita
- Gwenview
- Skype 4.1
- Kdenlive
- Telepathy Messenger
- Samba Mounter (para configurar facilmente uma NAS)
- Webaccounts (Integração com redes sociais)
- Runners-ID (Armazenamento na cloud)
- Muon Discover 1.4
- Virtualbox
- WINE
O vídeo seguinte é uma pequena demonstração desta distribuição sendo que farei questão de continuar a fazer pequenos tutoriais incidentes em áreas muito especificas e que será publicado na nossa comunidade Linux do Pplware , quem ainda não se inscreveu não sabe o que está a perder , inscrevam-se não pagam nada e é tudo de borla .
Ficamos a espera dos vossos comentários e esperemos que tenham gostado de mais este tutorial .
Este artigo tem mais de um ano
Tenho esta distro a bombar no Magalhães(MG1) da minha sobrinha.
É muito interessante!!
E no MG1 é fluida, rapida?
Sim, claro que o hardware não é o melhor mas tem estado a funcar bem.
Já estive para inatalar no meu laptop que coitado foi formatado a ultima vez já á algum tempo, com o ubuntu Lucyd acho eu e tem levado dist upgrades. Já passou por Unity, Cinnanamon e agora está estável com KDE 4.10 beta.
xD estou á espera que saia a versão final do proximo KDE para formatar de vez :p
Muito linda, aliás como qualquer distro com KDE, porém para usar no meu notebook tem que ser Xubuntu mesmo.
Esta é bem mais “recheada”:
http://distrowatch.com/table.php?distribution=commodore
Boa noite só tens de esperar até ao dia 26 , mas aconselho-te a instalares se quiseres a Workspace KDE 4.9.97 , já está muito estável .
Alguma dúvida dispões , podes sempre aderir a comunidade Linux do Pplware que lá somos uma comunidade a seria , não desfazendo do main blog do Pplware , só que ali tens uma interação mais rápida com tudo o que é Linux .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
gostei do artigo… 🙂
quanto é que isto pede de ram no mínimo? como é KDE eu fico sempre com um pé a traz…
Já repararam quantas vezes é dita a palavra “portanto” no vídeo? Para aí umas 999 vezes….lol
Dan ,
Boa tarde , de facto digo algumas vezes portanto é uma das formas muitas vezes de eu fazer a ligação das coisas , eu quando faço estes vídeos não tenho nenhuma rede nem nada preparado , poderá dizer-se é bom é mau ? …. bom por vezes existem este tipo de coisas , ainda vou ter de arranjar um teleponto como os políticos fazem para nos enganar a todos .
Espero Dan com todas essas debilidades que eu demonstro a mensagem tenha sido passada , essa para mim é a razão primeira para fazer estes tutoriais .
Aceitam os meus sinceros cumprimentos
Carlos Carvalho
Amigo, ainda liga a comentários destes? A Review está excelente, sou grande aficionado do mundo linux e não imagina as vezes que procuro uma review em video de uma distro menos conhecida e não encontro nada, tenho de me basear em fóruns ou imagens para ler/ver sobre a mesma distro (visto que em nenhum dos meus computadores me posso dar ao luxo de correr uma maquina virtual), no melhor dos casos encontro vídeos em francês ou russo, nem em inglês elas estão… esta está em português que é bem melhor!
Grande review e digo grande também por serem 20 minutos, estas coisas não costumam ser tão grandes mas é melhor assim, deu para ver mais ao pormenor.
É sempre assim quando alguém se disponibiliza a oferecer os seus conhecimentos e tomam a iniciativa de ajudar quem é leigo em Linux como eu repare em pormenores sem qualquer relevância o importante é o conteúdo do video e o seu propósito
cada um de nós tem a sua própria linguagem por vezes devia-mos fazer uma gravação audio de certo que descobria-mos coisas muito interessantes quando verbalizamos
força Carlos grande trabalho não se preocupe pelo tamanho do video e com as palavras que utiliza tudo muito simples e compreensivas o que é de facto muito importante
graças a si eu comecei no mundo Linux
muito obrigado
com estima e consideração
um forte abraço
Fernando
Boa tarde ,
Glink precisas pelo de 1GB de ram , ou então recorres ao pacote low fat , está nos repositórios oficiais das distribuições baseadas em Debian , perde é muito dos efeitos e da beleza do KDE , de qualquer das formas se não estiveres a correr nada de pesado o consumo de RAM neste Netrunner não atinge os 400MB , ainda podes fazer mais uns tweaks no KDE sem lhe tirar a beleza , se estiveres interessado eu explicarei como deves de fazer .
Hoje posso-te dizer que o KDE está muito mais leve do que estava por exemplo a 1 ano e curiosamente é a interface que mais tem lutado para preservar todas as funcionalidade e ao mesmo tempo tornar-se menos consumidor de recursos .
Uma das coisas que se deverá fazer caso se tenha um pc mais fraco é parar com a indexação de dados que é um dos sorvedouros de recursos .
Cumprimentos
Carlos Carvalho
eu normalmente corto a indexação, é logo das primeiras coisas que faço no KDE, eu a ultima vez que instalei o Kubuntu foi quando saiu o 12.04 mas não conta para o que eu quero agora, na altura meti no meu insys da eescolas o gaameforce, que a pesar e ter recursos parece que não os tem, num computador com metade da ram e um processador pior, consigo ter melhor performance que no portátil que está a cair de morto, e já não falo das temperaturas que o portátil atinge 😛
vou testar o net runner, e vou tirar alguns dos efeitos e ver como se comporta na minha torre… la tenho usado elementary e Xubuntu, tanto um como o outro correm bem, contudo continuo a achar o XFCE feio, a pesar de ser funcional…
Carlos, desde já os Parabens pelo artigo.
Será interessante desenvolveres um artigo sobre esse tweaks no KDE 😉
Será que aguenta bem num Netbook, mais propriamente num Toshiba NB-100? Já experientei algumas distros KDE, mas fica muito lento.
Cumps
ola boa tarde.
muito bom o tutorial, que estou a experimentar isto do linux então e tudo novo para mi…
e já estou com azar… como achei piada aos menus resolvi sacar esta distribuição Netrunner 12.12 gravei o dvd e meto no pc e dame a seguinte mensagem.
“this krenel requires an x86-64 CPU, but only detect an i686 cpu.
unable to boot – please use a kernel appropriare for your CPU…”
isto supostamente devia de ser por o pc ser 32bits e eu ter sacado o de 64? mas nao e o meu espanto que fui sacar de novo e escolhi a versão de 32bits e da-me o mesmo…
alguém me pode ajudar?
Sergio ,
Boa tarde , tens aqui o Link para as 2 arquitecturas a i386 é a de 32 bits , foi esta que baixaste ?
Aguardo o teu comentário
Cumprimentos
Carlos Carvalho
ola carlos tudo bem?
eu fui ao site “http://www.netrunner-os.com/downloads/” e escolhi a de 32bits.
onde esta o link que dizes?
obrigado
Desculpa agora sim o Link :
http://distrowatch.com/index.php?distribution=netrunner&month=all&year=all
Cumprimentos
Carlos Carvalho
Sergio ,
Tomo a liberdade de te colocar o link do meu canal do youtube que tem mais alguns artigos sobre a interface KDE e também sobre esta distribuição .
https://www.youtube.com/user/1960serva
Cumprimentos
Carlos Carvalho
ok obrigado carlos.
vou sacar e depois, logo digo alguma coisa para ver se gosto disto…
como prometido aqui esta a minha resposta.
ja esta a bombar, e estou a gostar… vou continuar a explorar.
mais uma ver carlos obrigado.
btw o teu canal e bastante útil a quem se esta a iniciar
Só tem um problema. Não se consegue baixa-lo . Abçs
Boa Noite!
Essa distro é bem segura, da mesma forma que o Ubuntu também é seguro, tipo, contra arquivos maliciosos?
é possível fazer um dualboot entre esta distro e o windows 8?