PplWare Mobile

Não gosta do Windows 10? Instale o Ubuntu 15.10 Wily Werewolf

Download

Download: Ubuntu 15.10

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Wistfultale says:

    ….ou então compre um Mac. Fica mais bem servido.

  2. Jose M says:

    e adeus jogos, e adeus office e adeus qualquer programa que a minha empresa usa

    • Realista says:

      adeus compatibilidade com hardware.

    • Joao says:

      Pois, para mim esse é um dos maiores entraves à utilização do ubuntu. Gosto muito do interface e a performance é muito boa quando comparada com o windows num pc com recursos mais fracos. Mas o facto de não conseguir usar o office é um grande problema e é o que me leva a não instalar esse SO.

      • formini says:

        Claro que se pode usar o Office se se instalar depois do Wine. Alias, o Wine cria uma interface igual ao Windows (C:). Tem algumas limitações, é verdade, mas que se podem ultrapassar com relativa facilidade.

        • Joao says:

          E consigo instalar o Office 2013 e corrê-lo sem qualquer problema? Eu tenho uma licença oficial do Office 2013 e preciso mesmo de o usar e as alternativas não dão para mim pois uso com muita frequência quer para o trabalho, quer para a Universidade.

          • formini says:

            Se com o Office 2007, corre lindamente (tenho-o instalado no Ubuntu 15.04), creio que com o Office 2013 não haverá grande diferença.
            Tenta.

          • Joao says:

            Pois, vou instalar em dual-boot juntamente com o Windows 10

          • Afonso says:

            Tenho o Office 2007 a correr sem problemas no meu Ubuntu com o wine.
            Já o Office 2013 acho que não consegues por a correr mesmo. Mas agora com o 365 isso deixa de ser um entrave não é ;)?

          • Joao says:

            Eu tenho o Office 365 e na net não tenho as mesmas funcionalidades que tenho no programa, propriamente dito. Eu vou instalar como dual-boot, e na pior das hipoteses deixo lá o Windows nem que seja só para o Office

      • pentestbox says:

        Tem o libreoffice q atende MTU bem, uso a anos e não tenho nem saudade do office

      • Rui Castro says:

        Todos linux que instalo vai sempre com o Office 2010. Install PlayOnLinux e todo processo é super simples. E não digas nada à Microsoft nem precisas registar o Office, está sempre funcional.

    • NT says:

      Tem falta de alguns jogos (por exemplo Battlefield 4, adoro) mas a steam já tem muitos jogos para o linux. Office? 90% do que é feito no Office da microsoft podes fazer no libreoffice e/ou então podes optar por o office no browser, se tiveres conta microsoft (pode ser criada gratuitamente) tens lá o office. Quando aos programas que a tua empresa usa, quais são?

      • Realista says:

        A minha empresa não tinha licença para o Office, então usava-se o LibreOffice, Openoffice, WPS… recentemente adquirimos maquinas novas com office e nem se compara!

        Por fezes precisava de alguns minutos para formatar documentos e no office é tudo rápido e fácil. E então coisas desformatadas? Receber documentos em Word abrir com esses programas e estar tudo fora do sítio…

        E abrir documentos com macros? Esquece.

        • pentestbox says:

          O office e proprietário fechado, logo os arquivos .doc .docx são tbm não e fácil pró libreoffice deixar os mesmos formatados legal, mas isso não e problema no libreoffice e sim desses arquivos proprietários, as pessoas tem q aprender a usar o que e open-source e salvar os arquivos em odt isso sim.

        • Pedro Reinel says:

          Infelizmente a verdade é essa. Eu uso Libre porque o não temos o office mas vejo muita diferença…não se compara

    • Gabriel says:

      Office? usas o 2010 via Wine ou POL OU deixaste de cenas e usas LibreOffice
      Jogos? Usas via Wine ou POL ou pagas a Steam e tens os teus joguinhos

      • Diogo says:

        A steam não se paga 😀 ela é gratuita jogos que lá estão é que se pagam :p

      • rui says:

        Claro que sim. Tens um pc ou portátil mais ou menos fraco, e vais usar wine. Cambada de trolls. Quando o QI é baixo, é este o resultado. Mas nem vale a pena discutir com vocês. Ganham-me em experiência (de burrice e carneirice, entenda-se). 🙂

        • Rui Castro says:

          O Wine não uma Virtualização. É bastante leve e tenho posto em maquinas fraquinhas e funciona tão rápido como a versão do Windows na mesma maquina. Somente o arranque a primeira vez é um pouco mais lento porque ainda está a carregar a parte do Wine mas depois é rapido. Se quiseres instalas o Preload e pões o Wine sempre no arranque.

    • Diogo says:

      Não é bem assim, eu uso W10, mas já experimentei o Ubuntu, já tive Backtrack na altura que gostava de programar e testar vulnerabiliadades experimentei, Fedora entre outros e nunca tive problems (tirando backtrack) onde não experimentei, em instalar programas do Windows, lembro-me de correr CS:S, pela steam, lembro-me de ter o office a correr e tudo o que usei foi o Wine.. Por isso não digas que é adeus jogos, e adeus office.. É sim uma questão de se perder 5 minutos a mais a tratar da instalação

      • Realista says:

        5 minutos… LOLOLOLOLOLOLOLOL

        • Realista says:

          O simples facto de colocar uma letra maiúscula no inicio da frase é um problema para mim em Linux, uma vez que não reconhece (a tempo) a tecla capslock e coloca-me sempre a primeira e segunda letra em maiúsculas…

          Tenta resolver isso em 5 minutos.

          • 4dm1n says:

            Isso é do periférico entre a cadeira e o teclado… Linux seja que distro for, não é para qualquer um, é precisamente, para quem quer!

    • andre says:

      Jogos? O linux tem muitos jogos e é compatível com o Steam. Mas já agora, tens 12 anos?
      Office? Tens o OpenOffice e se fores Power User, instalas o wine e corres o MS Office.

      Pela tua resposta, já deu para perceber que ainda és muito verdinho…cresce e aparece…

  3. Fox says:

    Já instalei ontem 🙂

  4. O Movimento Livre says:

    Embora seja apologista de software livre, penso que essa troca de Windows para Linux (ou Ubuntu, neste caso) não seja assim tão fácil para quem esteja habituado a trabalhar constantemente em interfaces gráficas, pois embora o Linux evoluiu na simplificação da utilização do SO, ainda existem problemas que só são resolvidos pelo Terminal (linha de comandos…) – felizmente, existe uma comunidade pronta a ajudar.
    A escolha cabe ao utilizador – espero que arrisquem num novo mundo e não pensem que só existem dois SOs (ou um, para alguns).

  5. Carlos Santos says:

    Acho piada a estes comentário 😀

    Office, eu uso o Libre Office! E sim é possivel usar o MS Office!

    Jogos! LOL!

    Eu jogo LOL, HOTS, Heartstone, CSGO, MC, STRIFE, PES2016

  6. neok says:

    Não é que seja mau. Mas há alternativas mais leves e mais funcionais que o Ubuntu, e baseadas na mesma base, por ex. Mint, Xubuntu (que é o mesmo que o Ubuntu mas com interface diferente), entre outros.

  7. Gabriel says:

    Só tenho uma coisa a dizer.Estou ansioso por chegar a casa e instalar no meu desktop e portátil

  8. Marco B. says:

    Ja agora, eu uso Ubuntu GNOME em dual boot com windows. Queria deixar o windows apenas para os jogos, contudo sinto necessidade de usar o VStudio, existe algum IDE em c# que consiga fazer windows forms no linux?

  9. Christophe Silva says:

    Bom dia, pena é o rendimento dos drivers gráficos (no meu caso nvidia gt740m) estar longe do rendimento em ambiente Windows no que respeita a jogos.

    Abraço Pplware!

  10. João says:

    Tenho usado em casa o Ubuntu Gnome e funciona bem. Nada apontar.

  11. Paulo says:

    O wps office é muito mais muito similar ao office da microsoft.
    100% de compatibilidade com Docx e etc.
    Não custa centenas de euros. É só fazer o download e instalar.

  12. Paulo says:

    Ubuntu?
    Prefiro o Linux Mint.

  13. Castlead says:

    Usei linux durante alguns anos para o dia a dia e jogar, já usei várias distros, desintaslei por uma simples razão, stream da Xbox para o pc, e não tenho dual boot pq simplesmente não quero tar a mudar de SO sempre que me apetece fazer stream, e apenas uma questão de comodidade ate pq sempre adorei linux, e a cada ano que passa as distros linux estão cada vez mais fáceis de usar, longe vão os anos em que tudo tinha de ser instalado a unha e muitas vezes tinha que ser compilado no kernel.

  14. formini says:

    Quem goste muito do ambiente gráfico do Windows 7,mas que queira mudar para um S.O. livre, pode sempre experimentar uma versão gratuita do Zorin. Base linux/ubuntu e ambiente Windows 7.
    Aqui: http://zorinos.com/

  15. pentestbox says:

    Apesar de preferir as versões LTS, eu sempre testo essas versões de 6 em 6 meses, acho que ano que vem que o Ubuntu realmente vai mudar a interface , la pra versão 16.10, na minha opinião como um usuário de anos de windows, uma vez que descobre o Linux, e passa a usar o sistema com frequência, não se quer mais outra coisa, hoje em dia uso muito pouco Windows, tenho o Windows 7 em dual Boot com o Ubuntu 15.10, e o Ubuntu é muito mais rápido, uso o Windows 10 mais pra jogar mesmo, apesar de que a Steam esta fazendo o Linux crescer muito, temos Steam OS, chegara a Steam Machine, so não estou jogando no linux, pq uso placa da AMD, e por enquanto não fica legal no linux, mais a propria AMD parere que vai criar novos drivers para linux, e também chegara a API Vulkan, tudo isso pra fortalecer ainda mais o mundo linux, agora em pleno 2015 não digam que não existe jogos pra linux, e so entrar na steam e ver os games para linux, pode não ter aquele jogo em específico, mas dizer que não existem jogos é uma mentira, e quanto a office , a maioria dos usuarios de linux não precisam dele, usam libreoffice que atende bem e não custa $$$, mas se preferirem tem o Wine/Payonlinux para quem ainda estiver dependente desses softwares que rodam no windows, eu ja não uso mais nenhum.

  16. El Capitain says:

    Isto é tudo muito bonito, mas a maioria do pessoal que aqui comenta tem conhecimentos que a maioria do pessoal não tem… Vai-se lendo coisas como wine, c#,… que poucos profissionais, que não sejam informáticos, conhecem!
    Como é que é depois? Paga-se a um engenheiro só para tratar das configurações e por o Linux a funcionar correctamente, ou leva-se a uma loja e paga-se o preço do Windows + Office só para o por a funcionar.
    Se mesmo com o Windows e com o MacOS X, as pessoas tem dificuldades, imagine-e com o Linux.
    Quando os miúdos que entram agora para o 1º ciclo, que terão programação, começarem a entrar no mercado de trabalho pode-se começar a falar nisso, antes, é uma utopia,
    Agora, substituir Office, Photoshop, etc, por programas gratuitos, é uma solução mais útil. Não tem todas as funcionalidades, mas pouca gente usa essas que faltam e, se a empresa optar por por esses programas, todos usam o mesmo, não há problemas de formatação. Em casa, poucos tem esses problemas, porque não são usadas essas coisas avançadas.

    • pentestbox says:

      O que acontece é que os usuários de windows conhecem os software pra ele, photoshop, corel, Office,etc… e os usuários de linux conhecem os softwares pra linux Wine,Blender,Libreoffice, Gimp , então o que acontece é que cada usuário conhece os softwares do SO que utiliza, claro que no caso de Corel, Office, esses são softwares mais conhecidos o que não significa que são os melhores, mas um usuário comum, com pouco conhecimento que usa windows e consegue se virar, aprencer a usar Corel,Office, basta querer aprender a usar LibreOffice, Wine,etc… e tudo questão de querer aprender, se a pessoa colocar no google “Como rodar programas de windows no linux” logo vai aparecer o wine, e tutoriais ensinado a usar , o problema, é que infelizmente a maioria dos usuarios de Windows, não querem se dar o trabalho de aprende a usar um novo SO, aprender a usar outras ferramentas, ou seja fica no comodismo das coisas.

    • Paulo Horacio says:

      eL cAPITAIN eu conheço o wine desde pequenino!

      • El Capitain says:

        Claro que conhece, como a maioria dos que aqui comentam. Eu não conheço, mas já ouvi falar… Mas a maioria do pessoal, não. E, o Wine, é só parte da questão…
        Porque mudar para Linux, para depois correr os programas do windows, não me parece a melhor opção, porque apesar de tudo, comprar o Windows, ainda é o mais barato… O que fica caro, são os programas comerciais que correm no Windows.
        Por isso, ao mudar para linux, muda-se para todas as alternativas livres que ele possui!

        • pentestbox says:

          Exato, eu dificilmente uso wine, somente pra rodar alguns games que ainda não tem pra linux, mas como o passar do tempo do jeito que as coisas estão evoluindo pro linux, acredito que a Adobe vai lançar seus produtos pra linux, os games AAA vão aparecer pra linux, o linux nunca vai ganhar o windows na quantidade de usuários em Desktop, mas acredito que vai abocanhar uma fatia boa de usuários daqui a alguns anos, graças a Steam o linux esta crescendo rápido, e talves apareçam mais sites de noticias/artigos de linux no futuro o que ira trazer mais usuários, a Api Vulkan tbm esta chegando por ai, nos softwares em geral eu ja usei varios softwares de windows e de linux, eu encontrei no linux softwares ate de melhor qualidade do que muitos que existem no windows, eu acredito que o linux está bem servido de softwares, wine mesmo so usando aqui pra games que na tem pro pinguim, mas acho q daqui a alguns anos não vou precisar mais do wine.

    • joao almeida says:

      pagar a um engenheiro???a comunidade linux é grande, e há sempre alguem que ajuda GRATUITAMENTE, esse é um dos principais elementos do linux, um por todos e todos por um, não sou letrado, mas o que me cativa no universo linux, é mesmo ser eu a resolver as dificuldades, acabo sempre por resolver os problemas e fico cada vez mais a conhecer o sistema que tenho nas maquinas, tenho win 10 e ubuntu 15.10 numa maquina win 7 e ubuntu 15.10 noutra e só ubuntu numa outra, muito raramente uso o win, claro que há sempre quem prefira outros sistemas, mas como eu costumo dizer, é como aquelas pessoas que têm um IPhone e só usam para fazer chamadas, o que fazem com qualquer telemóvel de 20 euros, admito que mac é bom, o meu cunhado tem, mas usa para fazer o mesmo que eu faço com o meu eeepc ou com o meu ynsis… com win ou ubuntu, só mais uma coisa…formatei o portatil instalei o win 10 e ubuntu, criei 3 partições no disco, uma para win outra para ubuntu e outra para guardar as minhas coisas (sou apologista de não guardar nada nas partições de sistema, se o sistema “morrer” não perdemos nada), então 30 Gb para win, ficaram 6 Gb de espaço livre, 25 Gb para ubuntu, ficaram 19 Gb de espaço livre. viva o LINUX

  17. Pedro says:

    JOGOS!? poupa nas licenças MS windows e office e compra uma consola!

  18. Rui Carriço says:

    Não gosta do seu mercedes? Compre um Lada!

  19. Ricardo M. says:

    E que tal, não gosta do OSX, instale o ubuntu…
    Cada vez melhor isto

  20. jAugusto says:

    VM é fácil, instalem isto com partições dual boot w10 por exemplo para aprender alguma coisa.

  21. NT says:

    https://www.youtube.com/watch?v=btAaUZIhV6c

    Este vídeo é a prova que normalmente o povinho come o que lhe metem na mesa e que afinal o linux não é tão mau como o pintam.

  22. Osvander says:

    Nem um nem outro, meu SO é PCLINUXOS é uma distro excelente!!

  23. sck0bie says:

    Tenho um pc com 2 GB de ram.
    Devo instalar a versão 32 ou 64 bits deste ubuntu?

  24. Luis says:

    Boas pessoal

    Digam-me uma coisa:
    Fui sempre utilizador de windows, mas agora queria experimentar linux.
    Normalmente no windows tenho sempre um antivirus a correr em background, com o linux tambem é preciso? já agora se poderem dar nomes agradeço.

    • yaclicka says:

      100% Não penses nas dificuldades que vão surgir de forma ansiosa, com tranquilidade sem pressa e procura resolver, não resolves num minuto, resolve numa hora, num dia, mas resolve. Quando a habituares a tua mente a esta tipologia, vais ganhar muita auto-estima. É de uma grandeza se reconhecer que se quer aprender, ter conhecimento de determinado assunto, sem ser poliglota como alguns se descrevem acima….. 🙂

    • Rafael says:

      Não é preciso. Não existe sistema 100% seguro e Linux não foge a isso. No Linux, os problemas acontecem geralmente mais com o uso ruim do sistema por parte do usuário. Então fique tranquilo, no Linux não precisa de antivírus.

      • Reis says:

        Não é necessário antivírus, embora existam alguns. Eu uso Linux há 8 anos, sem dual boot e como único sistema há 5 anos e o conselho que lhe dou instale e todas as duvidas que surgirem procure fóruns e com o google (um bom amigo), que são ajudas preciosas. Aconselho a instalar/ativar uma firewall.

  25. Marco B. says:

    O Burg ainda nao foi actualizado pois nao?

  26. Lima says:

    No dia em que Linux correr o meu software de audio sem problemas mudo, até lá…. Não passa de um SO limitado por esse “pequeno detalhe”

  27. yaclicka says:

    Todo o Mac deveria trazer de oferta um loiro ou uma loira consoante o gosto de cada um. Isto foi uma pequena brincadeira, sem querer oferta ninguém, mas deu-me vontade de querer mostrar que nem sempre o meu melhor rotulo contêm o melhor produto, ou que nem sempre o melhor produto nas mãos erradas é representado da melhor forma. 🙂

  28. yaclicka says:

    Todo o Mac deveria trazer de oferta um loiro ou uma loira consoante o gosto de cada um. Isto foi uma pequena brincadeira, sem querer ofender ninguém, mas deu-me vontade de querer mostrar que nem sempre o meu melhor rotulo contêm o melhor produto, ou que nem sempre o melhor produto nas mãos erradas é representado da melhor forma. 🙂 O comentário acima contêm erros ortográficos devido à falta de um sistema Windows ou Mac …… 🙂

  29. Rafael says:

    Apesar de estar realmente estável esta distro, ainda come muita memória… Ao subir o sistema, sem nada aberto, ele consome mais de 700mb. Enquanto que por comparação, o Elementary faz 300/400 mb ao ligar o sistema.

  30. Reis says:

    Ubuntu foi o grande culpado de descobrir o linux. Há 8 anos pedi um live cd no site Ubunt, de certeza que existe por aqui quem se lembre e era gratuito. E só tenho a agradecer, embora ache que o Linux Mint seja mais completo e out-of-he-box.
    Atualmente e depois de algumas distros, as principais e as derivadas rendi-me a duas, Pclinuxos no portátil da Maria e da filha e no meu o meu amor Arch linux. Mas obrigado Ubuntu por fazeres com que largasse o Windows, sim porque nos tres aparelhos cá em casa só roda linux, nao existe dual boot.

  31. Junior says:

    Sou usuário do windows 10 e gostaria de saber se seria recomendável a troca para esta versão do ubuntu ou para alguma outra mais estável ? (antes que esqueça… sou BR, por isso alguma diferença na escrita)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.