MultiSystem: Várias distribuições Linux a correr numa PenUSB
As pens USB e discos rígidos (externos), são nos dias de hoje dispositivos que desempenham funções fundamentais. Além da elevada capacidade de armazenamento, da velocidade e do tamanho estes pequenos equipamentos pode, por exemplo, servir para executar um sistema operativo.
Para quem precisar de ter mais do que uma distribuição Linux numa PenUSB hoje damos a conhecer o MultiSystem.
Precisa de ter um sistema multiboot na sua PenUSB? Então, para esse efeito, além do XBOOT,SARDU e YUMI, hoje sugerimos também o MultiSystem.
O MultiSystem é uma pequena ferramenta, open source, que permite de uma forma muito simples e rápida ter várias distribuições Linux numa única PenUSB. Esta ferramenta faz uso do Grub2 (em vez do Grub) como sistema de boot das distribuições.
Como instalar no Ubuntu 14.10/14.04 e derivados?
Para instalar o MultiSystem basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo apt-add-repository 'deb http://liveusb.info/multisystem/depot all main' wget -q -O - http://liveusb.info/multisystem/depot/multisystem.asc | sudo apt-key add - sudo apt-get update sudo apt-get install multisystem |
Depois de instalado basta ir à Dash e procurar por MultiSystem
Depois basta ligar a pen USB, escolher quais os sistema a incluir na nossa PenUSB (indicando a localização do .iso) e mandar gravar.
Além das funcionalidades referidas, o MultiSystem permite também alterar definições no Grub, actualizar o Grub, descarregar os .iso das distribuições, formatar a PenUSB, etc.
O MultiSystem apenas funciona no Ubuntu e derivados. No entanto existem outras soluções para outros sistemas operativos – Podem ver aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Porreiro era mesmo isto que eu queria.
Eu trabalho o linux numa usb pen e gostaria de testar a versão completa lxqt (que já tenho apenas o módulo lxqt instalado e no login escolho kde ou lxqt) – é possivel dentro da pen usb fazer o descrito em cima no v/texto, ou seja isntalar na própia pen o multisystem e o iso novo? thanks!
Para quando um artigo do Easy2Boot em que podemos ter uma pen com todas as imagens do windows, todas de linux, todas de tudo que seja utilitários bootable?
Sem desdém, quais os usos práticos de usar Linux numa pen? Ou seja, o conceito de 1) arrancar duma pen num PC sem disco rígido 2) diagnóstico num PC com vírus ou sistema operativo inutilizável é interessante mas… mas qual/quais os usos que lhe dão para além desses?
Digo isto porque: qualquer pessoa tem um SO já instalado; se preciso de algo “rápido” tenho smartphone ou tablet. Daí que pergunto qual a utilidade real
Neste exato momento estou transferindo arquivos e montando uma partição isolada de dados em um HD com o Windows “bichado”.Usando a distro Trisquel 7.0 Live(poderia ser qualquer outra distro linux).Este,rodando direto do pendrive.Quem faz manutenções em PCs,é uma ferramenta indispensável.A lista é grande.
xuxu, nesse caso (manutencöes) sem dúvida, aliás há a já muito conhecida e antiga (com novas versoes) Hiren’s BootCD.
Eu pergunto fora do ambiente de manutencöes/restauros/virus, em que casos se podem aplicar?
As situações que podem ser usadas são várias, incluindo homebanking ou ter sempre à mão uma instalação portátil do nosso computador sem a necessidade de o levar atrás. Estou atualmente trabalhando em casa num laptop ARM da Samsung correndo ChromeOS e Linux (recorrendo ao Crouton). Quando estou no trabalho, utilizo uma PEN USB com uma imagem de Linux (no caso concreto, PuppyLinux), tendo essencialmente acesso às mesmas ferramentas e documentos que tenho no meu laptop sem necessidade de o levar atrás comigo.
Xará fiquei surpreso ao encontrar alguem com o meu nome. eu tambem me chamo carlos alberto gomes. tambem gosto de linux. sou novo no linux e gostaria de saber mais sobre o meu homonimo. se quiser se corresponder o meu e-mail é carlos.a.gomes.n@gmail.com.
um abraço
Tens sempre a tua distribuição favorita sempre contigo em qualquer pc, p. ex., a PCLinuxOS tem uma aplicação que a partir da instalação do disco fazes uma live pen que podes usar em qualquer lugar.
rmcrys. Outra utilidade bacana é um live usb de teu linux personalizado.-1)Instalo em um hd a linux preferida(normalmente uso o Debian)e a configuro conforme minhas preferências(ferramentas,senhas,logins,emails,etc).-2)Utilizo o Remastersys para transforma-la em uma .iso.-3)Uso o Unetbootin e a passo para o pendrive.Resultado:Para onde eu vou,meu pc vai junto e seguro. 🙂
Muito útil para usar em máquinas com restrições ou sem acesso à internet… basta um telemóvel/router wi-fi e uma máquina bloqueada deixa de ter limitações.
E se o amigo quisesse usar algo diferente do sistema operativo que o PC já tenha? Durante muito tempo usei o SLAX numa pendrive de 2 GB precisamente para não incomodar o SO do PC que eu por sistema usava que era do emprego. Assim eu evitava de interferir no computador 😉
Percebeu agora ou quer que lhe faça um desenho?
Pode instalar o linux numa pen com persistent mode. Assim já fica com um sistema operativo com “disco rigido”. Dependendo da distribuiçao linux, se for numa pen de 32 Gb, fica com por exemplo 28 Gb livres e onde pode guardar tudo como se fosse com um disco rigido.
Multisystem suporta também um disco permanente (ficheiro) assim se tiver uma pen que suporta USB 3.0 com uma leitura perto de 100 Mb quase simulas um SSD.
Outra função é usar o Tails para Homebanking ou outros casos que queres mascarar a tua ligação (suporta mudanças de mac address)
Outro exemplo é Freenas (backups ou storage), usa uma PEN assim aproveitas o máximo de um disco e como a PEN não vai ter assim antas gravações deverá resistir mais que um disco.
antas=tantas
Usbimage para suse
UsbFedoracreator
Rawimage para opensuse no Windows.
Parabens pplware pelo post. Acho na minha opinião uma boa ferramenta e uma boa alternativa, apesar que o incoveniente é reiniciar o pc e fazer boot da pen usb. Para evitar esta situação, deveriam de apostar na ideia de ser possivel arranque directo do sistema operativo, como por exemplo o programa PortableApps.
Sargas, é uma boa alternativa, isso sim pode ter o seu uso, ou FreeNAS como disseram.
Pessoalmente não estou a ver ninguém num PC estranho a entrar na BIOS (normalmente bloqueada), mudar para arranque USB (normalmente está arranque hdd e só em falha USB) e por-se numa escola/trabalho a fazer essas coisas. Home banking também não vejo o interesse de mudar Mac Address ou usar PC estranho quando temos smartphones. Eu por exemplo no trabalho uso o modo “private” dos browser para ver email/sites sem que me chateie em apagar o historial ou cookies. Para não falar que MUITOS PC no trabalho ou escolas têm software que se reinicias o PC por ti provocas caos.
Agora essa de usar dentro dum ambiente Windows apps directas dumas pen,ou até se fosse um ambiente Linux privado não está mal 🙂
Que opções há? (Correr dentro Windows directamente dumas pen um ambiente ou após privadas, sem sair do Windows ou arrancar o PC)
E algo para fazer uma “AIO” com várias ISOs de Linux, para fazer instalação?
bom dia galera.
Pra quem ainda tem dúvida que o linux resolve (quase) todos os problemas de manutenção, comecem trabalhar com manutençao e verão como é uma mao na roda.
bom dia galera.
Pra quem ainda tem dúvida que o linux resolve (quase) todos os problemas de manutenção, comecem trabalhar com manutençao e verão como é uma mao na roda.