PplWare Mobile

Monitorize o seu Linux com o TOP e HTOP


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. FuhFuh MacMoragh says:

    Sempre a aprender 🙂

  2. FredRF says:

    Sugiro correcção.

    Primeira Frase, segundo parágrafo:

    “Para quem usa o Windows, normalmente as teclas CTRL+ALD+DEL é um precioso atalha(…)”

    .CTRL+ALT+DEL

    .atalho

    Continuem o bom trabalho.

    Abraço

  3. bigkax says:

    ctrl+alt+del é menos eficiente para chegar ao gestor de tarefas que o shift+ctrl+esc, e este ultimo só precisa de uma mão para ser usado.

  4. cfernandes says:

    boa tarde
    Já agora qual é o comando substituto no linux para o Ctrl+Alt+Del?
    é que muitas vezes quando jogo no ubuntu em full screen, o jogo bloqueia, e só volto a ter sistema depois de desligar o PC.

    • FuhFuh MacMoragh says:

      É o Ctrl+Alt+Backspace.

      Não faz o que o que o do windows faz, mas faz o que queres sair do jogo em caso de erro 🙂 (no ubuntu nao bem activo por defeito)

      • Paulo Cesar says:

        No Ubuntu 9.10 em diante pode ativar essa opção novamente, mas o comando ainda existe, só que com três teclas diferentes: Alt+ PrintScreen+K

        • lmx says:

          mas…
          carregando em F2 faça xterm por exemplo e depois de abrir o terminal escreva xkill ,clique em cima da aplicação que esta marada.
          essa aplicação será terminada.
          existe o kill para consola e o xkill para ambiente grafico.

          cmps

          • lmx says:

            o que essa funcionalidade faz é reniciar o servidor grafica x salvo erro, e não é preciso fazer isso visto que voce apenas tem uma aplicação que esta “presa”.

            cmps

  5. francisco says:

    e como se activa?

    • pachubra says:

      Para activar o Ctrl+Alt+Backspace vai a:

      sistema>preferências>teclado>disposições>opções de disposição e activa o key sequence to kill the x server

  6. joao says:

    Correcção, a lista penso que é actualizada de 2 em 2 segundos e não minutos.

  7. Nota 10 para esse artigo, parabéns!

    Muito útil mesmo.

  8. R. Campachi says:

    No GNOME, está disponível o “Monitor de Sistema”, que pode ser aberto através do “Sistema > Administração”, ou usando o comando “gnome-system-monitor”.

    Além de mostrar os aplicativos ativos e oferecer a opção de finalizá-los, ele inclui também informações sobre o uso do processador, uso de memória e até mesmo sobre o espaço livre nas partições (é tipo o GUI do top).

    Leia as dicas:
    http://ubuntued.info/como-criar-atalhos-do-teclado
    http://ubuntued.info/abrir-monitor-do-sistema-com-o-ctrlaltdel

    Para o comando: gnome-system-monitor

    No lugar de colocar: Delete

    Coloque: Escape

  9. R. Campachi says:

    No GNOME, está disponível o “Monitor de Sistema”, que pode ser aberto através do “Aplicações > Ferramentas do Sistema”, ou usando o comando “gnome-system-monitor”.

    Além de mostrar os aplicativos ativos e oferecer a opção de finalizá-los, ele inclui também informações sobre o uso do processador, uso de memória e até mesmo sobre o espaço livre nas partições (é tipo o GUI do top).

    Leia as dicas:
    http://ubuntued.info/como-criar-atalhos-do-teclado
    http://ubuntued.info/abrir-monitor-do-sistema-com-o-ctrlaltdel

    Para o comando: gnome-system-monitor

    No lugar de colocar: (Control)(Alt)Delete

    Coloque: (Control)(Shift)Escape

  10. lmx says:

    muito bom sim senhora, veio mesmo a calhar, ja tinha ouvido falar mas, passado uns tempos ja me tinha esquecido e uso o normal do ubuntu, mas gosto muito de programas minimalistas e que consumam pouco quer a nivel de processador quer a nivel de ram, boa escolha, ja ca canta :).

    cmps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.