4 das melhores distribuições Linux para salvar o Windows
Apesar do elevado grau de estabilidade do Windows, há situações em que o sistema pode falhar no arranque (ou por culpa de hardware/drivers, ou por causa de malware, ou porque existem ficheiros de boot corrompidos, etc.) impossibilitando assim o acesso à informação.
Nesses momentos nada melhor que ter uma distribuição Linux à mão para ajudar a resolver o problema e tentar resgatar a informação. Aqui ficam 4 das melhores distros Linux para salvar o Windows.
#1 - Rescatux
O Rescatux é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian que tem como principal objetivo “resgatar” outros sistemas operativos. Funciona em modo live, não sendo assim necessário a sua instalação e disponibiliza um conjunto de ferramentas para resolver a maioria dos problemas que aparecem no Windows e no Linux assim como, por exemplo, fazer reset às passwords do sistema quando nos esquecemos.
Além dos reset às passwords do sistema, é possível com esta distribuição fazer, por exemplo, update e restore do Grub, particionar o disco e recuperar o MBR.
#2 - SystemRescueCD
O SystemRescueCD é uma distro de GNU/Linux (baseada no Gentoo e que utiliza o Xfce como ambiente gráfico), que pode correr através de um CD/DVD ou dispositivo USB e que permite a reparação do sistema e recuperar os dados depois de o sistema ter “emperrado”.
Esta distro dota o utilizador de privilégios para executar tarefas de administrador no nosso computador, tais como criar e editar partições no disco (com o Gparted), reparar o sistema, reparar o boot, entre outras opções.
#3 - SuperGrubDisk2
Para quem tem problemas ao nível do bootloader Grub2 então tem de experimentar a distro Linux SuperGrubDisk2. Esta distribuição é bastante leve, funciona em modo live e consegue automaticamente detetar os sistemas operativos instalados na máquina para assim fazer a recuperação do Grub2.
O SuperGrubDisk2 tem suporte para detetar sistemas que "arranquem" sobre a interface UEFI e também suporte para as funcionalidades Grub LVM, RAID e PATA. O tamanho desta distribuição é de apenas 20 MB.
#4 - Gparted Live Disk
O GParted (GNOME Partition) é um gestor de partições que permite, com alguma flexibilidade, dimensionar, copiar e mover partições sem qualquer perda de informação. O GParted é desenvolvido em C++ e usa o toolkit gráfico gtkmm, com o objetivo de manter a interface gráfica o mais simples possível, em conformidade com o Human Interface Guidelines.
Para facilitar a utilização desta ferramenta, foi criada uma distribuição Linux, com o nome Gparted Live Disk, que funciona em modo live, podendo assim ser usada para recuperar os mais diversos tipos de partições.
E são estas algumas das ferramentas Linux que podem ajudar a resolver problemas no arranque do Windows e até mesmo a resgatar informações. A utilização destas ferramentas é, por norma, simples e pode ser uma importante ajuda nos mais diversos cenários. Se conhecerem outras ferramentas do tipo, deixem nos comentários para nós explorarmos.
Este artigo tem mais de um ano
Ainda nem faz 2 dias e postaram um top de linux e agora novamente? Tanto artigo bom para escrever..
Ai ai ai… estás desatento! São coisas diferentes amigo. Boas Festas!
Ele não leu o artigo e nem reparou que são assuntos diferentes
E então? Ainda a 2 dias comeste, e vais comer agora novamente hoje? Tanta comida!
Não faz sentido, não gostas, não comes. Não gostas, não visitas nem entras no artigo! Ponto.
É que isso nem é uma opinião ou critica construtiva, é sinceramente para picar o Staff do Pplware. Erros todos cometem, falhas também. Mas não é necessário todos os santos dias quando vêm um post sobre Linux, atacar o Pplware.
Há coisas que gosto no Pplware, e outras que talvez não me agradem muito mas não ando toda semana, todo o santo dedo a lhes apontar os defeitos!
Ganha vida “Mamahki Voutoku” deve ser sempre o mesmo que diz isso em todos os artigos, tem é o habito de mudar de nome, va la ninguem descubra quem é, quem é.
Nada disso simplesmente ninguem usa linux logo não vale a pena escrever tanto sobre um assunto que não tem utilizadores. Bons temas para o Pedro escrever: servidor vpn caseiro com um raspberri pi, quais os melhores routers a comprar e como clonar um sinal de rede num powerline sem ficarem 2 redes, como instalar windows de raiz sem apagar documentos. Boas festas.
Esse tipo de pensamento é limitativo. Viva a liberdade de escolha.
Além de que, neste caso o Linux vem “salvar” ficheiros que podem
conter dados importantes e horas de trabalho.
É residual o seu uso, mas não se pode dizer que ninguém usa. Na verdade não está bem contabilizado o uso do Linux no nosso dia-a-dia. Dou um exemplo em baixo.
Fiquei surpreendido noutro dia, ao constatar que os terminais de saída do parque de estacionamento do M.Pombal usam o Ubuntu. É um tipo de uso comercial, estável e que não aparece nas estatísticas.
Lanchas intermunicipais na amazonia usam ubuntu como gestor de cinema e informacao aos passageiros.
Empresas que revelam fotos usam ubuntu para atendimento ao cliente. Evitar virus de pendrives e cartoes SD.
Não te vou insultar por escrito mas na minha mente já te insultei várias vezes.
Acho que tecnologia não é para ti. Procura mais blogs de culinária.
Até porque se achas que ninguém usa Linux, porque motivo depois vais pedir cenas de Raspberry Pi?
Porque custa 30 euros e permite ver meogo fora de casa ou aceder aos discos caseiros no ipad ou windows. Linux ninguem usa amigo, esta ultrapassado e demasiado complicado. Prova disso e Munique ter se arrependido e voltar ao windows
Até a Microlixo usa porque não confia no próprio server deles.
– “Nada disso simplesmente ninguem usa linux logo não vale a pena escrever tanto sobre um assunto que não tem utilizadores.”
– “Bons temas para o Pedro escrever: servidor vpn caseiro com um raspberri pi(…)”
Então mas usam ou não usam linux? Porque esse tema que estás a pedir necessita de uma distro linux.
Um raspberri pi serve para coisas pequenas, agora num pc so windows ou mac interessam. Quando comecares a trabalhar logo ves se tocas em linux
Assista o canal do Diolinux
Continuo a dizer que pouco percebes do assunto. Ao menos sabes qual é a base de Android? Ou de iOS? Já ouviste falar da integração de Linux pela Microsoft? Então em ambiente empresarial nem vale a pena falar, porque por aí ainda perceberás menos.
Então Mamahki (devagarinho) , estas são ferramentas de trabalho , são do mais importante para uma parte de nós que estamos na informática , e só sabes dizer que o linux não se usa e que munique voltou atrás ? (razões politicas) , demasiado pobre para quem anda aqui nestas andanças , e SIM , o Linux é Realmente importante nesta altura da história humana .
O Linux é utilizado diariamente no desenvolvimento de software e firmware devido às inúmeras ferramentas que disponibiliza gratuitamente aos utilizadores. Além de muitas outras aplicações que nem vale a pena referir. Muitos dos sites e aplicações que consulta e usa a partir do seu PC estão alojadas em servidores Linux por questões de segurança e desempenho. Além disso não é muito coerente criticar o Linux e pedir um tutorial para Raspberry Pi. Antes de falar sobre algo que não conhece tente informar-se primeiro.
lol 😀 maior parte das distros raspberry pi são linux. dumb
Passei a saber que sou Ninguem! Finalmente sei quem sou!
Só uso Linux nos meus pc’s, para tudo o que preciso que não é pouco, e estava aflito por não me classificar em grupo nenhum. Obrigado Mamahki à vontade.
Eu uso Linux e não quero outra coisa. Então o Ubuntu bate o devorador de ram do windows, susceptível a viroses. Falem mais do Ubuntu. Nós agradecemos.
E por que tu não escreves os tais “artigos bons” de que falas e publica em seu próprio site?
Que palhaçada ficar reclamando do assunto que o outro publica ou não em seu próprio site!
Deixa-me pasmo tamanho disparate.
Eu achei este artigo muito bom e busco justamente esse tipo de conteúdo neste site.
Nem vou comentar o disparate de dizer que o linux não é utilizado. Em minha opinião trata-se apenas uma provocação mal intencionada.
És um tapado mesmo, que comentário idiota. Nem prestastes atenção no texto em negrito e ainda quer dar pitacas.
Uso o Partedmagic. usa o kernel mais recente e é disponibilizado com alguma regularidade.
O SystemRescueCD permite as mesmas funções que o RescaTux, nomeadamente, reset password Windows?
Excelente artigo, como sempre. Lembrando que Linux é igual ter avião, não é para qualquer um. Não ligue para os haters, ainda mais esses com nicks de criança. Abraço, e boas festas.
O Hiren’s BootCD pode ser mais uma alternativa.
O projecto foi descontinuado….
Está meio no limbo mas não está totalmente descontinuado.
https://www.hirensbootcd.org
Hirens Boot CD é muito bom mesmo. Consegui repor um PC totalmente para stock depois de ter sido todo alterado
Pois, foi descontinuado o que e uma pena 🙁
https://www.hirensbootcd.org/
“Hiren’s BootCD PE (Preinstallation Environment) is a restored edition of Hiren’s BootCD based on Windows 10 PE x64.”
Ai,Ai, onde chegou o pobre Windows. O que a Microsoft devia fazer: era pôr a Store no Win 7, e aí estava um SO perfeitíssimo. Já não há mais pachorra para o Win 10
O windows 10 e melhor em tudo em relacao ao 7. O windows 7 nem se liga a net apos reinstalado, tens de instalar as drivers primeiro coisa que o 10 faz automaticamente alem disso no 7 tinha de instalar daemon tools quando o 10 tem suporte nativo para .iso. Entre tantos outras melhorias que não vou agora descrever
Linux para salvar o Windows hahaha muito bom!
Pedro, vê se descobres aí um Windows para salvar o Linux, isso sim era um achado. Dava um post e peras.
O Linux está a “salvar” o Windows…em especial a Microsoft….no Azure! Mas dentro do Windows já há por lá muito Linux 😀
Pedro, e um post sobre aquela notícia das falhas constantes nos programas que os médicos usam nas consultas, que envergonha para um país que se diz inovador?!
Há largos anos tive a oportunidade de trabalhar precisamente nessa área, e confirmo o que foi dito ontem no jornal na SIC. Os diferentes softwares usados nas consultas é horrível, feito de retalhos martelados por amadores (sei de retalhos feitos por curiosos que eram seguranças de profissão), não ligam uns com os outros (se bem que têm vindo a interligar todos) e a rede da saúde é tipo ilhas isoladas. Não houve nem há nem vontade, nem arte e sabedoria para pensar no sistema como um todo.
Para teres ideia, às vezes o servidor local simplesmente deixava de responder, parava tudo o que eram consultas, e a solução era ir lá ao bicho e desligar e voltar a ligar.
Ou seja, ficavam os utentes e os profissionais de saúde à espera.
Havia montes de mortos registados nas listas, pessoas duplicadas e até triplicadas nas listas, e mais um sem fim de atrocidades. É o que dá acharem que serve qualquer labrego que é jeitoso para os computadores, depois dá num novelo horrível. Podia fazer aqui uma lista enorme de atrocidades, mas aquilo dito ontem é apenas uma pequena parte visível do problema, nem as pessoas imaginam o resto. E pagamos todos balurdios de impostos para a saúde. O dinheiro bem aplicado, tudo gerido por gente séria e competente, e tínhamos de muito longe o melhor sistema de saúde do mundo, pois se neste momento já é muito bom, é só pensar o que poderíamos ter sem tanta atrocidade.
Qual é o software? Não ouvi nada ainda.
Não é um, são vários. Na notícia da SIC, que ainda hoje voltou a repetir a noticia, deferidos 3 softwares diferentes, fora o que o homem não refere, como servidores desatualizados, software da Oracle (BD) horrível para os standards de hoje em dia, software feito à martelão em Access (sim, aquela porcaria da Microsoft) que basicamente corrompe dados, a falta gritante de qualquer medida de validação, verificação e protecção dos dados, a ignorância de qualquer medida sobre tolerância a falhas e recuperação, etc, um rol enorme de falta de projeção. Ali há muito amadorismo, é tão gritante que assusta.
A notícia aqui:
https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-12-27-Falhas-informaticas-nos-servicos-de-saude-podem-colocar-em-causa-a-vida-dos-doentes
https://sicnoticias.sapo.pt/pais/2018-12-26-Eu-quero-passar-um-farmaco-e-sai-outro
Depois anda toda a gente preocupada com tretas para inglês ver na saúde, com apps e tretas similares. Dou só como exemplo, da marcação de consultas à distância. O que as pessoas não sabem é que depois o acerto da agênda do médico é feita á mão, por um funcionário, ou seja, é só fachada, porque não é nada automático, aliás, até é mais um problema, porque como o “software” foi tão mal projectado, pode acontecer que se marque uma consulta num dia e hora em que o médico está adjudicado a consultas específicas, como por exemplo, de planeamento familiar.
os softwares foram sendo acumulados . Os antigos não são apagados e substituídos e os novos são acrescentados . É esta a situação actual.
Linux para pcs antigos e fantastico mas em pcs mais recentes nada bate o windows
PCs antigos com 3-4 anos, ando a ver se encontro uma ditro que fique funcional num netBook com 2Gb e é para esquecer, apresentam requisitos baixíssimos mas a realidade é diferente.
Antix linux
Esse é um que está na lista, mas ainda não cheguei lá… vou testar agora. 😉
Realmente é bastante leve, mas pouco user friendly… não se pode ter tudo. Obrigado. 😉
Olá! Tudo bom?
Teste o Puppy Linux, SliTaz, Slax ou até mesmo o ChaletOS e Lubuntu, por exemplo.
Para resolver problemas no meu Windows faço partições diferente,informação fica noutra partição em primeiro lugar, depois é fazer cópia de imagem da unidade do sistema com alguma regularidade, se houver marosca, é só buscar a imagem mais recente………
Excelentes sugestões.
E se eu puder acrescentar mais um, e gostaria que se possível , fizessem um review , para o regataOS: https://www.regataos.com.br/
Grupo oficial no telegram: https://t.me/regataos
Desde ja obrigado.
Abraços de Brasil
Obrigado, vou ver
hirens!
Bora lá linuxear!!
Tenho só 80 lindas primaveras, acompanho este site desde o inicio, e como gosto de informatica, foi a partir daqui que comecei, após a reforma. Tudo isto para dizer que não há saco que aguente alguns individuos que por aqui andam a desfazer no trabalho dos outros. Será que ainda são jovens demais e ninguém os ensinou a respeitar? É uma pena ser-se faccioso. Bem hajam e paciência para os aturar
Esqueci de mencionar que o sistema que mais uso é Ubuntu.
Off topic: o meu pc core i7 4G ram, disco 1Tera (não ssd) com o windows 10 tem uma performance péssima, a utilização do disco está quase sempre nos 100% com processos do sistema em utilização. Já apaguei ficheiros temporários, fiz quase todas as indicações deste site https://www.drivereasy.com/knowledge/100-disk-usage-windows-10-fixed/ e o problema continua. Tenho dual boot com o linux mint, quando uso o linux a performance é excelente, a utilização do disco está sempre de “férias”. Noutro dia o pc esteve mais de 30 minutos desde que liguei o windows, com o disco nos 100% até estabilizar, isto não é normal. Sugestões ?
Desliga o superfetch e o windows search e fica normal. O windows 10 precisa de ssd, om hdd nem num core i9 corre decentemente
Na maioria das vezes o problema de 100% de HD é provocado por drivers com problemas. A solução não é nada fácil. Desative os drivers um por um até o uso do HD voltar ao normal, começando pelos drivers atualizados mais recentemente (caso o problema já não venha de longa data). Uma vez identificado o driver com problema substitua-o por ouro obtido de um site confiável, de preferência o site oficial do fabricante do dispositivo controlado pelo driver em questão.
A coisa se complica quando se considera que mais de um driver pode provocar o mesmo problema (o que tem menor probabilidade mas mesmo assim acontece em uma frequência que faz ser necessário considerar a hipótese). Então vá reativando os demais drivers com cuidado, verificando se o problema não ressurge com a reativação de algum deles.
É uma solução trabalhosa e não há garantia que seja esse o problema, mas na maioria dos casos a causa do uso de HD a 100% é essa. Por isso mesmo muitas vezes as pessoas tentam reinstalar todo o sistema do zero. Mas isso não garante a resolução do problema já que o driver instalado pelo próprio Windows pode ter uma incompatibilidade com o seu hardware. Mesmo que na primeira instalação o problema não tenha se apresentado, ele pode ocorrer em uma instalação posterior, já que o instalador do Windows procura os drivers mais atualizados na Internet.
Acho que tinha tentando isso e não funcionou, mas obrigado pela dica.
Boas,
nunca vi um Windows para salvar um sistema Linux… porque será?
😉
Porque o Windows não consegue salvar.
Eu uso Linux e não quero outra coisa. Então o Ubuntu bate o devorador de ram do windows, susceptível a viroses. Falem mais do Ubuntu. Nós agradecemos.