Manjaro Linux 0.8.7 Ascella – Uma distro Linux irresistível
Se há distribuições que estão na moda (a avaliar pela nossa comunidade Linux Pplware e também pelos comentários nos nossos artigos) essas distribuições chamam-se Manjaro Linux e Linux elementary OS Luna.
O Manjaro Linux é uma das distribuições mais bonitas, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. Hoje vamos conhecer as muitas novidades do Manjaro Linux 0.8.7.
Manjaro Linux é uma distribuição user-friendly, baseada no popular Arch Linux. Esta distribuição está disponível em três edições distintas, cada uma com o seu ambiente gráfico: XfCE, GNOME3 (com Cinnamon Shell) e KDE. Existe também disponivel a versão Net-edition, uma versão minimalista sem a maioria dos componentes instalados (ex. ambiente gráfico, aplicações, display manager, etc).
Como principais características há a destacar o processo simples e intuitivo de instalação, a detecção automática da grande maioria do hardware, possibilidade de gerir/configurar drivers da placa gráfica recorrendo a bash scripting, e um conjunto considerável de configurações ao nível do desktop.
O Manjaro Linux não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo) a 100% mas tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR - Arch User Repository).
O Manjaro Linux 0.87 foi anunciado recentemente e são muitas as novidades que se destacam:
- Kernel: 3.4.59 LTS
- Xorg: 1.14.2
- Webbrowser: Firefox 22.0.1
- Thunderbird 17.0.8 (apenas para XFCE)
- Media Player: VLC 2.0.8a
- Package Manager: Pamac 0.7.5.2 (apenas para XFCE)
- Octopi 0.2.0 (Openbox) – Frontend para Pacman
- Whisker Menu 1.1.1 (apenas para XFCE)
- Mint Display Manager 1.3.1(apenas para XFCE)
- Slim Display Manager 1.3.5 (apenas para OpenBox)
- Manjaro Settings Manager 0.1.2
- XFCE 4.10 Desktop
- Openbox 3.5.0 Desktop
- Melhor suporte para pulseaudio
- Integração de novos drivers
O novo instalador simplifica ainda mais a instalação, não havendo assim desculpas para não experimentar esta excelente distribuição. Esta nova versão inclui também um novo Welcome Screen.
Quem já experimentou ou usa o Manjaro Linux?
Download: Escolha aqui a versão (Xfce, OpenBox) que pretende
Homepage: Manjaro
Este artigo tem mais de um ano
Na primeira imagem como é posso fazer para ter a informação do sistema tal como esta na imagem?
http://conky.sourceforge.net/
boas..
ja vem no iso deles…é a versão openbox…
cmps
Sim, ja vem nativamente. Mas o conky resolve
Destas ferramentas precisas:
Shift+PrintScreen
Ctrl+V
Paint
Só por vir com o Xfce e KDE já torna a distro interessante, pois estes ambientes gráficos estão muito bons, rápidos, fáceis de usar e estáveis (KDE 4.11 surpreende, só quem experimentou pode afirmar isto).
•Kernel: 3.4.59 LTS/ ?
ja estamos no 3.10… Pode ser atualizado?
Sim, podes sempre actualiza-lo
tenho um notbook megaware 2g ran dd3 placa ati. Qual ambinete seria mais agradável a performace?
PS.: ele roda .deb
Penso que cometeram um lapso ao indicar que o Ubunto é uma rolling distro: “O Manjaro Linux não é uma rolling distro (isto é não tem um ciclo de releases de X em X tempo – como por exemplo o Ubuntu que sai de 6 em 6 meses)”
Uma rolling distro não tem atualizações de X em X tempo. Está constantemente atualizada com as últimas versões de cada pacote.
De resto bom artigo e boas novidades para o mundo linux.
Olá,
Sou um pricipiante, por isso pergunto: rolling distro é a que tem nova realease cada 6 meses, por exemplo.
Como se chamam as que se actualizam regularmente, sem haver necessidade de instalar a nova versão, como o Arch Linux?
Esta, Manjaro, actualiza~se regularmente?
Obrigado.
Rolling distro são distros que estão sempre actualizadas (não obrigatoriamente com as versões mais recentes de tudo – no caso de Arch Linux é bleeding edge, tudo do mais recente (apenas versões stable), com o update normal do sistema. Não requerem que se faça upgrade ou nova instalação.
Exacto.
Pedro Pinto, para quando um tutorial a instalar o arch? 🙂
Boas D, infelizmente eu nao dominio o ARCH 🙂 Procuram-se candidados a um artigo
Não aconselho o uso desta distro em todos os casos, deve ser bem avaliado o seu uso. O principal motivo é a forma como funcionam as actualizações da mesma, os updates de segurança demoram até 1 mês a ser lançados em Manjaro. Isto comparativamente com Arch Linux, a base de Manjaro.
Podem ler mais em: http://allanmcrae.com/2013/01/manjaro-linux-ignoring-security-for-stability/
Luis apenas os experts usam arch, o resto do pessoal prefere os derivados, mais simples. N vejo problema nos fix virem depois de bem testados, isso é mais preocupante no windows.
Isso é um alarmismo desnecessário e fundamentado por uma review de um “mal amado”. Portanto, Luís, é uma “nabice”.
Manjaro “Ascella” XFCE tem uma performance excelente até em netbooks e é, dentro das distribuições baseadas em Arch, a mais estável de todas, principalmente, por não ser tão “bleeding edge” como as outras.
Saliento, também, que fazendo o update para a versão 0.8.7.1 o kernel passa a ser da série 3.10.
Caro madnix, se reler o que eu escrevi e o que escreveu, em nada me contradisse.
Eu não disse que o Manjaro tem um performance má nem que não era estável. Muito pelo contrário, disse apenas que sacrifica a segurança para ter mais estabilidade, pois até os pacotes de segurança que chegam ao Arch, demoram cerca de 1 mês a entrar nos repositórios stable do Manjaro. Sem dúvida, muito stable, mas mais seguro? Não.
Espero desta vez ter sido explícito.
PS: Como pode ver não foi qualquer “nabice”, coisa que fez, ao interpretar de forma incorrecta o que eu disse, que são factos.
Testei e numa palavra muito bom.
Usem o cli install naturalmente há alguns bugs com a versão do instalador gráfico.
Excelente alternativa ao Ubuntu finalmente e quem diria vinda de uma base Arch.
O manjaro é rolling distro ou não
http://wiki.manjaro.org/index.php/The_Rolling_Release_Development_Model
olá pessoal!
Instalei o manjaro linux 0.8.8 kde no meu notebook,e posso dizer que realmente é das distribuições mais fáceis de instalar que eu já usei,é quase tudo automático,a nível de hardware detectou absolutamente tudo,é leve,em termos de facilidade de uso esta ao nível de um linux mint,quanto as aplicações traz o que é preciso sem redundâncias.
Só falta uma coisa a esta distro para ultrapassar de vez o mint é um centro de software (tipo ubuntu), pois o que tem o manjaro mais parece um sinaptic manager-para mim não e problema pois vem completo acompanhado pelo aur-porque para mim tem um grande trunfo em relação é rolling release,e posso dizer que apos a ultima actualizção do 0.8.8 para o 0.8.8 continuo estável e a funcionar bem so digo que vale a pena experimentar o manjaro não se vão arrepender.
Manjaro Linux está muito bom, tudo funciona, até a placa de wireless broadcom que no ubuntu e derivados dava imensas dores de cabeça par ainstalar as drivers.
Como utilizador comum considero que este Manjaro é a distro mais funcional de todas, onde quase tudo funciona como seria de esperar, e mesmo em maquinas mais antigas como por exemplo amd turion com radion xpress 200 onde o tenho instalado tem uma performance muito boa.