macOS continua em quebra! Será culpa do GNU/Linux?
Nos últimos tempos temos assistido a uma tendência "estranha" no segmento dos sistemas operativos. As distribuições Linux têm vindo a crescer, mas por outro lado, o macOS tem vindo a perder terreno. Apesar das várias análises, ainda não há propriamente um consenso para saber porque tal cenário está a acontecer.
Será que o Linux vai conseguir apanhar o macOS?
De acordo com o último relatório do Netmarketshare, o Windows 10 continua a ser o sistema com mais peso no mercado dos sistemas operativos. Segundo dados, o Windows 10 é atualmente responsável por 87,03% do mercado dos sistemas operativos. Segue-se o macOS com 8,95% e o Linux com 3,57%.
Tendo em conta a comparação entre junho e julho, o Windows cresceu quase 0,35%, o Linux baixou cerca de 0,1% e o sistemas da empresa de Cupertino perdeu 0,27%. Neste último mês, o Linux perdeu ligeiramente terreno, mas o macOS perdeu ainda mais. O sistema da Apple tem vindo a ver os seus números a baixar deste abril deste ano.
De relembrar que, face ao confinamento, muitos utilizadores podem ter optado por instalar distribuições Linux em máquinas mais antigas que tinham lá por casa.
Linux ataca macOS! Será que vai conseguir?
Não há propriamente um consenso no que diz respeito à opinião deste cenário. É verdade que os sistemas Linux têm vindo a evoluir, mas também o sistema da Apple tem ganho novas funcionalidades e versões. O Linux ainda está longe de alcançar o macOS, mas o crescimento em poucos meses leva a reflexões.
Neste último mês o Windows parece ter tirado partido das quebras dos seus concorrentes, mas o Linux tem tido um crescimento inacreditável. Resta-nos aguardar pelo próximo mês para perceber o que vai acontecer.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Acho que muita gente já percebeu que o MacOS é apenas uma versão diferente do Linux, logo não compensa investir nem num novo computador (Para utilização básica) quando o velhinho laptop/pc faz o mesmo.
O macOS não tem a ver com o Linux! São sistemas diferentes.
macOS é unix e o linux é “unix-like”
São ambos baseados em Unix.
serem ambos baseados no Unix não torna um uma versão do outro.
São sistemas com kerneis muito diferentes, com construção de drivers que não tem nada a ver, com gestão de recursos díspar, etc!
A não ser as impressoras que usam o mesmo sistema…
São baseados no mesmo SO mas a diferença é abismal. O Linux tanto funciona em “IBM” com em “MAC” no entanto o MacOS só funciona em “MAC”.
IBM = PC/portátil
IBM = Internacional Base Model.
não fazia ideia que a IBM tinha mudado de nome, ainda por cima com uma palavra portuguesa!
Samuel… IBM = International Business Machines
Não esta a referir-me a empresa mas sim ao tipo de base dos computadores que os ambos SO usam. Neste caso significa o que eu escrevi.
Samuel MG, o que tu disseste não existe.
PC IBM sempre se referiu a PCs compatíveis com os computadores que a empresa IBM construiu.
Sinceramente começo a achar que escreves estas calinadas de propósito… Os meus parabéns, é engenhoso!
Isso de ser baseado no mesmo SO tem muito que se lhe diga… Isto porque cada um parte de pontos muito distintos. Houve sistemas operativos UNIX diferentes ao longo dos tempos.
A diferença não tem nada a ver com os computadores em que corre, até porque o macOS não tem nenhuma limitação especial para não correr em qualquer computador, só é preciso ter os drivers. Tanto assim é que o macOS já correu/corre em 3 arquitecturas de processadores diferentes.
tens a certeza do que dizes?
macOS é derivado do BSD.
pertence à família de sistemas BSD, mas é derivado do NextSTEP, não do BSD. O NextSTEP é que usava em parte código do BSD!
Se o MacOS é derivado do NextStep e o NextStep é derivado do BSD ENTÃO o MacOS é derivado do BSD, exatamente como eu disse.
UNIX-> BSD -> MacOS
UNIX-> Unix-Like-> Linux
Dizer que MacOS e Linux são a mesma coisa é a mesma coisa do que dizer que o homem e primata sao a mesma coisa.
O Homem É um primata.
Sonha mais Pedro Pinto…, é só o Mac fazer o mesmo que o tio Bill, o Windows engoliu o Linux, só falta o Mac a fazer o mesmo, que é até mais fácil, já que têm parentescos comuns!
O Windows não engoliu o Linux pois só o Ubuntu funciona no Windows.
Ubuntu, SUSE, Fedora, …
Por algumas funcionarem não significa que engoliu o Linux.
EU sonhar com isto? 🙂
A Microsoft reconheceu as qualidades do Linux e aceitou uma integração que antes negavam com veemência. Os seus fanboys ficaram órfão nas suas flamewars ridículas. Aí para não dar o braço a torcer passaram a dizer que o Windows “engoliu” o Linux. Só se foi da mesma forma que o Kane “engoliu” a larva do Alien…
E quanto custa um Mac, o preço de um carro. e vale isso ? não.
Depende para que situação é…se for para usar Final Cut Pro X, Logic Pro X…se pensarmos que ter o Windows e ter de adquirir licenca do Adobe Premiere Pro custa cerca de 70€ ao mês e o Final Cut é só 400 paus e já está pago para sempre…entretanto a pessoa quer alternativa ao After Effects, encontra no Apple Motion uma solução que custa apenas mais 50 paus e é para sempre…quem diz o After, diz Media Encoder etc…
Okay, existe o Davinci Resolve que contempla todas as plataformas…mas ainda assim, não é a melhor solução para toda a gente porque é baseado em Nodes e não em layers como o Premiere/After Effects ou Final Cut/Motion…
Ainda respondendo a essa pergunta…muito bem que é caro…mas tendo em conta que é um sistema que não falha (segundo a experiência que tive), que tem um design bem construído (não é como o Windows em que algumas apps têm design da Universal Apps como é o caso do “Definições” ou “Calculadora” e depois tem aps com design antigo como é o caso do “Gestor de discos” ou “Gestor de Computadores” ou até mesmo o File Explorer), e que pelo menos não está sempre com bugs novos sempre que há uma nova atualização.
Atenção: não sou defensor da Apple…aliás, neste momento tenho WIndows PC e Android Phone…mas o que é certo é que quando tive macbook (e já tive dois) e quando tive iphone (e já tive dois) nunca tive problema…o grande motivo para me afastar da Apple foi mesmo o preço…eu com o Redmi Note 9S consigo fazer as mesmas coisas que faria num iPhone 11Pro por exemplo e com mais bateria….mas acredito que mais cedo ou mais tarde, vou ter problemas de lentidão ou instabilidade no sistema…mas até agora…funciona..e não gastei rodos de dinheiro…não tenho é um design tão bonito nas aplicações…aliás, muitas apps têm aquele design horrivel do Google e não aquelas caixas de diálogo com cantos arredondados e transparencia com blur que a Apple já nos habituou!
Linux a mesma coisa…é de borla, sim…mas…consegues transformar o Linux num MacOS Big Sur com aquele bonito design? sim, possivelmente sim, mas dá imenso trabalho e não é pra qualquer um…instalar algo tipo Airdrop que faça o mesmo que no Mac…sei lá…todas as features incríveis que o Mac tem…às vezes, fica mais fácil fazer um hackintosh!
Para quem não quer muitos efeitos (e até os tem) e tem um pc sem placa gráfica dedicada o Kdenlive dá e sobra. Usas os cores todos do pc e funciona em todos os SO.
Eu já desencantei dessa história de o Linux superar o Windows ou o MacOS. O Linux, em sua essência, já conquistou o seu lugar de destaque e liderança: infraestrutura de rede (está presente em quase todos os equipamentos, desde os domésticos até os profissionais), super computadores (todos), IoT e smartphones Android (além das TV Boxes e Smart TVs e dos smartwatchs).
Na verdade, a discussão sobre o Linux no desktop já não tem mais relevância. Conheço muita gente que não tem interesse em desktops e mesmo em notebooks. E a nova geração que já nasce com uma conta no Instagram e no Whatsapp não tem interesse em qualquer outro dispositivo que não seja um smartphone.
E as pessoas que trabalham com 3ds Max, Maya, Substance Designer, Revit, Archicad, Lumion, Twinmotion, Vectorworks, Solidworks, o que é que usam?
resposta: Blender
Yap!
E chega bem!
Grande Verdade. Chega e sobra!
O problema é que as principais empresas que produzem conteúdos que usam essas ferramentas, usam todas as outras ferramentas disponíveis para Windows e OSX.
Há muito trabalho a ser feito. As empresas já estabelecidas no mercado não querem perder tempo/dinheiro a desenvolver para Linux. Este é o principal problema. Mas felizmente para os developers há cada vez menos razões para se ficar ficar preso ao Windows ou OSX e cada vez mais se produz software que corre bem tanto no Linux, OSX e Windows.
Essas pessoas compõem um nicho de mercado. A grande maioria dos profissionais não precisa do computador em casa. Lógico que há um tendência de aumento no home office que ficou em evidência durante a pandemia que estamos vivenciando, mas para a grande maioria das pessoas não há necessidade de computadores tradicionais (desktop e notebook).
A Apple percebeu isso quando lançou o iPad, na época com foco em consumo de conteúdo. E atualmente vem preparando o portátil para praticamente substituir um notebook. E vai servir muito bem para quase (eu disse quase) todos os profissionais.
Profissionais de saúde e educação, estudantes, profissionais que trabalham na rua na área de segurança, vendedores, etc. serão muito bem atendidos por dispositivos no formado tablet. E quando for preciso maior conforto e velocidade na edição de documentos bastará conectar um teclado e mouse e o tablet/iPad vai ficar muito próximo do que representa um notebook hoje.
A geração que nasceu com uma conta de instagram é WhatsApp, mais dia menos dia, vai ter que ir trabalhar, produzir, o smartphone e o tablet em muitas coisas não vai ser suficiente, e aí, vão ter que ligar aos desktops e laptops.
Então… vão usar os computadores no trabalho. O usuário doméstico precisa cada vez menos de um desktop ou notebook.
Veja o meu caso: trabalhei por muitos anos na área de educação e sempre precisava ter um computador (desktop ou notebook) em casa para me ajudar no trabalho. Hoje eu trabalho em um banco e não preciso mais de computador em casa.
Ainda uso notebook (estou usando agora), mas não tenho a mesma necessidade de que tinha há 10 anos. Uso mais pela comodidade do que pela necessidade.
O computador tradicional está se tornando nicho: vai sobreviver no meio corporativo e para nichos específicos de profissionais liberais/autônomos.
Excelente comentário.
Também pode ser culpa do Windows não? O novo modelo de o Windows 10 ser “grátis” pode atrair muita gente também.
Parece perder para o windows, o Linux está estável a +- 1,8%
https://gs.statcounter.com/os-market-share/desktop/worldwide/#monthly-201907-202006
Alias no proprio site que o pplware usou, se se marcar o windows verifica-se que quer linux quer macOS em julho baixaram face a junho e quem subiu foi windows
Isto sem falar que a subida que houve do Linux nos meses anteriores é basicamente igual à queda no Windows no mesmo período.
Realmente, os números dos Statcounter e do Netmarketshare são sempre muito diferentes.
Entre os dois existe uma diferença de quase 10% no share do macOS…
linux e macos é como comparar um fato pronto a vestir com um fato feito a medida, recebemos aquilo que pagamos.
Diria que a culpa não é a concorrência mas sim o cada vez mais elevado preço do hardware, neste caso os Macbook.
tens noção que as vendas dos computadores da Apple subiram?
Tenho que aprender a escrever que assim não se percebe nada
Pensando bem nem eu consigo chegar perto de um macbook pro. Agora fiquei triste
Não dá para entender esta notícia!
Basta olhar para todos os valores para perceber que a subida no Linux acompanha a oscilação no Windows e não no Mac.
Os valores do Mac vão oscilando ao longo do ano, no ano passado no mesmo mês o valor era basicamente o mesmo!
ambos são baseados em unix, mas muitos que usam macOS(apple laptops,desktops) tem sempre de arranjar desculpas para justificar o preço absurdo que pagaram enquanto outros por muito menos acabam por ter o mesmo. linux distros são gratuitas e tem muito bom software para escolher e até tem distros que por defeito oferecem um Apple-esque aspecto, tipo ubuntu budgie só para dar um exemplo. @aj sim tipo comprar roupa de marca feita na china,malasia tudo feito na mesma fabrica e mesmo material e pessoa mas pagas mais pela etiqueta da marca…. não pagas por ser melhor, estas a pagar pelo nome da marca. Marketing puro, fazer as pessoas sentirem-se especiais por usar algo de certa marca. como diz of povo é “mais fama que rama” …
E depois acordei…
Tanto comentário mais inútil:
– Mac OS e Android têm tanto em comum com o Linux/ unix como o ser humano com um porco (resposta: um pouco de DNA )
– o Mac OS tem vindo a diminuir porque atualmente os PC 2019/2020 com chip Intel são torradeiras e inúteis, logo as vendas baixaram.
será o teu o mais inútil?
macOS é um sistema operativo que está certificado como Unix. Há vários sistemas Unix!
As vendas dos computadores Mac subiram.
Utilizo Linux ha mais de 20 anos 🙂 macos e windows tralha
+1
Para quem, como eu, passou por lá, e a título de curiosidade, antes do Linux e antes do Windows, o que é que a Microsoft distribuia ? Aqui fica o print para os mais novos …
https://soylentnews.org/blob.pl?id=21bc5f2ac01d9e01191d22e4cc1283c2
E para esclarecer também os mais novos, a base do Linux (kernel) foi desenvolvida pelo Linux Torvalds e tem a génese e fundamentos no Unix (inspirado pelo Minix) mas foi escrito do zero, pelo que não é Unix (é Unix-like).
Tive o grato prazer que ter podido utilizar o Unix, Xenix, ver nascer o Linux, Windows e Macintosh e outros (tantos) SOs dessa época de ouro da informática.
De todos, continuo a achar que o sistema operativo Prologue (não confundir com a linguagem Prolog) foi o que mais me surpreendeu pelo que conseguia tirar dos processadores e arquitectura e pelas funcionalidades que disponibilizava em software. Ainda hoje não compreendo como é que não conseguiu singrar (aparte de não ser americano).
Tal como o Informado, hoje, uso Linux …porque funciona, não dá problemas, é mais barato e gosto mais da CLI e de shortcuts no teclado 🙂
Cada sistema operativo é muito forte numa área onde os outros são muitos fracos.
Os serviços da Google (Search, GMail, Maps, Youtube, etc.), Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Twitter, Spotify, Netflix, Steam, provavelmente o site do Pplware, só para citar alguns, são hospedados em servidores que correm sistemas Linux. A Playstation usa um OS baseado no FreeBSD que é uma espécie de Linux, apesar de diferente.
No mundo dos servidores/cloud e supercomputadores, que é onde se encontram as máquinas críticas que compõem o core da Internet e correm os algorítmos mais críticos para a comunicação digital em routers e switches, GPS, sistemas da banca e seguradoras, telecomunicações, investigação científica, satélites, centrais nucleares, sistemas de controlo aéreo e marítimo, piloto automático nos aviões, etc., os sistemas Linux/Unix dominam sem nenhuma hipótese para o Windows, muito menos para o OSX.
Quem aqui disse que Linux é lixo e que só serve para entreter os nerds, tem de começar a rever a frase porque muito provavelmente é utilizador assíduo de produtos ou serviços alimentados por sistemas Linux/Unix.
O windows é o maior por conta da pirataria, vou dar um exemplo, quando uma empresa vai contratar um novo funcionário é bem mais fácil encontrar alguém que saiba usar o windows e suas ferramentas do que linux, o custo do treinamento deste funcionário é menor por conta dele ter em casa um pc/notebook com windows pirata, linux é muito bom para poucas pessoas como desktop, em servidores eu uso bastante mas para uso diário como desktop não é popular apesar de ser grátis. Em relação ao MACOS o fator principal é o preço do hardware e seguido pelo fato dele ser compatível apenas com apple (de resto é hackintosh), nunca será o maior pq a própria apple não quer, ela acredita e aposta nos seus produtos por serem “exclusivos” e cobram bem por isto, aliás muito mais do que vale realmente.