Linux wattOS R8: Uma das distribuições Linux mais rápidas
No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.
Depois de termos apresentado pela primeira vez o WattOS (versão 6) e o WattOS (versão 7) vamos conhecer o que nos traz de novo o wattOS R8 que agora é baseado no Debian (Debian Wheezy).
Uma das questões mais frequentes que chegam ao Pplware é “..sou iniciante no mundo Linux…qual a distribuição que devo instalar..?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos.
No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (um distro com 50 MB) ou o Puppy mas o WattOS cumpre também tais requisitos.
O WattOS 8 está disponível em três versões:
- Versão com LXDE (32 e 64bits LXDE)
- Microwatt (versão a 32 bits) versão muito light com o gestor de janelas pekwm
- Versão com MATE, para desktop (máquinas mais recentes)
Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… apesar de agora já existirem novas versões para Desktop).
A versão que testamos foi o WattOS 8 + LXDE que incluiu muitas ferramentas, das quais se destacam:
- PCManFM – Gestor de Ficheiros
- Shotwell
- Filezilla
- Iceweasel
- Transmission
- VLC
- Audacious
- …entre outros
Principais novidades do wattOS R8
- O wattOS R8 é baseado no Debian, ao contrário das versões anteriores que eram baseadas no Ubuntu.
- Novo instalador, ainda mais simples
- Novos drivers para placas wireless
- suporte non-pae continua na versão de 32 bits
- Aplicações
- Core system - Linux Kernel 3.13.10-1
- File manager - PCManFM 1.1.2
- Graphics Editing - Shotwell 0.12.3
- Web Browsing (suporte para flash) - Iceweasel 24.5.0
- File transfer - Filezilla 3.5.3
- BitTorrent client - Transmission 2.52
- PDF viewing - ePDFViewer 0.1.8
- Music Player - Audacious 3.2.4
- Video/multimedia player - VLC 2.0.3
- CD burning utility - XFBurn 0.4.3
Como temos vindo a divulgar aqui, são muitas as distribuições Linux gratuitas que estão disponíveis para todos os cenários. O WattOS R8 é uma distribuição ideal para quem já está habituado ao Debian, mais concretamente ao Ubuntu, e pretende dar vida à sua máquina antiga que tem encostada lá por casa. Experimentem e deem-nos o vosso feedback. Eu fiquei maravilhado com o desempenho e “look and feel” desta distribuição.
Licença: GPL/LGPL Download: Escolha aqui a sua versão Homepage: Watts OS
Este artigo tem mais de um ano
É a melhor distribuição “levezinha” que já experimentei, na minha opinião, e recomendo a todos os que precisam ressuscitar um PC antigo ou ter uma alternativa ao Windows XP. Pela minha experiência, tem melhor performance que o Lubuntu e é a única que consegue fazer sentir a diferença, no uso diário, entre LXDE e XFCE. Não abdica de um desktop funcional, mantendo os requisitos mínimos desejáveis para o seu propósito.
No meio de tantas dezenas de diferente escolhas, venha o diabo e escolha. E quer a comunidade Linux ser uma alternativa.
Então??? Alternativas é o que não faltam 🙂
Claro que Linux é uma alternativa! E quantas mais, melhor! É mau poder escolher a melhor para tua máquina e/ou a que tu gostas mais? Mas que raio de argumento!!…
Vou instalar essa ja no meu NB250 :)…tava no Xubuntu, lembrei me de exprimentar o novo Ubuntu 14LTS para ver como ficava ali, mas da uma pisca lento
Tenho a versão R7.5 instalada. Alguém sabe como actualizar para a 8 sem ter que formatar?
Existe algum comando que possa executar no terminal?
Obrigado
É melhor que o xubuntu para instalar num magalhaes que ressuscitei e coloquei 1gb de ram?
Lubuntu 🙂