Linux Mint: Um super-Ubuntu?
Peço desculpa caros “Ubunteros”, mas eu pequei! Sim passei a usar uma outra distribuição de Linux que não o Ubuntu.
Uhm, pensando melhor até nem pequei porque esta distribuição que vos vou passar a apresentar é baseada no Ubuntu 7.04 (para não dizer que isto é o Ubuntu 7.04 com alterações).
Chama-se Linux Mint e é a distribuição indicada para quem quer ter o Ubuntu instalado mas com tudo (ou quase tudo) a funcionar “out of the box”.
É sem sombra de dúvidas uma bela distribuição, sobretudo se pensarmos na generosa dose de extras (em relação ao Ubuntu) que fazem toda a diferença no dia a dia do utilizador comum.
De todos esses extras, o que mais me alegra as vistas é o Linux Mint Menu, um pequeno aplicativo que substitui o menu clássico do GNOME por esta maravilha: diferente mas ao mesmo tempo bastante familiar.
Temos também acesso a outras aplicações exclusivas do universo Mint: MintDesktop – Gere os ícones do nosso ambiente de trabalho, algumas opções do Nautilus e de redes Windows. MintDisk – Monta e faz a gestão das partições que temos no PC. MintConfig – Um painel de controlo onde temos acesso a todo o tipo de configurações do sistema.
A equipa do Linux Mint achou por bem substituir algumas aplicações que vêm de origem no Ubuntu por outras que na opinião deles, fazem melhor a sua função:
- Evolution é substituído pelo Thunderbird e Sunbird.
- Rhythmbox é substituído pelo Amarok.
Se no primeiro caso até achei boa ideia, no segundo já não achei piada nenhuma, porque apesar do Amarok ser considerado pela maioria dos utilizadores como o melhor player de música da actualidade, eu prefiro mil vezes o “iTunes Style” do Rhythmbox (são opiniões!).
O Beryl e os temas Emerald já vêm instalados, mas não activos, o que permite desfrutar de todos os belos efeitos que já conhecemos sem ter de instalar um único pacote.
Agora, para muitos esta será a melhor parte: O Linux Mint já vem de origem com os melhores codecs de áudio e vídeo, para que possam desfrutar de todo e qualquer formato multimédia (desde o simples totem-xine, passando pelos controversos w32codecs e libdvdcss2). Também traz instalados os indispensáveis flash player e java, sem os quais navegar na Internet seria uma experiência a meio gás.
Por fim, em matéria de funcionalidades, gostaria de vos falar do mintinstall. Trata-se de uma forma alternativa de instalar software inspirado no conceito “click and run”, bastando ir ao portal de software do Linux Mint, clicar e instalar para termos a aplicação pronta a ser usada.nos O portal ainda tem pouco software disponível, mas espera-se que aumente nas próximas semanas.
O ciclo de actualizações é outro dos pontos fortes desta distribuição, já que mais ou menos de 2 em 2 meses é lançada uma versão renovada e actualizada nos seus pacotes, mantendo-se assim a par dos novos lançamentos no mundo do software (ao contrário do Ubuntu que só actualiza o software de 6 em 6 meses).
Conclusão: Gostei desta distro, tem sem duvida muito potencial, não só porque traz quase tudo o que os utilizadores querem e que no Ubuntu acabariam por instalar, como também devido às ferramentas criadas pela equipa Mint que são de grande utilidade pois dão um passo em frente em termos de usuabilidade. Experimentem, e digam de vossa justiça.
Licença: GPL Download: Linux Mint 3.0 “Cassandra” [697MB] Portal: Linux Mint Software Homepage: Linux Mint
Este artigo tem mais de um ano
😛
Vou experimentar!
Estou a gostar! Vamos lá ver como é que é em relação a Drivers! É que a minha Ati Radeon 9250 no Ubuntu não funciona a 100%… os ícones e as letras parecem cogumelos.
Temos de ver… mas agradou-me…
CUMPS
Humm… mint = menta? Gostei, vou correr isso numa maquina virtual, mas já antevejo uma instalação no meu desktop 😛
Hmm, será que é realmente como tu dizes? oO
Vou esperar que os outros leitores experimentem e só depois irei experimentar eu! Pq eu tenho muito afecto pelo meu Ubuntuzinho :p
Abraços!
Só pela apresentação agradou bastante.
Já a sacar …
Não vo baixa-lo! Não tem tradução pt nem pt-br, nem nos repositórios!
Já não sei muito de linux e ainda em inglês ou outra língua qualquer ae complica!
Mas gostei muito desse ‘menu’ novo, se o pplware conseguir os repositórios e colocar um tutorial aqui sobre o mesmo (para ubuntu 7.04) eu agradeço.
Boa descoberta !!!
Assim meio off-topic:
Instalei o ubuntu 7.04 no outro dia (via web) no meu portátil… cena esquisita… instalou o mesmo numa partição NTFS… nunca tal tinha visto, nem sabia ser possível, mas tudo bem…. instalou o ubuntu numa pasta dentro de uma partição NTFS… por mim tudo bem… também serve…
Uma coisa estranha é eu ter experimentado o desktop effects… funciona tudo, excepto o cubo que funcionou ao inicio e agora nem por isso… só me aparece no canto 1 desktop (embora nas preferências possa meter mais…) mas não consigo meter o cubo a funcionar… é mesmo necessário instalar o beryl-manager? Ou com o desktop effects consigo meter isso a rular na boa?
Se alguém me poder ajudar, agradeço.
Esqueçam… acho que encontrei a solução:
http://rubensa.wordpress.com/2007/05/20/ubuntu-glx-compiz/
Logo experimento e se continuar igual chateio-vos novamente!
PS: claro que vejo 1° se a placa de video funciona:
glxinfo | grep rendering
caso respósta seja: direct rendering: Yes
ae eu sempre instalo tudo:
sudo apt-get install beryl beryl-manager emerald emerald-themes
de uma vez só!
Já começa a ser mais interessante com essa do “clik n’ run” só é pena a minha mobilty radeon de 32M do laptop não ter disponível material para aceleração 3D, pelo menos eu não consegui encontrar, é que dá sempre jeito um joguinho ou outro mais puxadinho, só para distrair um pouco.
Ainda há dois 4 instalei o Ubuntu, mas como ainda não tive tempo para o configurar, nem se quer o WIFI, vou sacar este ainda hoje!
Pelo menos, já não tenho de instalar o Beryl! O resto vamos ver…
Obrigado e boa continuação!
O linux ira começar a ter sucesso no utilizador comum qd “click and run” estiver a ser utilizado a 100%, de outro modo o comum dos leigos infez ou felizmente nunca se atreve a chegar perto de linux.
E como se instala? Para quem tem poucos conhecimentos e não pretende ainda abdicar definitivamente do Windows ou quer experimentar para saber se vale a pena? O problema é que as pessoas pretendem algo que possam instalar facilmente sem o receio de “estragar” algo durante instalações mais complexas?!
Os elogios às diversas distribuições linux são gerais e concerteza justos, mas há que simplificar para o utilizador comum. Por exemplo, experimentei recentemente o Slax através da Pen e gostei bastante, mas esbarrei num problema: como aceder à internet, uma vez que os drivers de instalação dos modems ou não existem ou é muito dificil instalar devido à sua complexidade.
Vejo comentário maravilhosos, por exemplo, sobre o Ubuntu, mas e que tal explicar ao pessoal a forma simples de o utilizar. Perdoem-me a ignorância nesta matéria, e voltando ao Linux Mint onde se pode encontrar mais informações sobre a respectiva instalação e como o fazer, uma vez que no portal e na homepage, numa primeira análise não encontrei material que me possa ajudar. Para quem tiver boas dicas sobre esta matéria, desde já agradeço todas as informações.
Esta versao ja suporta NTFS? O mintinstall funciona para todas as aplicacoes linux?
Live CD disto, ha?
@ TokicoFather
Digo-te que instalar Linux é bastante simples. Já o era há 6 anos atrás, nos tempos em que usava o Red hat 7. Agora esta ainda mais simples, quem sabe instalar Windows, sabe instalar uma distro “moderna” de Linux. Ao dizer moderna digo as mais user friendly.
A parte mais complicada esta com a gestão e escolha das partições para quem quer dual-boot e não quer estragar as outras partições do disco onde pode ter Windows instalado. No entanto esta situação é válida tanto para a instalação do Linux, tal como a do Windows.
Por isso digo, instalar Linux é mesmo uma brincadeira de crianças.
CoolMaster
@ TokicoFather
Faço das tuas palavras as minhas!
@ TokicoFather
@ Pedro
Instalar o Ubuntu não tem nada de especial, até é bastante fácil.
Para começar podiam usar a barra de procura do pplware, já que há um artigo de como instalar o Ubuntu feito pelo @Metro e que está bastante esclarecedor 😉
Quanto ao problema dos modems, já é um pouco mais complicado, mas não é nada que não se resolva.
A maneira mais fácil é consultar os fóruns do Ubuntu, tanto o internacional como o português.
Podem também recorrer ao Guia Ubuntu PT, ou em ultimo caso ao Google.
De qualquer forma, estejam à vontade para colocar aqui as vossas duvidas, que alguém que vos saiba responder, irá com certeza o fazer.
Vamos lá ver se vai substituir o meu “superubuntu”… 🙂
Se o cedega estivesse instalado e a funcar a 100% seria perfeito…
Fiquem Bem!
se desse para alterar aquele nome “Cessandra” é que era bacano. Mas vou esperar por algumas opiniões acerca deste Linux. Keep Up
Bem ja gravei o iso e tive a oportunidade de correr o LM por cd, tenho 2 criticas a apontar x)
1º ao escolher Lisboa, ele diz-me q é GMT +1, n me perguntem pq mas a verdade é q ele coloca 1h a mais do que na realidade é, e em 2º vou eu a selecionar a partição qd dou por mim, n tem um editor de partições p poder dividir o meu disco externo :\ Bem ja ca estou eu de novo no vista com o Acronis a criar uma partição de 17gb p dp ver se é desta q começa a instalação do LM, estou com boas expectivas p esta distribição.
@Balari, nos novatos nestas andanças é disso q precisamos, q alguem com mais experiência nos ajude qd estamos a dar os primeiros passos.
P.S. Qd acabar a instalação venho cá dar mais novidades.
@ALL
Quando estás a correr o liveCD, experimenta a ir ao menu Sistema> administração> editor de partições GNOME (aka Gparted).
Este programa serve para isso mesmo, criar/redimensionar partições, e é bastante fácil de usar.
@Rui
Sim, o Linux Mint já trás o suporte para NTFS instalado de origem.
O linux Mint é um live cd, tal como a versão live cd do Ubuntu.
Balari, ya isso foi ignorancia minha :\ bem agora no passo 4 tive um problema, estou actualmente no livecd, isto de ter net da o seu jeito 🙂
La encontrei o programa de tirar prints, aparece-m este erro: http://img232.imageshack.us/img232/4558/erroyw9.png
@ALL
Isso aparece porque ainda não colocaste qual a partição ” / ”
(ou seja, qual a partição de raiz, aka root), substituindo-o pela que tu meteste /boot.
Também terás de criar uma partição para SWAP, tal como diz na parte de baixo do instalador(aparece no teu screenshot), lá diz para criares a swap com 256, mas joga pelo seguro e cria uma de 512mb.
Boa tarde a todos,
já alguém conseguio instalar o Linux Mint Cassandra 3.0 num portátil com uma placa ATI Mobility Radeon X1600 ?
É que eu não csg, berra sempre quando tenta carregar o XSERVER :(, se alguém me poder apontar um caminho agradecia.
Cumprimentos.
Bem serio q n quero estar aqui a fazer spam com inumeros comentarios, mas n sei como sair daqui…
Já criei a swap, ja meti o /root, pq é q mm assim n dá? :S
http://img71.imageshack.us/img71/2341/erro2mv4.png
P.S. dp se os admins acharem por bem apagar os meus post, eu compreendo 😡
@ALL
Onde tu meteste “/root” substitui somente pelo “/”
Vê nas opções que tem lá para meter somente o /
Em relação aos teus comentários, isto não é spam caro amigo, é sim a tua experiência a tentar instalar o Mint, e podes acreditar que vários utilizadores que tentem instalar e deparem-se com estas dificuldades, já as saberão resolver lendo estes comentários 😀
bom.. tb resolvi testar este Mint numa maquina virtual (já me chega o triple boot actual) mas acontece que quer no Windows Vista quer no Ubuntu além de demorar muito tempo a “entrar” não cheguei sequer a passar deste ecrã
http://img505.imageshack.us/img505/1323/semttuloqr5.jpg
tentei até entrar pelo modo “safe graphics” e aconteceu-me o mesmo..
é pena.. gostava realmente de ficar a conhecer melhor esta distro…
será que à alguma forma/comando para instalar sem ser preciso correr inicialmente o liveCD?
Cumps,
Só um acrescento ao meu post anterior..
…”nao cheguei sequer a passar deste ecrã…pq fica tudo bloqueado.. não dá para clicar no “close” tão pouco… 🙁 “
Se acontecer a mais alguém.. a solução foi acrescentar ao comando de arranque do LiveCD “fb=false” (sem as aspas) que vai desactivar o frame buffer.. o porquê disto acontecer é q nao sei dizer..
Boas,
Para quem gosta do wardriving aconselho vivamente esta distribuição BACK|TRACK, tudo pronto a funcionar, pela primeira vez consegui todas as aplicações que preciso para wardriving sem ter de instalar nada, tudo em menos de 2 minutos, tudo muito leve e sem o peso de toda a interface.
http://www.remote-exploit.org/backtrack.html
Bem la fiz eu a instala;\ao, e deu/me cabo do boot, n entro nem no vista nem no LM, a n ser pelo live cd
Logo no inicio diz>
GRUB Loagind Stage 1.5
GRUB loagind, please wait
Error 17
Se desligar o disco externo, devia correr apenas pelo C e entrar no vista mas diz o mm mas Error 21… lembro/me de ter instalado o RedHat e o Mandrak so p testar e nunca tinha tido problemas, mas sp o fiz num disco isolado, agora talvez por ser uma parti;\ao de um externo parece q vem prob atras de prob
estou com o mesmo problema…
Tá engraçado…. aqui está a correr bem, os efeitos não os uso, mas acho que a minha placa se caga toda… no Ubuntu não aguentava…
Quanto a Drivers… é que está grosso, a minha Ati Radeon não bufa a 100%, tem lá os Drivers Genéricos da Ati mas a resolução máxima é 1024×768 e eu não gosto disso!
bahh, de resto até está bastante bom!
CUMPS
estou a baixar depois vou meter numa vmware para ver o que dá
QUando estava a tentar a usar o Ubuntu, eu nunca conseguir abiri o meu Disquete para poder instalar a minha rede, acho que era um bug, nesse Mint já está arrumado?
não quero abixar atoa para nao conseguir usar novamente
@ALL
Esse problema dará com certeza tanto no Mint como no Ubuntu, o seu funcionamento é idêntico.
Neste caso não sei como te ajudar, através do dvd do Vista também deve dar para concertar o boot, tal como dava no XP, tenta googlar sobre isso.
@dc
Se não me engano, esse problema existe também no Ubuntu feisty, não é somente problema do Mint.
A culpa disso será em parte ou na totalidade da ATI, que ao contrário da Nvidia não fornece uma drivers em condições para o mundo Linux.
@Tiago Miranda
Só mesmo sacando para experimentar, mas se te dava o bug no Ubuntu Feisty, há fortes probabilidades de ele existir no Linux Mint 3.0 (que se baseia no feisty).
Só falta suportar a sound blaster Xfi…
Eu gostei muito do papel de parede usado nas screenshots … onde eu acho pra baixa-lo ??
Após não sei quantos posts a distros de linux, foi desta que fiquei convencido a experimentar… 🙂
Em termos de drivers para hardware, sacam-se de onde?
@TokikoFather
@Pedro
Concordo com vocês.
Eu até consigo obter ajuda para instalar Ubuntu normalmente, mas o normalmente não dá comigo, é que tenho uns problemas específicos que já relatei no fórum de Portugal e até agora…népia. Sei que o defeito começa por ser meu visto que sou um zero em linux, e mais, nem sequer sei fazer uma partição que fará saber o que é o NTFS… É pena porque tenho ouvido falar tão bem do linux e do Ubuntu que gostava mesmo de experimentar…
cumprimentos a todos
@All
Obrigado por estares a servir de “cobaia” quando conseguires resolver os problemas (ou não) avisa para eu saber se vale a pena aventurar-me. 😉
Já agora, alguem sacou a maquina virtual? Eu fiz isso, mas a pass e o username que eles dão não funcionam… “$%”#!%$ .. lol :p
Enquanto n explicarem aqui como fazer multiboot no mesmo disco em partições diferentes com o Windows & Linux, n me parece boa ideia pois devido ao erro q mensionei lá em cima vi-me obrigado a instalar de novo o windows por cima do win antigo (ya i know gd jabardice), tentei usar o dvd do vista para fazer restauro, vereficar o arranque e n detectu nada (rica m*rda q o dvd do vista me saiu tb), eu a n conseguir arrancar, e ele testa-me o arranca e diz-me q esta td bem… enfim…
Agora estou no win, instalado a pressão p poder fazer recover das configs q tinha no windows q usava p dp voltar a formatar td limpinho
N quero mandar a baixo mas enfim nunca tinha defrontado tantas dificuldades em instalar linux :S
Fico a espera q alguem explique como é q podemos instalar na mm partição o Win e o Linux conseguindo fazer um dual boot, p ficar a funcionar tipo… normal…
P.S. Apesar de n ser mt nerd em pcs, (em linux sim) é susceptivel que ao longo deste processo todo algum dos problemas/erros tenham aparecido devido a ignorancia que se encontrava entre o teclado e a cadeira.
@ ALL
“Fico a espera q alguem explique como é q podemos instalar na mm partição o Win e o Linux conseguindo fazer um dual boot, p ficar a funcionar tipo… normal…”
Não podes instalar na mesma partição o windows e o linux! Ambos necessitam de sistemas de ficheiros diferentes, mesmo se fosse o mesmo iam sempre existir problemas.
Não vo baixa-lo! Não tem tradução pt nem pt-br, nem nos repositórios!
Já não sei muito de linux e ainda em inglês ou outra língua qualquer ae complica!
[ Mas gostei muito desse ‘menu’ novo, se o pplware conseguir os repositórios ]
[ e colocar um tutorial aqui sobre o mesmo (para ubuntu 7.04) eu agradeço ]
@nrocha erro meu, queria era fazer tal como disse no inicio “Enquanto n explicarem aqui como fazer multiboot no mesmo disco em partições diferentes com o Windows & Linux”
Partições diferentes uma em ntfs e outra em ext3 mais o swap lá a parte, como colocar o boot a dar direito. No meu caso foi, tinha o win no disco C: (interno) e criei uma partiçao para o disco D: (externo via usb) p colocar lá o linux, mm dp de desligar o extero do pc o win apesar de estar no interno e o externo ja nem estar ligado ao pc n arrancava na mesma… Convinha explicar ao ppl como ter 2 SO (Win & Linux) em partições diferentes ou mm em discos diferentes sem “lixar” o boot, isto se alguem q perceba do assunto tiver na disponibilidade de tal.
@ALL
Quando instalas o Ubuntu, ou neste caso o Mint, ele próprio instala o GRUB, que é o gestor de boot, ficando automaticamente disponível os vários sistemas operativos que tens instalados no pc, sempre que (re)inincias o pc.
Agora, não sei se esse erro que te deu, se foi por falha do teu hardware, o que me parece pouco provável, ou se foi falha tua nas opções de instalação.
Torna-se difícil ajudar sem ver todas as opções que meteste na instalação.
Daqui a umas horas vou formatar o disco interno para instalar o windows de novo,e como tal, aproveito para criar 2 partições, e assim vou experimentar, instalar os 2, se der barraca formato de novo livremão pois nao perco nada.
Muitos problemas…
Instalei numa maquina virtual (no VMWare) e não consegui instalar as VMWareTools, para sempre de funcionar, e nao me lembro de durante a instalação ele me pedir a pass do root, logo quando tentei entrar como root não sabia a pass…Mas se alguém tiver experimentado nas mesmas condições que me esclareça se puder, gostava de ver a funcionar a 100%…
Bom a ver pelos problemas relatados por aqui, ainda não é desta que me vou meter em linux.
@Anibal Ferreira
De maneira nenhuma podemos generalizar os problemas aqui relatados.
Só nalguns casos poderá haver incompatibilidade com o hardware, o os cds corrompidos, porque de resto, o Ubuntu 7.04 está super estável e super amigavel de instalar.
Neste caso o mint é ainda mais fácil de configurar devido às suas ferramentas extra.
Quando há algum receio, o que há a fazer é backups do que temos no pc para que assim nunca haja grande surpresas.
Now, it’s your’re choice 😀
Dentro de algumas horas irei proceder de novo a instalação do LM, tendo o meu portatil A8Js com o seu disco de 120Gb talvez como varios utilizadores pretendem fazer, irei instalar nele 1º o Windows Vista e de seguida o Linux Mint.
No final se achar q dara jeito a alguem, deixo uma explicação dos passos que dei, os problemas q apareceram (caso existam) e como revolvelos, no fundo vou tentar fazer uma explicação de noob p noob x) Isto tudo se desta vez conseguir instalar xP (não prometo nada)
Dei o boot pelo CD do Linux MInt mais esta pedindo usuario e senha…alguem saberia me informar???
este tal de linux mint é igual aos outros que para instalar o modem é preciso faze-lo manualmente ou é igual ao windows que instala automaticamente?
Apos tanto trabalho ja consegui colocar o windows vista e o linux a executar no mesmo disco com dual boot :]
@F26 o iso q sakas.te foi do site oficial?
Isto é muito… Ubuntu 😉
Mas tá nice vir com as cenas todas, estou a usar e estou a gostar…
@ALL o .iso foi do (http://newelite.ath.cx/linuxmint/LinuxMint-3.0.iso) que foi disponibilizado aqui no propio site da pplware…Não sei que usuario e senha são esses.
Obs: Essa tela que aparece é antes de instalar é do proprio LIVE CD
Se alguem puder ajudar agradeço..
@Balari
Eu não estou a generalizar, apenas a falar por mim, agora que mete um pouco de medo mete, principalmente a alguém azelha como eu. 🙂
De todas as formas é um incentivo que o @All tenha conseguído, talvez mais lá para a frente eu me atreva 😉
Gostaria de fazer uma humilde sugestão ao pessoal do pplware: que publicassem mais sobre outras versões do linux tambem.Por minha experiência(creio que irão concordar comigo), não existe versão do linux que se adeque a todos os usuários e os satisfaçam, tendo em vista que sempre que se abre topico sobre linux sempre aparecem diversos usuários que defendem suas distro como as melhores.Mas mesmo assim vejo muito poucas materias so bre outras versões como : Opensuse,Mandriva,Fedora,Mandrake entre outras que tbm são boas versões.
Como o instalo? estou com problemas…
Nao consigo arrancar c instalaçao :s
Nao consigo arrancar com a instalaçao :s
Bonito…..
Corri o Live CD e testei, achei piada e gostei até que instalei….
E agora não me aceita o Utilizador que criei….
Não consigo entrar…
Como é que me safo desta….Alguém me ajuda?…..Será que dá para dar a volta a isto ou vou ter de voltar a instalar…..
Como o instalo?
@Raony isto é a minha opinião (e usando uma frase do vitor) e vale o que vale.
Tenho a ideia q todas as versões q aqui sao faladas, tratam-se de distos Linux soft.. digamos assim, i.e., eles colocam aqui distos de linux para utilizadores que n estão mt por dentro de linux, tendo a oportunidade de com isso cativar as pessoas a usar um SO open source e demostrar cada vez mais q n é nenhum bixo de 7 cabeças.
Algumas versões ja sao mais p servidores e p quem ja percebe largo de linux, logo deduzo q eles n mensionem pois esses utilizadores devem conhecem sites internacionais já a falar so sobre esses assuntos mais “pros”
1/3 (ele n aceitou tudo, vou ter q mandar as prestações)
Olá a todos! Acabei por ficar um bocado confuso com os comments que li. Queria dar uma “olhadela” neste Mint, até porque tenho um AMD 800 a precisar de um “tunning” que o SO do Bill já lhe pesa nas costas…
Essa história de Live CD: é so queimar para um CD e voilá? E corre a partir do boot da BIOS?
Ola pessoal,alguem pode explicar aqui ao MAÇARICO,se posso instalar depois o meu Openoffice PT?
@serginho.
É, é so queimar para um CD e corre a partir do boot da BIOS.
Se gostares instalas a partir daí, no ambiente de trabalho existe um atalho para a instalação, mas na minha opinião, e eu já experimentei este MINT, e acho que é preferível o ubuntu, instalando o automatix2 que tem muito software compatível e de instalação automática.
@PJGM
Obrigado 🙂 é so para testar primeiro, depois logo tento po-lo na carcaça velha. É o que a minha velhota usa para falar com as amigas e apesar de ela ter paciencia para net lenta e pc’s lentos…ninguém merece…
Isto é a evolução: começa-se por comprar software, depois descobre-se o astalavista e o P2P…agora é o opensource 🙂
Caros, estou a utilizar este Linux Mint por Live CD, Atualmente uso o WinXP.
Caso eu formata meu PC para por o Linux Mint Padr’ao, terei que instalar a minha rede novamente ( Instalo por Drivers Via DIsket )?
Desde j[a agradeco.
Oi people.
Sou novato em Linux mas estou a gostar bastante e então esta distro… nem se fala. Acho-a muito à frente. Estava eu a pensar junto com os meus botões e lembrei-me de perguntar o seguinte: é possível dentro de uma distribuição (neste caso o MINT) colocar uma outra (back track por exemplo…)??? então é que ficava bem artilhado. Esta pergunta coloco-a apenas por uma questão de comudidade uma vez que tenho os dois instalados no hd e estou a mudar constantemente dentro da mesma sessão. Isto ainda dá um trabalhinho 🙂
Olá MALTA,+ Uma vez preciso de AJUDA!!Algue me pode explicar como instalo no UBUNTU MINT a Placa 3G HUAWEI TMN? Agradecido,é que não tem graça ter o UBUNTU,e depois ter de utilizar o Windows para navegar…
( HUAWEI E22o )
Estou a experimentar neste momento e a adorar 😀
Tive uns problemitas que ainda tenho de esclarecer… aprender!
boas tb tenho lm e curtia aceder a net pela minha placa huawei e620 da vodavone. alguem sabe cm por a funcionar?
– Demorei um pouco para prestar meu depoimento pois estava testando esta distribuição .
– EXCELENTE !
– Amigo Balari , em uma dica conseguiste resolver meu atrito com o Linux, tal a facilidade de instalação e uso deste SO , sem entrar em detalhes dos recursos oferecidos, estou usando-o e recomendando este post a todos usuários que pretendem ter um SO rápido, seguro, funcional e muito elegante .
– Parabéns e muito obrigado por este post .
– Cordialmente
– Monu
– Porto Alegre / RS – Brasil
Oi! Alguém consegui instalar os drivers do moden IceData500?! É que eu estou tentando mas não consigo! Acho que é por causa da versão do kernel! Obrigado!
Boas!
Pessoal esta distribuição de linux e espectacular, mas o facto de nao haver drivers para nvidia Go 7600 GS, torna-se um bocadinho esquisito a sua utilização.
Se alguem puder ajudar a resolver a situação…
Agradeço
Gostei imenso do Mint so nao consigo instalar pk nao arranca do cd e o meu portatil nao tem drive de disquetes….será que alguem me poderia arranjar uma solução…
obrigado desde ja
Gostei imenso do Mint so nao consigo instalar pk nao arranca do cd e o meu portatil nao tem drive de disquetes….será que alguem me poderia arranjar uma solução…
obrigado desde ja
@Bruno
A ver se te consigo ajudar a arrancar pelo CD! Tenta clicar a tecla ‘Del’ ou ‘Eliminar’ (conforme o teclado) enquanto o PC inicia; então entras nas definições da BIOS, procura pelo Boot (arranque) e define para arrancar pelo drive de CD’s, nem que tenhas de desactivar arrancar pelo disco rígido (depois tens é de reverter isto que fizeste)
Diz coisas!
ixo eu ja fiz e ele continua sem arrancar pelo cd…obrigado na mesma….
Bem, podes sempre gravar outra vez esse CD, para evitar a hipótese desse ter erros…
eu vou tentar ixo mas o que e certo e que nunca consegui instalar o linux no meu portatil porque nunca nenhum cd do linux arrancou….obrigado pela ajuda
ja tentei gravar para um cd novo mas mesmo assim nao da…:(….bem obrigado pela dica na mesma..
Bem, só para o caso de não teres procurado no fórum oficial do Mint
http://www.linuxmint.com/forum/
Ah, interessa dizer que também sou novato nas questões do Linux, mas ainda não sei o que te acontece realmente, o PC não reconhece o CD, não “responde” ou o que se passará? E, já agora, quantos drives de CD tens?
tnh uma drive de cd e ele nao reconhece o cd porque nao da sinal nenhum….tenta ler o cd mas continua normalmente para o windons…
Eh, começo a ficar intrigado com esse caso 😛
E dará para “dizer” à BIOS para não arrancar pelo disco rígido, mesmo que não arranque logo pelo CD? E, já agora, foste tu que instalaste o leitor de CD? Estará definido como SLAVE (escravo)? Isto tem a ver com aqueles pinos na parte de dentro da caixa, no próprio leitor, se sabes do que estou a falar.
sei o que estas a falar mas eu tnh um portatil e nao posso desmontalo por causa da garantia…mesmo nao arrankando pelo disco ele nao arranca pelo cd…
Bem, podes ainda tentar actualizar o firmware do drive de CD’s, que é um processo que pode ser arriscado mas que, correndo bem, até pode melhorar o desempenho do dito cujo!
Sem duvida a melhor que já experimentei..
Gostava de ter era esse wallpaper!! Podes-me enviar?! =P
abraços
Eu ja uso ele a 1 (um) semana e to gostando muito, é a melhor distribição que encontrei, funciona perfeito todos os drivers de meu micro incluindo placa de video ATI RADEON HD 2600 PRO, beryl, enfim tudo que o ubuntu tem e mais bastante coisas, Recomendo…ah na instalação tem portugues sim
Eu não conhecia esta distribuição e entusiasmado fui logo fazer o download e instalar e digo-vos é 5 ***** eu tinha no meu PC o Ubuntu 8.04 funcionava tudo muito bem menos os efeitos cubo talvez por ser uma ATI 9600, no Linux Mint fonciona tudo ás mil maravilhas eu não precisei de instalar codecs e os efeitos cubo também estão a foncionar.
Por enquanto acho que vou ficar pelo Linux Mint.
OI…
Eu usava o Ubuntu, mas passei a usar o Linux Mint, pois acho que esta melhor concebido e que no Linux Mint corrigiramm alguns defeitos do Ubuntu