Linux Mint 17.3 “Rosa” – Uma distro que tem tudo o que precisa
O Linux Mint é uma das distribuições Linux preferidas dos utilizadores devido à sua usabilidade e simplicidade uma vez que há muitos pacotes onde já vêm instalado por omissão: plugins do browser, codecs e players, entre outros.
Recentemente, Clement Lefebvre anunciou mais uma versão desta fantástica distribuição. Vamos conhecer as novidades do Linux Mint 17.3.
O Linux Mint 17.3 “Rosa” está desde ontem disponível com os ambientes gráficos MATE e Cinnamon. Esta versão tem como base o Ubuntu 14.04 LTS o que significa que o sistema tem suporte até 2019. Esta nova versão traz várias actualizações ao nível do software e melhorias no próprio sistema.
Linux Mint 17.3 com MATE
Esta versão vem com o MATE 1.12 e apresenta um Menu de aplicações renovado, suporte para os gestores de janelas Compton, Compiz e Openbox assim com screen-tearing e muitas outras melhorias.
Linux Mint 17.3 com Cinnamon
Esta versão vem com o Cinnamon 2.8 e um vasto conjunto de nova funcionalidades e melhorias em termos gráficos.
De acordo com o site distrowatch, esta versão é bem mais popular que o Ubuntu, distribuição na qual o Mint é baseado. Para quem nunca experimentou, aqui está uma boa oportunidade.
Download
Download: Escolha aqui a sua versão
Este artigo tem mais de um ano
Downloading…
era a minha distro MASTER….. até eu descobrir o MANJARO 🙂
+1
+1
Uso já desde a versão 17.1, tão cedo não volto para o windows em casa, Por variadíssimos factores, sendo o principal a robustez do mesmo. Tenho um servidor de torrents “deluge” sempre a correr, faço tudo com extrema segurança, inclusive partições encriptadas por password… O ÚNICO problema com que me deparei até agora foi que deves em quando ao fim de X dias, o input do teclado fica extremamente lento, mas é um bug que dá e desaparece… bem espero que esteja resolvido no 17.3… até as minhas partições todas já estão em EXT4, bem superior ao NTFS que a Microsoft apregoa 🙂
Nunca gostei nem do mate nem do cinnamon. Para desktop leve prefiro de longe o xfce, para trabalhar e tudo o resto, o kde. Quanto à distro em si, nota se elementos do ubuntu até durante a instalação… Coisas que nem se deram ao trabalho de modificar. Opensuse all the way
+1, susestudio xfce num fim-de-semana e pronto, sempre a abrir.
Onde posso ir buscar o XFCE
https://www.howtoforge.com/centos-7-desktop-tutorial
Essa versão do linux mint está realmente fantástica. Instalei a versão com o cinnamon 2.8.6 e ele está mais leve, mais rápido e com menos bugs. Acredito que essa é a melhor distribuição linux para os usuários comuns.
Espero apenas que a próxima versão do cinnamon 3.0 eles façam uma modernizada na interface, pois ainda existem muitos ícones com visual ultrapassado, botões pequenos demais, muitos espaços em branco e layouts mal aproveitados. No mais está nota 10. Parabéns ao time do Linux Mint.
Uso todos os dias em dois computadores, (um de secretaria e um portátil). Há alguns anos uso Mint Mate e nunca tive nenhum problema, é fácil de usar e não me dá os problemas que tenho com o Windows.
É isso mesmo Vítor Rodrigues. Nunca tinha experimentado, usei palas como os burros, só via os Windows, agora, até digo: Para mim, este Linux Mint 17.3 Mate, é o melhor SO do mundo, repasso, talvez o exagero.
Se souber me dê uma dica: Como acabar com o pedido de inserir password, sempre que queremos entrar e alguma alteração? Não quero acreditar que não haja, uma maneira, mas já vasculhei por aqui, e ainda não descobri, como?.
Obrigado
Abraços
JS
Vou fazer novamente o upgrade quando estiver disponível… os outros dois foram zero problemas.
Qual é o gestor de email´s que usam e se o mesmo suporta 3 a 4 contas de email e imap´s ?
thunderbird…..forever
Vai ser descontinuado provavelmente. Se calhar é melhor começar a explorar alternativas.
Que alternativa, aconselha.
Obrigado
JS
Dá para istalar numa pen??? Obrigado.
Sim dá para instalar numa pen, é até, mais rápido, para isso experimente o Rufus instalador. http://www.rufus.com
Senhor
Pedro Pinto.
Qual versão devo escolher: Linux Mate 17.3, ou Linux 17.3 cinnamon? Desculpe, se não sei explicar bem pois sou leigo em informática, embora me atraia imenso. Eu gosto realmente que o SO, seja bonito a nivel de gráficos, mas que também seja estável,
Obrigado Pedro Pinto e obrigado
JS
Pessoalmente ando com o Mate…mas o Cinamon também é fixe 🙂
Obrigado
OK. vou instalar, o Mate,
Abraço
JS
Para mim sem dúvida com mate, mais estável mais simples . pode também experimentar UbuntuMate praticamente com 0 bugs ,apesar de recente
Estou com a 17.2 e ansioso para o upgrade! #GoMint
Olá Senhor
Pedro Pinto.
Hoje tenho uma questão: Tenho o Linux 17.3 Mate instalado, mas cada vez que quero fazer alguma alteração, sempre me pede para inserir palavra passe, Este sistema, sem duvida me agrada, até muito mais que o Win 10, mas este pequeno problema da password, irrita, Haverá alguma maneira de ultrapassar isto? Já andei por aqui vasculhando, mas não descobri, nada.
Caso me possa dar alguma dica, muito agradeço.
Obrigado
JS
Ora poça? Gosto mesmo do Linux 17.3 Rosa, mas o pior de tudo, é que não há drives para a minha Asus motherboard, e penso que para nenhuma. Também não há para a Placa Nvidia. Não percebo, porquê? A nível de controladores, passa-se o mesmo. É uma pena, mas assim lá vou ter que voltar para o Windows 10.
SOCORRO: Onde vou arranjar Drivers e controladores para o LinuxMint 17.3 Mate 64 bits””
Isto é que vai uma crise. Ninguém me passa cartolina. Vá lá preciso de umas dicas?.
Estou a usar esta distro 17.3 com Cinnamon. Estou a adorar, embora tenha instalado vário software oriundo do KDE, que prefiro. Só não uso KDE de raíz por não suportar wallpaper changers, como o Wally. Mas nestra distro e noutras baseadas em Ubuntu, não tenho conseguido aceder ao cartão de memória do meu Samsung S3, porque dá sempre falha no mount… MTP não funciona,e o PTP não permite o acesso ao cartão. Alguma solução?
Olá Ricardo
Gostava de poder ajudar, mas eu também tinha instalado o 17.3 cinnamon, e tive que desistir, com muita pena minha. É um bom SO, o pior mesmo, é que a minha máquina, é bem actual, e não consegui de maneira alguma, software, de controladores. Sempre ficava, muito instável, ainda experimentei, o Mate, mas ainda piorou, a novel da placa gráfica, Nvidia Geforce, “Nicles”, a imagem quando corrida através do mouse, fica muito instável, e sem corrida seguida. enfim. É esperar, pode ser que resolvam, esses problemas das compatibilidades. Se souber algo, sobre isto, dê uma dica.
Obrigado
Abraço
JD
Em drivers sejam eles quais forem na comunidade ubuntu o problema é resolvido cada vz com mais eficácia distro após distro, para quem aprecia o Mint experimente o UBUNTU-MATE , praticamente ou talvez melhor perfomance
como instalar linux mint no disco rígido em dual boot usando virtualbox
O virtualbox é para usar o linux como uma aplicação dentro do windows, não é dual boot. Para quem quer só usar esse sistema para algumas operações com maior segurança(homebanking) está bom. Para quem quiser usar o linux em pleno respondi mais abaixo ao Diogo como costumo fazer.
O windows 10 é tops from the pops… Como é possível haver gente a instalar isto como alternativa ao W10… Man…
É preciso não querer ver um palmo à frente. No windows é tudo melhor é tudo mais fácil mas vocês gostam do difícil.. Falta de drivers de jeito para as placas gráficos, falta de drivers para placas de som… Pá. Não dá para entender, sério.
Boas Malta,
precisava de uma ajuda.
Estou a tentar instalar a distribuição Linux Mint 17.3 no pc onde já tem o windows 10.
Sigo a instalação até a parte onde se cria as partições e é aqui que me acontece o “problema” .
Apenas me aparece o disco total (750gb), e não o espaço que deixei por alocar para instalar a distribuição.
Não sei se me fiz entender… Alguém me consegue ajudar?
Best
DSG
Estranho. Eu faço assim ao instalar o windows. Crio uma partição para SWAP do tamanho da minha ram(4gb). De seguida crio a partição do windows e deixo o resto do espaço por particionar(automaticamente é criada a partição de arranque de 100mb). Instalo o windows na partição para o efeito e depois quando vou instalar o linux é que formato a outra partição para Ext4 e defino a partição de 4GB para SWAP. E é isto
Depois de ter o mint 18 instalado volto outra vez para o 17.3 pois instalei os drivers da AMD para a r7 240 e fiquei sem imagem e não vejo formas de resolver. Só depois é que vi melhor o site da amd e só é compatível até ao mint 17.3 e ainda é preciso instalar umas coisas..