Linux Mint 16 “Petra” RC já está disponível
Sabia que já está disponível o Linux Mint 16 "Petra" RC? Na verdade, esta versão foi anunciada no “silêncio da Internet” e nem no site da própria distribuição há muitas informações. O Linux Mint 16 "Petra" RC está disponível desde quinta-feira e são muitas as novidades que já podemos encontrar nesta versão.
O Linux Mint 16 "Petra" RC é baseado no Ubuntu 13.10 Saucy Salamander e é resultado de alguns meses de árduo trabalho levado a cabo pela equipa de desenvolvimento, sempre com o objectivo de produzir a melhor, mais estável e mais avançada distribuição Linux.
Quais as principais novidades?
Esta nova versão traz como principais novidades a inclusão dos ambientes gráficos Cinnamon 2.0 (cada vez melhor) e Mate 1.8 e incluiu também algumas actualizações de software e novas funcionalidades, que garantem, ao utilizador, sempre a melhor experiência.
Cinammon 2.0 Novidades
Segundo informações disponibilizadas no próprio site do projecto, o Cinnamon 2.0 representa mais de 5 meses de trabalho e há muitas melhorias significativas relativamente ao Cinnamon 1.8.
Efeitos de Som
O Cinnamon 2.0 permite agora que o utilizador associe um conjunto de sons as acções do sistema.
Edge-Snapping
Inspirado na funcionalidade da XboXOne. Idêntico ao Edge-Tiling (a janela adere à borda ou canto do Desktop, ocupando metade do espaço do Desktop), mas quando esse janela é maximizada não cobre as janelas em modo de preview.
Melhor gestão de utilizadores
O Cinnamon traz agora um novo uma interface redesenhada e com novas funcionalidades para gerir os utilizadores. Nessa interface os utilizadores podem agora também gerir os grupos do sistema.
Melhoria no gestor de janelas
Melhorias ao nível da performance, no que diz respeito ao full screen, conseguido através do glxgears –fullscreen sem o vsync. Como resultado temos 3 vezes mais frames por segundo, comparando com o que acontecia no Cinnamon 1.8.
A versão final do Linux Mint 16 deverá chegar ainda este mês. Esta continua a ser uma das mais populares distribuições Linux e que mais utilizadores tem “roubado” ao Ubuntu. OLinux Mint 16 Cinnamon, MATE, KDE e Xfce.
Licença: GPL Download:
- Linux Mint 16 Petra RC Cinnamon 32-bit
- Linux Mint 16 Petra RC Cinnamon 64-bit
- Linux Mint 16 Petra RC Mate De 32-bit
- Linux Mint 16 Petra RC Mate De 64-bit
Homepage: Linux Mint
Este artigo tem mais de um ano
Sairá também com xFce? Já agora pôr isto a funcionar numa pen como se fosse o SLAX é possível e fiável? Obrigado!
Sairá sim, mas só mais tarde.
Claro que sim. Mete isso numa pen, por exemplo com o unetbootin, e assim podes testar a nova versão.
eu ca vou esperar pelo LTS com a versão KDE que e a minha favorita xD
boas…
tenho pena que não tenham mencionado a versão MATE, quanto a mim a mais funcional…
Este projecto esta a ficar colossal…e a tornar-se aos poucos no novo ubuntu…e tudo isto sem uma empresa de monta por trás..imagino se eles tivessem uma canonical por trás…fantástico…e ainda por cima é uma distro Europeia 😉
Quanto a mim a melhor distro da Actualidade…no entanto o Ubuntu é muito bom…mas o unity…não me parece muito para trabalhar…se eles(ubuntu) tivessem seguido o que tinham até então…ainda hoje este projecto não tinha surgido(mint)…
Pois ele nasceu da necessidade de continuar algo que deixou de existir…os meus parabéns á equipa do mint, estão em grande…uso e abuso
cmps
So nao menciosamos datalhadamente porque o ambiente gráfico de trabalho MATE já é muito batido 🙂
A descriminação durou pouco 🙂
Coincidência ou concorrência não sei mas é uma boa noticia.
Esperemos que correspondam às expectativas e lancem a versão definitiva ainda este mês.
Um dos melhores aspectos desta distro é ser “4 em 1” de raiz. E ao dizer isto estou a esquecer a LMDE.
Falando da LMDE, uma pergunta: sendo Debian em vez de Ubuntu, esta LMDE é considerada uma distro autónoma? Ou fica tudo debaixo do mesmo tecto?
Pergunto porque não aparece sequer referida no distrowatch
Cumprs
Jorge a LMDE deriva do Debian e esta versão deriva do Ubuntu. Repositórios diferentes portanto não são compatíveis. São projetos independentes sendo o LMDE uma rooling release, isto é, não há novas versões de x em x tempo. O LMDE vai-se atualizando sempre com os programas mais recentes estando sempre mais atualizado que, por exemplo, este tipo de versões aqui apresentadas.
Espero ter ajudado, abraço.
o projecto Mint…engloba todas as distros numa só…no distrowatch…
Por isso aparece em primeiro…mas se formos a fazer o mesmo com o ubuntu, este estava claramente a frente, pois o ubuntu descrimina as varias…
O LMDE é de base debian, partilha muita coisa com as outras…mas mais a nível de funcionalidades desktop…
Debaixo do capot esta um debian Unstable(aka jessie na presente versão);)
O LMDE foi o primeiro a incluir o MATE.
O cinnamon, penso que apareceu ao mesmo tempo, ou primeiro na versão baseada no ubuntu, mas muito depois da versão MATE…
São duas distros com bases diferentes…se bem que o ubuntu também se baseia em Debian, mas cada vez mais coisas se afastam da mesma…tenho pena disso, porque eu continuo e vou continuar no Debian…
cmps
Qual aconselham? Linux mint 16 ou ubuntu 13.10?
Tenho pena de nao conseguir instalar :/
Depois de aparecer o grub menu o ecran fica preto ..
Muito fixe, recomendo! Unico senão é o som nao estar estável quando se utiliza o skype…
já instalei a versão mate, a melhor para um ePC de 10″ e 1Mb memoria.
ARGHH.. acabei de mudar de Windows para MINT 15 e configurar tudo ontem. agora sai-me uma nova versão 🙁
é possível fazer update ao existente ou tenho que instalar tudo de novo?
Sou novo em linux, onde posso ver a diferença entre Cinnamon e MATE.
eu optei por cinnamon no 15 ao acaso.
obg
Haver há, mas n compensa, o SO nunca fica a 100% quando comparado com uma clean install, O mint já vem com quaze tudo pré instalado, não vais ter um drama em configurar uma nova instalação.
Tenho uma dúvida, será que algém pode-me ajudar a aceder a uma pasta partilhada do windows no linux mint 15?Obrigado.
Eu acho o seguinte: O linux mint deveria ser instalado da mesma forma que o pclinuxos que é fácil de se instalar usando a forma gráfica.