PplWare Mobile

Linux Mint 12 KDE e Ubuntu 12.04 Alpha 2

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. donkeykid says:

    Sempre linux mint!
    Na V12 existiram algumas afinações com os menus, mas experimentem agora o ambiente “Cinnamon”.
    Será difícil o Ubuntu recuperar a posição de liderança no distrowatch.

    • lmx says:

      O canonical ja detem o 1º lugar no distrowatch…
      soma todas as distros da canonical e veras…é que na distrowatch as statisticas são sobre todo o mundo mint em vez de ser distro a distro, como acontece com todas as distros da Canonical…

      em relação á pergunta lançada pelo Pedro…dificilmente a canonical poderá no dektop a longo prazo ter a mesma usabilidade que em Mint…devido ao Unity que serve para dispositivos móveis, mas que para desktops e noteboks não serve!!

      cmps

      • Rafael says:

        Para mim sempre Ubuntu é o melhor gostei muinto desse S.O. e do Unity, já testei o Linux Mint e não gostei é o proprio Ubuntu mais só com o Gnome 3 e o visual ” Mate ” que travo meu PC.Ubuntu sem ploblemas

  2. Andre Andrade says:

    alguém pode dar-me uma ajuda e indicar como é que eu posso fazer streaming de filmes para a minha TV Samsung ue325000 com o allshare no Linux mint??
    no Windows uso o allshare da Samsung e funciona 5 estrelas, inclusive legendas, formatos como mkv,etc, rola tudo… e isto tudo por Wifi…
    ainda não mudei de vez para Linux por causa deste programa…
    se alguém poder ajudar, agradeco:-)

  3. tunespequeno says:

    Bom dia, acabei de instalar o Linux Mint 12 no portátil da minha namorada, alguém me recomenda um site para nos ajudar a começar neste mundo ?

  4. jpng81 says:

    Kde infelizmente ainda é o que é… uma carrada de bugs, também não me admira nada que os tenha, com tanta mariquisse alguma coisa há de ter bugs, porque realmente para tirar partido de um computador não é preciso efeitos desnecessários para apenas mostrar uma janela… se faz bem á vista não sei :D, mas há quem goste, eu pessoalmente acho completamente desnecessário.
    Ubuntu 11.10 estou a começar a gostar agora e eu sempre desde a versão 10.04 que não gostei… odiei porque tinha imensos bugs e não era funcional nem por nada, agora voltei a instalar e tenho vindo a ver muitos progressos e já começo a compreender e devo dizer que se torna mais rápido em alternar entre janelas na versão 11.10 do que na versão 10.04 que era um desastre.
    A canonical lança-se um bocado de cabeça para as coisas e os utilizadores que se aguentem as coisas quando elas não estão funcionais.
    Se a evolução do unity na 12.04 ainda for melhorada contem comigo, agora só não estou a gostar da ideia do HUD, já estou a ver que vão lançar aquilo ainda completamente verde, e sinceramente prefiro fazer um clique do que andar a carregar numa carrada de teclas só para fazer um comando.

  5. Celso says:

    Instalei ontem o Linux Mint 12 KDE. Ele é simplesmente fantástico.

  6. serva says:

    Boa tarde

    Caro @jpng81 , o KDE , neste momento está praticamente sem bugs , desde a versão 4.7.3 até a actual 4.8 que está extraordinária , que pararam as mensagens de erro do plasma que eram constantes nas versões anteriores , se tem mariquices ?…… até tem , mas eu gosto , nada de intrusivo devo de dizer , mas que me dá para eu personalizar á seria , quem não queira ter tantos efeitos gráficos e achar que o Kubuntu é muito pesado para a maquina que faça o download dos repositórios oficiais do pacote Kubuntu low.fat-settings .

    Outra coisa que não posso estar de acordo contigo é a opinião que tens do Ubuntu 10,04 LTS com a Gnome 2.3 , esta é ainda a minha distro diária e de muitos dos users de Ubuntu , e posso-te dizer que foi uma pena a Gnome seguir um caminho diferente do que estava a seguir havia toda uma comunidade que programava para a interface Gnome e que agora programa para o KDE , para mim esta interface foi por mim eleita para ser a minha distro durante os próximos 2 anos , farei um instalação limpa quando sair o Kubuntu 12,04 LTS .

    @tunespequeno ,

    Bom dia aconselho-te a instalares a seguinte distro no portátil , fica aqui o Link , podes crer que não te vais arrepender :

    http://ultimateedition.info/

    Já traz praticamente tudo instalado e dá para personalizar , se tiveres alguma dúvida posta que eu dou-te todas as dicas , esta é uma distribuição muito pouco falada , mas está a ganhar cada vez mais peso na comunidade , a versão 3.0 é baseada de facto no Mint 11 , mas toda quitada , experimenta que certamente me darás razão , quando acederes ao Link tens um vídeo que dá para entender um pouco do potencial desta distribuição .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • brso says:

      Concordo plenamente, o Ubuntu 10.04 é a minha distro preferida. Não gosto do novo gnome e também não gosto do lxde e xfce… Vou apostar na versão 12.04 e no ambiente KDE e se o 12.04 for tão bom como o 10.04 certamente não vou ficar mal servido..

      Cumprimentos

  7. jpng81 says:

    @serva peço desculpa pelo lapso, no post anterior queria dizer 11.04 e não 10.04.
    A 10.04 foi onde parou o gnome 2.

  8. FOAD says:

    Uso Ubuntu á 7 anos, nunca usei outra distro, mas não me consigo habituar ao Unity. Será o Mint o melhor para mim? E continuo com Gnome ou migro para KDE?

  9. serva says:

    Boa tarde ,

    Caro @FOAD , se aceitares o meu conselho migra para KDE , neste momento tem a comunidade mais activa de programadores de Open Source a trabalhar nesta interface , o KDE deu passos de gigante , eu ja a uns 3 anos tinha experimentado ainda o KDE , estava ainda na versao 3 , e sinceramente nao gostei muito , por outro lado tambem nao experimentei a serio a interface , estava muito satisfeito com a Gnome ,mas com a mudanca para o Unity e para a Gnome 3 , fui a a procura de outras interfaces que pudessem ser uma alternativa para o que procurava , bons indices de produtividade e que fosse muito personalizavel, e encontrei o KDE , mas ja na versao 4 , e ainda com a minha distro principal a ser a Ubuntu 10,04 , comecei a experimentar , no inicio estava indeciso porque as primeiras versoes do KDE 4 tinham alguns bugs chatos que nos fechavam as aplicacoes e era quase uma constante o reinicio da aplicacao , hoje o KDE esta na versao 4.8 e a unica coisa que posso dizer e que estou maravilhado , temos nesta interface o melhor de 2 mundos a beleza e o Open Source , se tiveres um bom monitor com a quantidade de possibilidades que tens de personalizar e facilidade de instalacao dos varios temas desde icons as decoracoes das janelas aos cursores ou ao tema , tens de facto de tudo e a instalacao e directa , nas preferencias do sistema escolhes ,aparencia das aplicacoes e se estiveres no menu dos icones tens uma ligacao directa para fazeres o download de outros temas de icones simples e pratico de verdade e nas outras areas o procedimento e igual .

    Compiz activo e efeitos do ecra por defeito , tens de escolher quais os efeitos que pretendes como fazias no Gnome 2.3 , para quem tem varios discos como eu , eles sao montados no boot da maquina , o gestor e o Dolphin , que te permite na barra lateral da janela acederes de imediato aos teus discos internos , externos ou pens , ou seja tens o que correspondia na Gnome 2.3 a pasta o meu computador do lado direito da janela e as tua home no corpo da janela , fantastico a simplicidade e a rapidez que te permite navegares por todos os teus dispositivos e conteudos .

    Peco desculpa de o meu texto nao ter acentos , estou a experiementar a Distro Netrunner 4.1 em live e nao mudei as settings do teclado .

    Esta distro para quem nunca se adaptou muito bem a versao 4 do plasma , e a distro ideal , tem uma mistura entre o KDE 3 e o 4 .

    Alguma pergunta estou ao dispor

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    • FOAD says:

      Obrigado Serva, convenceste-me, brevemente vou instalar o Kubuntu já que estou habituado à já alguns anos ao Ubuntu e tenho estado satisfeito até aparecer o Unity… Não queria continar a matar a cabeça para decidir que distro iria instalar.

    • Lm says:

      Comecei a usar KDE por causa do Gnome3 e do Unity e concordo contigo: o KDE 4.8 esta deslumbrante! Faz tudo bem e com um estilo viciante 😀

  10. monux says:

    – O Linux Mint 12 disparou agudamente em melhorias. O sistema já vem praticamente pronto para o uso,e com poucos ajustes fica perfeito.
    – O Ubuntu vai ter que suar a camisa para emparelhar com o Mint.

  11. Lagunna says:

    Boa tarde!

    Se foi disponibilizado um video para o Ubuntu, deveria ter sido também disponibilizado um para o Mint, dando-lhe destaque igual.

    bem hajam!

  12. Francisco Franco says:

    Continuo sem entender a política destes gajos do Ubuntu e cada vez me faz lembrar 99% das roms para Androids: tiram apps, metem apps, actualizam as apps, metem um kernel novo e pronto. Ou eu vejo mal ou então não vejo grandes alterações para além disso. Que tal pegarem no kernel e modificarem-lho para serem uma distro diferente? Ou criarem apps? Nem dá prazer instalar estes últimos ubuntus.

    • jpng81 says:

      lololol, queres mais alterações que o unity???? dasss, deves querer matar muita gente de desgosto por causa das modificações feitas,… já o unity está a ser o que é por causa do aspecto ser completamente diferente.
      Aliás as apps tirar e o por é lá com eles, até se nem viesse com maior parte delas até nem me importava, pois a instalar uma aplicação no ubuntu hoje em dia é demasiado simples.

    • Alucard says:

      Se alterassem o kernel deixava de ser uma distribuição Linux! Eles já fazem é demasiado. Ninguém lhes pediu para reinventarem a roda com o Unity e lá estão eles.

  13. L.M. says:

    Para uma espécie de Media Center, Ubuntu ou Mint?

  14. serva says:

    Instala o Ultimate edition 3.0 , ficas bem servido com todos os codecs e com media center instalado , alias podes arrancar ou com o SO ou com o media center .

    Cumprimentos

    Serva

  15. serva says:

    Boa noite ,

    Caro @Monux , o mint 12 ficou com pouca margem para a customização , instalaram 2 ambientes gráficos e o resultado não foi nada bom , foi uma distro que na versão 11 deu um sinal positivo , mas na minha opinião na 12 fizeram asneira , assim como a 12 KDE , vem com o Kernel já ultrapassado , com o KDE 4.7.3 , quando já existe o 4.8 etc , estão a perder-se um pouco , o mundo Linux está em ebulição e a Mint fruto o seu sucesso está a tentar acompanhar o ritmo da Canonical mas na minha opinião para além de não estar a conseguir , está a seguir caminhos errados , vamos ver com anova interface gráfica que provavelmente virá por defeito no Mint 13 , será que é desta que eles matam o unity .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  16. João Ferreira says:

    Boas decidi dizer adeus ao windows e migrei para o Mint 12. Agora estou com um problema: queria instalar a versão linux do software dos quadros interativos da minha escola e não consigo. Não instalar o sofwtare, terei que fazer um dual boot só por causa deste programa. Será que alguém me pode ajudar?
    O site da versão linux do software dos quadros interativos é:
    http://www1.prometheanplanet.com/pt/server.php?show=nav.20644

    Ps: sou leigo na utilização do linux.

    Obrigado.

  17. Jorge says:

    Sou novo em Linux e estou a experimentar pela primeira vez o Ubuntu 11.10 e o Linux Mint 12 e, claramente, a minha preferência vai para o Ubuntu. É um sistema intuitivo, rápido, flexível, que me permite fazer quase tudo com o teclado (que é um método mais rápido e menos penoso para os tendões). Não compreendo porque dizem que só funciona em dispositivos móveis.
    Já o Mint, apesar de trazer mais codecs, não me convenceu muito. Parece uma variação do Windows, com aquela barra inútil na parte inferior do ecrã e botão único, e um painel de customização ridiculamente básico. Eu, se quisesse um clone do Windows 7, ficava-me pelo original.

  18. camurso_ says:

    O principal problema destas últimas versões do Linux reside no kernel, que torna as ligações wireless completamente insuportáveis… Estupidamente lentas.. Enquanto isso não for resolvido, não largo o meu Commodore OS Vision

  19. serva says:

    @Camurso ,

    boa tarde , que distros testaste ? e quais eram os sintomas ? … eu não tenho notado nada do que descreves , pelo contrario as bibliotecas foram muito alargadas para suportarem mais periféricos e hardware .

    A única excepção foi o Kernel 3.0 que foi cozinhado a pressa , para cumprir calendário , entretanto as outras versões vieram devidamente corrigidas .

    Montei uma maquina nova com um CPU I5 2500K e um isco SSD da Intel de 64GB , o meu Kubuntu voa baixinho e não te digo a rapidez que tenho ainda na distro principal o Ubuntu 10,04 , na inha maquina de testes que era um p4 a 3,20 , agora passou para o meu antigo Quad core Q8700 , a distancia a que este pc está do router é 14 metros , tenho uma placa pci da gygabite com o protocolo ”G ”, nem sequer é o ”N” e não noto nada do que descreves .

    Cumprimentos

    Serva

    • jpng81 says:

      Actualmente creio que linux a nível de wireless está 5 estrelas, eu uso ubuntu e não tenho razão nenhuma de queixa também.
      O windows nesta área nem aos calcanhares de linux chega.
      Drivers para wireless hoje em dia é das coisas que provavelmente não me irá pedir, a não ser que seja uma placa wireless muito recente.

    • camurso_ says:

      Não te sei dizer concretamente o que se passa. Sei, sim, que qualquer linux que instale que seja relativamente recente fica com a ligação à internet demasiado lenta. Ao nível dos bytes/s. Qualquer actualização de pacotes demorava horas…

      Já experimentei deactivar o ip6, o comando iwconfig wlan0 power off, mas dá erro dizer que a operação não é suportada, etc…

      Enfim… Sempre que preciso de ter ligação à net no portátil onde tenho o linux, tenho que o ligar ao router via cabo, porque wireless é para esquecer…

  20. serva says:

    Qual a Distro ?

  21. camurso_ says:

    Qualquer uma que seja da família ubuntu!
    Ubuntu, Kubuntu, Mint (Gnome/KDE), Xubuntu, etc..

  22. serva says:

    Caro @Camurso , de facto é muito estranho , estás a instalar num portátil ?

    Olha tenta instalar esta Distro e depois diz-me alguma coisa , link aqui :

    http://ultimateedition.info/

    Esta distribuição tem um leque de livrarias muito vasto , eu sou muito compulsivo em instalar distros e nunca tive um problema desses , nem sei o que te dizer .

    Cumprimentos

    Serva

  23. serva says:

    Estava a lembrar-me que possa ser alguma avaria no receptor wifi , se assim for também tens receptores wifi de tamanho minúsculo que se ligam as Usb e baratos menos de € 20,00 e já com o protocolo N .

    Cumprimentos

    Serva

    • camurso_ says:

      Sim, é num portátil e não, não é problema de hardware porque o Windows funciona com o wireless impecável, na outra partição.

      E é mesmo problema de kernel porque nas versões mais antigas do ubuntu, a 10.4, por exemplo, isso não acontece…

      Neste fim-de-semana vou experimentar essa distro, pois sou como tu, instalador compulsivo de linuxes (até arranjar uma que dê – que no meu caso foi apenas a Commodore OS Vision)

  24. João Ferreira says:

    Boas decidi dizer adeus ao windows e migrei para o Mint 12. Agora estou com um problema: queria instalar a versão linux do software dos quadros interativos da minha escola e não consigo. Não instalar o sofwtare, terei que fazer um dual boot só por causa deste programa. Será que alguém me pode ajudar?
    O site da versão linux do software dos quadros interativos é:
    http://www1.prometheanplanet.com/pt/server.php?show=nav.20644
    Ps: sou leigo na utilização do linux.
    Obrigado.

  25. serva says:

    Caro , João Ferreira , estive a analisar o teu post , e os teus problemas começam logo por teres feito o download do Mint 12 que não dá suporte a aplicação que te referes , para que tenhas acesso ao repositório desta aplicação , vais ter de fazer o download do Ubuntu 10,04.1 link aqui :

    http://www.afterdawn.com/software/system_tools/operating_systems/ubuntu.cfm/v10_04_1

    Depois de instalado e instalares as drives da placa gráfica e todos os updates que deverão ser ainda uns megas valentes , vais administração na barra superior do teu ambiente de trabalho , selecionas gestor de actualizações de seguida tens vários separadores selecciona fontes de terceiros , adicionar nova fonte aparece uma caixa em forma de rectângulo e copias a linha toda que começa por DEB do Link que postaste referente ao 10,04 e fazes colar nesse rectângulo , após esta operação fechas a cx e o sistema irá actualizar automaticamente este novo repositório .

    Depois tens várias formas de fazer , no mesmo painel superior , em Administração procuras por gestor de pacotes synaptic , abres o programa podes fazer refresh no canto superior esquerdo e depois procuras na caixa de pesquisa pelo nome do teu programa que já deve estar disponível para se fazer o download através dos repositórios , ser+a só clicares e tudo se passa com toda a tranquilidade , este é a opção de instalação através de ambiente gráfico podes também fazeres pela consola através a linha de comandos , mas como ainda te estás a iniciar em Linux , este para ti é o melhor método , o Ubuntu 10,04.1 LTS , é uma distribuição muito fiável , apesar de já estar a usar Kubuntu a algum tempo a minha principal distribuição ainda continua a ser a 10,04 Lts e esta versão ainda vai ter suporte por parte da Canonical até 2013 , pode ser que entretanto o suporte deste teu programa especifico seja actualizado para versões mais recentes de distribuições .

    Espero ter sido útil , caso necessites de mais alguma explicação posta que eu tento responder .

    Boa sorte

    Aceita os meus cumprimentos

    Serva

  26. serva says:

    Desculpa ,

    Isto a esta hora já vai mal , vais ter antes de instalar esses programa gerares uma chave publica para que o Ubuntu possa actualizar correctamente o novo repositório , para que isso aconteça vais ter de abrir o terminal e seguir os passos que estão explicados no link do teu post se tiveres dúvidas sobre isto amanhã explico tudo .

    Cumprimentos

    Serva

  27. ferreirajoao says:

    Obrigado Serva. Foi muito útil a tua ajuda. Vamos lá ver se consigo seguir o teu tutorial.

  28. serva says:

    Se não conseguires diz-me

    Cumprimentos

    Serva

  29. e pensava eu que era um dos poucos portugas preocupado .. com isto dos linuxes … 😀 ainda bem sinto-me muito menos só.

  30. Nuno Nunes says:

    Eu estou a utilizar o linux mint 12 kde e estou bem satisfeito

  31. Miguel says:

    nâo dá para fazer o download aqui?
    obrigado

  32. kernel panic says:

    comecei a usar o linux agora o linux mint 12 com o gnome shell eu acho que o nome e esse ^^
    ei vcs acham que eu devo ficar com o linux mint 12 com o gnome que não da pra personalizar ou mudo pro linux mint 12 com o kde que eu soube que e muito personalizaveu e bonito então fico com o gnome ou kde

  33. @Kernel Panic

    Amigo … instala uma coisa chamada Virtualbox em https://www.virtualbox.org/ crias maquinas virtuais .. e experimentas todas as versões que te apetecer .. e tira as tuas próprias conclusões.

  34. Isaias says:

    ola amigos instalei o ubuntu 12.4 e nao estou achando o terminal dele
    alguem sabe como acessa-lo?
    desde ja agradeço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.