PplWare Mobile

Linux Caixa Mágica 12 – Instalação


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Shenmue says:

    Eu só ainda não percebi uma coisa e que até acho muito estranho nisto tudo! Em principio desde o dia 14 de Fevereiro o caixa magica 12 ficou disponível para download a todo o publico em geral, mas desde então eu tenho consultado o syte da caixamagica.pt, mas não o vejo lá! A única coisa que eu lá encontro para download é o 10 e o 11. Para fazer o respectivo download tenho de recorrer a outros sytes que não são o da caixa magica, não acham um pouco estranho ou sou eu que o não encontro no homepage da caixa magica???

  2. Álvaro says:

    Por acaso comigo esta a acontecer o mesmo.

  3. André says:

    @Shenmue
    @Álvaro

    Essa também é uma situação que me está a deixar intrigado. O certo é que os links que eu coloquei no outro artigo e que são os mesmos deste, são do servidor da Caixa Mágica logo é oficial.

    Até vos deixo estes links que vêm também do servidor deles onde fala da versão 12:

    ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/leia-me.html
    ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/leia-me.txt

    Para mais informação visitem: ftp://ftp.caixamagica.pt/12/oficial/iso/ ou ftp://ftp.caixamagica.pt/12/

  4. André says:

    Antes que perguntem outra vez o que perguntaram no outro artigo, eu aproveito para para dizer já:

    Não façam o download pelo Internet Explorer que normalmente dá erro.
    Usem um download manager como o Orbit ou o Firefox para fazerem o download para o ficheiro vir intacto.

    O download conta como tráfego nacional.

  5. Vítor M. says:

    A mim deu-me um erro quando ia a meio do download, deve ter sido por estar a sacar a mais de 1000 KB/s 😉

    Mas vou mandar um mail ao povo da Caixa Mágica para ver o que se passa com os downloads.

  6. Fausto says:

    Ridículo o site. Eles informam a respeito da versão 12, mas no comparativo está a versão 11, ainda por cima custando 99 euros. Quer usar uma distribuição fácil e em português? Então use o Kurumim: http://www.guiadohardware.net/gdhpress/kurumin/

  7. Luciano says:

    Distruibuição em portugues? Kurumin? O Kurumin já esta com os dias contados. Acho que nao exiswte distribuição mais amigavel, profisisonal e ao mesmo tempo simples como o Ubuntu.
    A propósito, parabens pelo artigo

  8. p2mc says:

    A CM está a actualizar o site e até estar pronto colocaram uma versão antiga do respectivo site… mas para evitar confusões podiam colocar que o site está em manutenção, são pequenos pormenores que dão cabo da imagem de uma empresa 🙂 podem verificar em http://pinguinsmagicos.blogs.sapo.pt/

    cumps

  9. miguel says:

    eu fiz download de um mirror oficial do Técnico:

    http://darkstar.ist.utl.pt/caixamagica/12/oficial/iso/

    As velocidades de download foram bem maiores do que no server da caixamagica.

  10. R00KIE says:

    Lá vou eu sacar mais 8G haha, mas vou sacar do darkstar também já lá estão os iso.
    Não li o tutorial todo mas parece estar muito bom, bom trabalho.

  11. AIR says:

    Preciso de um esclarecimento.

    Criei 2 máquinas virtuais com 2 distribuições linux, através do virtualbox, mas não efectuei a instalação desses sistemas na virtualbox. Em vez disso, continuo a usar os live cd dentro da virtualbox.

    O que devo fazer? Instalar a(s) distro(s) na virtualbox, semelhante ao processo explicado aqui (excepto a necessidade de criar partições)? O que devo fazer para usufruir de todas as funcionalidades desses sistemas (efeitos gráficos, etc.), porque a verdade é que não consigo fazer essas alterações?

    Nota: a virtualbox está instalada em win xp.

    Agradeço a vossa colaboração no esclarecimento desta(s) dúvida(s).
    Cumps.

  12. BlinZK says:

    Pois, eu tenho uma dúvida idêntica.
    Instalei o VirtualBox… e gostava de perceber como se instala o CM por aí.

    Obrigado

  13. AIR, isso do usufruir dos efeitos gráficos não me parece que tenhas grande sorte no VirtualBox, se reparares na imagem do sumário que está no artigo, o emulador não detectou a minha gráfica, neste caso o VirtualBox estava a correr em Mandriva Linux.

    BlinkZK, queres instalar o CM numa máquina virtual? Bem, primeiro sacas o ISO do DVD, não precisas de gravar, e usas o ISO para servir de ponto de montagem a Drive de CD virtual.

    Mas raio porque não fazem uma instalação no disco real? Não é dificil, agora andam todos com as manias das máquinas Virtuais, só a usei para retirar os “Screenshots”.

  14. alberto says:

    Esta distribuição já trás software proprietario?
    Como é com codecs, drivers de video, etc?

  15. alberto, nenhum software proprietário, codecs, se funcionar como penso, quando falta um codec, como por exemplo um codec de MP3, ele mostra uma lista onde podes escolher um gratuito ou um pago, por exemplo para MP3 existe o Fluendo que é a borla. Drivers, não vais ter problemas, como a base é o Mandriva os drivers nem precisam de ser proprietários, corre tudo (jogos ou o compiz) sem problemas.

  16. Boas, gostaria que me dessem uma dica, instalei o cm 12 com o virtualbox, mas agora quando inicio o cm pede-me um login e uma pass, as quais eu escolhi na instalaçao, mas nao aceita nenhuma, tendo em conta que eu pus tudo igual, pass e user e pass do adm, tudo igual porque e que nao aceita ??

  17. Paulo Sousa says:

    Uma pergunta de um leigo na matéria…mas leitor assíduo. Posso instalar na minha PS3? Se sim, podem-me indicar algum sitio onde aprender como?
    Excelente trabalho…continuem

  18. Pedro says:

    so uma coisa.ngm arranja o torrent para fazer o download?

    agradecia

    obrigado,

  19. boas, ja consegui por o cm a bombar, mas agora tenho outro problema, nao consigo por o cm a rodar pelo virtual box na tela inteira, aparece so na resoluçao que meti quando da instalaçao. alguem sabe como por a rodar na tela inteira ??

    Abraços

  20. Gonçalo Pinto, então já está a funcionar? Ora, para pores o CM a rodar com tela inteira é muito simples, primeiro configuras o CM virtual para ficar com a mesma resolução que tens no sistema real, terminas a sessão, voltas a iniciar a sessão, e fazes “Ctrl [Direito] + F” (se não me engano…)

    Paulo Sousa, já vi o Fedora 7 instalado numa PS3, por isso sei que é possivel, mas não sou nenhum “artista” em instalar Linuxes em consolas 😀 vê este artigo que mostra como o fazer com o Ubuntu: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=175458

    Pedro, estás com azar, a não ser que alguém crie um Torrent, não vais arranjar nada, e tanto quanto sei, a Caixa Mágica não vai disponibilizar um Torrent oficial.

  21. Pedro says:

    pois é pena :s

    obrigado pela atenção Miguel Guerreiro.

    cumprimentos,

  22. BlinZK says:

    @Miguel Guerreiro

    Se não for pedir muito, sería possivel dares-me umas “luzes” sobre como instalar o CM no VirtualBox?
    Sou um nabo na matéria. Nunca usei nenhuma máquina virtual e estou a usar o VirtualBox pela primeira vez. E também nunca usei o CM.

    Confesso que, apesar de entender que era mais fácil instalar directamente no disco… gostava de aprender a fazê-lo numa máquina virtual.

    No VB, fui ao “gestor de discos virtuais” e adicionei o ISO da CM… mas depois não percebi exactamente o que fazer mais.
    Tenho que criar uma máquina virtual primeiro? (e com que requisitos?)

    Bom, não queria dar muito trabalho. Se existir algum tutorial online, diz-me que eu tento dessenrascar-me 🙂

    Obrigado

  23. BlinZK says:

    Prontooooo…. esquece o post anterior! lol

    Lá encontrei uns tutoriais no Youtube 😀

  24. boas, tou com um pequeno problema, consegui instalar o cm 12 na virtualbox, e decidi instalar mesmo no disco, acontece que ele instala e depois quando reinicia fica parado. ja aconteceu o mesmo a alguem ??

  25. Gonçalo Pinto, outro com o vicio do VirtualBox 😀 , que tal instalares no disco real? Sim, nesse fisico que realmente existe. Não?

    Não tenho grande experiência, para não dizer nenhuma, com máquinas virtuais/emuladores, como o VirtualBox, só o usei para tirar os “Screenshots” dos processos de instalação.

    Primeiro, instalaste tudo como deve de ser? Se sim, experimenta não montar a drive virtual no ISO do Caixa Mágica e faz com que ele arranque apartir do disco virtual.

  26. boas, mas eu ja instalei mesmo no disco rigido fisico, mas depois de instalar sem problemas, no fim da instalaçao reinicio mas depois quando arranca aparece a tela verde como se estivesse a iniciar e fica ali parado”agarra”

  27. Gonçalo Pinto, vamos lá ver, o que raio pode ter sido…

    Sacaste o ISO sem pausas?

    Gravaste num DVD de boa marca?

    Não houveram erros na instalação?

  28. o iso saio maravilha,, dvd sao mitsai. e nao houve erro nenhum na instalacao, nao faço ideia do que se passa

  29. Pode ser muita coisa, corrupção do ficheiro de instalação do GRUB, apesar de ser muito, muito estranho, pois os ficheiros que normalmente se corrompem nos CD/DVDs são ficheiros do X como xlib.rpm, por ai, raramente ficheiros com g.

    Lembraste como instalaste o GRUB? se foi no MBR, primeira partição do disco, etc.?

  30. sim foi nesse que instalei o grub no MBR

  31. Preciso de saber se tens drive de Disquetas e claro se tens uma disqueta a mão.

  32. Sendo assim, vamos tentar forçar a iniciação do Linux, como? Metes o DVD de instalação do CM12, no leitor, reinicias, e fazes como se quisesses instalar, mas quando te aparecer a “janela” onde te pede “Nova instalação” ou “Actualizar CM12” escolhes a actualização, passa uns minutos, e aparece o Configurador do GRUB, tens duas soluções, tentas reinstalar o GRUB no MBR, ou instalas o GRUB numa disqueta, se não der com a reinstalação, metes o GRUB na disqueta, reinicias, colocando a disqueta em primeiro lugar na BIOS, de maneira a que ela arranque antes dos Discos e do DVD.

  33. da um erro de kernel panic, acho que esta mesmo arrumado, nem consigo fazer uma coisa nem outra.

  34. Isso não é bom, mesmo nada, o Kernel Panic é sinal que não vale a pena tentar, olha experimenta outro Linux, se queres um que faz o mesmo e ainda mais que o CM, podes tentar o Mandriva, que é a base do CM, que dizes?

  35. pois é uma idiea, ja agora porque e que da no virtualbox lindamente, e ja agora tambem como e que faço pra tirar o grub no inicio quando ligo o pc ??

  36. Por alguma razão o teu Hardware real, entra em conflito com qualquer coisa que os senhores do Caixa Mágica enfiaram no DVD. Olha comigo tive um problema semelhante no Freespire, que é baseado em Ubuntu, o que é giro é que o consigo instalar Ubuntu, Kubuntu, Xubuntu, Mint e Alinex (por exemplo) sem problemas, e o raio do Freespire nada, tinha um Kernel Panic logo quando carregava o LiveCD, desisti.

    Tirar o GRUB do MBR, ora isso é que é problemático… ou não tens o CD de instalação do Windows?

  37. Bom, isso simplifica tudo, vamos tentar, inicia com o CD, vai a entra na consola de recuperação (se não me engano, tens de carregar na tecla R, quando ele te pedir se queres instalar o Windows,…), ora já na consola escreves “fixmbr” (sem as aspas), e em primeiro caso funciona.

  38. nao consigo escrever nada disso na recuperaçao 🙁

  39. hã? Como assim não consegues?

  40. ja nao percebo nada disto, quando entro na consola diz-me a que disco me quero ligar… nao sei. nao perca mais tempo, se instalar o mandriva fica o grub do mandriva certo ??

  41. Sim, do Mandriva ou de outro Linux qualquer, se queres um projecto nacional dá uma vista de olhos ao Alinex.

  42. obrigado pelo tempo despendido a ajudar-me fico muito grato mesmo, sim tambem estou a pensar dar uma vista de olhos nesse, ja o tenho ca desde ontem 😀

  43. Não te preocupes com o tempo despendido 😀

    O Alinex é fantástico, pode ser baseado em Ubuntu, mas definitivamente não é Ubuntu, hã, e é facil de instalar 😀

  44. acho que vou meter o pc no lixo, nao funciona cm, mandriva 2008, alinex, cm 11 nada funciona. e o pior e que nao sei porque 🙁

  45. Meter o PC no lixo? :s

    Essa apanhou-me de surpresa.Nada funciona? Não estou a perceber.

  46. nada, o alinex e o mandriva nem sequer começam a instalar, na bios tem de estar alguma coisa configurada pra usar dois SO ?

  47. Em todos os PCs que vi não, por isso…

    Pelo sim, pelo não procura uma opção que diga qualquer coisa do genero «Repor opções para melhor performance» ou algo do genero.

    O Windows corre?

    Como assim não começam a instalar?

    O CD não arranca ou eles vão abaixo?

  48. os cd’s arrancam iniciam, aparece os logotipos e depois quando começa a instalaçao agarrra.

  49. Tenta uma instalação em modo de texto. Estás a usar em todos LiveCDs?

  50. estou em todos a usar mesmo o cd de instalaçao

  51. Raio que isto é estranho, tens algum que faça instalação em modo de texto?

  52. Animo. Não te esqueças de apagar as partições todas do CM12.

  53. eu que estava cheio de pica pra começar no linux, gostava de usar o cm 12 ja que e muito mais facil de usar que os outros, mas tambem nao desisto 🙂

  54. O espirito é esse 😀

    Nunca te esqueças: «Uma derrota na primeira batalha é sinal de longa vida»

    Mas então funciona o CM11 em modo de texto?

  55. esta a instalar, sempre estou pra ver se vai dar, se dar depois da pra actualizar como cm 12 ?

  56. Infelizmente não é possivel, porquê?

    O Caixa Mágica tinha como base o SuSE Linux, mas por razões estratégicas, e perfeitamente compreensiveis, para aumentarem o numero de utilizadores, e criarem um sistema finalmente funcional, coisa que nunca tinham feito realmente antes, mudaram a Base do CM para o Mandriva, o que tem um problema, o SuSE é baseado na familia do Slackware e o Mandriva por outro lado é baseado na familia Red Hat, inicialmente não eram distribuições muito diferentes, mas já passaram muitos anos, e por isso, hoje são muito diferentes, logo não é possivel actualizar para o Caixa Mágica 12.

    Em primeiro caso o CM12 deve dar para reinstalar agora sem problemas, se não, volta a instalar o CM11 por cima, como estás a fazer agora, e tenta outro, como o Mandriva ou o Alinex.

  57. acho que falei cedo demais, estava a instalar muito bem mas ja parou, gostava de saber qual e o problema,a de certeza que e do pc

  58. Olha, vou ser muito honesto, isso é do outro mundo!

    Já instalei Linuxes em PCs que até tive medo que falhassem ou cuja configuração fosse anormal, e tudo funcionou as mil maravilhas, agora esta, o PC ainda está na garantia, se sim, levas a máquina na Segunda-feira a loja onde o arranjaste explica-lhes o caso que isto não é normal.

  59. pois parece que não e o pior e que nao consigo agora tirar o que instalei como o grub pra ficar com o pc como estava antes .

  60. Levas lá a maquina que eles resolvem-te o problema do MBR em cinco minutos…

    Agora podes tentar a consola de recuperação com os comandos “fixmbr” ou “fixboot”.

  61. BlinZK says:

    Eu sugiro que saque o ISO de novo (guarde noutra pasta) e que grave em outro CD, de marca diferente.
    O problema pode ser mesmo do CD, ou do leitor/gravador.

  62. e pouco provavel que seja dos dvd o mesmo do gravador, pois consigo sempre instalar no portatil, mas como o portatil e fraquinho nunca me meto em aventuras, ate porque o disco e pequeno.

  63. Antonio Castro says:

    finalmente consegui instalar este maravilhoso caixa magica 🙂 com a vossa ajuda claro é que estava atentar extrair o ficheiro do servidor oficial e a imagem ISO só trazia 346MB isto poreque estava no momento a usar o Internet Explorer 7 mas como já referido em cima utilizei o Firefox e consegui fazer o download completo… e a instalação ficou com sucesso.

  64. Antonio Castro says:

    🙂 só erros 🙂 desculpem por ser distraído vou prestar mais atenção…

    Já agora alguém sabe se é preciso fazer alguma alteração na conect box vodafone apra a colocar a funcionar??

    desde já obrigado

  65. pauloallex24 says:

    eu tou com problemas no download. Só dá apartir de um http e quando xega a meio para. Alguem me pode ajudar???

  66. juvaltino says:

    preciso de ajuda, eu reiniciei o meu computador com o cd lá dentro, mas não aconteceu nada e o windows iniciou normalmente. Podem-me ajudar? (Sou um novato)

  67. jorge says:

    pessoal saquei do site o caixa magica 12 dvd 32 bits…é um ficheiro iso e gravei num dvd e agora nao arranca…alguem me pode explicar????

  68. Andre says:

    Preciso de ajuda. Eu queria instalar o Caixa Magica no meu computador mas nao estou a conseguir . Depois de estar a formatar a particao hda1 da.me esta mensagem:
    Ocorreu um erro, montagem da particao /dev/hda1 no directorio /mnt falhada .
    alguem me pode ajudar ??

  69. says:

    Apos o download e montar a imagem, o Sistema Operativo Caixa Mágica 12 32-bits nao cabe num dvd…o sistema operativo e maior 4 mb que o dvd….como posso grava-lo para instalar noutras maquinas????

  70. madhatter says:

    Montar imagem??????
    Não inventes, só tens de gravar o ficheiro .iso que sacaste para um DVD usando a opçao “Gravar a partir de uma imagem” do teu software de gravação, e apontar como imagem o ficheiro .iso que sacaste….

  71. erdna says:

    Queria saber uma coisa(sou novato):

    O ficheiro de download da CM está em .rar. Pois eu queria saber o que é que passa para o DVD o ficheiro .rar ou a pasta que está lá dentro?

    Não precebi muito bem essa cena do .iso, por isso se alguem me podesse esclarecer eu agradecia

  72. erdna, é muito simples:

    Não sei onde é que foste buscar essa do ficheiro .rar, o que interessa é sacar um dos ficheiros .iso que estão aqui no final do post. Sacas o ficheiro e abre-os com o Nero, ou outro programa qualquer de gravação, pois a transformação de ISO para o CD não é trabalho teu é do programa de gravação. Compreendido?

  73. erdna says:

    Deixa ver se eu precebi:

    -saca-se o ficheiro;
    -abre-se o ficheiro com um programa de gravação e o programa grava tudo no DVD;
    -e depois é só reiniciar o computador com o DVD na caixa e começar a instalação.

    é isso não é?

  74. Exactamente, contudo convém que a BIOS arranque com o DVD antes dos discos rígidos – se o PC for novo não deverá haver problema, tenta simplesmente meter o DVD na gaveta do leitor e reiniciar.

  75. Ok, usa e abusa do Caixa Mágica 😀

    • Isabel Estrela says:

      Oi Miguel Guerreiro és mesmo quem eu penso?
      Eu sou a Isabel Estrela (o meu apelido é estrela)
      POR FAVOR RESPONDE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      ****************LOVE YOU********************************

  76. vitor says:

    instalei o caixa magica 12 e correu td bem durante a instalação , so que agora quando arranco da o seguinte erro.
    kernel panic -not syncing: attempted to kill init!

  77. vitor, isso é mau, é mesmo uma chatice. isso pode acontecer-se o ISO em que usaste para instalar estava danificado, se alguma coisa se corrompeu durante a instalação ou uma falha de hardware (o menos provável). Podes tentar reinstalar?

    Já agora a tua máquina é velha, nova, meia nova? Convém pelo menosdizer o processador velocidade do mesmo, RAM, Gráfica e discos.

  78. vitor says:

    a maquina é Nova , é um acer aspire 5520… amd turion 64 mobile technology
    tem 2gb dd2 – disco 160gb-grafica Nvidia geforce 7000m–

    quanto ao iso , nao esta corrompido ate pk depois eu isntalei numa outra maquina portátil qu ja tem 5 aninhos e correu tudo as 5 maravilhas….
    no acer ja tentei instalar umas 30 vezes e nada , sempre o mm erro.. o problema deve ser com os drivres!!!!!

  79. Ou com o facto da máquina ser nova de mais :S, já tentaste com a versão de 64 para ver se aquilo atina?

  80. vitor says:

    sim ja exprimentei as duas , 32 bist e 64 ….. para as duas o mm erro…

  81. Desconfio que seja problema de haver para aí algum componente não suportado pelo kernel (núcleo, ou seja o Linux em si). Não há volta a dar 🙁

    Contudo podes fazer o seguinte, se querias um sistema tipo caixa mágica usa o Mandriva que é aquele no qual o Caixa Mágica é baseado. Tem a vantagem de ter mais actualizações e outras coisas. Vai ao site (www.mandriva.com) saca o ISO do Mandriva One e em primeiro caso pode ser que atine. Se não, espera até ao dia 9 de Outubro pela nova versão do Mandriva 🙂

  82. vitor says:

    thanks , ja saquei o mandriva, mas entretanto instalei o ubunto8.04….
    obrigado pela ajuda

  83. joscout says:

    Viva

    É o seguinte, já instalei o Linux V.12, no disco slave, pois no outro tenho o Vista, como é que quando arranca o computador, eu posso optar por um SO ou pelo outro…? Ele por defeito entre pelo Vista.

    Thanks pela atenção.

  84. joscout, Linux V.12 não é bem assim, chama-lhe caixa mágica. O que tens de fazer é ir ao Centro de Controlo do Caixa Mágica, do lado esquerdo estão as categorias e vais a última, num dos icones encontrarás as coisas relativas ao Grub e ao Boot, é fácil de alterar 🙂

  85. joscout says:

    Miguel

    A configuração do Boot, também já está.

    A única situação onde deu alguns problemas foi na actualização, pois ficou bloqueado ( o que obrigou a fazer nova instalação ), por isso aconselho a faze-la, só depois de terminada a instalação do Cx. Mágica.

    Thanks

  86. Guedes says:

    http://www.biglinux.com.br boa distribuição linux
    http://www.kurumn-ng.com.br esta vcs já conhecem so que melhorou.

  87. Tânia Tomás says:

    Olá! Gostava que alguem me explica-se a diferença entre o Linux Caixa Magica e o Windows Vista! Obrigada!

  88. Tânia Tomás says:

    Precisava de um resposta com urgência! Obrigada!

  89. Sergio Jesus says:

    Boas, desde ja obrigado pelo tt. Gostava de saber qual versao instalar ou 32. ou 64. Digam-me a vossa opiniao sff.

    Um abraco.

    Tenho um portatil ASUS G50v series:
    Processador Intel Core 2 Duo T9550 2,66GHz (1066MHz) 6MB
    Novo CPU Intel Montevina
    Chipset Mobile Intel PM45 + ICH9M
    Memória 4GB DDRII (800MHz)
    Ecrã TFT LCD 15,4” WSXGA+ (1680×1050) Glare-type
    Placa Gráfica NVIDIA® GeForce® 9700M GT 512MB DDR3
    Disco Rígido 640GB (2x 320GB 5400rpm) SATA
    Drive Óptica DVD+/-RW Supermulti Lightscribe
    Webcam Integrada de 2.0 Mega Pixels
    Bateria 6 células

  90. Bruno says:

    Boas pessoal,

    tenho uma dúvida… será que posso instalar a cm 12 no meu aspire one? O problema do aspire one é não ter drive de cd/dvd 🙁

  91. Guedes, Caixa Mágica é para tugas e acho que está tudo dito em relação ao Kurumin e ao BigLinux.

    Tânia Tomás, Linux Caixa Mágica é GNU/Linux sistema operativo livre/aberto e (Grátis!) podes encontrar mais sobre o assunto na Wikipédia. O Caixa Mágica é mantido por uma equipa nacional. Assim com poucas tretas digamos que não funciona com Jogos do Windows, nem mais meia dúzia de programas mas fora disso podes usar um pouco para todo o resto, ir a Net, consultar o e-Mail, ouvir Músicas ver vídeos e mesmo jogar (títulos menos conhecidos e jogos mais simples) entre muitas outras coisas. Praticamente não apanha vírus e coisas do género.

    O Windows é um SO propriétario e pago da Microsoft, corre praticamente tudo mas em contra partida sofre de alguns problemas estruturais, bem e a segurança não é propriamente a melhor coisa do Windows, se bem que o Vista tenta resolver algumas lacunas antigas, mas por outro lado requer uma máquina consideravelmente potente para correr.

    Sergio Jesus, se queres instalar o Caixa Mágica não me cheira que a versão de 64 bits dê grande coisa. Olha tenta o Mandriva que é quase igual (Caixa Mágica 12 é baseado em Mandriva) e está bem mais actualizado, experimentas com um Live-CD e já vês se funciona tudo nos eixos.

    Bruno, digo-te já que não pesco uma de instalação via USB que penso que seja a tua única hipotese, mas dá uma vista de olhos a isto: http://dl.fullcirclemagazine.org/issue22_en.pdf
    Sim eu sei está em inglês mas deve ser acessível.

    PS.: Honestamente a não ser que façam mesmo muita questão de ser o Caixa Mágica talvez devessem ver outras distribuições mais actualizadas como o Mandriva ou o OpenSuSE.

  92. joao da Silva Carvalho says:

    como instala impressora HP Desjet F2180 no Linux Caixa magica 12?

  93. Jorge says:

    O meu pc não lê nenhum DVD nem CD parece ter avariado. Que posso eu fazer para arrenjar???

  94. luis farinha says:

    olá miguel queria pedir-te ajuda de como instalar uma impressora hp deskjet f2420 para o sistema linux caixa mágica 12.não consigo instalar.obrigado pela atenção.

  95. miguel says:

    Olá.
    Tb nao encontro o CM12 pa download la no site

    So axo estranho é estarem a vender o CM12 as 99€ na FNAC

  96. José Costa says:

    Boas
    Já tenho o CM12 a funcionar relativamente bem( d x em qndo encrava mas teño conseguido resolver sempre), o meu problema é com os repositores! neste momento acho q ñ estão a ser actualizado os oficiais (recursos todos virados para CM14, axo eu). Ficava-lhe muito agradecido, caso conhecesse, s me indicasse alguns actualizados! por exemplo ñ consigo actualizar o firefox (uso o 3.0.3)
    Thnxs!
    P.S.- Já agora, estás a fazer um excelente trabalho pelo q m foi dado a ver!

  97. daniela says:

    eu nao consigo instalat o linux caixa magica pode-me ajudar

  98. Bruno Santos says:

    Preciso de nome de utilizador e passe para fazer download e nao tenho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.