PplWare Mobile

Lançado Linux Mint (201009) baseado no Debian

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. BMJ says:

    Já testei o Linux Mint e não gostei, para ter o Mint perfiro o Ubuntu. A ver vamos se esta versão baseada no debian é mais apelativa.

  2. V@mpyro says:

    Off Topic: ANDROID 2.1
    Tenho um Sumsung Galaxy S e pretendo guardas algumas SMS numa pasta por categorias. Pode ser na memória do tel ou no cartão SD.
    Alguém me pode ajudar?

  3. beta-v says:

    Curiosamente, eu é precisamente o contrario. O ubuntu tem demasiadas barras no ambiente de trabalho (sei que posso por ao meu gosto mas..)o Mint é mais limpo em aspecto, mas é claro estamos a falar de gostos.
    Acho bem a equipa do Mint estar a separar-se do ubuntu, tem feito um bom trabalho e tornar-se numa rolling distro é uma mais valia.

    Cumpz

    • Alexandre says:

      Concordo, também gosto mais do mint porque tem menos barraso que acontece logo após a instalação, muito bom mesmo

    • sPaco says:

      Concordo em pleno, sou utilizador do Mint e foi uma distro que mais me agradou pela clareza, beleza, estabilidade que e característica. Sem duvida e uma mais valia, já estou a testar a versão em questão.

      MCumps.

  4. antxnix says:

    a única vantagem do mint em relação ao ubuntu, ao meu ver, são os codecs que já vem instalados.
    O que mais odeio nessas distribuições Debian like, é que todo dia tens que baixar varios MB de atualizações.

    Viva o Slackware!

    • mmv says:

      Em slack não há essas preocupações, porque não tem um gestor de pacotes. É que não é não ter um gestor de pacotes decente, é que não tem mesmo gestor de pacotes…

      Ou seja, entre ter um APT que me permite ter o controlo das aplicações que tenho instaladas e poder remover e fazer update sempre que necessitar e não ter essa possibilidade… Acho que continuo a ir para o Debian.

      Slackware é para putos com demasiado tempo livre ou para virgens porque, no mundo real, pura e simplesmente não escala.

      Ter máquinas de slackware é sinónimo de falta de políticas de updates de pacotes (e só aí já se está a criar problemas de segurança). Porque pura e simplesmente não tens nenhuma tool nativa que faça isso.

      • lmx says:

        slackware é a distro mais antiga e ainda esta ai para as curvas, por algum motivo deve ser..?!
        não tens o anaconda?que puxa penas as diferenças a nivel dos updates?currijam-me se estiver errado.
        grande Ferramenta, o debiam talvez algum dia venha a ter uma coisa destas.
        Não estou a dizer mal do Debian, eu adoro Debian,uso Ubuntu e vou continuar a usar, mas se mudasse seria ou para arch, ou para slackware.
        cmps

        • Guilherme de Sousa says:

          Dizer que ficas indecido entre Arch e Slackware nao é muito inteligente desculpa la lmx.

          Pensa comigo, uma das maiores vantagens do arch, e uma das suas mais importantes caracteristicas, é o inteligente gestor de pacotes pacman que é independente de todas as outras distros. É provavelmente o mais rapido gestor de pacotes ate (e digo provavelmente para nao gerar guerrinhas).

          ora.. o slackware a maior caracteristica para mim é exactamente NAO TER gestor de pacotes, dai achar que nao tem sentido alguem ficar indeciso entre estas duas.

          Sem olhar a performances, utilidades, resistencias, preço, etc, é como estar indeciso entre comprar um jipe todo o terreno, ou um ferrari.. já que retirando o facto de serem automoveis, nada mais têm em comum.

          O slackware na minha opiniao so se mantem porcausa dos velhos do restelo que continuam a achar que aquilo é que é bom LOL. Se queres um conselho de amigo vai mesmo para arch:P dps de instalado o unico trabalho que te vai dar por longos anos vai ser fazer um update! ($pacman -Syu pronto ja esta :])

          cumps!

          • lmx says:

            boas..
            não se trata de uma questão de inteligência, mas de falta de conhecimento sobre o assunto que me leve a escolher dai a indecisão..?
            Espero ter-me feito entender agora lol.e eu não disse que estava indeciso, indeciso ficarei quando resolver investir(se investir) em um dos dois, por agora Ubuntu, deverias ter lido com calma lol.
            do que ja li ja sei, e todos nos sabemos que arch é muito bom, mas nunca experimentei, pelo que falta aqui algo, já slackware, será que é só devido aos velhos do restelo…..?
            já vi comparativos(compro muitas revistas), sobre slackware e os profissionais dizem que é uma distro muito rápida e enxuta, que é aquilo que eu também preciso, logo…inclui-se no meu critério.
            Não percebi o porque da escolha do Jipe e do Ferrari para aqui, alias nem percebi qual o Jipe e o Ferrari, lol 🙂 .
            Eu acho que no fundo no fundo devem até ser parecidos…ou não..?
            Ambos são rápidos, não podes usar um gestor de pacotes qualquer..?!Eu pelo que tenho visto gosto de arch, mas slackware é muito bom e se continua a resistir onde todos os outros de outrora falharam, por algum motivo deve ser.
            cada um usa o que quiser sem guerrinhas como dizes 😉 .

            cmps

  5. fico contente por começarem a usar uma distribuição boa, não digo que ubuntu seja mau, mas débian é mais leve, com menos lixo, o ubuntu parece o windows

  6. Mário Cardoso says:

    @Pedro Pinto, gostei da definição de “Rolling distro”, até porque desconhecia. Mas não tinha mal nenhum dares a definição de “bleeding edge”! Aresta a sangrar?? :-/

    Continuação de bom trabalho!

    • jgonca says:

      Isso seria a tradução à letra… 😉

      Neste caso, creio que quer dizer actualizado, sempre com as últimas novidades no que toca a versões de programas… Acho que é algo deste género…

      Sei que em português, existem umas poucas expressões, mas neste momento não me lembro de nenhuma… :-s

  7. CMatomic says:

    @oftopic

    Ubuntu 10.10 Boots in 8.6 Seconds!

    https://www.youtube.com/watch?v=KMbfAPKGHdM

  8. Então, uma rolling dristro bem conhecida de todos é o Windows, ou estou equivocando-me?

    • júnior says:

      Acho que o windows não se encaixa em nenhuma destas cetegorias…

      Pois suas releases não tem tempo definido e não possui gestor de pacotes que faça atualizações.

    • EacHTimE says:

      O Windows vendo por esse prisma é como o Ubuntu em que vem com novidades a cada versão. A diferença é que no Windows pagas por essas versões (XP, Vista, Seven…) e o espaçamento entre as versões não tem data fixa e é sempre maior.

      No entanto no Windows podes instalar aplicações que se auto actualizam enquanto no Ubuntu isso fica a cargo de cada release

  9. ruben says:

    Para quando uma review ao Caixa Magica 15?

    • Pedro Pinto says:

      Boas Ruben, vamos ver se alguém daqui tem disponibilidade e usa a caixa mágica para fazer uma review.

      • ruben says:

        ok. eu ainda estou a espera que o meu PC do cm venha da reparação para actualizar, mas gostava de saber o que acham dele e mostrar coisas que este permite fazer mas desconheço. A vossa opinião ajuda-me nas minhas escolhas de software, pelo menos em parte, mas são uma grande ajuda para mim e para os milhares de pessoas que por aqui passam. Vocês apoiam bastante o software nacional, mas penso que o Caixa Mágica devia ter mais destaque, pois penso que este merece e os users deste também.

  10. phixie says:

    Pois a mim ser rolling distro é que não agrada nada… é que por um lado está sempre super-actualizada também nunca se sabe quando é que a última (ou penúltima!?! ou outra qualquer) das actualizações vai dar cabo de qualquer coisa, já que o ciclo de testes é muito pequeno (ou não existe)… Para mim uma rolling distro é estar sempre com um sistema operativo sempre em estado beta…

    Ando a pensar em testar o Mint como possível candidato a sucessor do Ubuntu (no meu PC de casa) mas prefiro LTS…

    • Guilherme de Sousa says:

      nao é bem assim….
      No caso do debian, antes do testing existe o unstable e esse sim é realmente bleeding edge.

      Ou seja, so depois de um pacote estar sem bug reports durante X tempo no unstable, é que este transita para o testing.. Obvio que pode estar X tempo sem se encontrar um bug, e depois vir a aparecer, mas digamos que é pouco comum, e bugs desses nunca te atiram o sistema abaixo. Na pior das hipoteses uma das tuas aplicaçoes dica sem funcionar e é uma questao de fazeres downgrade de versao.

      Portanto como vez, existe ciclo de testes, dai em Debian existir unstable, testing e por fim o stable (apenas o unstable e o testing sao rolling).

      É um facto que alguma aplicaçao muito raramente pode nao funcionar, mas tambem te digo que é um risco bem menor e menos penoso do que o de teres que instalar uma versao nova de Ubuntu de 6 em 6 meses por o update ter sido mal feito.

      Sou utilizador de ArchLinux e posso te dizer que ja utilizo à um tempo bastante razoavel (à volta de 2 anos acho eu), e posso te dizer que nunca tive que reinstalar o sistema por algum problema que tenha tido, e conta se pelos dedos de uma mão as aplicaçoes que deixaram de funcionar obrigando me a troca las por outras devido a um update.

      Espero que tenhas ficado um pouco mais elucidado,

      cumps!

      • phixie says:

        Obrigado Guilherme. Talvez seja mesmo medo do desconhecido… Já experimentei uma live do Arch e pareceu-me interessante. Acho que preciso de cimentar (e aumentar) alguns conhecimentos de linux, por agora aprecio a “rede” que o Ubuntu oferece.. um dia hei-de instalar um sistema “à minha maneira” com Arch ou outra distro. 🙂

    • semog says:

      eu usei sidux (baseado em debian sid) e embora os repositorios sejam unstable por 1 ano nunca me deu cabo do sistema
      só o troquei há 2 meses porque o debian ficou em estado freeze e fica alguns tempos sem nada de novo, e eu queria exprimentar o magnifico KDE4.5 então usei arch linux, exprimentei e de lá já não sai.
      Arch linux é mais bleeding edge que o debian sid e teres apenas o necessário para ti torna-o mais rápido a meu ver e claro escolhes os programas e serviços a ter no computador e está tudo num ficheiro.

      [OFF-Topic]
      duvido que o ubuntu 10.10 faça boot em 8.6 sec ele provavelmente tirou tudo do arranque

  11. Francisco A. says:

    Alguém me pode dizer se o linux Mint 32bits suporta 6 Gb de ram?

    • CMatomic says:

      Sim podes fazer isso mas tens que alterar o kernel Linux, para que tenhas suporte em 32 bits de ram acima do 3gb, procura na net sobre como compilar uma nova versão do kernel linux , mas atenção o kernel linux é coisa mais importante no teu sistema, pois se fizeres alguma coisa de mal, o teu sistema pode deixar de funcionar

  12. Kombo says:

    Alguem já testou esta versão?

    • Skoll says:

      Boa Tarde
      Instalei ontem a noite e acho que o arranque ficou um bocado lentinho, esta com dual boot com o XP. O Grub também não reconheceu o XP na instalação, mas acho que foi erro meu na instalação. Tem um aspecto mais limpo que as outras distribuições, o pc onde tenho instalado não é grande coisa e o hardware dá sempre alguns conflitos. Parece não ter reconhecido a webcam usb.

      Skoll

  13. joni08 says:

    Será uma boa distribuição para um netbook (eeepc 1005ha)?

    • Guilherme de Sousa says:

      Na minha opiniao, uma distribuiçao com um Desktop Environment (leia-se gnome, kde)m nunca é uma boa distribuiçao para um netbook.

      O melhor é sempre optar por algo com um Window Manager apenas (openbox, fluxbox, xmonad, etc) para nao pesar tanto o sistema e se ter uma experiencia de utilizaçao mais agradavel.

      Se nao és experiente nestas andanças tens por exemplo o crunchbang que é ubuntu com openbox, vindo já tudo configurado e instalado.

      cumps

      • joni08 says:

        Obrigado Guilherme, vou experimentar umas cenas dessas 😉

        Cumpz

      • lmx says:

        boas..
        o novo Ubuntu netbook editions esta muito bom, e embora não tenhas uma distro completamente desktop-like, consegues resolver isso facilmente.
        O meu vinha com a treta do win7 starter, saquei logo aquilo de la, nem la esteve dois dias,lol.
        queria correr programas a sério naquilo e estava bem lixado com o windows la, o starter é comilão e comia-me muita ram, para além disso é lento no arranque e a desligar, ja não tenho paciência para esperar tanto tempo, uma pessoa habitua-se e depois já não volta atrás.
        desde sempre com ubuntu no meu, mas considero que existem distros que são mais rápidas, embora esteja bem assim.
        Consigo inclusivé correr matlab e trabalhar não digo como um desktop normal, mas…e a nivel de filmes por exemplo puxa muito menos que windows.
        Tem um senão que é a duração da bateria, parece durar menos, não se pode ter tudo…

        cmps

        • joni08 says:

          Eu não sou novato na informática, mas não me sinto 100% à vontade com linux, mas windows já cansa…

          E também não sabia por onde começar a experimentar no linux, ainda uma semana com o Joli Cloud, não era mau… mas não me adaptei à interface

          • lmx says:

            boas.. 🙂
            isso é normal,eu também foi o mesmo, experimentei, experimentei, e agora ando a volta de debian, ubuntu, e ando de olho em arch, mas ainda não tive tempo para essa aventura.
            Existem muitas distros para netbooks,e são sempre uma escolha pessoal, de forma que apenas podemos falar em nomes e coisas por alto, pois quem tem que decidir é sempre quem vai usar a distro.

            cmps

  14. R. Campachi says:

    Problema:

    Eu tenho o Notebook HP Pavilion dv4-1130br e com o Ubuntu 10.04 a bateria dura 50 minutos, enquanto que com o Windows 7 dura quase 3 horas.

    Dúvida:

    Alguém pode me fornecer algum aplicativo para gerenciar e economizar bateria no Ubuntu? Qual a melhor distro para Notebooks da HP?

    PS. Eu tenho o Windows 7 Pro legitimo, estou quase reinstalado em cima do Ubuntu…

    • lmx says:

      se tem um aplaca ati deve baixar o modo de consumo no powerplay, se tens uma nvidea podes faze-lo em ambiente grafico, se ja fizes-te isto e mesmo assim não passas dai e com throtling do cpu activo e no modo powersave, então…
      O ubuntu 11.04,11.10 ja deve trazer um aplicativo que ajuda na poupança de energia, e onde se podem criar perfiz de alimentação.

      cmps

  15. Kombo says:

    Boas pessoal

    Asus eeepc 1000h linpus ou xandros?

  16. CDP2010 says:

    Boas.
    Se o Linux Mint baseado em Debian, partiu de Ubuntu, pergunto eu,
    Todos os programas para Ubuntu funcionam em Linux Mint baseado em Debian ??!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.