PplWare Mobile

Kurumin – O Linux brasileiro!


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Raony says:

    So posso dizer uma coisa, parabens aos brasileiros!!!
    Sempre fui usuário de linux, e acho iniciativas como essa extremamente importantes,pois ajudam a superar a “terrível fama de dificil do linux”, e mostram o verdadeiro grandioso Sistema Operacional que ele é.

  2. roger says:

    Esse kurumin é um KU de se instalar….ele não oferece suporte a impressores epson cx, e stylus….fora os pci modens motorola….

    tem erros de segurança grave já que é um tal de carlos morimoto que mexe e manipula ele….

    Ubuntu é mil vezes melhor !!! depois dele só o fedora !!!

    Vitor, poste aqui o Famelix Linux tb br que é muito melhor tb….

  3. Daniel Roque says:

    Já uso o Kurumin ainda ia nas primeiras versões e desde então já experimentei o ubuntu, mandriva, fedora, opensuse, kalango, knoppix, dreamlinux e mais algumas variantes e posso afirmar que é dos mais fáceis de usar. Aconselho a experimentarem! Só para verem a facilidade de adaptação troquei o Xp por o kurumin no pc duma pessoa de 55 anos, que pouco percebe de informática e ao final de uma semana dava-se melhor com o linux!
    Para encontrarem mais algumas distros aconselho o site: http://superdownloads.uol.com.br/linux/distribuicoes/index.html
    É só sacar… e é free…

  4. Douglas says:

    Sou Brasileiro, sempre frequentei o Blog, um dos melhores se não o melhor que conheço… sou usuário do Kurumin e como usuário posso dizer que esta é uma das melhores distribuições que já rodei em minha maquina.

  5. Max says:

    usei este SO no modo live CD e achei mto f**a..
    prentendo instalar na minha máquina mais to sem saco ultimamente
    rsrs…

  6. peopleware says:

    roger, tens o meu e-mail é só fazeres um post original com a tua experiência e opinião, alguns screenshots, licença, link para download, e homepage.

    A tua experiência é importante para destilar o que de bom existe nas várias “distros” de Linux.

  7. Arthur Corradi says:

    O Kurumim é ótimo, mas o Ubuntu realmente, em termos de facilidade, é imbatível. 😉

  8. EduardoF says:

    Sou brasileiro, e tbm adoro o blog.
    Acho q essa foi um dos melhores post.
    O Kurumin é muito bom, fácil de instalar e usar.
    O melhor Linux que ja usei.

  9. Balari says:

    Já instalei por duas vezes o Kurumin 7 e posso dizer que gostei bastante dos ícones mágicos por que tornam a instalação de software essencial muito fácil.
    Mas o que mais me deliciou foi no live cd haver o “acelerador”, uma função que permite manter o cd sempre a “rodar” o que faz com que a experiência live cd seja super rápida, e este não se engasgue a toda a hora.

    Uma coisa que não gostei muito foi as fontes de texto, no meu pc ficavam muito pequenas e se as aumentasse passavam a ter um muito mau aspecto.

    No geral, acho que é uma boa distro, tal como a maioria das debian based.

    Parabéns eSkiSO pelo post.

  10. Daniel Roque says:

    roger, suporte a hardware depende do seu computador, o ubuntu não trás coisas que o kurumin trazia, é assim em todas as distros, cada uma adequa-se mais a um género de utilizador. A versão 7 não é das mais estáveis que o kurumin já teve, contudo e devido a andar sempre a experimentar coisas ainda não ouve um sistema operativo que não “crash” nas minhas mãos, inclusive o ubuntu 7.04 e o Fedora 7. As grandes vantagens do kurumin é a facilidade de uso e estar em português! Se querem um bom suporte ao hardware em laptops, pelo menos o que melhores resultados nos meus testes, saquem o mandriva.

  11. Anibal Ferreira says:

    Parabéns ao autor do post, iniciativas destas servem para desmistificar algumas dificuldades que supostamente o linux ainda possui.

  12. PJGM says:

    Também já usei, fácil de usar, mas continuo com ubuntu.

  13. sempre achei o kurumim facil de usar , dificilmente tinha hardware que não era detectado
    no meu pc ( quando ele existia ainda ) rs sempre usava ele praticamente o XP ficava morto que só usava o XP para usar o “macromedia flash 5”

    porem hoje meu computador não existe mais , então ou eu uso oda minha irmã ou dos serviços que faço

    abraço a todos
    Ortega

  14. dc says:

    Já conhecia a Distro, mas não gosto, tenho alguns Wallpapers, gosto especialmente do Pinguim Surfista 😛 mas não considero uma Distro estável, isto são aquelas distros baseadas no Knopix que depois são personalizada ao gosto das empresas e privados e nunca acaba por ser 100% fiável para outros.
    Eu pessoalmente também não tenho por habito partilhar Windows em nLite porque eu personalizo o Windows de acordo com os meus requisitos e com o meu Hardware e o resto vai tudo de rompante.

    Enfim….

    Bom Artigo.

    CUMPS

  15. Roger says:

    KUrumin fede….

    O fedora consegue ser bem melhor que ele, e não vem me falando que hardware é precisa de ir em fabricante e tal….pq isso é mito, pq o UBUNTU detectou 100% meu hardware, e ele o UBUNTU foi o melhor linux que mais de mil eleitores leram e escolheram no teste de : ubuntu, macosx, e vista.

    Kurumin é só para promover um japones que sai vendendo o linux q ele mexe e sempre iram ter q recolher a ele para novas ‘modificações’ e não falo do kernel não.
    Nem em lanhouse que monto com suporte/linux, o kurumin se sai bem….ainda mais para ‘emujogos’.

    E olha que eu não gosto de linux, instalo só pq meus clientes não tem dinheiro para windows. Mas é como se diz, um passatempo…q só me aprimoro para isso, instalar redes linux, e servidores e RARAMENTE um doido que deseja montar uma lanhouse com linux….

    Fedora ou Ubuntu….KUrumin…vai ficar só no KUrioso mundo de quem acha q sabe ou saca linux.

    🙂

    Vitor, estou esperando meus doláres…cadê ? US$160 mil dolares o blogger hein….faz uma caridade…porfavore !!!

  16. Fausto says:

    O Kurumim é melhor que o Ubuntu. A diferença é a propaganda maciça feita pela Canonical pra promover o Ubuntu, que o torna conhecido mundialmente. No Kurumim há diversos scripts que facilitam a vida dos usuários novatos.

    Ao invés de criticar e falar besteira contribua com alguma atitude construtiva. Não é a atitude de pessoas tolas como esse Roger que vão mudar a opinião de pessoas equilibradas e que sabem muito bem como funciona a comunidade Linux.

  17. Fausto says:

    A última versão do Ubuntu, por exemplo, comparado com o Kurumim, só traz de novo o desktop 3D. Você precisa baixar milhões de pacotes pra deixar o sistema preparado pra multimídia. Tudo isso já vem no Kurumim por padrão. E não é só isso, o conteúdo do site http://www.guiadohardware.net sobre Linux em português é uns dos melhores que existe atualmente. E é como você disse, tudo isso feito apenas por um japonês. Agora, imagine se esse japonês tivesse o patrocínio de um milionário que não sabe onde gastar sua fortuna, como é o caso do dono da Canonical…

  18. Carlos says:

    Deixemos de ser radicais.
    Mac OS, Linux’s, vista, xp …. Todos têm os seus pontos fortes e os seus pontos fracos.
    Linux Kurumin, que é do que este post trata, é simplesmente fantástico.
    Não é perfeito? Qual é?
    Usei por muito tempo e com resultados muito bons mesmo.
    Neste momento não o estou a usar mas continuo a recomendá-lo.
    Qto à questão da popularidade, acho que estamos todos de acordo.
    Houvesse dinheiro e iriam ver como qualquer distribuição linux chegava à popularidade do ubuntu com facilidade.

    Parabens Carlos Morimoto

  19. José Carlos Freitas says:

    Olá, sou português e moro no Brasil e já testei o Kurumim que é muito bom, mas estou aqui para sugerir uma boa analisada em outra distribuição brasileira que é o RESULINUX, que entre várias virtudes (facilidade de uso, instalação, rapidez e estabilidade ) é a única distribuição brasileira com Liveupdate e com o boot mais rápido entre as distribuições que já testei. Visitem o endereço:
    http://www.linuxhard.org/resulinux/index.php?centro=centro
    E parabéns a equipe do Pplware pelo bom trabalho!

  20. Peter says:

    Boas!

    Tenho o kurumin no meu pc como segunda opção: estou a começar uma aventura pelo mundo linux! Depois de experimentar vários live cd, achei o kurumin o mais completo :).
    Estou a achar o linux muito interessante! Muitos programas já utilizava em Windows (Inkscape, Gimp, Nvu, scribus…) por isso a mudança é mais fácil. Meu modem zapp foi muito fácil de instalar, enquanto que a CM já tráz software dedicado ao modem e nem sequer o reconheceu.
    Já percebi que a instalação de programas é simples quando estes aparecem na lista e se tem internet, mas quando isso não acontece é desesperante para quem tem poucos conhecimentos de linux: como instalo o Truecrypt no kurumin? Como posso arranjar os ficheiros de instalação para instalar os programas noutra máquina sem net? Aparte destas dúvidas achei o Kurumin 5 estrelas.
    Já agora acho que são bem vindas análises a outras distribuições.
    Bom trabalho!

  21. Legal, mas fico com meu Ubuntu 6.10.

  22. Ligia says:

    Gostaria de conseguir recuperar uma pasta que contem diversos arquivos (sistema operacional windows) e souber que é possivel utilizando o kurumin. Isto realmente é possivel? Onde posso baixar o kurumin

    Obs: no windows é possivel visualizar a pasta, mas qdo tento abrir pede para fomatar a unidade, que no caso esta como hd escravo.

  23. Sávio Rodrigues says:

    Simplesmente: Parabéns ao Carlos Morimoto! Ah! Vejam também os livros que o Carlos Morimoto também escreve, são ótimos para usuários iniciantes no mundo Linux!!

  24. Marcelo says:

    Muitas pessoas dizem q existem distribuições muito melhores que o kurumin, verdade, mas nenhuma é tão acessível, fácil e simples de instalar como o Kurumin. Excelente.

  25. sandro says:

    nunca tinha usado o linux coloquei o kurumin no hd estou gostando mas tem coisas que não entendo ainda minha internet e via radio tive dificuldades mas agora ta funcionando a impressora e hp 1500 psc multifuncional ta funcionando, coloquei o insigne 4.0 também mas achei bem difícil não consequi instalar a internet via radio acho que vou tirar e ficar so com o kurumin.

  26. diogo henrique ingles says:

    eu estou fazendou mtrabalho no meu curç e eu fui sorteado pra fazer o trabalhokurumim bem o kurumi ate que é bom mais a pena e que nao da para colocar jogo e o unico progama do linux que e em portugue que saber alguma coisa de importandeo kurumim me diga esse e o meu iaml é diogotestaobr@hotmail.com e o imal do orkut e do msn

  27. Antonio Almeida says:

    Kurumim é bom para quem quer aprender a começar a usar o Linux. Porém, a maioria das distros em linux inclusive o kurumim comem muita memória. Quando eu usava o ubuntu o flash ficava extremamente pesado. De todas prefiro distros binárias como o slackware e o arch que podem ser usadas até em um computador 486. Díficeis? Talvez, mas para quem não tem dinheiro para comprar um super computador é totalmente recomendada. Apenas para quem tem capacidade de entender o linux e quer ter uma liberdade total do windows 🙂

  28. gabriel henke says:

    big linux na cabeça o resto e bobagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.