Quantcast
PplWare Mobile

Kernel Linux 4.5 já disponível – Conheça as novidades

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Arlindo Pereira says:

    Eu só atualizo quando o sistema informa da atualização. Mas para quem força a atualização era conveniente explicarem como se reverte para o kernel anterior no caso do update dar problemas.

  2. Germano Guedes says:

    Wily é a versão 15.10. xD Por favor dêem a informação correta ;D

  3. ...wtf... says:

    #Pedro Pinto, tenho o Lubuntu no meu magalhães 2, posso actualizar para esse kernel sem stress?

  4. Knight rider says:

    Ando interessado em instalar Linux numa máquina antiga que tenho, mas é muito confuso com tantas versões que há. 🙁

    • N'uno says:

      Se tens dúvidas avança para uma que seja mais amigável e depois vai testando outras. No mundo Linux há muitas alternativas, felizmente, adequadas para vários perfis de utilizador!
      Eu diria um Mint, ou um dos derivados do Ubuntu, dependendo do quão antiga é a máquina.

    • Rafael says:

      Quais as características dessa máquina?
      Tenho instalado Zorin OS Lite (a versão 9, pois é LTS(Long Term Support)) em P4 com 512Mb Ram e tem-se portado muito bem. Experimenta.

    • N. Carvalho says:

      sugiro o xubuntu.

    • pirolito says:

      Fraquinho, fraquinho, assim tipo Pentium4 a 2,8 GHz, e 1 G de RAM (como o PC que tenho usado)?
      Depende, também, do teu à-vontade com que usas o Linux… (se já utilizador, ou “novato”).
      Para quem esteja (já bastante) ambientado, tenho lido que um Manjaro (talvez) XFCE, seja bom.
      No meu caso de novato (e no teu, creio, se não, não farias esta pergunta 🙂 ), comecei com o Bodhi (parece ter agora uma versão mais ‘artilhada’ (alé da ‘básica’) em termos de produtividade e usabilidade, já com LibreOffice, flash para os browsers, etc), passei para o Lubuntu (Ubunto com ‘ambiente de desktop’ LXDE), mas precisa instalar todo o software que não seja “free”, passei para o LXLE (um LXDE mais “vistoso” e mais completo em termos de ‘produto final’) e estou no Mint XFCE…
      Mas está mesmo “no limite”… é muito intuitiva a configuração ao “nosso gosto”, para quem venha do Windows, mas usar o browser (uso o Firefox, porque o Chrome, ou mesmo o Chromium, ainda mais ‘pesados, são), mesmo sem (mais que uma) páginas abertas e o LibreOffice… ui…
      Experimentei o Zorin OS Lite 10 (na opção cd-live) e não me pareceu mau de todo, mas aquele ‘visual’ à base de branco e azul… (e, não, não tem nada a ver com o as cores – do FCP … 🙂 ) – alguém que use dá dicas para configurar no Zorin cores de pastas, etc., de forma rápida?…

  5. ...wtf... says:

    Eu tenho um Magalhães 2 com o Intel N450 e com 2Gh de memoria, e tinha o Linux Mint KDE, e gostei bastante, mas agora mudei para o Lubuntu que tem o ambiente gráfico LXDE e acho que tem uma performance mais rápida. Mas é uma questão de experimentares. O que não falta é tutoriais para instalar.

  6. lmx says:

    Tenho pena que esta versão não tenha incluído mais features AMD…vão ser lançadas na Versão 4.6…espero eu, porque são “toneladas” de código.

    • int3 says:

      onde viste isso? no trunk change log?

      • lmx says:

        boas int3,

        heheh já nem me lembro 😀
        mas certamente nas mailing lists 🙂

        isto aconteceu prai ha uns 2/3 meses, mas mais a sério prai a un 1 mês, mas não deu para incluir nesta versão porque …é muito código novo..a malta anda a tentar escrutinar o código, são perto de 100k linhas..ou seja o equivalente a pouco mais que TODO o driver da intel 😀

        https://lists.freedesktop.org/archives/dri-devel/2016-February/100566.html

        Acredita-se que este código tenha vindo da versão fechada do driver.

        Não foi incluído porque o “Kernel keeper”, ( Greg Kroah-Hartman..o homem forte do kernel,que deu o toque magico ao kernel da Nokia para o MEEGO,para depois a nokia desperdiçar…any way..), achou que tanto código sem ser escrutinado primeiro e verificado se tinha níveis de qualidade, não iria ser introduzido!
        Este individuo é a pessoa que escolhe o que entra na nova release ou não…e é MUITO inflexível!!!!!

        Já tentei adicionar suporte para um adaptador usb/serie para 1Mb/s no termios, e ele não deixou, e as tantas já éramos 3 contra ele e ficamos a ver navios :(, e nós do ponto de vista do código tínhamos razão, ele é que preferiu não arriscar, e paginas tantas, pediu para que o fabricante se chegasse a frente…pufff ficamos na mesma como a lesma a 400Kbits/s, uma vergonha, isto em dispositivos que suportam 2Mbit/s :S !

        Agora vamos torcer para ver se na 4.6 ja vamos ter um driver todo xpto, que tire partido a serio do hardware… é esse o futuro a AMD vai passar a ter montes de código partilhado, depois fica só a parte da logica no userspace, e o resto que controla o hardware, etc, masi as partes de consomem muitas chamadas de sistema ficam no kernel 😉 por motivos de performance.. dessa forma os dois drivers livre e de código fechado partilham o mesmo kernel driver , de mais baixo nivel e que acede ao hardware.

        Ou seja a API é a mesma para os futuros drivers de userspace 🙂

  7. V Lourenço says:

    OFF TOPIC:
    para aqueles que referem ter uma distro LInux no MG2, algum de vós actualizou para windows 10? Como se comporta? Vale a pena?

  8. Muhammad says:

    O kali linux Sana 2.0, o que podem dizer dele é bom pra quem está começando no Linux

  9. PsySc0rpi0n says:

    Mas porque é que só se fala de Ubuntu? Eu gostava de ver instruções específicas para Debian, por exemplo. Sim, porque não são iguais, apesar de um ser derivado do outro! Dependências diferentes, etc, etc, etc!

  10. Ruthiel Trevisan says:

    Muito útil!
    Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.