KaOS 2020.01: Mais uma distro baseada no Arch Linux
Quem entra no mundo Linux depara-se com uma panóplia de distribuições que tentam oferecer o melhor do Open Source. Uma das distribuições Linux mais badaladas é o Arch Linux… mas esta não é propriamente para iniciantes.
Como alternativa há a distro KaOS que é inspirada no Arch Linux! Conheçam as novidades do KaOS 2020.01.
Chama-se KaoS e é um GNU/Linux que de destaca por trazer o elegante e poderoso ambiente gráfico de trabalho KDE e também por ser uma rolling distro, estando os repositórios normalmente atualizados, com as últimas versões dos pacotes, permitindo assim ter um sistema mais bleeding edge.
Esta distribuição, inspirada no Arch Linux, oferece aos utilizadores uma experiência muito agradável, sendo assim uma boa solução para instalar em qualquer PC. É estável e muito intuitiva!
Ao nível do software, o KaOS traz a popular suite de produtividade Calligra mas também várias ferramentas de desenvolvimento, de multimédia, ferramentas para edição de imagem, etc.
Tal como outras distribuições mais populares, esta tem também um gestor gráfico de pacotes e muitas outras ferramentas de sistema.
Principais novidades do KaOS 2020.01
- LLVM/Clang 9.0.1
- Glib2 2.62.4
- Bison 3.4.2
- Python3 3.7.6
- Linux 5.4.7
- Protobuf 3.11.1
- Mesa 19.2.8
- NetworkManager 1.22.2
- Nano 4.7
- GStreamer 1.16.2 and Qt 5.14.0
- entre outros… ver aqui.
Para quem procura uma distribuição intuitiva, com o ambiente gráfico KDE e que ofereça uma boa performance, então esta distro pode ser uma boa escolha. Aprovada!
Este artigo tem mais de um ano
Continuas a insistir que é a apresentar lançamentos de distros baseadas no Ubuntu, arch ou fedora que estás a fazer posts sobre Linux.
Continua a virar frangos, se achas que alguém que leu este post vai instalar está ditro.
Imagina que vais comprar um PC, e tens um a custar 500 euros com o sistema Windows, e tens o mesmo PC a custar 300 euros, mas sem sistema operativo, e tu tens liberdade de escolher que sistema instalar. Agora pergunto, qual computador comprarias?
1. Um PC sem SO custa em média menos 75-100€ e não menos 200€.
2. A não ser que saibas como instalar um SO num PC novo, saberes que existem distros Linux não adianta nada.
O mundo não é composto apenas por leigos e noobs. Não precisa ser um grande expert para instalar um sistema operacional. De fato, acho que é uma das primeiras coisas a se aprender quando se deseja entender um pouco sobre software.
Imaginando que as pessoas que visitam este site tenham pelo menos algum interesse em tecnologia da informação, acho que estes posts sobre as distribuições Linux são sim bastante pertinentes e interessantes.
Claro que não irá interessar todo mundo, mas quem não se interessa não precisa ler o artigo e muito menos comentar.
Eu, pelo meu lado, vou instalar esta distro em uma máquina virtual para conhecer um pouco mais de suas características. Gostei muito do post.
1. Ninguém vai comprar um PC só porque viu uma distro fixe aqui.
Eu estava a falar somente do João Pereira referir a compra de um PC sem SO.
2. Eu não disse que este artigo era inutil, até porque a maior parte das distros apresentadas no Pplware eu acabo por instalá-las em VM.
Mas no máximo é isto que o Pplware faz, apresentar distros e fazer um tutorial ou outro, apresentar um software, dar uma dica nada assim por ali além.
Eu percebo o teu comentário, e acredita que eu também critico o Pplware em relação a certos artigos, mas sinceramente se estás à espera que eles se tornem num blog somente para geeks com artigos especializados, bem que podes esquecer a idea.
Eu tornei-me leitor do Pplware porque apresentaram-me este blog como sendo relacionado com tecnologias, e eu gostei do Pplware (e ainda gosto), agora com o tempo fui avançando e aprendendo mais e as minha exigências foram-se tornando cada vez maiores e mais especializadas (principalmente a nível de segurança informática, segurança em redes, conteúdo malicioso, malwares, trojans, rats, etc), claro que não posso estar à espera que todo o artigo que o Pplware faça seja relacionado com as minhas áreas de interesse, cabe-me a mim ir procurar fontes com esse conteúdo…
Procura outras fontes…… porque estares aqui a deixar esses comentários não vai servir de muito.
nem tanto a terra, nem tanto ao mar
continuarem a apresentarem as distribuições sim mas incluir apresentações de ferramentas
por exemplo, um artigo sobre o testdisk ira agradar a muita gente
Arch rules
Eu tenho aqui em dual boot o Arch instalado à unha, é mais o tempo que passo no linux que no Windows, apesar de não erradicar o sistema do Bill porque ainda acho que a suite office da microsofre é a mais completa e intuitiva.
Eu talvez vá instalar em dual Linux boot.
Aqui só mora exclusivamente W10 no desktop e no laptop openSuse. Já lá vai o tempo em que andava com experimentações e do tempo que era “a lá pata” onde pouca informação havia e os manuais eram em EN, chega desse tempo. Quanto a esta distro já a conhecia de versões anteriores e achei interessante, até gostei.
Se der para jogar Command and Conquer talvez venha a experimentar…